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gov - titulo:Sequências narrativas no gênero \\'conversa'' em sala de aula ,inicio_execucao:01/08/2016,fim_execucao:01/07/2017,foco_tecnologico:,area_conhecimento:LINGUI´STICA,resumo:Esse  projeto objeti

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Relação de Projetos de Pesquisa do Instituto

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 30/07/2019)

titulo

Sequências narrativas no gênero ""'conversa'' em sala de aula

inicio_execucao

01/08/2016

fim_execucao

01/07/2017

foco_tecnologico

area_conhecimento

LINGUI´STICA

resumo

Esse  projeto objetiva discutir como as sequências narrativas presente no gênero conversa contribuem para o surgimento de outros gêneros orais. Para isso, serão analisadas conversas entre uma professora e um grupo de quatorze crianças, na faixa estária de 4 anos, em uma sala de aula da Educação Infantil. Pretende-se alinhar a pesquisa às áreas da Aquisição da Linguagem, da Análise da Conversação e da Teoria dos Gêneros Textuais, mais precisamente na perspectiva sociorretórica, que concebe os gêneros como formas de ação situada. O corpus a ser investigado é constituído de oito sessões transcritas de filmagens realizadas por uma câmera digital. Espera-se obter um quadro que explicite o funcionamento da tipologia narrativa nas conversas em sala de aula da Educação Infantil, considerando que sequências desse tipo podem conduzir a criança a outros gêneros orais, como a contação de histórias e o depoimento.

justificativa

Esse estudo se justifica por duas grandes razões: em primeiro lugar,

participantes

consiste em uma pesquisa sobre a fala da criança na escola

valor_total_executado

mais especificamente no momento de ingresso na instituição. Esse momento põe em evidência o envolvimento da criança com práticas letradas de modo mais intenso. O jogo entre oralidade e letramento que se desenrola na sala de aula

aprovado

espaço onde se alternam atividades voltadas para a produção e recepção de textos orais e escritos

unidade_organizacional

vai ao encontro do modelo de continuum entre fala e escrita (MARCUSCHI


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titulo

inicio_execucao

fim_execucao

foco_tecnologico

area_conhecimento

resumo

justificativa

participantes

valor_total_executado

aprovado

unidade_organizacional



gov - titulo:Em segundo lugar,inicio_execucao:poderemos compreender os processos que envolvem o gênero conversa. Bakhtin (1997),fim_execucao:ao tratar dos gêneros primários – caracterizados como espontâneos

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titulo

Em segundo lugar

inicio_execucao

poderemos compreender os processos que envolvem o gênero conversa. Bakhtin (1997)

fim_execucao

ao tratar dos gêneros primários – caracterizados como espontâneos e menos complexos – e dos gêneros secundários

foco_tecnologico

indica a conversa como exemplar do primeiro grupo. Tal afirmação

area_conhecimento

embora se justifique em parte

resumo

resultou em interpretações genéricas a respeito da conversa

justificativa

considerada um gênero oral simples

participantes

separado de construções mais complexas

valor_total_executado

como o debate e o seminário. Diante disso

aprovado

vale retomar aqui a pesquisa de Medeiros (2013)

unidade_organizacional

que


gov - titulo:DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PILOTO DE EDIFICAÇÃO DE PORTE MÉDIO EM PLATAFORMA BIM, COMO SUPORTE PARA O CURSO DE EDIFICAÇÕES DO IFPB CAMPUS PATOS.,inicio_execucao:01/08/2016,fim_execucao:31/07/20

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titulo

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PILOTO DE EDIFICAÇÃO DE PORTE MÉDIO EM PLATAFORMA BIM, COMO SUPORTE PARA O CURSO DE EDIFICAÇÕES DO IFPB CAMPUS PATOS.

inicio_execucao

01/08/2016

fim_execucao

31/07/2017

foco_tecnologico

area_conhecimento

ENGENHARIA CIVIL

resumo

O Curso de Edificações ofertado pelo IFPB Campus Patos, ao longo de suas disciplinas propicia esses conhecimentos de forma desarticulada e sem integração dos projetos utilizados como referencia nas diversas disciplinas. Mediante a necessidade de tantos projetos, propõe-se aqui, o desenvolvimento de um projeto piloto, em três categorias, em plataforma BIM (Building Informatiom Modeling), utilizando como ferramenta de trabalho o programa REVIT desenvolvido pela Autodesk. Serão passadas orientações aos alunos desde a instalação, com liberação para fins educacionais, treinamentos de desenvolvimento na filosofia BIM e escolha adequada das características de pelo menos três projetos piloto. Inicialmente, propõe-se um edifício de 12 aptos sobre pilotis, uma residência unifamiliar de porte médio e uma edificação com tecnologia inovadora. Tais projetos servirão como base para uso didático nas disciplinas do curso de edificações, sempre pensando na integração dos projetos estrutural, de instalações elétricas e instalações hidráulicas prediais, bem como a geração de planilhas orçamentarias.

justificativa

O uso de programas em plataforma BIM tem se mostrado como a tendência no mercado de desenvolvimento de projetos. Diversos escritórios de arquitetura estão adotando a filosofia de projeto em modelagem e um dos programas mais usados atualmente é o Autodesk REVIT®.

participantes

valor_total_executado

aprovado

unidade_organizacional



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titulo

inicio_execucao

fim_execucao

foco_tecnologico

area_conhecimento

resumo

justificativa

participantes

valor_total_executado

aprovado

unidade_organizacional



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