titulo |
ARTE MARCIAL E INCLUSÃO SOCIAL: PRODUÇÃO DE UM VÍDEO COM AS TÉCNICAS DO JIU-JITSU EM LIBRAS |
inicio_execucao |
16/05/2016 |
fim_execucao |
16/05/2016 |
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
EDUCAC¸A~O FI´SICA |
resumo |
O processo de inclusão social de alunos com qualquer tipo de deficiência é uma meta a ser alcançada em sua plenitude pelos Institutos Federais, neste sentido o presente projeto apresenta a problemática focada nos obstáculos comunicativos encontrados nas aulas de Educação Física Escolar com a utilização do Jiu-Jitsu no IFPB. Fato verificado principalmente pela falta de materiais didáticos em Libras que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste projeto é produzir de um vídeo educacional com as técnicas do Jiu-Jitsu em Libras. Para isto, em uma pesquisa-ação, serão atuantes o professor de educação física, alunos surdos e ouvintes, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIM) e um intérprete de Libras. Para as filmagens será preciso uma sala, devidamente arejada e confortável, com as paredes brancas e tatames, além de uma câmera filmadora de alta definição (HD) com tripé para a sustentação. O projeto será executado por etapas: na primeira (pré-produção) haverá o contato com os participantes e seleção das técnicas do Jiu-Jitsu que irão compor o vídeo, num total de 30 sinais já criados em pesquisas anteriores. Em seguida, na segunda etapa (produção), ocorrerá a filmagem, formatação, edição do vídeo. E por último a pós-produção, que será a participação em eventos, com divulgação e disponibilização do vídeo à comunidade. Almeja-se com este projeto a finalização de um vídeo educacional fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há dois anos no Campus Campina Grande, venha solucionar um problema surgido no ambiente educacional. Com resultado de criar as condições para que os alunos auditivos possam contribuir para a concepção de recursos didáticos adaptados às suas necessidades. A finalizar com uma análise e monitoramento da maneira mais eficaz de disponibilizar todo o material produzido a pessoas de diferentes regiões do país e de outras instituições de ensino que utilizam ou pretendem utilizar o Jiu-Jitsu como ferramenta de inclusão de alunos surdos. |
justificativa |
A ciência na educação física busca novas tecnologias, |
participantes |
métodos de treinamentos e de instruções pedagógicas |
valor_total_executado |
com a finalidade de minimizar os entraves que dificultam o processo de ensino e aprendizagem (Bracht |
aprovado |
2008). E sabendo que a sala de aula é um espaço privilegiado para ações desta natureza |
unidade_organizacional |
pretende-se com a formatação deste vídeo auxiliar a intervenção pedagógica com a utilização do Jiu-Jitsu nas aulas de Educação Física Escolar que possa ocorrer com a presença alunos surdos em qualquer instituição de ensino |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
Em resumo |
inicio_execucao |
apresenta-se a problemática deste projeto focada nos obstáculos comunicativos existentes nas aulas de Educação Física entre o professor |
fim_execucao |
alunos surdos |
foco_tecnologico |
intérpretes de Libras. Além de que |
area_conhecimento |
o mesmo representa uma modalidade pouco tratada pela literatura científica em relação ao âmbito escolar |
resumo |
e é pertinente pela proposta de superar uma lacuna que há na arte de lecionar o Jiu-Jitsu para adolescentes com deficiência auditiva. Podendo se tornar um modelo de ensino desta luta numa perspectiva educativa e para esta amostra em específico |
justificativa |
que representa cerca de 9 |
participantes |
7 milhões de brasileiros |
valor_total_executado |
ou seja |
aprovado |
5 |
unidade_organizacional |
1% da população do país (Censo Demográfico 2010 |
titulo |
Desenvolvimento de Ambiente Virtual para Análise de Algoritmos de Mapeamento e de Localização e Navegação para Robótica Móvel |
inicio_execucao |
17/05/2016 |
fim_execucao |
28/02/2017 |
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
ENGENHARIA ELE´TRICA |
resumo |
A proposta de projeto se baseia no desenvolvimento de um ambiente virtual para a análise de algoritmos de mapeamento, localização e navegação em robótica móvel, baseada na plataforma em software livre, Blender Game Engine, em linguagem Python. Espera-se dessa forma, diminuir custos em aquisições de sensores, atuadores e de hardware para processamento, antes da montagem física de um protótipo, bem como a diminuição de tempo de desenvolvimento. Também se espera que com a implementação desse trabalho, o grupo de pesquisa possa contribuir com a formação de mão de obra especializada na região do IFPB, bem como a prestação de serviços de consultoria em empresas da região, como, por exemplo, empresas na área de logística que contam com robôs móveis. |
justificativa |
Ante as necessidades apresentadas anteriormente, |
participantes |
o uso de ambientes virtuais para a robótica permite ajudar as instituições de ensino e pesquisa que não possuem recursos e condições econômicas de adquirir equipamentos para experimentos nessa área. |
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
titulo |
|
inicio_execucao |
|
fim_execucao |
|
foco_tecnologico |
|
area_conhecimento |
|
resumo |
|
justificativa |
|
participantes |
|
valor_total_executado |
|
aprovado |
|
unidade_organizacional |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |