CodigoLancamento |
23637 |
NumeroRegistro |
PRJ-136/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APRIMORAMENTO DA HABILIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
APARECIDA DE ARAUJO OLIVEIRA (Coordenador, 20/05/2011 a 30/11/2012), JULIELY VEIGA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/05/2011 a 30/11/2012) |
DataInicio |
2011-05-20 |
DataTermino |
2012-11-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
Objetivo geral: este projeto de extensão visa a aprimorar a qualidade da produção textual de estudantes do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo no que diz respeito ao gênero discursivo ?resumo acadêmico?. Objetivos específicos: - trabalhar, em complementação ao conteúdo regular da disciplina língua portuguesa, o ensino de técnicas específicas que estão envolvidas na produção do resumo, a saber, sumarização, inserção de autoria, descrição dos atos do autor. - observar o impacto dessas atividades de ensino na produção textual dos alunos envolvidos. |
PalavrasChave |
produção escrita, sumarização, resumo |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-aplicar um pequeno artigo para os alunos resumirem com o intuito de analisar a situação inicial no que diz respeito ao modo como eles produzem um resumo. Tomando como base as estratégias sintetizadas na seção ?Fundamentação Teórica?, será possível perceber quais as principais dificuldades que carecem ser trabalhadas, - preparar e realizar oficinas sobre resumo acadêmico, mostrando as principais competências que os alunos devem ter para a elaboração eficiente desse gênero discursivo. As oficinas tratarão de tópicos relacionados com a compreensão global do texto, maneiras diferentes de se referir ao autor do texto e também mostrarão em que consiste a técnica da sumarização. - aplicar novamente um texto para os estudantes resumirem objetivando identificar o impacto das oficinas no desempenho dos alunos na produção de resumos. - repetir a atividade, com outro texto base, no final do semestre letivo. |
LocalidadeAtendida |
Alunos do IFES - campus Alegre |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23637 |
CodigoLancamento |
23920 |
NumeroRegistro |
PRJ-187/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
QUALIDADE DOS EFLUENTES DA SUZANO PAPEL E CELULOSE - UNIDADE... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ELISA DIAS DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), DÉBORAH NEIDE DE MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), GEOVANA CAPRINI MOZER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), TEYNHA VALVERDE STOPPA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), VANESSA ARANTES LIZARDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), ANN HONOR MOUNTEER (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Caracterizar os efluentes setoriais e totais da fábrica ao longo de um ano de operação para subsidiar as ações de melhoria da eficiência do tratamento de efluentes da fábrica. |
PalavrasChave |
tratamento de efluentes, caracterização, eficiência |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Coleta de efluentes setoriais e totais da fábrica para quantificação de parâmetros químicas |
LocalidadeAtendida |
Suzano-Unidade Mucuri-BA |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23920 |
CodigoLancamento |
23926 |
NumeroRegistro |
PRJ-141/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMBULATÓRIO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA COM FOCO EM ASMA |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
PRISCILA JORDAIM SCHWAN (Coordenador, a 08/01/2011), LILYANE DAMASCENO MANELLA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 08/01/2011), HELENA LOUREIRO RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 08/01/2011) |
DataInicio |
2011-03-21 |
DataTermino |
2011-08-01 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Promover a melhoria da qualidade de vida e a redução da morbimortalidade em crianças e adolescentes com asma do município de Viçosa, Minas Gerais. |
PalavrasChave |
Asma, Criança, Doença respiratória |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades do projeto serão desenvolvidas através de atendimento ambulatorial individual, conduzidos por pneumologista pediátrica, docente da Universidade Federal de Viçosa, e pelas médicas residentes de pediatria do Hospital São Sebastião. Alunos do curso de graduação em medicina da UFV acompanharão os atendimentos . Os atendimentos serão realizados na Policlínica no centro de Viçosa para pacientes provenientes de uma das unidades básicas de saúde do município de Viçosa e/ou Hospital São Sebastião (após alta por doença respiratória com suspeita/diagnóstico de asma), devidamente munidos dos encaminhamentos médicos. Serão realizadas consultas médicas para diagnóstico através da anamnese, exame clínico e exames complementares quando necessários (provas de função pulmonar e diagnóstico de alergias) O diagnóstico de asma será firmado (ou confirmado) segundo os critérios estabelecidos nas IV Diretrizes Brasileiras de Asma, quais sejam, presença de um ou mais dos seguintes sintomas: dispnéia, tosse crônica, sibilância, aperto no peito ou desconforto torácico, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã, sinto¬mas episódicos, melhora espontânea ou pelo uso de medicações específicas para asma (broncodila¬tadores, antiinflamatórios esteróides), três ou mais episódios de sibilância no último ano, variabilidade sazonal dos sintomas e história familiar positiva para asma ou atopia, e diagnósticos alternativos excluídos. O diagnóstico funcional deverá ser feito pela demonstração de limitação variável ao fluxo de ar, através do Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e espirometria quando disponível pra os maiores de 6 anos. Os pacientes serão classificados quanto a gravidade da asma e receberam prescrição de medicação profilática e de resgate de acordo com cada caso. Os pacientes com diagnóstico confirmado de asma terão consultas agendadas periódicamente para acompanhamento clínico, ajustes necessários nas doses das medicações, verificação da adesão ao tratamento e educação continuada. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e micorregião |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
16 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23926 |
CodigoLancamento |
1370 |
NumeroRegistro |
PRJ-158/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO RONDON - OPERAÇÃO MAMORÉ |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ERNANE CORREA RABELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), LÍVIA MOREIRA DE ALCANTARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), DJAIR CESARIO DE ARAUJO (Coordenador, 16/07/2010 a 01/08/2010), ALCINDO CIPRIANO ARGOLO MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), ÉVELIN CRISTIANE DE CASTRO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), FILIPY HENRIQUE BONFIM ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), GLENDA MARA ARTHUSO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), DJAIR CESARIO DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), JOANA JUNQUEIRA CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), TELMA COELHO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), LARISSA GONÇALVES CASTOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), VÍTOR GOMES RAMALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010) |
DataInicio |
2010-07-16 |
DataTermino |
2010-08-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, produtores locais, multiplicadores na produção e difusão de material informativo para a população servidores públicos, inclusive professores, Disseminar soluções auto-sustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades. Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável. ) Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços. |
PalavrasChave |
Projeto Rondon, Interação Social, Responsabilidade Social |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões, cursos, campanhas, palestras, dia de campo, exibição de filmes etc. |
LocalidadeAtendida |
Buritis - RO |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
5000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1370 |
CodigoLancamento |
1379 |
NumeroRegistro |
PRJ-161/2010 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: A... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
|
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA (Coordenador, 02/08/2010 a 31/07/2012), JANAINA MARQUES DE MIRANDA LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), VANESSA APARECIDA MOREIRA DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), PATRÍCIA FERRAZ DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), REGIANI TEIXEIRA CAPISTRANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), CORMARIE ALECRECHE DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), EDNA LOPES MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), SHEILA MARIA DOULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012) |
DataInicio |
2010-08-02 |
DataTermino |
2012-07-31 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
Este projeto seguirá uma linha de trabalho que busca a interface entre a pesquisa e extensão. Nesse sentido, objetivamos conhecer os efeitos da sazonalidade da renda oriunda da colheita de café aferida pelas mulheres rurais, principais trabalhadoras desta atividade, nas relações de poder na família, nas suas possibilidades de escolha e realização de projetos pessoais, bem como, também, no seu acesso a lazer. Objetivamos ainda, ampliar o campo de possibilidades de inserção socioeconômica das apanhadoras de café de São Miguel do Anta, MG. Neste sentido, buscaremos promover a participação das mulheres em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, com o olhar voltado para a busca de ações que proporcionem maior arranjo das mulheres do meio rural, entendendo que a organização não se justifica por si própria, mas adquire sentido quando articulada a uma intenção de ação coletiva. Essa orientação se manifesta também, neste projeto, pelo interesse em criar canais de comunicação com a e EMATER e prefeitura do município, bem como diversos departamentos da Universidade Federal de Viçosa ? MG para demandar ajuda na solução de problemas. Em termos específicos, pretendemos: ? Investigar os efeitos da sazonalidade da colheita do café nas relações familiares no que se refere à organização familiar, a renda, a permanência dos jovens no campo e as relações de gênero, ? Desenvolver um levantamento junto às mulheres apanhadoras de café, das atividades econômicas com potencial de complementação da renda advinda da colheita do café, realizada nos meses de março a julho. ? Construir de forma coletiva a participação do grupo na condução do trabalho, a ser efetivado, a partir das suas demandas, ? Promover através de novos afazeres e da reflexão crítica sobre o seu dia-a-dia a auto-estima e melhorar a qualidade de vida da mulher, ? Ampliar o campo de inserção social das mulheres a partir de oficinas coletivas que possibilitem a troca de vivencias, experiências e conhecimentos importantes para o acesso aos benefícios sociais relativos à saúde, previdência, educação, meio ambiente e cidadania, ? Construir conjuntamente ao grupo envolvido no projeto práticas concebidas como aceitáveis para a preparação de alimentos, contemplando a saúde e o melhor aproveitamento dos mesmos, ? Ampliar o campo de possibilidade de renda para as mulheres, por meio de mecanismos de capacitação profissional (oficinas e mini-cursos) em alimentação e artesanato utilizando preferencialmente a matéria-prima existente no meio rural, ? Construir juntamente com as mulheres meios estéticos de apresentação e divulgação dos produtos por elas produzidos, ? Avaliar o potencial econômico do município, considerando a produção e comercialização de alimentos e artesanato produzidos pelas mulheres, incentivando a comercialização e agregação de valor os produtos, ? Ampliar o campo de possibilidades de renda das mulheres agricultoras a partir de informações/conhecimentos sobre as atividades de comercialização junto aos mercados institucionais através do Programa de Aquisição de Alimento bem como, feiras livres locais, compras coletivas, entre outros canais de comercialização, ? Elaborar de forma conjunta cartilhas didáticas sobre os conteúdos desenvolvidos pelo grupo, como forma de divulgação e valorização das mulheres, ? Construir a integração e organização das mulheres, incentivando ações em grupo e apoiando o estabelecimento de associações, que auxiliem a sustentabilidade e continuidade da produção e comercialização dos produtos por elas produzidos, ? Realizar junto às mulheres uma avaliação das mudanças socioeconômicas ocorridas no final dos 24 meses de desenvolvimento do projeto, elencando pontos positivos e a serem melhorados, bem como abordando possíveis ações a serem implementadas futuramente. |
PalavrasChave |
Inclusão, Desenvolvimento Social, Geração de Renda |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Tendo em vista o objetivo geral apontamos os seguintes pontos como foco de orientação e elaboração do plano de trabalho: * A primeira, de natureza instrumental, refere-se a qual(is) e quanti, objetivando num primeiro momento levantar dados que nos possibilitem dispor de um perfil socioeconômico do meio rural do município de São Miguel do Anta, MG. * A segunda, de natureza substantiva, refere-se a como promover a organização das mulheres rurais no contexto de instrumentação desta ação coletiva, * Desenvolver oficinas focando na realização pessoal socioeconômica das mulheres. Norteadas por estas questões, desenvolvemos nossa metodologia a partir de atividades que se colocam inicialmente a partir do ?Contato, pré-avaliação de interesse e convite à mobilização?. Sob o aspecto substantivo, esta primeira atividade visa diagnosticar o nível de organização das comunidades. Não se tratava de verificar a existência de organização formal, a exemplo de associações, uma vez que já se sabemos de antemão que não existe, mas de identificar a existência de relações motivadas pela origem das famílias que historicamente foram ocupando a região, por parentesco, por afinidades religiosas, ou pelo trabalho (mutirões para construir, para cultivar, para comprar ou vender). A presença destas relações, além de contribuir para a constituição de uma identidade comunitária da região, também podem facilitar a constituição de organizações formais ou mesmo a instrumentar a ação de organizações informais. Assim, baseado nas necessidades almejadas pelas próprias mulheres, em visita prévia do grupo de bolsistas do PET, estruturamos nosso cronograma, metodologia e matérias. Determinando nossos trabalhos em dias escolhidos pelas mesmas e montando os encontros em forma de oficinas, que serão trabalhadas duas por mês ou conforme a disponibilidade de tempo das mulheres. Vale ressaltar que durante todo o processo de construção e andamento das atividades duas bolsistas que ficarão trabalhando diretamente nas atividades e etapas do projeto, estando sempre em contato com a EMATER local do município e com a comunidade. Além disso, será realizada semanalmente reuniões com todo o grupo para traçar estratégias de trabalho e apresentar resultados dos trabalhos já realizados. As oficinas seguiram um roteiro, sendo este, porém, é flexível, buscando se adequar à realidade do público atendido (Oficinas conforme projeto em anexo). O desenvolvimento de mecanismos a partir das oficinas e mini-cursos têm como objetivo a qualificação profissional e inserção socioeconômica das mulheres afim de que ampliem e diversifiquem as atividades que possam complementar a poupança conseguida com a renda da colheita do café, nos meses de março a julho, aumentando o seu poder aquisitivo. Além disso, elas têm como objetivo ampliar a sua capacidade de organização coletiva para a produção conjunta de bens durante o período de baixa empregabilidade na lavoura cafeeira. |
LocalidadeAtendida |
São Miguel do Anta |
PessoasAtendidas |
75 |
PessoasAtendidasPorMes |
75 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1379 |
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