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gov - CodigoLancamento:41104,NumeroRegistro:PRJ-151/2015,Tipo:Projeto,Titulo:IMUNIZAÇÃO NO CAMPUS,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Trabalho,Envolvidos:DEBORA DO VAL DE SOUZA (Colab

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

41104

NumeroRegistro

PRJ-151/2015

Tipo

Projeto

Titulo

IMUNIZAÇÃO NO CAMPUS

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

DEBORA DO VAL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), HEDER ALENCAR VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), MÔNICA MATTOS E PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2012 a 01/06/2019), SILVIA ELOIZA PRIORE (Coordenador, 23/03/2012 a 01/06/2019)

DataInicio

2012-03-23

DataTermino

2019-06-01

LinhaExtensao

Saúde e proteção no trabalho

Objetivo

Geral: Melhorar a qualidade de vida dos servidores ativos da Universidade Federal de Viçosa, com a finalidade de prevenir as doenças imunopreveníveis e promover uma educação em saúde.Específicos: Atualizar o cartão de vacinas dos servidores, Aumentar a cobertura vacinal do Município de Viçosa

PalavrasChave

Imunização, Servidores, Qualidade de Vida

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O Projeto será executado em cinco etapas e tem como estratégia a vacinação dos imunobiológicos que serão administrados fora da unidade de saúde, serão administradas nos próprios locais de atuação profissional do servidor.Etapa 1: Serão realizadas reuniões com os responsáveis pelo projeto com a finalidade de definir o setor onde será realizado a vacinação.Deverá ser levado em consideração os riscos no ambiente de trabalho.Etapa 2: Definindo o setor a ser visitado, deverá ser formalizado um convite ao chefe do respectivo setor para uma reunião com a equipe do projeto, com o objetivo de apresentá-lo, enfatizando a importância da imunização como prevenção e promoção de saúde aos servidores, solicitar a relação dos servidores lotados e atuantes no setor, classificados por sexo, faixa etária, definir a data e o local adequado para realização da vacinação.Deverá solicitar ao chefe do setor que comunique todos os servidores do dia, horário e local da vacinação, incentivando a participação de todos e a importância de apresentarem o cartão de vacina, mesmo que desatualizado, no dia da vacinação.As vacinações serão feitas semanalmente, sempre de acordo com o número de servidores lotados em cada setor, não ultrapassando o limite de 50 servidores por dia de vacinação.Etapa 3: No dia previamente agendado com o chefe do setor, a orientadora e a equipe técnica do projeto se deslocarão para o local definido, com os imunobiológicos dentro de um caixa térmica apropriada para o transporte dos mesmos, levando maca portátil, materiais necessários para administração das vacinas, recipiente adequado para descarte de perfurocortantes, termômetro de mercúrio, esfigmomanômetro, estetoscópio, cartão espelho em branco, cartão de vacinas e o mapa diário onde serão feitas as anotações quantos as vacinas administradas e os dados do servidor. Etapa 4: Será apresentado ao servidor, pela Enfermeira Responsável, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo 2), onde explica a importância do projeto, a participação como sendo voluntária, os efeitos adversos e as contraindicações das vacinas a serem administradas e a confidencialidade das informações. O servidor que consentir com a vacinação deverá assinar as duas vias do Termo apresentado, sendo uma entregue ao mesmo e a outra será arquivada junto aos relatórios do projeto na Divisão de Saúde.A Enfermeira Responsável, em conversa com o servidor, identificará quais as vacinas necessárias de acordo com o histórico vacinal do mesmo, e junto com a estudante de graduação será preenchido o cartão espelho, o mapa diário e o cartão de vacina que será entregue ao servidor, orientando sobre as próximas datas de vacinação de acordo com a necessidade apresentada.Os servidores que não apresentarem cartão de vacinas serão considerados com não vacinados e os que relatarem ter o cartão, mas por alguma razão não pode apresentá-lo, será orientado e procurar a Sala de Vacinas da Divisão de Saúde, no horário de funcionamento, munidos com o cartão de vacinas para atualizações necessárias.Etapa 5: Após a vacinação será elaborado um relatório, que possibilite estimar e avaliar a adesão ao projeto e realizar a busca ativa nos casos de servidores que não puderam comparecer ou que precisarão completar algum esquema vacinal iniciado ou identificado no momento da vacinação.Esse relatório deverá ser apresentado para toda a equipe em reunião, com a finalidade de avaliar e buscar alternativas para melhores resultados quando se fizerem necessários.

LocalidadeAtendida

Campus Universitário / Viçosa

PessoasAtendidas

4800

PessoasAtendidasPorMes

70

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41104


gov - CodigoLancamento:41557,NumeroRegistro:PRJ-169/2015,Tipo:Projeto,Titulo:ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA CAP...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematic

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

41557

NumeroRegistro

PRJ-169/2015

Tipo

Projeto

Titulo

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA CAP...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Envolvidos

HEND PEREIRA DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/08/2013 a 31/12/2016), DIEGO ANTONIO FRANÇA DE FREITAS (Coordenador, 01/08/2013 a 31/12/2016)

DataInicio

2013-08-01

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento de produtos

Objetivo

Objetivo Geral: - Desenvolver um sistema de avaliação da capacidade de uso do solo que servirá de ferramenta na avaliação das limitações de uso do solo, e através da orientação técnicas de instituições que desenvolvem atividades extencionistas como o próprio Campus e outras universidades, EMATER, EPAMIG levar ao agricultor informações sobre a melhor maneira de utilizar a terra de forma a evitar a degradação da área devido a má utilização ao mesmo tempo aumentar a produtividade da área através da utilização de praticas adequadas ás características específicas da área trabalhada. Objetivos Específicos: Evitar a degradação de terras devido à má utilização devido a falta de conhecimento, - desenvolver uma ferramenta que possibilite a análise e avaliação de áreas pontuais de forma a evitar a generalização das informações, -facilitar e fortalecer o trabalho extencionista na área de capacidade de uso das terras .

PalavrasChave

Manejo de Solo, Conservação Ambiental, Educação Ambiental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Revisão de literatura e levantamento de informações relativas às classes de capacidade de uso do solo. Nesta etapa a bolsista selecionará os critérios que constituirão as bases do sistema especialista de classificação. O desenvolvimento do sistema especialista de classificação de uso do solo e a fase de testes serão realizados pelo bolsista, com supervisão do orientador. Para estas etapas, análises dos atributos químicos e físicos do solo serão realizados pelos envolvidos. Seleção de profissionais especialistas em classificação da capacidade de uso do solo para avaliação do sistema a ser desenvolvido. Os melhores especialistas do Brasil serão convidados a classificarem as amostras de solos para que os resultados sejam comparados com o sistema a ser desenvolvido. Esta etapa é importante para a validação do sistema de capacidade de uso do solo. Após validação do sistema, serão recomendadas as principais formas de uso e manejo do solo, conforme o sistema especialista de classificação do uso das terras.

LocalidadeAtendida

Florestal

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41557


gov - CodigoLancamento:41660,NumeroRegistro:PRJ-183/2015,Tipo:Projeto,Titulo:AS MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES NA CULTURA POPULAR: MARACATUS...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educ

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

41660

NumeroRegistro

PRJ-183/2015

Tipo

Projeto

Titulo

AS MÚLTIPLAS TERRITORIALIDADES NA CULTURA POPULAR: MARACATUS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

MARILDA TELES MARACCI (Coordenador, 01/02/2015 a 30/12/2015), MURILO BANDEIRA DE PAULA (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2015 a 30/12/2015), ALDEMIRO GOMES PIO (Estagiário, 01/02/2015 a 30/12/2015), RENAN JOSÉ FREITAS ASSIS (Estagiário, 01/02/2015 a 30/12/2015), YASMINE CHICRALLA ALVAREZ (Estagiário, 01/02/2015 a 30/12/2015)

DataInicio

2015-02-01

DataTermino

2015-12-30

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Objetivo Geral Elaborar pesquisa teórico-metodológica sobre as inteirações culturais e o sentimento de pertencimento dos integrantes de O Bloco e dos parceiros em atividades que serão realizadas por meio de atividades artísticas culturais de manifestações populares como o maracatu. Objetivos Específicos 1.Reconhecer e difundir as manifestações populares da região, através do maracatu como veículo de valorização da cultura nacional, 2.Proporcionar aos integrantes de O Bloco e aos demais interessados um espaço reflexivo da condição da cultura popular hoje, as origens elementos que dão caráter identitário junto aos conceitos geográficos, 3.Promover espaço teórico da valorização da cultura nacional e sua articulação com a mercadologia e as ressignificações da cultura e do território cultural, 4.Realizar atividades nas escolas da região, promovendo música e reflexões sobre a cultura popular, 5.Promover/participar de ciclos de debates, palestras e afins, que abordem as temáticas culturais e de identidade, 6.Manter e fortalecer o vínculo com os grupos culturais parceiros, 7.Disponibilização de eventuais atividades em página da internet: www.oblocovicosa.blogspot.com.br

PalavrasChave

Cultura, Identidade, Maracatu

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Foco de formação interna: 1.Realização de grupo de estudos culturais 2.Participação de eventos, encontros ou simpósios de temática cultural %u2022Foco de articulação e integração: 1.Manter vínculo com grupos populares da região, bem como ajudá-los quando possível 2.Participar de eventos na UFV, onde serão abordados os frutos da pesquisa %u2022Foco educativo: 1.Realizar visitas artísticas e culturais nas escolas municipais da região 2.Promover intervenções culturais com exposição de filmes, música e a fins 3.Promover intervenções disciplinares nas escolas parceiras 4.Convidar grupos e mestres populares parceiros a participarem de eventos promovidos pela universidade, seja por meio de O Bloco ou de outros grupos %u2022Foco de divulgação: 1.Disponibilizar, via internet, matérias referentes às pesquisas do projeto 2.Criar lista de email para divulgação das atividades %u2022Foco gestor: 1.Reuniões mensais 2.Produção de relatórios para coordenação do projeto e para o PROCULTURA 3.Registro de atividades do projeto e dos envolvidos com certificação para membros e mestres

LocalidadeAtendida

Viçosa e região

PessoasAtendidas

350

PessoasAtendidasPorMes

35

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41660


gov - CodigoLancamento:38299,NumeroRegistro:PRJ-330/2014,Tipo:Projeto,Titulo:A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: COOPERANDO COM OS...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Direitos Humanos e Justiça

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38299

NumeroRegistro

PRJ-330/2014

Tipo

Projeto

Titulo

A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: COOPERANDO COM OS...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Direitos Humanos e Justiça

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

JOAO ALFREDO COSTA DE CAMPOS MELO JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), CARLOS EDUARDO ARTIAGA PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), ALYSSON RIBEIRO PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), THALES ALBINO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), JÉSSICA APARECIDA TAVARES SAVIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), MARILENE DE SOUZA CAMPOS (Coordenador, 15/10/2014 a 15/10/2015), DANIELLA CHRISTIANNE BRANDAO SILVA (Bolsista - Outros, 15/10/2014 a 15/10/2015), THIARA HELEN SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), CAMILA DIÓGENES GALVÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), NELILAINE DEBORA DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015), ALBERT DENIS REIS DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/10/2014 a 15/10/2015)

DataInicio

2014-10-15

DataTermino

2015-10-15

LinhaExtensao

Gestão pública

Objetivo

Capacitar conselheiros de cinco municípios do Alto Paranaíba para exercerem as funções de fiscalização, monitoramento, deliberação,mobilização popular,representação e proposição de ações na gestão pública participativa, prevista em lei Ampliar os conhecimentos dos conselheiros acerca das ferramentas de que dispõem. Propor ações que melhorem a qualidade democrática da participação, possibilitem o monitoramento das atividades gestoras,debater sobre os problemas enfrentados e suas possíveis soluções

PalavrasChave

conselhos gestores, políticas públicas, participação democrática

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Realizar um diagnóstico através de um survey para obter uma caracterização dos conselheiros e dos conselhos sob o ponto de vista da relação com o Executivo e com a população, avaliar sua autonomia e conhecimento.

LocalidadeAtendida

Os 5 Municípios do Alto Paranaíba: Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Ibiá e Rio Paran

PessoasAtendidas

150

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38299


gov - CodigoLancamento:38755,NumeroRegistro:PRJ-358/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ÓLEO CERTO DA ESCOLA À COMUNIDADE,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolvidos:TALES

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38755

NumeroRegistro

PRJ-358/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ÓLEO CERTO DA ESCOLA À COMUNIDADE

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

TALES DA SILVA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), DÉBORA WERNECK CALDAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), GUSTAVO ADOLF FICHTER FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), MICHEL FILIPHY SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), ANA LUISA MOREIRA DE MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PEDRO PORTELLA MIRANDA LANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PALOMA STEFANY CORREA MANSUR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PILAR MATEOS ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), JOAO MARCOS DE ARAUJO (Coordenador, 01/03/2014 a 01/03/2015), RAFAEL MENDES TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 01/03/2015), ANDRESSA DE PAULA CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), WANDERSON VALENTE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015)

DataInicio

2014-03-01

DataTermino

2015-03-01

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Educar os alunos da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres ESEDRAT para o descarte correto do óleo residual doméstico e um possível uso deste produto para o incremento de renda de comunidades carentes. Promover oficinas sobre educação ambiental para os alunos de Ensino Fundamental e médio do ESEDRAT e, com possibilidade dessas ações, se estenderem para outras escolas do município de Viçosa, Promover a coleta de óleo doméstico através dos estudantes do ensino e fundamental e médio do ESEDRAT, Auxiliar a Pastoral da Mulher na coleta do óleo residual doméstico para fabricação de sabão, Despertar nos estudantes do Curso de Ciências Biológicas ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida e do ambiente, evitando o descarte incorreto de óleo doméstico utilizado.

PalavrasChave

òleo, educação, coleta

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O projeto iniciará com uma gincana de coleta de óleo, onde serão distribuídos frascos de coleta e personalização dos mesmos. A gincana terá duração de cinco semanas, concomitantemente ocorrerão as oficinas. Após as oficinas, ocorrerá o encerramento da gincana com a apresentação do grupo vencedor, no caso, uma das turmas. O óleo coletado será encaminhado para a Pastoral da Mulher em Guaraciaba.

LocalidadeAtendida

Viçosa e Guaraciaba

PessoasAtendidas

450

PessoasAtendidasPorMes

90

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38755


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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