CodigoLancamento |
32261 |
NumeroRegistro |
PRJ-172/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA NA MICRORREGIÃO DE UBÁ: UM... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CRISTIANE APARECIDA BAQUIM (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), CARMEN DE ALMEIDA MARTINS (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-12-31 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Analisar os resultados das avaliações externas de Matemática nas escolas públicas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, nas redes estadual e municipal de ensino, nas cidades que compõem a microrregião de Ubá/MG. |
PalavrasChave |
Avaliações externas de Matemática, SIMAVE e PROVA BRASIL, Microrregião de Ubá |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar um estudo comparativo dos resultados obtidos nas provas de Matemática do SIMAVE/Proeb e do SAEB/Prova Brasil, pelas escolas públicas da microrregião de Ubá, - Analisar os dados visando delimitar quais as habilidades e competências em Matemática que estão asseguradas no processo ensino-aprendizagem das escolas investigadas, bem como quais os descritores previstos no SAEB e no SIMAVE que não estão sendo devidamente contemplados pelos sistemas de ensino, - Analisar os cadernos pedagógicos que apresentam as orientações enviadas para algumas escolas pelo Estado, para subsidiar o planejamento das ações pedagógicas. - Elaborar minicursos e/ou cursos de capacitação para os licenciandos da UFV e os profissionais que atuam em escolas públicas da microrregião. - Divulgar os resultados e conclusões para a comunidade acadêmica e científica, através de apresentação em eventos e elaboração de artigos. |
LocalidadeAtendida |
Microrregião de Ubá |
PessoasAtendidas |
0 |
PessoasAtendidasPorMes |
0 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32261 |
CodigoLancamento |
32347 |
NumeroRegistro |
PRJ-212/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O CAMPEONATO DE SUDOKU CONTRIBUINDO COM A APRENDIZAGEM DA MA... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MARLI REGINA DOS SANTOS (Coordenador, 01/08/2012 a 15/12/2013), PATRÍCIA PEREIRA RAIMUNDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 15/12/2013) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2013-12-15 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Objetivo Geral - envolver alunos de Educação Básica em um campeonato de Sudoku buscando estimula-los a desenvolver competências matemáticas, Objetivos Específicos - estimular o interesse dos alunos pela disciplina matemática -tornas as aulas mais lúdicas, - contribuir com a formação do licenciando e sua atuação no ambiente escolar. |
PalavrasChave |
jogos, matemática, sudoku |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As etapas para a realização do projeto são: - Encontros entre a equipe organizadora (coordenador, professor da turma e licenciandos) para definição do tema. - reuniões na escola, para definição de cronograma das atividades nas salas de aula. - Pesquisa na internet de atividades envolvendo o sudoku, em diferentes níveis de dificuldade. - Elaboração de um campeonato entre os alunos. - Chamada em todas as turmas, convidando os alunos para participarem do campeonato, buscando envolver o maior número de turmas do sexto ao nono ano. - Encontro com os alunos a fim de falar da historia do jogo. - Realização de campeonatos semanais ao longo de dois meses, aumentando gradualmente a dificuldade dos desafios. - controle da pontuação dos alunos em cada turma. - finalização do campeonato com a Premiação dos ganhadores que obtiverem maior pontuação acumulada ao fim dos dois meses. |
LocalidadeAtendida |
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32347 |
CodigoLancamento |
32550 |
NumeroRegistro |
PRJ-239/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA:... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ELISA CRISTINA LOPES (Coordenador, 04/06/2013 a 06/12/2013), ROSELIA APARECIDA GONCALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), BRUNA FALCONE ZAUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), NAYARA CAROLINA SOARES BRANCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), ALEXANDRE PEREIRA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), AMANDA JULIANA DO CARMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013) |
DataInicio |
2013-06-04 |
DataTermino |
2013-12-06 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
O projeto tem como objetivo principal a inserção social dos alunos do Ensino básico através da prática de leitura de textos literários e do contato com a arte literária. Como objetivos específicos, pretendemos: - Articular a disciplina do Estágio Supervisionado de Literatura - Let 435 e Let 436 - com a escola básica, por meio de intervenções pontuais nas salas de aula, - Criar técnicas e metodologias de leitura de textos literários para os alunos do Ensino Fundamental I e II, - Aplicar nas salas de aula o método elaborado e analisar os resultados. - Produzir material didático. |
PalavrasChave |
Formação de leitor, textos literários, sala de aula |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Reunião semanal para leitura, discussão, elaboração e avaliação contínua das atividades, - Escolha e visita à escola que será vinculada ao projeto, a fim de diagnosticar a sua potencialidade estrutural e funcional, - Seleção e leitura de textos literários, - Elaboração de atividades sobre os textos escolhidos, - Aplicação semanal da metodologia proposta, envolvendo exercícios de leitura de textos literários na sala de aula, - Elaboração de um material didático. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Padre Avaro Correa Borges |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32550 |
CodigoLancamento |
37032 |
NumeroRegistro |
PRJ-268/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
USO E ABUSO DE ÁLCOOL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ALEXSANDRA DE ÁVILA DURÃES JANNOTTI FONTES (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), LUIZ SERGIO SILVA (Coordenador, 20/04/2014 a 05/06/2014), ANNA LUIZA AMÂNCIO VIDAL (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), CAIO COBUCCI ESTEVES (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), JÚLIA TORRES AMARO (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), THAIS SOUZA SANTOS (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014) |
DataInicio |
2014-04-20 |
DataTermino |
2014-06-05 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Envolver os adolescentes de uma área de abrangência do Centro de Saúde do Bairro Silvestre em Viçosa, na compreensão das consequências físicas e sociais do uso e do abuso das bebidas alcoólicas. |
PalavrasChave |
Uso e Abuso do Álcool,, Adolescentes, Drogas lícitas e ilícitas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reunião com o diretor da Escola Municipal da Região, Reunião com os professores da Escola Municipal da Região, Reunião com o pároco da Igreja da Região, Reunião de apresentação com os alunos da Escola Municipal da Região. |
LocalidadeAtendida |
Bairro Silvestre da cidade de Viçosa |
PessoasAtendidas |
140 |
PessoasAtendidasPorMes |
140 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37032 |
CodigoLancamento |
37085 |
NumeroRegistro |
PRJ-260/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
"A RELAÇÃO SUJEITO-MEIO PELA PERSPECTIVA DE AULAS PRÁTICAS D... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LUDMILLA ALVES FERNANDES (Bolsista PIBEX, 02/02/2014 a 02/02/2015), VICTOR BARROSO ROSADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2014 a 02/02/2015), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 02/02/2014 a 02/02/2015) |
DataInicio |
2014-02-02 |
DataTermino |
2015-02-02 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Apoiar professores de uma escola pública, da disciplina geografia em nível fundamental e médio, no desenvolvimento de aulas praticas, utilizando-se as instalações do campus da UFV e o ambiente do entorno das escolas e organizar um banco de materiais e experiências metodológicas práticas, nesta área que possam ser desenvolvidas com estudantes de escolas públicas. |
PalavrasChave |
Geografia, Metodologias, Educação do Campo |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Integrar e dinamizar conceitos teóricos e práticos da geografia, Elevar qualitativamente o aprendizado dos conteúdos da área de geografia pelos alunos de escolas públicas, Socializar os espaços da Universidade e das escolas, Incentivar diretores e professores de geografia a incluir aulas práticas no projeto pedagógico da escola, Estimular nos alunos das escolas públicas uma nova visão de região, levando-os a aguçar os sentidos e se tornarem mais perceptíveis às alterações da paisagem, bem como entender de forma integrada como agem os principais elementos físicos na constituição do relevo, solo, hidrografia, clima e meio ambiente, Organizar um banco de materiais e experiências metodológicas práticas, nesta área que possam ser desenvolvidas com estudantes de escolas públicas, e Proporcionar aos graduandos envolvidos encaminhamentos práticos no seu processo de formação. |
LocalidadeAtendida |
Alunos, professores da rede pública de ensino e graduados do curso de geografia da Universidade Fede |
PessoasAtendidas |
373 |
PessoasAtendidasPorMes |
363 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37085 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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