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gov - CodigoLancamento:32550,NumeroRegistro:PRJ-239/2013,Tipo:Projeto,Titulo:A FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA:...,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTem

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

32550

NumeroRegistro

PRJ-239/2013

Tipo

Projeto

Titulo

A FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS EM SALA DE AULA:...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ELISA CRISTINA LOPES (Coordenador, 04/06/2013 a 06/12/2013), ROSELIA APARECIDA GONCALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), BRUNA FALCONE ZAUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), NAYARA CAROLINA SOARES BRANCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), ALEXANDRE PEREIRA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013), AMANDA JULIANA DO CARMO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/06/2013 a 06/12/2013)

DataInicio

2013-06-04

DataTermino

2013-12-06

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

O projeto tem como objetivo principal a inserção social dos alunos do Ensino básico através da prática de leitura de textos literários e do contato com a arte literária. Como objetivos específicos, pretendemos: - Articular a disciplina do Estágio Supervisionado de Literatura - Let 435 e Let 436 - com a escola básica, por meio de intervenções pontuais nas salas de aula, - Criar técnicas e metodologias de leitura de textos literários para os alunos do Ensino Fundamental I e II, - Aplicar nas salas de aula o método elaborado e analisar os resultados. - Produzir material didático.

PalavrasChave

Formação de leitor, textos literários, sala de aula

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Reunião semanal para leitura, discussão, elaboração e avaliação contínua das atividades, - Escolha e visita à escola que será vinculada ao projeto, a fim de diagnosticar a sua potencialidade estrutural e funcional, - Seleção e leitura de textos literários, - Elaboração de atividades sobre os textos escolhidos, - Aplicação semanal da metodologia proposta, envolvendo exercícios de leitura de textos literários na sala de aula, - Elaboração de um material didático.

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Padre Avaro Correa Borges

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32550


gov - CodigoLancamento:37032,NumeroRegistro:PRJ-268/2014,Tipo:Projeto,Titulo:USO E ABUSO DE ÁLCOOL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educação,E

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37032

NumeroRegistro

PRJ-268/2014

Tipo

Projeto

Titulo

USO E ABUSO DE ÁLCOOL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ALEXSANDRA DE ÁVILA DURÃES JANNOTTI FONTES (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), LUIZ SERGIO SILVA (Coordenador, 20/04/2014 a 05/06/2014), ANNA LUIZA AMÂNCIO VIDAL (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), CAIO COBUCCI ESTEVES (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), JÚLIA TORRES AMARO (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014), THAIS SOUZA SANTOS (Estagiário, 20/04/2014 a 05/06/2014)

DataInicio

2014-04-20

DataTermino

2014-06-05

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Envolver os adolescentes de uma área de abrangência do Centro de Saúde do Bairro Silvestre em Viçosa, na compreensão das consequências físicas e sociais do uso e do abuso das bebidas alcoólicas.

PalavrasChave

Uso e Abuso do Álcool,, Adolescentes, Drogas lícitas e ilícitas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Reunião com o diretor da Escola Municipal da Região, Reunião com os professores da Escola Municipal da Região, Reunião com o pároco da Igreja da Região, Reunião de apresentação com os alunos da Escola Municipal da Região.

LocalidadeAtendida

Bairro Silvestre da cidade de Viçosa

PessoasAtendidas

140

PessoasAtendidasPorMes

140

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37032


gov - CodigoLancamento:37085,NumeroRegistro:PRJ-260/2014,Tipo:Projeto,Titulo:A RELAÇÃO SUJEITO-MEIO PELA PERSPECTIVA DE AULAS PRÁTICAS D...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Meio

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37085

NumeroRegistro

PRJ-260/2014

Tipo

Projeto

Titulo

"A RELAÇÃO SUJEITO-MEIO PELA PERSPECTIVA DE AULAS PRÁTICAS D...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

LUDMILLA ALVES FERNANDES (Bolsista PIBEX, 02/02/2014 a 02/02/2015), VICTOR BARROSO ROSADO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2014 a 02/02/2015), EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 02/02/2014 a 02/02/2015)

DataInicio

2014-02-02

DataTermino

2015-02-02

LinhaExtensao

Formação Docente

Objetivo

Apoiar professores de uma escola pública, da disciplina geografia em nível fundamental e médio, no desenvolvimento de aulas praticas, utilizando-se as instalações do campus da UFV e o ambiente do entorno das escolas e organizar um banco de materiais e experiências metodológicas práticas, nesta área que possam ser desenvolvidas com estudantes de escolas públicas.

PalavrasChave

Geografia, Metodologias, Educação do Campo

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Integrar e dinamizar conceitos teóricos e práticos da geografia, Elevar qualitativamente o aprendizado dos conteúdos da área de geografia pelos alunos de escolas públicas, Socializar os espaços da Universidade e das escolas, Incentivar diretores e professores de geografia a incluir aulas práticas no projeto pedagógico da escola, Estimular nos alunos das escolas públicas uma nova visão de região, levando-os a aguçar os sentidos e se tornarem mais perceptíveis às alterações da paisagem, bem como entender de forma integrada como agem os principais elementos físicos na constituição do relevo, solo, hidrografia, clima e meio ambiente, Organizar um banco de materiais e experiências metodológicas práticas, nesta área que possam ser desenvolvidas com estudantes de escolas públicas, e Proporcionar aos graduandos envolvidos encaminhamentos práticos no seu processo de formação.

LocalidadeAtendida

Alunos, professores da rede pública de ensino e graduados do curso de geografia da Universidade Fede

PessoasAtendidas

373

PessoasAtendidasPorMes

363

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37085


gov - CodigoLancamento:37105,NumeroRegistro:PRJ-298/2014,Tipo:Projeto,Titulo:UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educação,En

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37105

NumeroRegistro

PRJ-298/2014

Tipo

Projeto

Titulo

UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

RONALD QUEIROZ MENDES (Bolsista PIBEX, 01/06/2023 a 31/12/2023), MARIANA CALABRIA LOPES (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2017), LAURA BEATRIZ FALEIRO DINIZ (Bolsista Fapemig, 01/02/2014 a 31/12/2014), BEATRIZ DO ROSÁRIO RODRIGUES SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015), LUIZ GUSTAVO DA SILVA REIS (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/07/2017), RAYANA APARECIDA INÁCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), DANIELLE DE CAMPOS SILVA (Bolsista PIBEX, 01/08/2017 a 01/12/2017), CAROLINA MENDONÇA SALOMÃO LOPES (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 31/12/2019), MATHEUS TORRES MEDEIROS (Bolsista PIBEX, 14/08/2020 a 31/03/2021), ELLEN MARIA OLIVEIRA DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/09/2022 a 31/12/2022)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2023-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

- Oportunizar a prática esportiva diversificada e orientada para crianças na faixa etária de 6 a 10 anos da região de Viçosa, visando desenvolver as habilidades coordenativas, motoras e capacidades táticas das mesmas que são comuns a diversas modalidades esportivas com bola, - Desenvolver a automotivação das crianças para a prática esportiva, de forma a criar hábitos saudáveis no futuro e diminuir o sedentarismo, - Possibilitar a interação de alunos de diversas classes sociais e a inclusão social daqueles de classes mais baixas ou com algum tipo de deficiência, - Oportunizar aos estudantes participantes do projeto o trabalho com métodos científicos e de pesquisa, - Sistematizar os resultados obtidos nos testes na forma de produção científica, como a publicação de um artigo e apresentação do resumo em um evento científico (SIA), - Realizar reuniões periódicas com a estudante candidata à bolsa, de forma a se avaliar o andamento do projeto, discutir as dificuldades encontradas e planejar as próximas ações, - Promover festivais esportivos, de forma a buscar a interação das crianças dos diferentes grupos.

PalavrasChave

ensino-aprendizagem de jogos esportivo, capacidades motoras, capacidades táticas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas com diversos jogos e atividades esportivas para crianças de classe social de risco, entre 6 e 10 anos. As atividades são oferecidas duas vezes na semana para cada turma e tem a duração de 60 minutos cada.

LocalidadeAtendida

Rebusca - Unidade Centro e Unidade de Posses

PessoasAtendidas

110

PessoasAtendidasPorMes

110

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37105


gov - CodigoLancamento:37148,NumeroRegistro:PRJ-313/2014,Tipo:Projeto,Titulo:BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DOS LÍDERES COMUNITÁRIOS E CONSELHEIROS...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Edu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37148

NumeroRegistro

PRJ-313/2014

Tipo

Projeto

Titulo

BIOÉTICA NA FORMAÇÃO DOS LÍDERES COMUNITÁRIOS E CONSELHEIROS...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ANDREIA PATRICIA GOMES (Coordenador, 02/01/2014 a 02/01/2016), FLÁVIA SABIONI DE BATTISTI RIBEIRO (Bolsista PIBEX, 02/01/2014 a 02/01/2016), JULIO SAUSMIKAT PINTO COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 02/01/2016), RODRIGO SIQUEIRA BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 02/01/2016)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2016-02-01

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Avaliar a natureza dos problemas éticos e bioéticos vivenciados pelos líderes comunitários e participantes do CMS e propor ferramentas teóricas para o equacionamento e resolução das questões, tomando como base as experiências de discussão nas reuniões do CMS e as necessidades em saúde da população, relatas pelos líderes comunitários do Município de Viçosa, estado de Minas Gerais.

PalavrasChave

bioética, educação popular, saúde e cidadania

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

(1) Delineamento dos principais problemas bioéticos identificados pelos membros do Conselho Municipal de Saúde e pelos líderes comunitários do Município de Viçosa e a verificação do grau de conhecimento dos participantes sobre os conceitos de ética e bioética, através de questionários e análise de conteúdo, proceder-se-á a análise temática. (2) Proposição e realização de oficinas de formação em ética e bioética %u2014 utilizando como metodologias pedagógicas (a) a exposição teórica, (b) o cinema e (c) o júri simulado %u2014 as quais serão organizadas com a participação dos líderes comunitários e conselheiros municipais de saúde, durante a realização das oficinas se utilizará, tendo em vista o acompanhamento do processo, a técnica da observação participante, definida por Schwartz & Schwartz como "um processo pelo qual mantém-se a presença do observador numa situação social, com a finalidade de realizar uma investigação científica. O observador está face a face com os observados e, ao participar da vida deles, no seu cenário cultural, colhe dados. Assim o observador é parte do contexto sob observação, ao mesmo tempo modificando e sendo modificado por este contexto." (Schwartz & Schwartz,1955, apud, Minayo, 1994). (3) Avaliação da atividade de formação em ética e bioética, através da formação de grupos focais com os líderes comunitários e conselheiros municipais de saúde, estratégia que tem como objetivo a complementação dos questionários, uma vez se tem por finalidade obter a "fala em debate", onde vários pontos são discutidos, gerando conceitos, impressões e concepções sobre determinado tema (Minayo, 1994), neste caso, o processo de construção do conhecimento em ética e bioética e a capacidade de analisar problemas desta natureza.

LocalidadeAtendida

viçosa

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37148


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