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gov - CodigoLancamento:23926,NumeroRegistro:PRJ-141/2011,Tipo:Projeto,Titulo:AMBULATÓRIO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA COM FOCO EM ASMA,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:,Envolvidos:PRISCI

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

23926

NumeroRegistro

PRJ-141/2011

Tipo

Projeto

Titulo

AMBULATÓRIO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA COM FOCO EM ASMA

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Envolvidos

PRISCILA JORDAIM SCHWAN (Coordenador, a 08/01/2011), LILYANE DAMASCENO MANELLA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 08/01/2011), HELENA LOUREIRO RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 08/01/2011)

DataInicio

2011-03-21

DataTermino

2011-08-01

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Promover a melhoria da qualidade de vida e a redução da morbimortalidade em crianças e adolescentes com asma do município de Viçosa, Minas Gerais.

PalavrasChave

Asma, Criança, Doença respiratória

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades do projeto serão desenvolvidas através de atendimento ambulatorial individual, conduzidos por pneumologista pediátrica, docente da Universidade Federal de Viçosa, e pelas médicas residentes de pediatria do Hospital São Sebastião. Alunos do curso de graduação em medicina da UFV acompanharão os atendimentos . Os atendimentos serão realizados na Policlínica no centro de Viçosa para pacientes provenientes de uma das unidades básicas de saúde do município de Viçosa e/ou Hospital São Sebastião (após alta por doença respiratória com suspeita/diagnóstico de asma), devidamente munidos dos encaminhamentos médicos. Serão realizadas consultas médicas para diagnóstico através da anamnese, exame clínico e exames complementares quando necessários (provas de função pulmonar e diagnóstico de alergias) O diagnóstico de asma será firmado (ou confirmado) segundo os critérios estabelecidos nas IV Diretrizes Brasileiras de Asma, quais sejam, presença de um ou mais dos seguintes sintomas: dispnéia, tosse crônica, sibilância, aperto no peito ou desconforto torácico, particularmente à noite ou nas primeiras horas da manhã, sinto¬mas episódicos, melhora espontânea ou pelo uso de medicações específicas para asma (broncodila¬tadores, antiinflamatórios esteróides), três ou mais episódios de sibilância no último ano, variabilidade sazonal dos sintomas e história familiar positiva para asma ou atopia, e diagnósticos alternativos excluídos. O diagnóstico funcional deverá ser feito pela demonstração de limitação variável ao fluxo de ar, através do Pico de Fluxo Expiratório (PFE) e espirometria quando disponível pra os maiores de 6 anos. Os pacientes serão classificados quanto a gravidade da asma e receberam prescrição de medicação profilática e de resgate de acordo com cada caso. Os pacientes com diagnóstico confirmado de asma terão consultas agendadas periódicamente para acompanhamento clínico, ajustes necessários nas doses das medicações, verificação da adesão ao tratamento e educação continuada.

LocalidadeAtendida

Viçosa e micorregião

PessoasAtendidas

80

PessoasAtendidasPorMes

16

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=23926


gov - CodigoLancamento:1370,NumeroRegistro:PRJ-158/2010,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO RONDON - OPERAÇÃO MAMORÉ,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:ERNANE CORREA RABELO (Colaborad

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1370

NumeroRegistro

PRJ-158/2010

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO RONDON - OPERAÇÃO MAMORÉ

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

ERNANE CORREA RABELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), LÍVIA MOREIRA DE ALCANTARA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), DJAIR CESARIO DE ARAUJO (Coordenador, 16/07/2010 a 01/08/2010), ALCINDO CIPRIANO ARGOLO MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), ÉVELIN CRISTIANE DE CASTRO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), FILIPY HENRIQUE BONFIM ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), GLENDA MARA ARTHUSO TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), DJAIR CESARIO DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), JOANA JUNQUEIRA CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), TELMA COELHO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), LARISSA GONÇALVES CASTOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010), VÍTOR GOMES RAMALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/07/2010 a 01/08/2010)

DataInicio

2010-07-16

DataTermino

2010-08-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento urbano

Objetivo

Capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de saneamento ambiental, produtores locais, multiplicadores na produção e difusão de material informativo para a população servidores públicos, inclusive professores, Disseminar soluções auto-sustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades. Incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável. ) Promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão-de-obra ligada ao comércio de bens e serviços.

PalavrasChave

Projeto Rondon, Interação Social, Responsabilidade Social

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Reuniões, cursos, campanhas, palestras, dia de campo, exibição de filmes etc.

LocalidadeAtendida

Buritis - RO

PessoasAtendidas

5000

PessoasAtendidasPorMes

5000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1370


gov - CodigoLancamento:1379,NumeroRegistro:PRJ-161/2010,Tipo:Projeto,Titulo:INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: A...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1379

NumeroRegistro

PRJ-161/2010

Tipo

Projeto

Titulo

INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: A...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA (Coordenador, 02/08/2010 a 31/07/2012), JANAINA MARQUES DE MIRANDA LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), VANESSA APARECIDA MOREIRA DE BARROS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), PATRÍCIA FERRAZ DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), REGIANI TEIXEIRA CAPISTRANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), CORMARIE ALECRECHE DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), EDNA LOPES MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), SHEILA MARIA DOULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/08/2010 a 31/07/2012)

DataInicio

2010-08-02

DataTermino

2012-07-31

LinhaExtensao

Emprego e renda

Objetivo

Este projeto seguirá uma linha de trabalho que busca a interface entre a pesquisa e extensão. Nesse sentido, objetivamos conhecer os efeitos da sazonalidade da renda oriunda da colheita de café aferida pelas mulheres rurais, principais trabalhadoras desta atividade, nas relações de poder na família, nas suas possibilidades de escolha e realização de projetos pessoais, bem como, também, no seu acesso a lazer. Objetivamos ainda, ampliar o campo de possibilidades de inserção socioeconômica das apanhadoras de café de São Miguel do Anta, MG. Neste sentido, buscaremos promover a participação das mulheres em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, com o olhar voltado para a busca de ações que proporcionem maior arranjo das mulheres do meio rural, entendendo que a organização não se justifica por si própria, mas adquire sentido quando articulada a uma intenção de ação coletiva. Essa orientação se manifesta também, neste projeto, pelo interesse em criar canais de comunicação com a e EMATER e prefeitura do município, bem como diversos departamentos da Universidade Federal de Viçosa ? MG para demandar ajuda na solução de problemas. Em termos específicos, pretendemos: ? Investigar os efeitos da sazonalidade da colheita do café nas relações familiares no que se refere à organização familiar, a renda, a permanência dos jovens no campo e as relações de gênero, ? Desenvolver um levantamento junto às mulheres apanhadoras de café, das atividades econômicas com potencial de complementação da renda advinda da colheita do café, realizada nos meses de março a julho. ? Construir de forma coletiva a participação do grupo na condução do trabalho, a ser efetivado, a partir das suas demandas, ? Promover através de novos afazeres e da reflexão crítica sobre o seu dia-a-dia a auto-estima e melhorar a qualidade de vida da mulher, ? Ampliar o campo de inserção social das mulheres a partir de oficinas coletivas que possibilitem a troca de vivencias, experiências e conhecimentos importantes para o acesso aos benefícios sociais relativos à saúde, previdência, educação, meio ambiente e cidadania, ? Construir conjuntamente ao grupo envolvido no projeto práticas concebidas como aceitáveis para a preparação de alimentos, contemplando a saúde e o melhor aproveitamento dos mesmos, ? Ampliar o campo de possibilidade de renda para as mulheres, por meio de mecanismos de capacitação profissional (oficinas e mini-cursos) em alimentação e artesanato utilizando preferencialmente a matéria-prima existente no meio rural, ? Construir juntamente com as mulheres meios estéticos de apresentação e divulgação dos produtos por elas produzidos, ? Avaliar o potencial econômico do município, considerando a produção e comercialização de alimentos e artesanato produzidos pelas mulheres, incentivando a comercialização e agregação de valor os produtos, ? Ampliar o campo de possibilidades de renda das mulheres agricultoras a partir de informações/conhecimentos sobre as atividades de comercialização junto aos mercados institucionais através do Programa de Aquisição de Alimento bem como, feiras livres locais, compras coletivas, entre outros canais de comercialização, ? Elaborar de forma conjunta cartilhas didáticas sobre os conteúdos desenvolvidos pelo grupo, como forma de divulgação e valorização das mulheres, ? Construir a integração e organização das mulheres, incentivando ações em grupo e apoiando o estabelecimento de associações, que auxiliem a sustentabilidade e continuidade da produção e comercialização dos produtos por elas produzidos, ? Realizar junto às mulheres uma avaliação das mudanças socioeconômicas ocorridas no final dos 24 meses de desenvolvimento do projeto, elencando pontos positivos e a serem melhorados, bem como abordando possíveis ações a serem implementadas futuramente.

PalavrasChave

Inclusão, Desenvolvimento Social, Geração de Renda

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Tendo em vista o objetivo geral apontamos os seguintes pontos como foco de orientação e elaboração do plano de trabalho: * A primeira, de natureza instrumental, refere-se a qual(is) e quanti, objetivando num primeiro momento levantar dados que nos possibilitem dispor de um perfil socioeconômico do meio rural do município de São Miguel do Anta, MG. * A segunda, de natureza substantiva, refere-se a como promover a organização das mulheres rurais no contexto de instrumentação desta ação coletiva, * Desenvolver oficinas focando na realização pessoal socioeconômica das mulheres. Norteadas por estas questões, desenvolvemos nossa metodologia a partir de atividades que se colocam inicialmente a partir do ?Contato, pré-avaliação de interesse e convite à mobilização?. Sob o aspecto substantivo, esta primeira atividade visa diagnosticar o nível de organização das comunidades. Não se tratava de verificar a existência de organização formal, a exemplo de associações, uma vez que já se sabemos de antemão que não existe, mas de identificar a existência de relações motivadas pela origem das famílias que historicamente foram ocupando a região, por parentesco, por afinidades religiosas, ou pelo trabalho (mutirões para construir, para cultivar, para comprar ou vender). A presença destas relações, além de contribuir para a constituição de uma identidade comunitária da região, também podem facilitar a constituição de organizações formais ou mesmo a instrumentar a ação de organizações informais. Assim, baseado nas necessidades almejadas pelas próprias mulheres, em visita prévia do grupo de bolsistas do PET, estruturamos nosso cronograma, metodologia e matérias. Determinando nossos trabalhos em dias escolhidos pelas mesmas e montando os encontros em forma de oficinas, que serão trabalhadas duas por mês ou conforme a disponibilidade de tempo das mulheres. Vale ressaltar que durante todo o processo de construção e andamento das atividades duas bolsistas que ficarão trabalhando diretamente nas atividades e etapas do projeto, estando sempre em contato com a EMATER local do município e com a comunidade. Além disso, será realizada semanalmente reuniões com todo o grupo para traçar estratégias de trabalho e apresentar resultados dos trabalhos já realizados. As oficinas seguiram um roteiro, sendo este, porém, é flexível, buscando se adequar à realidade do público atendido (Oficinas conforme projeto em anexo). O desenvolvimento de mecanismos a partir das oficinas e mini-cursos têm como objetivo a qualificação profissional e inserção socioeconômica das mulheres afim de que ampliem e diversifiquem as atividades que possam complementar a poupança conseguida com a renda da colheita do café, nos meses de março a julho, aumentando o seu poder aquisitivo. Além disso, elas têm como objetivo ampliar a sua capacidade de organização coletiva para a produção conjunta de bens durante o período de baixa empregabilidade na lavoura cafeeira.

LocalidadeAtendida

São Miguel do Anta

PessoasAtendidas

75

PessoasAtendidasPorMes

75

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1379


gov - CodigoLancamento:1201,NumeroRegistro:PRJ-019/2010,Tipo:Projeto,Titulo:A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE EDUC...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

1201

NumeroRegistro

PRJ-019/2010

Tipo

Projeto

Titulo

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE EDUC...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

NARA LUIZA SOARES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), PRISCILENE CORREIA GARCIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), MARIA APARECIDA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), TAÍS FIALHO MEDINA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 02/01/2012), NARA LUIZA SOARES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), AMANDA ALVES MARTINS DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/01/2010 a 02/01/2012), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 02/01/2012), JAQUELINE APARECIDA GREGÓRIO SILVA FORTUNATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), MARIA APARECIDA VALENTIM DE SOUSA LEITE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), NAYARA DE SOUZA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), PRISCILENE CORREIA GARCIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), MARIA APARECIDA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 01/02/2012), SAMANTA S. SILVEIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2010 a 01/02/2012), CELESTE COELHO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2010 a 01/02/2012), ROGÉRIA SOUSA DA PAIXÃO LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012), SAYONARA LOURENCO DE AQUINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 01/02/2012)

DataInicio

2010-02-01

DataTermino

2012-02-01

LinhaExtensao

Formação Docente

Objetivo

Organizar o funcionamento das instituições de educação infantil, Aprimorar formação dos profissionais das instituições atendidas.

PalavrasChave

Instituições de Educação Infa, Trabalho Pedagógico, Formação Profissional

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Organização do trabalho pedagogico, Treinamento dos profissionais, Oficinas de produção de material ludico, Visitas semamais às instituições atendidas

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

250

PessoasAtendidasPorMes

250

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1201


gov - CodigoLancamento:1232,NumeroRegistro:PRJ-114/2010,Tipo:Projeto,Titulo:CAPOEIRA ANGOLA: HISTÓRIA, ARTE E MÚSICA PARA A VALORIZAÇÃO...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:,AreaTematica2:,Envolvidos:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

1232

NumeroRegistro

PRJ-114/2010

Tipo

Projeto

Titulo

CAPOEIRA ANGOLA: HISTÓRIA, ARTE E MÚSICA PARA A VALORIZAÇÃO...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

AreaTematica2

Envolvidos

ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS (Coordenador, 01/03/2010 a 01/03/2011), ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), DANIEL DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FELIPE JACOB PIRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), GERUZA AZIZ DO BRASIL PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011), FABRICIO FERNANDES SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2010 a 01/03/2011)

DataInicio

2010-03-01

DataTermino

2011-03-01

LinhaExtensao

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

Objetivo

Geral: O projeto tem como finalidade principal contribuir com a formação de crianças e adolescentes, através do evidenciamento de expressões da cultura e afro-brasileira e dos ensinamentos das diversas áreas do saber, tendo como eixo articulador a prática da Capoeira Angola. Específicos: &#9679,Valorizar as produções de origem ou influência africana no Brasil, com vistas no respeito à diferença e a diversidade. &#9679,Permitir que a comunidade conheça e expresse aspectos da cultura afro-brasileira que, de forma reprimida, está presentes no cotidiano. &#9679,Promover a Capoeira como atividade lúdica e educativa de fortalecimento da cidadania. &#9679,Fazer a interlocução dos conhecimentos populares com o conhecimento sistemático da escola.

PalavrasChave

capoeira, cultura e história africanas, inclusão social

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

As atividades do projeto serão realizadas principalmente em três espaços, a sede do Grupo de Capoeira na comunidade do Morro do Escorpião, um espaço na UFV – Casa da Paz, Vila Gianetti, e na Escola Estadual Padre Álvaro Correa Borges. Serão realizados treinos de Capoeira Angola, rodas de Capoeira Angola, oficinas com temas relacionados e eventos. Treinos: Os treinos de capoeira angola na comunidade acontecerão em quatro aulas semanais. Cada aula terá a duração de uma hora e será dividida por faixa etária. Estas serão coordenadas pelo bolsista e ministradas por dois integrantes do grupo. Ao final de cada treino, será dedicado um tempo para o trabalho rítmico e musical. Apresentaremos aos alunos as canções tradicionais da capoeira, que possuem letras muito ricas com relação à cultura e tradições ancestrais (ladainhas, chula e canto corrido), fundamentais para o desenvolvimento da roda. Também será trabalhado o manuseio dos instrumentos que compõe a bateria da roda: berimbau gunga, berimbau médio, berimbau viola, pandeiros, agogô, reco-reco e atabaque. Rodas: Uma vez por semana será realizada na comunidade uma roda de capoeira - importante ritual em que os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos treinos são colocados em prática - com duração de três horas. Na roda de capoeira todos participantes são responsáveis pela organização da mesma. Os pais e amigos dos envolvidos serão convidados a participar, cabendo ao bolsista organizar o espaço e o grupo para este momento. Oficinas: As oficinas de formação acontecerão uma vez por bimeste, na comunidade ou na Casa da Paz, e têm por objetivo dar acesso ao público alvo e a demais interessados a informações que muitas vezes ficam restritas ao ambiente acadêmico, Terão duração de quatro horas e serão ministradas por integrantes do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar, por professores ou convidados de outros projetos. Alguns temas sugeridos: --história da África - samba de roda - lendas africanas - música - grandes mestres da capoeira - pintura e construção de brinquedos -confecção de instrumentos Evento: Serão realizados dois eventos, com o objetivo de discutir junto à comunidade viçosense e universitária assuntos relativos à questão racial e à capoeira angola. Tais encontros, com duração de um dia constarão de: mesas redondas com mestres de capoeira e/ou outros envolvidos na luta racial, oficinas diversas e rodas de capoeira. Semana da capoeira na Escola: Em parceria com a Escola Estadual Padre Álvaro Correa Borges, essa atividade visa contribuir com a discussão da cultura afro-brasileira na escola. Cada série realizará uma pesquisa sobre os vários elementos da cultura afro-brasileira, que serão expostos no pátio da escola em comemoração ao mês da consciência negra. Ao longo da semana serão feitas atividades com as crianças, de acordo com a demanda dos professores, como contações de história, produção e apresentações teatrais, oficinas, entre outros. A semana será encerrada com uma grande roda onde será visto na prática todo o ritual que envolve a capoeira angola. Reuniões de planejamento Serão realizadas reuniões semanais na Casa da Paz com a equipe do projeto. Esse espaço servirá para o planejamento das ações, e avaliação geral das atividades e da própria equipe.

LocalidadeAtendida

Morro do Escorpião. E. E. Pe A C Borges

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=1232


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