CodigoLancamento |
26021 |
NumeroRegistro |
PRJ-031/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CENTRO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (CELIB) |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
LUANA ISABEL GONCALVES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), DÉBORA DE FREITAS RIBAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 31/12/2012), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 01/02/2012 a 31/12/2012), CARLA CRISTINA ALMEIDA TEIXEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 31/12/2012), NATHANI NEVES BAESSO (Estagiário, 01/02/2012 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
1. Oferecer cursos regulares (permanentes e/ou eventuais) de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS em níveis básico, intermediário e avançado e cursos eventuais para fins específicos, 2. Oferecer campo de estágio aos alunos do curso de graduação Letras do DLA que tenham realizado a disciplina LET 290, 3. Proporcionar a troca de experiências e conhecimentos com professores-pesquisadores e discentes de outras universidades através do planejamento de eventos relacionados à área, 4. Servir de campo de aplicação de experimentos em LIBRAS, 5. Viabilizar o acesso à aprendizagem de LIBRAS aos alunos com baixo poder aquisitivo, 6. Servir de campo de pesquisa para os professores do DLA, para os alunos dos cursos de graduação em projetos de iniciação científica e para os próprios bolsistas do projeto. |
PalavrasChave |
ensino-aprendizagem, LIBRAS, cultura surda |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Seleção de bolsistas de extensão e estagiários Curso de treinamento para novos bolsistas (professores, 2. Realização de reuniões com o grupo de bolsistas, 3. Orientação individual aos bolsistas, 4. Planejamento para os cursos (bolsistas/professores, coordenadores, 5. Preparação de aulas (bolsistas/professores, 6. Seleção de bolsistas de extensão e estagiários Curso de treinamento para novos bolsistas (professores, 7. Realização de processo de matrícula dos cursos (secretários/ estagiários,) 8. Realização de Jornadas Pedagógicas, 9. Realização de reuniões com o grupo de bolsistas, 10. Orientação individual aos bolsistas, 11. Elaboração e aplicação do teste de nivelamento a ser aplicado pelos bolsistas de extensão, 12. Confecção de relatórios semestrais dos bolsistas de extensão, 13. Aplicação de questionários de avaliação aos alunos dos cursos. |
LocalidadeAtendida |
UFV/Viçosa |
PessoasAtendidas |
54 |
PessoasAtendidasPorMes |
54 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26021 |
CodigoLancamento |
26302 |
NumeroRegistro |
PRJ-073/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O USO E DIFUSÃO DE AQUECEDORES SOLAR DE BAIXO CUSTO NA COMUN... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
GERSON GERALDO CHAVES (Coordenador, 29/05/2010 a 07/11/2010), GERSON GERALDO CHAVES (Coordenador, 29/05/2010 a 07/11/2010) |
DataInicio |
2010-05-29 |
DataTermino |
2010-11-07 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
*Reduzir o consumo de energia elétrica em residências de famílias de baixa renda de Florestal aumentando, assim, a renda familiar bem como difundir o ASBC na região. |
PalavrasChave |
ASBC, energia elétrica, feira de ciências |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
* Pesquisar a população alvo sobre o interesse da implantação do projeto, sem custo, do ASBC em sua residência * Construir 6 ASBC e implantá-los em residências de famílias de baixa renda. * Estudar a redução no consumo de energia elétrica após a implantação do ASBC * Apresentar o resultado da pesquisa na Feira dee Ciências da escola para difundir o uso dessa tecnologia na região |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
24 |
PessoasAtendidasPorMes |
24 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26302 |
CodigoLancamento |
26362 |
NumeroRegistro |
PRJ-058/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O ENSINO DE MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS, UMA NOVA ABO... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
VICENTE DE PAULA LELIS (Coordenador, 01/08/2011 a 31/12/2012), ADRIANA CORREA MENDONCA (Bolsista - Outros, 01/08/2011 a 31/12/2012), PAULA DE AGUIAR CIPRIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2011 a 31/12/2012), HEBER FERNANDES AMARAL (Bolsista - Outros, 01/08/2011 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-08-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
%u2022Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem do ensino superior, %u2022Diminuir os índices de retenção e/ou evasão de discentes nos cursos de graduação, %u2022Incentivar práticas pedagógicas inovadoras, %u2022Utilizar novas tecnologias como ferramenta pedagógica, %u2022Incentivar o desenvolvimento de material didático-pedagógico, %u2022Permitir aos alunos maior absorção do conteúdo e por conseqüência, aumentar o nível de conhecimento, %u2022Fornecer aos docentes uma alternativa de ferramenta pedagógica, %u2022Propiciar e contribuir para que as instituições e ensino agreguem valor aos serviços prestados. |
PalavrasChave |
material didático, avaliação, evasão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O presente projeto pretende fazer uma atualização de material didático para meio digital e será disponibilizada aos docentes no formato de sua preferência (Power point ou pdf). Neste projeto também será desenvolvido um software que gerará simulados e avaliações onde os discentes entrarão com ?usuário e senha? e farão as avaliações no horário que desejarem. Para ter acesso ao software os alunos deverão acessar página de internet da instituição de ensino e o local onde o software estará disponível. O processo de avaliação do conteúdo da disciplina será feito de maneira alternativa e inovadora, pois atrela o método de avaliação com novas tecnologias de ensino. Além de facilitar a aplicação da avaliação para os docentes e possibilitar aos alunos uma nova alternativa para avaliação do seu aprendizado. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes das engenahrias que cursm a disciplina FIS 233 |
PessoasAtendidas |
660 |
PessoasAtendidasPorMes |
220 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26362 |
CodigoLancamento |
26432 |
NumeroRegistro |
PRJ-079/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPOEIRA ANGOLA PARA A VALORIZAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIA... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA (Coordenador, 14/02/2012 a 14/02/2013), ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), CAIO CÉSAR SILVA ALVARENGA CORREIA (Bolsista PROCULTURA, 14/02/2012 a 14/02/2013), LAIS CAMARGO ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), HEITOR MANCINI TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), FLORA MARGARIDA ANTONIOLI BORDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013) |
DataInicio |
2012-02-14 |
DataTermino |
2013-02-14 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Objetivo Geral O projeto tem como objetivo principal contribuir com o processo de difusão e preservação da Capoeira Angola (patrimônio cultural imaterial brasileiro) e fortalecimento da identidade cultural da comunidade atendida. Objetivos Específicos %u25CFContribuir para elevação da qualidade de vida da comunidade através do desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e social dos praticantes da capoeira. %u25CFValorizar as produções de origem ou influência africana no Brasil, com vistas ao respeito à diferença e a diversidade. %u25CFPermitir que a comunidade conheça e expresse aspectos da cultura afro-brasileira que, de forma reprimida, está presente no cotidiano. %u25CFPromover a Capoeira como atividade lúdica e educativa de fortalecimento da cidadania |
PalavrasChave |
Cultura, Educação, Capoeira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia: As atividades do projeto serão realizadas principalmente em 2 espaços, a sede do Grupo de Capoeira na comunidade do Bairro Sagrado Coração (?Rebenta Rabixo?) e um espaço na UFV Casa da Paz, Vila Gianetti. Serão realizados treinos de Capoeira Angola, rodas de Capoeira Angola, oficinas com temas relacionados a cultura afro-brasileira e eventos. Treinos: Os treinos de capoeira angola na comunidade acontecerão em três aulas semanais. Cada aula terá a duração de uma hora e meia e será dividida por faixa etária. Estas serão coordenadas pelo bolsista e ministradas por dois integrantes do grupo. Os treinos são divididos em 2 etapas: na primeira etapa serão desenvolvidas as capacidades técnicas a partir de atividades individuais, em duplas e coletivas. Estas serão constituídas por elementos técnicos e táticos que envolvem o jogo da Capoeira Angola. Na segunda etapa acontecerá o trabalho rítmico e musical. Apresentaremos aos alunos as canções tradicionais da capoeira, que possuem letras muito ricas com relação à cultura e tradições ancestrais (ladainhas, chula e canto corrido), fundamentais para o desenvolvimento da roda. Também será trabalhado o manuseio dos instrumentos que compõe a bateria da roda: berimbau gunga, berimbau médio, berimbau viola, pandeiros, agogô, reco-reco e atabaque. Rodas: Uma vez por semana será realizada na comunidade uma roda de capoeira - importante ritual em que os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos treinos são colocados em prática - com duração de 2 horas. Na roda de capoeira todos participantes são responsáveis pela organização da mesma. Os pais e amigos dos envolvidos serão convidados a participar, cabendo ao bolsista organizar o espaço e o grupo para este momento. Oficinas: As oficinas de formação acontecerão uma vez por trimestre. Estas acontecerão na comunidade ou na Casa da Paz. Terão duração de quatro horas e serão ministradas por integrantes do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar, por professores ou convidados de outros projetos. Temas que serão aboradados: - história da África e lendas africanas - ritmos afro-brasileiros - dança-afro - confecção de instrumentos Eventos: Serão realizados dois eventos, com o objetivo de discutir junto à comunidade viçosense e universitária assuntos relativos à questão racial e à capoeira angola. Tais encontros, com duração de um dia constarão de: mesas redondas com mestres de capoeira e/ou outros envolvidos na luta racial, oficinas diversas e rodas de capoeira. Reuniões de planejamento Serão realizadas reuniões mensais na Casa da Paz com toda a equipe do projeto. Esse espaço servirá para o planejamento das ações, avaliação geral das atividades e da própria equipe. |
LocalidadeAtendida |
Rebenta Rabixo |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26432 |
CodigoLancamento |
41104 |
NumeroRegistro |
PRJ-151/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMUNIZAÇÃO NO CAMPUS |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
DEBORA DO VAL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), HEDER ALENCAR VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), MÔNICA MATTOS E PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), SILVIA ELOIZA PRIORE (Coordenador, 23/03/2012 a 01/06/2019) |
DataInicio |
2012-03-23 |
DataTermino |
2019-06-01 |
LinhaExtensao |
Saúde e proteção no trabalho |
Objetivo |
Geral: Melhorar a qualidade de vida dos servidores ativos da Universidade Federal de Viçosa, com a finalidade de prevenir as doenças imunopreveníveis e promover uma educação em saúde.Específicos: Atualizar o cartão de vacinas dos servidores, Aumentar a cobertura vacinal do Município de Viçosa |
PalavrasChave |
Imunização, Servidores, Qualidade de Vida |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Projeto será executado em cinco etapas e tem como estratégia a vacinação dos imunobiológicos que serão administrados fora da unidade de saúde, serão administradas nos próprios locais de atuação profissional do servidor.Etapa 1: Serão realizadas reuniões com os responsáveis pelo projeto com a finalidade de definir o setor onde será realizado a vacinação.Deverá ser levado em consideração os riscos no ambiente de trabalho.Etapa 2: Definindo o setor a ser visitado, deverá ser formalizado um convite ao chefe do respectivo setor para uma reunião com a equipe do projeto, com o objetivo de apresentá-lo, enfatizando a importância da imunização como prevenção e promoção de saúde aos servidores, solicitar a relação dos servidores lotados e atuantes no setor, classificados por sexo, faixa etária, definir a data e o local adequado para realização da vacinação.Deverá solicitar ao chefe do setor que comunique todos os servidores do dia, horário e local da vacinação, incentivando a participação de todos e a importância de apresentarem o cartão de vacina, mesmo que desatualizado, no dia da vacinação.As vacinações serão feitas semanalmente, sempre de acordo com o número de servidores lotados em cada setor, não ultrapassando o limite de 50 servidores por dia de vacinação.Etapa 3: No dia previamente agendado com o chefe do setor, a orientadora e a equipe técnica do projeto se deslocarão para o local definido, com os imunobiológicos dentro de um caixa térmica apropriada para o transporte dos mesmos, levando maca portátil, materiais necessários para administração das vacinas, recipiente adequado para descarte de perfurocortantes, termômetro de mercúrio, esfigmomanômetro, estetoscópio, cartão espelho em branco, cartão de vacinas e o mapa diário onde serão feitas as anotações quantos as vacinas administradas e os dados do servidor. Etapa 4: Será apresentado ao servidor, pela Enfermeira Responsável, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo 2), onde explica a importância do projeto, a participação como sendo voluntária, os efeitos adversos e as contraindicações das vacinas a serem administradas e a confidencialidade das informações. O servidor que consentir com a vacinação deverá assinar as duas vias do Termo apresentado, sendo uma entregue ao mesmo e a outra será arquivada junto aos relatórios do projeto na Divisão de Saúde.A Enfermeira Responsável, em conversa com o servidor, identificará quais as vacinas necessárias de acordo com o histórico vacinal do mesmo, e junto com a estudante de graduação será preenchido o cartão espelho, o mapa diário e o cartão de vacina que será entregue ao servidor, orientando sobre as próximas datas de vacinação de acordo com a necessidade apresentada.Os servidores que não apresentarem cartão de vacinas serão considerados com não vacinados e os que relatarem ter o cartão, mas por alguma razão não pode apresentá-lo, será orientado e procurar a Sala de Vacinas da Divisão de Saúde, no horário de funcionamento, munidos com o cartão de vacinas para atualizações necessárias.Etapa 5: Após a vacinação será elaborado um relatório, que possibilite estimar e avaliar a adesão ao projeto e realizar a busca ativa nos casos de servidores que não puderam comparecer ou que precisarão completar algum esquema vacinal iniciado ou identificado no momento da vacinação.Esse relatório deverá ser apresentado para toda a equipe em reunião, com a finalidade de avaliar e buscar alternativas para melhores resultados quando se fizerem necessários. |
LocalidadeAtendida |
Campus Universitário / Viçosa |
PessoasAtendidas |
4800 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41104 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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