bolsista |
A REFERIDA LINHA DE PESQUISA CONSIDERA MEMÓRIA CULTURAL COMO UM TOPOS A PARTIR DO QUAL DISCURSOS IDENTITÁRIOS DE DIVERSAS NATUREZAS SE CRUZAM E TEM COMO OBJETIVO PERSCRUTAR AS DIVERSAS MODALIDADES DE INSCRIÇÃO DA MEMÓRIA, HISTORICAMENTE CONSTITUÍDAS. ARQUIVOS, MONUMENTOS E A PRÓPRIA LINGUAGEM, EM SUAS DIMENSÕES DISCURSIVAS, LITERÁRIAS E SEMIÓTICAS, FORMAM OS ESPAÇOS TEMÁTICOS NOS QUAIS A MEMÓRIA PODE SER PENSADA COMO UMA PRÁTICA DE INTERMEDIAÇÃO ENTRE ESTRUTURAS SOCIOCULTURAIS, EXPRESSÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DA IDENTIDADE. ALÉM DE PESQUISAR A FUNÇÃO POÉTICA DA MEMÓRIA EM OBRAS LITERÁRIAS EM QUE ESTA EXERCE UM PAPEL ESTRUTURADOR, A LINHA DE PESQUISA TAMBÉM VISA À CLASSIFICAÇÃO E À ANÁLISE DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E DE SEUS SUPORTES EMPÍRICOS |
curso_bolsista |
À CONCEITUAÇÃO DE TEXTO ESCRITO E ORAL |
programa |
AO ESTUDO DE TÉCNICAS DE TRANSCRIÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX, ASSIM COMO À TRANSCRIÇÃO DE TEXTOS ORAIS CONTEMPORÂNEOS. CONTEMPLAM-SE TAMBÉM OS DESAFIOS DA ALTERIDADE, OU SEJA, OS REGISTROS DE SUBJETIVIDADES ‘SUBALTERNAS’, SITUADAS À DERIVA DA CONSTITUIÇÃO HEGEMÔNICA E DO CÂNONE. PROPÕE-SE A ANÁLISE DO ACONTECIMENTO DISCURSIVO, TANTO NO REGISTRO HISTÓRICO QUANTO NA ESCRITA FICCIONAL, CONSIDERANDO-SE OS USOS DA LÍNGUA E OS EFEITOS SÓCIO-DISCURSIVOS. A BIBLIOGRAFIA BÁSICA DAS DISCIPLINAS DESTA LINHA DE PESQUISA REÚNE OBRAS DE PENSADORES CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS E INTERNACIONAIS, CONSIDERANDO AUTORES PRECURSORES DO ESTUDO DA MEMÓRIA ENQUANTO REPRESENTAÇÃO DA CULTURA (ECLÉA BOSI, WALTER BENJAMIN, JAN ASSMAN, PAUL RICOEUR), DIALOGANDO COM TEÓRICOS CUJA ESCRITA ABORDA A TEMÁTICA POR UMA PERSPECTIVA MAIS AFINADA COM OS ESTUDOS CULTURAIS (STUART HALL, GAYATRI SPIVAK, ANGEL RAMA, SILVIANO SANTIAGO) E COM O PENSAMENTO PÓS-ESTRUTURALISTA (MICHEL FOUCAULT, ROLAND BARTHES, JACQUES DERRIDA), ENTRE OUTRAS VERTENTES QUE PERMITEM PENSAR CRITICAMENTE AS CONFLUÊNCIAS ENTRE LINGUAGEM E MEMÓRIA CULTURAL. |
ano |
2703 |
orientador |
BTMLH - Banco de Textos Manuscritos: preparação (digitalização e edição) de documentos para pesquisas em Linguística Histórica |
setor |
UFOP |
linha_pesquisa |
VOLUNTÁRIO |
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
LETICIA SAMPAIO QUEIROZ(INATIVO) |
curso_bolsista |
CIENCIAS ECONOMICAS |
programa |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFOP - 1º SEMESTRE |
ano |
2017 |
orientador |
CHRYSTIAN SOARES MENDES |
setor |
DECEG |
linha_pesquisa |
EMENTA: O OBJETIVO DESSA LINHA DE PESQUISA É DESENVOLVER APLICAÇÕES DA TEORIA ECONÔMICA, POR MEIO DE ANÁLISES EMPÍRICAS QUE UTILIZEM TÉCNICAS ECONÔMICAS, MATEMÁTICAS, SIMULAÇÕES DE EQUILÍBRIO PARCIAL E GERAL E ESTUDOS DE CASO. PROCURA-SE TORNAR OS ESTUDANTES APTOS A APLICAR OS CONHECIMENTOS DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS EMPRESAS E ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DOS DIVERSOS SETORES DA ECONOMIA. SERÃO ESTUDADAS QUESTÕES PRÁTICAS DE UM CONJUNTO DE CAMPOS, INCLUINDO A ECONOMIA REGIONAL, MONETÁRIA, AGRÁRIA, INTERNACIONAL, DO TRABALHO, DOS RECURSOS NATURAIS E AMBIENTAIS, DA SAÚDE, DO DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS. ÊNFASE SERÁ DADA A ANÁLISES DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL. |
id_projeto |
2728 |
título |
O bitcoin e seu papel como moeda social: Um estudo de caso |
fomento |
UFOP |
tipo_bolsa |
VOLUNTÁRIO |
bolsista |
LINDA DESIREE PIRES FERNANDES |
curso_bolsista |
LETRAS |
programa |
PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FAPEMIG |
ano |
2017 |
orientador |
LEANDRA BATISTA ANTUNES |
setor |
DELET |
linha_pesquisa |
A LINHA DE PESQUISA “TRADUÇÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS” TEM COMO CENTRO DA SUA ATENÇÃO O ESTUDO DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS, OS SEUS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E A TRADUÇÃO EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS E EM SISTEMAS SEMIÓTICOS VARIADOS, TENDO EM VISTA SUAS MÚLTIPLAS MATERIALIZAÇÕES, DA PRODUÇÃO À RECEPÇÃO. |
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
|
curso_bolsista |
|
programa |
|
ano |
|
orientador |
|
setor |
|
linha_pesquisa |
|
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
CONTEMPLA-SE A TRADUÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DE MODELOS TEÓRICOS E DE INVESTIGAÇÕES EMPÍRICO-EXPERIMENTAIS. OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E DE RECRIAÇÃO INTRA E INTER-LINGÜÍSTICA SÃO COMPREENDIDOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA RECEPÇÃO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA TAREFA TRADUTÓRIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE OS ASPECTOS COGNITIVOS E/OU DISCURSIVOS ENVOLVIDOS NESSA TAREFA, NA COMPREENSÃO E NA PRODUÇÃO DA LINGUAGEM, EM SUAS VÁRIAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO, MANIFESTAS EM SEUS GÊNEROS TEXTUAIS E EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICAS. TAMBÉM SÃO CONSIDERADOS ASPECTOS DA PRODUÇÃO E DA RECEPÇÃO DE ENUNCIAÇÕES LINGÜÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS. ENCONTRAM-SE NA BIBLIOGRAFIA BÁSICA DESSA LINHA DE PESQUISA FILÓSOFOS E PENSADORES DA LINGUAGEM, COMO BAKHTIN, JAKOBSON, BENJAMIN E BENVENISTE, CUJOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS SE CONFRONTARÃO E, EM CERTA MEDIDA, ARTICULAR-SE-ÃO COM OS DA ANÁLISE DO DISCURSO E DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO (P. CHARAUDEAU, C. CHABROL), COM OS DA ANÁLISE CONVERSACIONAL E DA INTERAÇÃO (L. MARCUSCHI, E. GOFFMAN, A. TSUI), BEM COMO COM OS DA PRAGMÁTICA-LINGÜÍSTICA (P. GRICE, S. LEVINSON, D. SPERBER & D. WILSON), COM OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO (M. BAKER, S. BASSNETT, L. VENUTI), ALÉM DE TEORIAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL (A. KLEIMAN, G. CAVALLO, R. CHARTIER, R. BARTHES), DE VARIAÇÃO E DE MUDANÇA LINGÜÍSTICA (LABOV, N. COUPLAND & A. JAWORSKI, T. MENEGATTI), BUSCANDO PENSAR E REFLETIR, TANTO A PARTIR DE PERSPECTIVAS TEÓRICAS PONTUAIS QUANTO MACRO-EPISTEMOLÓGICAS, AS DIVERSAS IMPLICAÇÕES E OS DESDOBRAMENTOS DOS FENÔMENOS DISCURSIVOS SITUADOS EM CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS MÚLTIPLOS. |
curso_bolsista |
|
programa |
|
ano |
|
orientador |
|
setor |
|
linha_pesquisa |
|
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |