titulo |
Diante do exposto pode-se ver o quão é importante o trabalho nestas três modalidades |
inicio_execucao |
em ligar o apenando a terra |
fim_execucao |
reconstruir valores |
foco_tecnologico |
além de propiciar entusiasmo no âmbito carcerário |
area_conhecimento |
pelo fato de plantar e esperar para colher |
resumo |
de cuidar das aves |
justificativa |
esperar e vê-las produzir. Todo esse ciclo servirá em especial |
participantes |
para a formação profissional |
valor_total_executado |
podendo também servir de terapia e de lição de vida |
aprovado |
uma vida fundada na moral e no cuidar do meio ambiente para o apenado. |
unidade_organizacional |
Tatiana Gouveia Pinto Costa,Luziberto Lucas de Queiroga Lira,Juliana Trajano da Silva |
titulo |
Projeto e Desenvolvimento de Minibomba Peristáltica com Sistema de Controle de Vazão Aplicado para Biossensores |
inicio_execucao |
01/05/2016 |
fim_execucao |
31/12/2016 |
foco_tecnologico |
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area_conhecimento |
ENGENHARIA ELE´TRICA |
resumo |
Este projeto busca desenvolver um sistema de propulsao de fluido com controle de vazão em malha fechada destinado à  aplicações em equipamentos analiticos, tal qual, os biossensores do tipo SPR. Sistema de propulsão de fluido, ou bomba, é o único componente responsável pela movimentação da massa fluÃdica (analito) e, consequentemente, indispensável para o funcionamento do dispositivo SPR ou qualquer outro, no qual seja necessário fazer o transporte de fluido até os elementos sensores. Outrossim, vale ressaltar que as bombas para transporte de fluidos, em quase sua totalidade,  não apresentam um sistema dedicado para o controle da vazão em malha fechada, ou seja, o que existe de fato é um ajuste manual baseado na necessidade da aplicação, de modo a necessitar de uma calibração antes ou até mesmo durante um procedimento. Desse modo, poderá haver uma variação do volume transportado em função do tempo de utilização, da altura, densidade do fluido e diferença de pressão, ocasionando no melhor caso, desperdÃcio de matéria prima (insumos e reagentes) e, no pior caso, ineficácia no tratamento ou um envenenamento de um paciente submetido a um tratamento por infusão. |
justificativa |
No Brasil, |
participantes |
nos últimos cinco anos o Ministério da Saúde vem investindo na inovação de dispositivos de análises e diagnóstico rápido destinados a doenças virais (N1N1 |
valor_total_executado |
HTLV1 |
aprovado |
HTLV2 |
unidade_organizacional |
HIV1 |
titulo |
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inicio_execucao |
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fim_execucao |
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foco_tecnologico |
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area_conhecimento |
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resumo |
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justificativa |
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participantes |
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valor_total_executado |
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aprovado |
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unidade_organizacional |
titulo |
Diante deste cenário nacional há na literatura alguns trabalhos que abordam o estudo e desenvolvimento de equipamentos analÃticos baseados no fenômeno SPR em biossensores ópticos (Kumbhata |
inicio_execucao |
Sharmaa |
fim_execucao |
Gehlota |
foco_tecnologico |
Solankib |
area_conhecimento |
& Joshi |
resumo |
2010) (Moreira |
justificativa |
Barreto Neto |
participantes |
Lima |
valor_total_executado |
& Thirstrup |
aprovado |
2009) |
unidade_organizacional |
entretanto |
titulo |
CONVERSÃO DE CARROS A COMBUSTÃO POR CARROS COM MOTOR ELÉTRICO, ASSOCIADO A UM SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA AUMENTO DA AUTONOMIA |
inicio_execucao |
19/05/2016 |
fim_execucao |
30/12/2016 |
foco_tecnologico |
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area_conhecimento |
ENGENHARIA MECA^NICA |
resumo |
A presente proposta de projeto e pesquisa visa a conversão de veÃculos com motor à combustão em veÃculos com motor elétrico. Para a sua execução utilizaremos um veÃculo doado ao IFPB para fins de pesquisa e também motores elétricos doados pela empresa WEG. Sabemos que são quase nulos os registros de pesquisas nesta área a nÃvel de nordeste e porque não dizer no Brasil, sendo assim, desenvolveremos uma tecnologia própria, possibilitando assim a aplicação real e prática do projeto. A adaptação do motor, levará em conta a potencia necessária para o tipo de veÃculo, o torque e questões relacionadas à direção, caixa de marchas, etc. Utilizaremos, acoplada à estrutura elétrica do carro, um sistema de geração fotovoltaica com o uso de pelÃculas solares, aumentando assim sua autonomia energética e a eficiência do produto. Assim, pretendemos contribuir com a ciência, reduzindo gastos com combustÃveis fósseis e principalmente reduzindo a emissão de CO2 dos motores à combustão. |
justificativa |
No Brasil, |
participantes |
o uso da energia elétrica é extremamente vantajosa em relação à energia gerada com combustÃveis fósseis |
valor_total_executado |
uma vez que a matriz energética brasileira é fornecida em quase 80% por hidrelétricas |
aprovado |
que apesar de possuir um custo razoável de implantação |
unidade_organizacional |
tem um custo baixÃssimo de produção |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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