titulo |
Diante deste cenário nacional há na literatura alguns trabalhos que abordam o estudo e desenvolvimento de equipamentos analÃticos baseados no fenômeno SPR em biossensores ópticos (Kumbhata |
inicio_execucao |
Sharmaa |
fim_execucao |
Gehlota |
foco_tecnologico |
Solankib |
area_conhecimento |
& Joshi |
resumo |
2010) (Moreira |
justificativa |
Barreto Neto |
participantes |
Lima |
valor_total_executado |
& Thirstrup |
aprovado |
2009) |
unidade_organizacional |
entretanto |
titulo |
CONVERSÃO DE CARROS A COMBUSTÃO POR CARROS COM MOTOR ELÉTRICO, ASSOCIADO A UM SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA AUMENTO DA AUTONOMIA |
inicio_execucao |
19/05/2016 |
fim_execucao |
30/12/2016 |
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
ENGENHARIA MECA^NICA |
resumo |
A presente proposta de projeto e pesquisa visa a conversão de veÃculos com motor à combustão em veÃculos com motor elétrico. Para a sua execução utilizaremos um veÃculo doado ao IFPB para fins de pesquisa e também motores elétricos doados pela empresa WEG. Sabemos que são quase nulos os registros de pesquisas nesta área a nÃvel de nordeste e porque não dizer no Brasil, sendo assim, desenvolveremos uma tecnologia própria, possibilitando assim a aplicação real e prática do projeto. A adaptação do motor, levará em conta a potencia necessária para o tipo de veÃculo, o torque e questões relacionadas à direção, caixa de marchas, etc. Utilizaremos, acoplada à estrutura elétrica do carro, um sistema de geração fotovoltaica com o uso de pelÃculas solares, aumentando assim sua autonomia energética e a eficiência do produto. Assim, pretendemos contribuir com a ciência, reduzindo gastos com combustÃveis fósseis e principalmente reduzindo a emissão de CO2 dos motores à combustão. |
justificativa |
No Brasil, |
participantes |
o uso da energia elétrica é extremamente vantajosa em relação à energia gerada com combustÃveis fósseis |
valor_total_executado |
uma vez que a matriz energética brasileira é fornecida em quase 80% por hidrelétricas |
aprovado |
que apesar de possuir um custo razoável de implantação |
unidade_organizacional |
tem um custo baixÃssimo de produção |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
Desenvolver essa tecnologia significa possibilitar a transformação de energias renováveis em energia elétrica para acionar os novos e silenciosos motores que vão movimentar os veÃculos automotores |
inicio_execucao |
substituindo os motores à combustão. Além do motor elétrico é necessária uma rede de baterias ou de supercapacitores |
fim_execucao |
que podem ser totalmente reciclados. Entretanto |
foco_tecnologico |
apesar da sua importância |
area_conhecimento |
a concepção do carro elétrico ainda não é  uma realidade para a maioria da população mundial |
resumo |
uma vez que seu desenvolvimento sofre fortes barreiras |
justificativa |
em função da influência das grandes redes produtoras de petróleo. Dessa forma |
participantes |
os registros de pesquisa e inovação na área são praticamente nulos a nÃvel de Nordeste e rarÃssimo até mesmo a nÃvel de Brasil. |
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |