PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - titulo:Projeto e Desenvolvimento de Minibomba Peristáltica com Sistema de Controle de Vazão Aplicado para Biossensores ,inicio_execucao:01/05/2016,fim_execucao:31/12/2016,foco_tecnologico:,area_conhec

gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

Projeto e Desenvolvimento de Minibomba Peristáltica com Sistema de Controle de Vazão Aplicado para Biossensores

inicio_execucao

01/05/2016

fim_execucao

31/12/2016

foco_tecnologico

area_conhecimento

ENGENHARIA ELE´TRICA

resumo

Este projeto busca desenvolver um sistema de propulsao de fluido com controle de vazão em malha fechada destinado à aplicações em equipamentos analiticos, tal qual, os biossensores do tipo SPR. Sistema de propulsão de fluido, ou bomba, é o único componente responsável pela movimentação da massa fluídica (analito) e, consequentemente, indispensável para o funcionamento do dispositivo SPR ou qualquer outro, no qual seja necessário fazer o transporte de fluido até os elementos sensores. Outrossim, vale ressaltar que as bombas para transporte de fluidos, em quase sua totalidade,  não apresentam um sistema dedicado para o controle da vazão em malha fechada, ou seja, o que existe de fato é um ajuste manual baseado na necessidade da aplicação, de modo a necessitar de uma calibração antes ou até mesmo durante um procedimento. Desse modo, poderá haver uma variação do volume transportado em função do tempo de utilização, da altura, densidade do fluido e diferença de pressão, ocasionando no melhor caso, desperdício de matéria prima (insumos e reagentes) e, no pior caso, ineficácia no tratamento ou um envenenamento de um paciente submetido a um tratamento por infusão.

justificativa

No Brasil,

participantes

nos últimos cinco anos o Ministério da Saúde vem investindo na inovação de dispositivos de análises e diagnóstico rápido destinados a doenças virais (N1N1

valor_total_executado

HTLV1

aprovado

HTLV2

unidade_organizacional

HIV1


gov - titulo:}

gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

inicio_execucao

fim_execucao

foco_tecnologico

area_conhecimento

resumo

justificativa

participantes

valor_total_executado

aprovado

unidade_organizacional



gov - titulo:Diante deste cenário nacional há na literatura alguns trabalhos que abordam o estudo e desenvolvimento de equipamentos analíticos baseados no fenômeno SPR em biossensores ópticos (Kumbhata,inic

gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

Diante deste cenário nacional há na literatura alguns trabalhos que abordam o estudo e desenvolvimento de equipamentos analíticos baseados no fenômeno SPR em biossensores ópticos (Kumbhata

inicio_execucao

Sharmaa

fim_execucao

Gehlota

foco_tecnologico

Solankib

area_conhecimento

& Joshi

resumo

2010) (Moreira

justificativa

Barreto Neto

participantes

Lima

valor_total_executado

& Thirstrup

aprovado

2009)

unidade_organizacional

entretanto


gov - titulo:CONVERSÃO DE CARROS A COMBUSTÃO POR CARROS COM MOTOR ELÉTRICO, ASSOCIADO A UM SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA AUMENTO DA AUTONOMIA,inicio_execucao:19/05/2016,fim_execucao:30/12/2016,foco_

gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

CONVERSÃO DE CARROS A COMBUSTÃO POR CARROS COM MOTOR ELÉTRICO, ASSOCIADO A UM SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA AUMENTO DA AUTONOMIA

inicio_execucao

19/05/2016

fim_execucao

30/12/2016

foco_tecnologico

area_conhecimento

ENGENHARIA MECA^NICA

resumo

A presente proposta de projeto e pesquisa visa a conversão de veículos com motor à combustão em veículos com motor elétrico. Para a sua execução utilizaremos um veículo doado ao IFPB para fins de pesquisa e também motores elétricos doados pela empresa WEG.  Sabemos que são quase nulos os registros de pesquisas nesta área a nível de nordeste e porque não dizer no Brasil, sendo assim, desenvolveremos uma tecnologia própria, possibilitando assim a aplicação real e prática do projeto. A adaptação do motor, levará em conta a potencia necessária para o tipo de veículo, o torque e questões relacionadas à direção, caixa de marchas, etc. Utilizaremos, acoplada à estrutura elétrica do carro, um sistema de geração fotovoltaica com o uso de películas solares, aumentando assim sua autonomia energética e a eficiência do produto. Assim, pretendemos contribuir com a ciência, reduzindo gastos com combustíveis fósseis e principalmente reduzindo a emissão de CO2 dos motores à combustão.

justificativa

No Brasil,

participantes

o uso da energia elétrica é extremamente vantajosa em relação à energia gerada com combustíveis fósseis

valor_total_executado

uma vez que a matriz energética brasileira é fornecida em quase 80% por hidrelétricas

aprovado

que apesar de possuir um custo razoável de implantação

unidade_organizacional

tem um custo baixíssimo de produção


gov - titulo:}

gov

Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

inicio_execucao

fim_execucao

foco_tecnologico

area_conhecimento

resumo

justificativa

participantes

valor_total_executado

aprovado

unidade_organizacional



PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato