bolsista |
|
curso_bolsista |
|
programa |
|
ano |
|
orientador |
|
setor |
|
linha_pesquisa |
|
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
CONTEMPLA-SE A TRADUÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DE MODELOS TEÓRICOS E DE INVESTIGAÇÕES EMPÍRICO-EXPERIMENTAIS. OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E DE RECRIAÇÃO INTRA E INTER-LINGÜÍSTICA SÃO COMPREENDIDOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA RECEPÇÃO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA TAREFA TRADUTÓRIA. PROPÕE-SE REFLETIR SOBRE OS ASPECTOS COGNITIVOS E/OU DISCURSIVOS ENVOLVIDOS NESSA TAREFA, NA COMPREENSÃO E NA PRODUÇÃO DA LINGUAGEM, EM SUAS VÁRIAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO, MANIFESTAS EM SEUS GÊNEROS TEXTUAIS E EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICAS. TAMBÉM SÃO CONSIDERADOS ASPECTOS DA PRODUÇÃO E DA RECEPÇÃO DE ENUNCIAÇÕES LINGÜÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS. ENCONTRAM-SE NA BIBLIOGRAFIA BÁSICA DESSA LINHA DE PESQUISA FILÓSOFOS E PENSADORES DA LINGUAGEM, COMO BAKHTIN, JAKOBSON, BENJAMIN E BENVENISTE, CUJOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS SE CONFRONTARÃO E, EM CERTA MEDIDA, ARTICULAR-SE-ÃO COM OS DA ANÁLISE DO DISCURSO E DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO (P. CHARAUDEAU, C. CHABROL), COM OS DA ANÁLISE CONVERSACIONAL E DA INTERAÇÃO (L. MARCUSCHI, E. GOFFMAN, A. TSUI), BEM COMO COM OS DA PRAGMÁTICA-LINGÜÍSTICA (P. GRICE, S. LEVINSON, D. SPERBER & D. WILSON), COM OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO (M. BAKER, S. BASSNETT, L. VENUTI), ALÉM DE TEORIAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL (A. KLEIMAN, G. CAVALLO, R. CHARTIER, R. BARTHES), DE VARIAÇÃO E DE MUDANÇA LINGÜÍSTICA (LABOV, N. COUPLAND & A. JAWORSKI, T. MENEGATTI), BUSCANDO PENSAR E REFLETIR, TANTO A PARTIR DE PERSPECTIVAS TEÓRICAS PONTUAIS QUANTO MACRO-EPISTEMOLÓGICAS, AS DIVERSAS IMPLICAÇÕES E OS DESDOBRAMENTOS DOS FENÔMENOS DISCURSIVOS SITUADOS EM CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS MÚLTIPLOS. |
curso_bolsista |
|
programa |
|
ano |
|
orientador |
|
setor |
|
linha_pesquisa |
|
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
; |
curso_bolsista |
3315 |
programa |
A função modal da entonação no falar mineiro |
ano |
UFOP |
orientador |
VOLUNTÁRIO |
setor |
|
linha_pesquisa |
|
id_projeto |
|
título |
|
fomento |
|
tipo_bolsa |
bolsista |
MILTON TELES NETO |
curso_bolsista |
ENGENHARIA MECANICA |
programa |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA |
ano |
2017 |
orientador |
MARGARIDA MARCIA FERNANDES LIMA |
setor |
DECAT |
linha_pesquisa |
ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE MATERIAIS METÁLICOS. |
id_projeto |
2970 |
título |
Influência de diferentes intervalos de tempo nas propriedades mecânicas de pelotas obtidas de resíduos de minérios de manganês |
fomento |
CNPQ |
tipo_bolsa |
BOLSISTA |
bolsista |
MIRELLA REGINA LINO DE SANT ANA |
curso_bolsista |
PEDAGOGIA |
programa |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA - 2º SEMESTRE |
ano |
2017 |
orientador |
VERONICA MENDES PEREIRA |
setor |
DEEDU |
linha_pesquisa |
TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIVERSAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM, LEVANDO-SE EM CONTA A DIVERSIDADE DE CLASSE, DE GÊNERO, DE SEXUALIDADE, ETNICORRACIAL E GERACIONAL. UTILIZA-SE DE REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA ANALISAR AS DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS, NOS CAMPOS SOCIOLÓGICO, HISTÓRICO, ANTROPOLÓGICO, FILOSÓFICO E PSICOLÓGICO, BEM COMO SEUS IMPACTOS NAS ATIVIDADES E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. |
id_projeto |
3178 |
título |
Educação, História e Linguagem: quando a periferia tem voz e vez. |
fomento |
UFOP |
tipo_bolsa |
BOLSISTA |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |