CodigoLancamento |
40074 |
NumeroRegistro |
PRJ-126/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA EM ESPORTES COLET... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
JULIANA DE OLIVEIRA TORRES (Coordenador, 02/01/2015 a 31/12/2016), MAYSA ARAUJO DE CARVALHO (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 31/12/2016), JENNIFER POLYANA SOARES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), ISABELLA CAROLINA SILVA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), MICHELE APARECIDA ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA DA CRUZ (Bolsista PROEXT, 10/01/2015 a 31/12/2016), CARLA GABRIELLE MARIANA (Bolsista PROEXT, 08/01/2016 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA DA CRUZ (Bolsista PROEXT, 07/01/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral: Propagar a IEEC, no Futsal e no Voleibol, entre estudantes do ensino fundamental, médio, universitário e a comunidade interna e externa do município de Florestal-MG. Objetivos Específicos: Massificar a prática esportiva entre a população do município de Florestal-MG, Desenvolver um trabalho educacional que vise, não somente a IEEC, mas também o entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural dessas modalidades esportivas, Oferecer o ensino do Futsal e do Voleibol por meio das metodologias da Iniciação Esportiva Universal e Escola da Bola, Promover, por meio do projeto de IEEC, um espaço de prática pedagógica para os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Iniciação Esportiva, Futsal, Voleibol |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto de IEEC pretende atender inicialmente em turmas de 25 alunos, ambos os gêneros, com idades variadas, em boas condições de saúde e aptos para a prática de atividades físicas, de acordo com atestado médico solicitado. As aulas ocorrerão com a regularidade de duas vezes por semana e duração média diária de uma hora, com atividades que estimulem o desenvolvimento físico, funcional, motor, cognitivo e social dos participantes. O desenvolvimento físico ocorrerá por estimulação da resistência cardiovascular e neuromuscular, através de exercícios implicados na iniciação esportiva. O desenvolvimento funcional será realizado pela vivência de atividades que estimulem o aumento da força, resistência, equilíbrio e flexibilidade corporal dos alunos. O desenvolvimento motor será estimulado através de atividades que impliquem lateralidade e coordenação óculo-manual e geral, sendo impostos desafios motores adequados á cada uma das faixas etárias atendidas pelo projeto. O desenvolvimento cognitivo será estimulado através da imposição de situações problema durante a iniciação esportiva em esportes coletivos e pela aprendizagem de regras, histórico, conceitos e fatores culturais relacionados às modalidades. Por fim o desenvolvimento social será realizado pela convivência dos participantes do projeto, contato com diferenças e pela execução de atividades que exijam cooperação e trabalho em grupo, durante a prática esportiva. |
LocalidadeAtendida |
município de Florestal-MG |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40074 |
CodigoLancamento |
40337 |
NumeroRegistro |
PRJ-111/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE ITABIRITO |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ISRAEL LOPES DOS SANTOS (Estagiário, 04/01/2015 a 31/12/2016), DOUGLAS OLIVEIRA DIAS (Estagiário, 04/01/2015 a 31/12/2016), NADIA DUTRA DE SOUZA (Orientador, 04/01/2015 a 31/12/2016), DOUGLAS MANSUR DA SILVA (Coordenador, 04/01/2015 a 31/12/2016), FÁBIO CABRAL DURSO (Estagiário, 04/01/2015 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2015-04-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Gestão pública |
Objetivo |
A presente proposta objetiva a prestação de consultoria técnica pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa para a elaboração do Plano Municipal de Cultura do Município de Itabirito - MG |
PalavrasChave |
Cultura, Gestão Pública, Itabirito |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Considerando as emissões da III Conferência Municipal e Cultura e o estabelecido pela Lei 12.343, de 2 dezembro de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura PNC, dentre outras providências, o PMCI deverá responder às seguintes questões, relacionadas à área cultural do município: a)Como estamos? b)Onde queremos chegar? c)Como fazer e quando chegaremos lá? d)Como gerir os avanços? As respostas a essas questões nortearão o processo de construção do PMCI. Sendo assim, os procedimentos para a construção do plano serão divididos nas seguintes etapas: Etapa 1 - Preparação I.Levantamento do "estado da arte" em que se encontra o processo de elaboração do PMCI, II.Leituras preliminares dos documentos do município, pela equipe da UFV, consistindo em atas de reuniões, Plano de Gestão Municipal, resultados de Conferências Municipais, entre outros, a serem identificados, III.Montagem de equipe da Prefeitura, responsável pela coordenação da construção do PMCI, IV.Capacitação da equipe para desenvolver os trabalhos relativos à construção do PMCI, V.Preparação da agenda dos trabalhos para construção do PMCI, que incluirá: a)Definição dos levantamentos necessários para a elaboração da leitura Técnica, b)Definição do número de oficinas e reuniões públicas, bem como as datas e os locais para a sua realização, c)Definição dos meios e realização de divulgação dos trabalhos relativos à construção do PMCI através de: i.Folders ii.Cartazes, iii.Publicação de textos informativos e cronograma das reuniões em Jornais, iv.Participação em programas e entrevistas na rádio. VI.Preparação das oficinas: a)Elaboração de material didático para as oficinas, b)Definição de locais para realização das oficinas. Etapa 2 Realização do Diagnóstico Cultural I.Coleta de informações, através da aplicação de survey e de entrevistas detalhadas com atores sociais do campo da cultura, para elaboração da Leitura Técnica, II.Dados históricos, geográficos, estatísticos, etc., III.Inventário de todo acervo de cultura material e imaterial do município, IV.Realização do georreferenciamento do campo da cultura em Itabirito, V.Coleta de informações para elaboração da Leitura Participativa, VI.Realização das oficinas definidas na Etapa 1 nas zonas urbana e rural do município, VII.Sistematização dos dados coletados para a Leitura Técnica, VIII.Sistematização dos dados coletados para a Leitura Participativa. Etapa 3 Preparação para consulta à população de Itabirito I.Preparação do texto preliminar do Diagnóstico Cultural (Leitura Técnica e da Leitura Participativa), II.Preparação de texto preliminar da avaliação sobre situação cultural do município, apontando desafios e oportunidades. III.Consolidação do material para ser apresentado e debatido em reuniões públicas. Etapa 4 - Debate público do plano de cultura I.Apresentação do Diagnóstico Cultural em reuniões públicas, mesas de debate, entre outras instâncias, como estratégia de sensibilização e convite à participação democrática. Nesses debates serão coletadas as informações que darão origem às diretrizes e ações do Plano Municipal de Cultura de Itabirito. II.Criar fórum permanente de discussões por meio de grupo em rede social. Etapa 5 - Preparação da versão preliminar do conjunto do plano I.Preparação do elenco de resultados e impactos esperados. II.Definição dos prazos de execução, custos, classificação de despesas etc. Estes elementos deverão ser definidos em trabalho conjunto com outros setores da Prefeitura para ter apoio técnico nessas questões. III.Definição dos indicadores de monitoramento e avaliação do PMCI. IV.Consolidação do modelo de gestão, dos mecanismos de consulta e participação popular. Etapa 6 - Consulta e aprovação do plano I.Submissão da versão preliminar do plano a audiência pública e posterior aprovação pelo Conselho Municipal de Cultura. II.Envio do anteprojeto de lei ao prefeito municipal para que ele o submete à Câmara Municipal para aprovação |
LocalidadeAtendida |
Município de Itabirito |
PessoasAtendidas |
80000 |
PessoasAtendidasPorMes |
8000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40337 |
CodigoLancamento |
40864 |
NumeroRegistro |
PRJ-135/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
"LUDOTECA UNIVERSITÁRIA: ESPAÇO DE INCLUSÃO SOCIAL E VALORIZ... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MARIA APARECIDA DUARTE LOPES (Coordenador, 02/01/2015 a 30/12/2015), MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 30/12/2015), FERNANDA PEREIRA CABRAL (Bolsista - Outros, 02/01/2015 a 30/12/2015), JÉSSICA DAS DÔRES DE MORAES (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 30/12/2015), LEANDRO BAPTISTA (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2015), NATHALIA FERNANDES CABRAL (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2015), LETICIA MARIA BORGES RIBEIRO (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2015), MAYSA VIRGÍNIA BARBOSA SILVA (Bolsista PROEXT, 02/01/2015 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
O objetivo geral é dar continuidade às ações implementadas pelos projetos de extensão de 2013 e 2014, destacando o trabalho da Ludoteca Itinerante e da Ludoteca Sede, que buscam ampliar a participação das comunidades acadêmica, local e regional, consolidando a Ludoteca como espaço sócio-cultural e educativo no cenário universitário. |
PalavrasChave |
Lúdico, Itinerante, Sede |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
As atividades são:- recepção de crianças provenientes de escolas públicas e privadas de Viçosa e região, na Sede da Ludoteca. - Atividades itinerantes nas mesmas. - Ainda fazem parte das atividades deste projeto a realização de eventos recreativos, culturais e de lazer para crianças da comunidade viçosense e suas respectivas famílias aos domingos, abordando temas como música, teatro, dança e contação de histórias, brincadeiras, ludotecas itinerantes em Viçosa e região, além de estudos e discussões sobre o lúdico. |
LocalidadeAtendida |
Escolas da cidade de Viçosa e região. |
PessoasAtendidas |
2800 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40864 |
CodigoLancamento |
40387 |
NumeroRegistro |
PRJ-138/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ZUMBA! DANCE VOCÊ MESMO! |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ALANA FERNANDES RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2015 a 31/12/2015), FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI (Coordenador, 02/03/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-03-02 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Melhorar a condição física, o bem-estar físico e mental, promovendo a inclusão cultural por intermédio da dança, de atividades de expressão corporal e artística, ampliando o seu conhecimento de mundo e possibilitando o desenvolvimento de habilidades físicas e afetivas que contribuem para a auto-estima, expressividade, comunicação e socialização dos participantes. |
PalavrasChave |
zumba, dança, atividade física |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Oficinas de dança duas vezes por semana e apresentações em eventos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade universitária |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40387 |
CodigoLancamento |
40735 |
NumeroRegistro |
PRJ-131/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO NA DISCIP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2015 a 31/12/2016), MATHEUS HENRIQUE SILVA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2016), GERALDO ARAÚJO SILVA NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), GUSTAVO AMARAL SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), RAFAEL TEIXEIRA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), BRUNA VIEIRA FRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2016), DANILO PRADO LEMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), THOMAS HENRIQUE SOARES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 25/11/2015), PEDRO HENRIQUE CAMPOS CUNHA GONDIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 04/11/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
O objetivo geral deste trabalho é criar um jogo educacional voltado para o aprendizado básico da língua inglesa. O jogo, além de proporcionar o conhecimento de algumas palavras básicas, irá contar com um agente pedagógico que impede que o aluno burle o sistema. |
PalavrasChave |
games, realidade virtual, Ingles |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Desenvolver o jogo educacional em um ambiente em três dimensões, Criar um ambiente virtual de uma casa onde se passará o jogo, Desenvolver um tutor inteligente, que possa auxiliar o aluno e o impeça que burle o sistema, Formular perguntas sobre móveis ou objetos que estão inseridos na casa. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40735 |
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