titulo |
Avaliação da exposição ao ruÃdo em docentes |
inicio_execucao |
01/05/2016 |
fim_execucao |
31/12/2016 |
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
ENGENHARIA DE PRODUC¸A~O |
resumo |
As instituições de ensino encontram-se sob impacto de ruÃdos diversos que se contrapõem à compreensão da fala dos professores, dificultando a compreensão da mensagem transmitida ao aluno. Isto pode impactar, também, na saúde dos professores, interferido diretamente na produtividade destes profissionais, ocasionando estresse e dificultando a concentração.Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal que terá como objetivo avaliar as doses de ruÃdo aos quais estão expostos os professores de uma instituição de ensino federal, levantar as principais queixas associadas à exposição ao risco ruÃdo e avaliar as diferenças de doses entre os diferentes nÃveis de ensino. A coleta de dados será feita com a aplicação de dois questionários (um sócio demográfico e outro de queixas de saúde), juntamente com o dosÃmetro. O equipamento deverá estar operando no circuito de compensação |
justificativa |
A" e circuito de resposta lenta (SLOW) |
participantes |
e posicionado próximo à zona auditiva do indivÃduo. |
valor_total_executado |
As instituições de ensino encontram-se sob impacto de ruÃdos diversos que se contrapõem à compreensão da fala dos professores, |
aprovado |
dificultando a compreensão da mensagem transmitida ao aluno e |
unidade_organizacional |
portanto |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
Apesar de haver uma recomendação da Norma Brasileira Regulamentador 10152 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS |
inicio_execucao |
1987) que os nÃveis de ruÃdo em salas de aula não devam ultrapassar 35-45 dB(A) |
fim_execucao |
estudos apontam para nÃveis superiores a estes. Tendo em vista que os nÃveis de ruÃdo estão correlacionados com o aumento da intensidade das vozes destes profissionais (GUIDINI et al. |
foco_tecnologico |
2012) |
area_conhecimento |
quão mais alto for os nÃveis de ruÃdo |
resumo |
maior será o esforço realizado pelo professor |
justificativa |
assim como as consequências pela exposição a este risco. |
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
Os paÃses do 1° mundo e alguns em desenvolvimento estão ampliando cada vez mais seu potencial de geração de energia elétrica fazendo uso de fontes renováveis |
inicio_execucao |
como a energia eólica e a solar. As fontes de Energias renováveis hoje |
fim_execucao |
apontam para um caminho bastante promissor para a resolução do problema energético dos paÃses |
foco_tecnologico |
além de contribuir para a preservação do  meio ambiente e da manutenção dos recursos naturais |
area_conhecimento |
como a água. |
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |