CodigoLancamento |
26302 |
NumeroRegistro |
PRJ-073/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O USO E DIFUSÃO DE AQUECEDORES SOLAR DE BAIXO CUSTO NA COMUN... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
GERSON GERALDO CHAVES (Coordenador, 29/05/2010 a 07/11/2010), GERSON GERALDO CHAVES (Coordenador, 29/05/2010 a 07/11/2010) |
DataInicio |
2010-05-29 |
DataTermino |
2010-11-07 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
*Reduzir o consumo de energia elétrica em residências de famílias de baixa renda de Florestal aumentando, assim, a renda familiar bem como difundir o ASBC na região. |
PalavrasChave |
ASBC, energia elétrica, feira de ciências |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
* Pesquisar a população alvo sobre o interesse da implantação do projeto, sem custo, do ASBC em sua residência * Construir 6 ASBC e implantá-los em residências de famílias de baixa renda. * Estudar a redução no consumo de energia elétrica após a implantação do ASBC * Apresentar o resultado da pesquisa na Feira dee Ciências da escola para difundir o uso dessa tecnologia na região |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
24 |
PessoasAtendidasPorMes |
24 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26302 |
CodigoLancamento |
26362 |
NumeroRegistro |
PRJ-058/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O ENSINO DE MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS, UMA NOVA ABO... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
VICENTE DE PAULA LELIS (Coordenador, 01/08/2011 a 31/12/2012), ADRIANA CORREA MENDONCA (Bolsista - Outros, 01/08/2011 a 31/12/2012), PAULA DE AGUIAR CIPRIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2011 a 31/12/2012), HEBER FERNANDES AMARAL (Bolsista - Outros, 01/08/2011 a 31/12/2012) |
DataInicio |
2011-08-01 |
DataTermino |
2012-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
%u2022Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem do ensino superior, %u2022Diminuir os índices de retenção e/ou evasão de discentes nos cursos de graduação, %u2022Incentivar práticas pedagógicas inovadoras, %u2022Utilizar novas tecnologias como ferramenta pedagógica, %u2022Incentivar o desenvolvimento de material didático-pedagógico, %u2022Permitir aos alunos maior absorção do conteúdo e por conseqüência, aumentar o nível de conhecimento, %u2022Fornecer aos docentes uma alternativa de ferramenta pedagógica, %u2022Propiciar e contribuir para que as instituições e ensino agreguem valor aos serviços prestados. |
PalavrasChave |
material didático, avaliação, evasão |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O presente projeto pretende fazer uma atualização de material didático para meio digital e será disponibilizada aos docentes no formato de sua preferência (Power point ou pdf). Neste projeto também será desenvolvido um software que gerará simulados e avaliações onde os discentes entrarão com ?usuário e senha? e farão as avaliações no horário que desejarem. Para ter acesso ao software os alunos deverão acessar página de internet da instituição de ensino e o local onde o software estará disponível. O processo de avaliação do conteúdo da disciplina será feito de maneira alternativa e inovadora, pois atrela o método de avaliação com novas tecnologias de ensino. Além de facilitar a aplicação da avaliação para os docentes e possibilitar aos alunos uma nova alternativa para avaliação do seu aprendizado. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes das engenahrias que cursm a disciplina FIS 233 |
PessoasAtendidas |
660 |
PessoasAtendidasPorMes |
220 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26362 |
CodigoLancamento |
26432 |
NumeroRegistro |
PRJ-079/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPOEIRA ANGOLA PARA A VALORIZAÇÃO CULTURAL E INCLUSÃO SOCIA... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA (Coordenador, 14/02/2012 a 14/02/2013), ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), CAIO CÉSAR SILVA ALVARENGA CORREIA (Bolsista PROCULTURA, 14/02/2012 a 14/02/2013), LAIS CAMARGO ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), HEITOR MANCINI TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013), FLORA MARGARIDA ANTONIOLI BORDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 14/02/2012 a 14/02/2013) |
DataInicio |
2012-02-14 |
DataTermino |
2013-02-14 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Objetivo Geral O projeto tem como objetivo principal contribuir com o processo de difusão e preservação da Capoeira Angola (patrimônio cultural imaterial brasileiro) e fortalecimento da identidade cultural da comunidade atendida. Objetivos Específicos %u25CFContribuir para elevação da qualidade de vida da comunidade através do desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e social dos praticantes da capoeira. %u25CFValorizar as produções de origem ou influência africana no Brasil, com vistas ao respeito à diferença e a diversidade. %u25CFPermitir que a comunidade conheça e expresse aspectos da cultura afro-brasileira que, de forma reprimida, está presente no cotidiano. %u25CFPromover a Capoeira como atividade lúdica e educativa de fortalecimento da cidadania |
PalavrasChave |
Cultura, Educação, Capoeira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Metodologia: As atividades do projeto serão realizadas principalmente em 2 espaços, a sede do Grupo de Capoeira na comunidade do Bairro Sagrado Coração (?Rebenta Rabixo?) e um espaço na UFV Casa da Paz, Vila Gianetti. Serão realizados treinos de Capoeira Angola, rodas de Capoeira Angola, oficinas com temas relacionados a cultura afro-brasileira e eventos. Treinos: Os treinos de capoeira angola na comunidade acontecerão em três aulas semanais. Cada aula terá a duração de uma hora e meia e será dividida por faixa etária. Estas serão coordenadas pelo bolsista e ministradas por dois integrantes do grupo. Os treinos são divididos em 2 etapas: na primeira etapa serão desenvolvidas as capacidades técnicas a partir de atividades individuais, em duplas e coletivas. Estas serão constituídas por elementos técnicos e táticos que envolvem o jogo da Capoeira Angola. Na segunda etapa acontecerá o trabalho rítmico e musical. Apresentaremos aos alunos as canções tradicionais da capoeira, que possuem letras muito ricas com relação à cultura e tradições ancestrais (ladainhas, chula e canto corrido), fundamentais para o desenvolvimento da roda. Também será trabalhado o manuseio dos instrumentos que compõe a bateria da roda: berimbau gunga, berimbau médio, berimbau viola, pandeiros, agogô, reco-reco e atabaque. Rodas: Uma vez por semana será realizada na comunidade uma roda de capoeira - importante ritual em que os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos treinos são colocados em prática - com duração de 2 horas. Na roda de capoeira todos participantes são responsáveis pela organização da mesma. Os pais e amigos dos envolvidos serão convidados a participar, cabendo ao bolsista organizar o espaço e o grupo para este momento. Oficinas: As oficinas de formação acontecerão uma vez por trimestre. Estas acontecerão na comunidade ou na Casa da Paz. Terão duração de quatro horas e serão ministradas por integrantes do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar, por professores ou convidados de outros projetos. Temas que serão aboradados: - história da África e lendas africanas - ritmos afro-brasileiros - dança-afro - confecção de instrumentos Eventos: Serão realizados dois eventos, com o objetivo de discutir junto à comunidade viçosense e universitária assuntos relativos à questão racial e à capoeira angola. Tais encontros, com duração de um dia constarão de: mesas redondas com mestres de capoeira e/ou outros envolvidos na luta racial, oficinas diversas e rodas de capoeira. Reuniões de planejamento Serão realizadas reuniões mensais na Casa da Paz com toda a equipe do projeto. Esse espaço servirá para o planejamento das ações, avaliação geral das atividades e da própria equipe. |
LocalidadeAtendida |
Rebenta Rabixo |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26432 |
CodigoLancamento |
41104 |
NumeroRegistro |
PRJ-151/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
IMUNIZAÇÃO NO CAMPUS |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
DEBORA DO VAL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), HEDER ALENCAR VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), MÔNICA MATTOS E PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), SILVIA ELOIZA PRIORE (Coordenador, 23/03/2012 a 01/06/2019) |
DataInicio |
2012-03-23 |
DataTermino |
2019-06-01 |
LinhaExtensao |
Saúde e proteção no trabalho |
Objetivo |
Geral: Melhorar a qualidade de vida dos servidores ativos da Universidade Federal de Viçosa, com a finalidade de prevenir as doenças imunopreveníveis e promover uma educação em saúde.Específicos: Atualizar o cartão de vacinas dos servidores, Aumentar a cobertura vacinal do Município de Viçosa |
PalavrasChave |
Imunização, Servidores, Qualidade de Vida |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Projeto será executado em cinco etapas e tem como estratégia a vacinação dos imunobiológicos que serão administrados fora da unidade de saúde, serão administradas nos próprios locais de atuação profissional do servidor.Etapa 1: Serão realizadas reuniões com os responsáveis pelo projeto com a finalidade de definir o setor onde será realizado a vacinação.Deverá ser levado em consideração os riscos no ambiente de trabalho.Etapa 2: Definindo o setor a ser visitado, deverá ser formalizado um convite ao chefe do respectivo setor para uma reunião com a equipe do projeto, com o objetivo de apresentá-lo, enfatizando a importância da imunização como prevenção e promoção de saúde aos servidores, solicitar a relação dos servidores lotados e atuantes no setor, classificados por sexo, faixa etária, definir a data e o local adequado para realização da vacinação.Deverá solicitar ao chefe do setor que comunique todos os servidores do dia, horário e local da vacinação, incentivando a participação de todos e a importância de apresentarem o cartão de vacina, mesmo que desatualizado, no dia da vacinação.As vacinações serão feitas semanalmente, sempre de acordo com o número de servidores lotados em cada setor, não ultrapassando o limite de 50 servidores por dia de vacinação.Etapa 3: No dia previamente agendado com o chefe do setor, a orientadora e a equipe técnica do projeto se deslocarão para o local definido, com os imunobiológicos dentro de um caixa térmica apropriada para o transporte dos mesmos, levando maca portátil, materiais necessários para administração das vacinas, recipiente adequado para descarte de perfurocortantes, termômetro de mercúrio, esfigmomanômetro, estetoscópio, cartão espelho em branco, cartão de vacinas e o mapa diário onde serão feitas as anotações quantos as vacinas administradas e os dados do servidor. Etapa 4: Será apresentado ao servidor, pela Enfermeira Responsável, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo 2), onde explica a importância do projeto, a participação como sendo voluntária, os efeitos adversos e as contraindicações das vacinas a serem administradas e a confidencialidade das informações. O servidor que consentir com a vacinação deverá assinar as duas vias do Termo apresentado, sendo uma entregue ao mesmo e a outra será arquivada junto aos relatórios do projeto na Divisão de Saúde.A Enfermeira Responsável, em conversa com o servidor, identificará quais as vacinas necessárias de acordo com o histórico vacinal do mesmo, e junto com a estudante de graduação será preenchido o cartão espelho, o mapa diário e o cartão de vacina que será entregue ao servidor, orientando sobre as próximas datas de vacinação de acordo com a necessidade apresentada.Os servidores que não apresentarem cartão de vacinas serão considerados com não vacinados e os que relatarem ter o cartão, mas por alguma razão não pode apresentá-lo, será orientado e procurar a Sala de Vacinas da Divisão de Saúde, no horário de funcionamento, munidos com o cartão de vacinas para atualizações necessárias.Etapa 5: Após a vacinação será elaborado um relatório, que possibilite estimar e avaliar a adesão ao projeto e realizar a busca ativa nos casos de servidores que não puderam comparecer ou que precisarão completar algum esquema vacinal iniciado ou identificado no momento da vacinação.Esse relatório deverá ser apresentado para toda a equipe em reunião, com a finalidade de avaliar e buscar alternativas para melhores resultados quando se fizerem necessários. |
LocalidadeAtendida |
Campus Universitário / Viçosa |
PessoasAtendidas |
4800 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41104 |
CodigoLancamento |
41557 |
NumeroRegistro |
PRJ-169/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA CAP... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
HEND PEREIRA DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/08/2013 a 31/12/2016), DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS (Coordenador, 01/08/2013 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Desenvolver um sistema de avaliação da capacidade de uso do solo que servirá de ferramenta na avaliação das limitações de uso do solo, e através da orientação técnicas de instituições que desenvolvem atividades extencionistas como o próprio Campus e outras universidades, EMATER, EPAMIG levar ao agricultor informações sobre a melhor maneira de utilizar a terra de forma a evitar a degradação da área devido a má utilização ao mesmo tempo aumentar a produtividade da área através da utilização de praticas adequadas ás características específicas da área trabalhada. Objetivos Específicos: Evitar a degradação de terras devido à má utilização devido a falta de conhecimento, - desenvolver uma ferramenta que possibilite a análise e avaliação de áreas pontuais de forma a evitar a generalização das informações, -facilitar e fortalecer o trabalho extencionista na área de capacidade de uso das terras . |
PalavrasChave |
Manejo de Solo, Conservação Ambiental, Educação Ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Revisão de literatura e levantamento de informações relativas às classes de capacidade de uso do solo. Nesta etapa a bolsista selecionará os critérios que constituirão as bases do sistema especialista de classificação. O desenvolvimento do sistema especialista de classificação de uso do solo e a fase de testes serão realizados pelo bolsista, com supervisão do orientador. Para estas etapas, análises dos atributos químicos e físicos do solo serão realizados pelos envolvidos. Seleção de profissionais especialistas em classificação da capacidade de uso do solo para avaliação do sistema a ser desenvolvido. Os melhores especialistas do Brasil serão convidados a classificarem as amostras de solos para que os resultados sejam comparados com o sistema a ser desenvolvido. Esta etapa é importante para a validação do sistema de capacidade de uso do solo. Após validação do sistema, serão recomendadas as principais formas de uso e manejo do solo, conforme o sistema especialista de classificação do uso das terras. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41557 |
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