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gov - CodigoLancamento:38755,NumeroRegistro:PRJ-358/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ÓLEO CERTO DA ESCOLA À COMUNIDADE,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolvidos:TALES

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38755

NumeroRegistro

PRJ-358/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ÓLEO CERTO DA ESCOLA À COMUNIDADE

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

TALES DA SILVA MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), DÉBORA WERNECK CALDAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), GUSTAVO ADOLF FICHTER FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), MICHEL FILIPHY SILVA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), ANA LUISA MOREIRA DE MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PEDRO PORTELLA MIRANDA LANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PALOMA STEFANY CORREA MANSUR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), PILAR MATEOS ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), JOAO MARCOS DE ARAUJO (Coordenador, 01/03/2014 a 01/03/2015), RAFAEL MENDES TEIXEIRA (Bolsista - Outros, 01/03/2014 a 01/03/2015), ANDRESSA DE PAULA CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015), WANDERSON VALENTE DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 01/03/2015)

DataInicio

2014-03-01

DataTermino

2015-03-01

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Educar os alunos da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres ESEDRAT para o descarte correto do óleo residual doméstico e um possível uso deste produto para o incremento de renda de comunidades carentes. Promover oficinas sobre educação ambiental para os alunos de Ensino Fundamental e médio do ESEDRAT e, com possibilidade dessas ações, se estenderem para outras escolas do município de Viçosa, Promover a coleta de óleo doméstico através dos estudantes do ensino e fundamental e médio do ESEDRAT, Auxiliar a Pastoral da Mulher na coleta do óleo residual doméstico para fabricação de sabão, Despertar nos estudantes do Curso de Ciências Biológicas ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida e do ambiente, evitando o descarte incorreto de óleo doméstico utilizado.

PalavrasChave

òleo, educação, coleta

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O projeto iniciará com uma gincana de coleta de óleo, onde serão distribuídos frascos de coleta e personalização dos mesmos. A gincana terá duração de cinco semanas, concomitantemente ocorrerão as oficinas. Após as oficinas, ocorrerá o encerramento da gincana com a apresentação do grupo vencedor, no caso, uma das turmas. O óleo coletado será encaminhado para a Pastoral da Mulher em Guaraciaba.

LocalidadeAtendida

Viçosa e Guaraciaba

PessoasAtendidas

450

PessoasAtendidasPorMes

90

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38755


gov - CodigoLancamento:38904,NumeroRegistro:PRJ-367/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ATENDIMENTO EM PATOLOGIA CLÍNICA, CLÍNICA MÉDICA, CIRURGIA E...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Tecnol

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38904

NumeroRegistro

PRJ-367/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ATENDIMENTO EM PATOLOGIA CLÍNICA, CLÍNICA MÉDICA, CIRURGIA E...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

MATHEUS ALFENAS DUARTE (Bolsista - Outros, 25/11/2014 a 28/02/2016), FERNANDA TIMBÓ D?EL-REY DANTAS (Bolsista - Outros, 25/11/2014 a 28/02/2016), JESSICA APARECIDA GUIMARAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), BRUNNA PATRICIA ALMEIDA DA FONSECA (Coordenador, 25/11/2014 a 28/02/2016), JOSE DANTAS RIBEIRO FILHO (Orientador, 25/11/2014 a 28/02/2016), MARIA VERONICA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), JOSE DE OLIVEIRA PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), SAMUEL PEREIRA SIMONATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), MARCEL FERREIRA BASTOS AVANZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), DOMINGOS CACHINEIRO RODRIGUES DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016), BRUNA MARIA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/11/2014 a 28/02/2016)

DataInicio

2014-11-25

DataTermino

2016-02-28

LinhaExtensao

Saúde animal

Objetivo

%uF0FCProporcionar atendimento a ruminantes e equídeos, portadores de afecções clínicas, cirúrgicas e reprodutivas, de Viçosa e municípios circunvizinhos. %uF0FCProporcionar orientação médico-veterinária aos proprietários de animais de produção, buscando melhor produtividade e profilaxia das principais enfermidades para essa classe de animais. %uF0FCAtendimento no setor de bovinocultura de leite (DZO-UFV) e a campo. %uF0FCContribuir para o controle, prevenção e identificação de doenças transmitidas entre animais e seres humanos (zoonoses). %uF0FCCaracterização do perfil epidemiológico dos animais atendidos no Hospital Veterinário do DVT/UFV e propriedades de Viçosa e municípios circunvizinhos. %uF0FCTreinar acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária em atividades realizadas em um Hospital Veterinário, conscientizando-os da necessidade de cuidados especiais que garantam a bem estar para o homem e para o animal.

PalavrasChave

Clínica, Cirurgia, Grandes animais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

. Atendimento diário realizado no Hospital Veterinário para as atividades de clínica, cirurgia, reprodução e meios auxiliares de diagnóstico para ruminantes e equídeos, contando, para o atendimento com diversos laboratórios de apoio. 2. Atendimento diário em propriedades rurais. 3. Manter e ampliar o apoio já consolidado que o DVT dá a iniciativas individuais ou coletivas de ações junto à comunidade, na adoção e cuidados com animais doentes e também na prevenção de enfermidades.

LocalidadeAtendida

Viçosa e região

PessoasAtendidas

600

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38904


gov - CodigoLancamento:39212,NumeroRegistro:PRJ-030/2015,Tipo:Projeto,Titulo:PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS DA DOENÇA RENAL CRÔ...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educaç

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

39212

NumeroRegistro

PRJ-030/2015

Tipo

Projeto

Titulo

PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS DA DOENÇA RENAL CRÔ...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA (Coordenador, 11/12/2014 a 31/12/2016), LUCIANA SARAIVA DA SILVA (Estagiário, 11/12/2014 a 31/12/2016), ADRIANA MARQUES DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 11/12/2014 a 31/12/2016), CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/12/2014 a 31/12/2016), TIAGO RICARDO MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/12/2014 a 31/12/2016), RODRIGO GOMES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/12/2014 a 31/12/2016)

DataInicio

2014-12-11

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Saúde da família

Objetivo

1. Objetivo geral Avaliar a prevalência de doença renal crônica em portadores de hipertensão e diabetes cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do município de Viçosa-MG. 2. Objetivos específicos * Descrever o perfil sociodemográfico, hábitos de vida, cuidados de saúde e de consumo alimentar dos portadores de hipertensão e diabetes participantes do projeto. * Identificar a prevalência de DRC nos participantes do estudo. * Classificar os portadores de DRC em estágios de acordo com as recomendações do KDOQI. * Investigar fatores associados (clínicos, antropométricos, bioquímicos e hábitos de vida) a DRC nos portadores de hipertensão e diabetes participantes do estudo. * Comparar o grupo com diagnóstico de DRC com o grupo sem diagnóstico de DRC quanto aos fatores associados.

PalavrasChave

Saude da familia, Hipertensao Arterial, Doenca renal cronica

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1) Avaliar a prevalência de DRC no município de Viçosa. 2) Incentivar os profissionais de saúde e gestores municipais a implementar ações com foco no diagnóstico precoce, bem como na prevenção da DRC. 3) Subsidiar decisões para melhorar a assistência aos portadores de DRC. 4) Fornecer orientações sobre as estratégias de prevenção e para o diagnóstico e tratamento precoces para os profissionais de saúde e portadores de DRC. 5) Demonstrar a importância de manter o controle da pressão e a glicose o mais próximo do normal para reduzir significativamente o risco de desenvolvimento e progressão da DRC.

LocalidadeAtendida

Vicosa, Minas Gerais

PessoasAtendidas

140

PessoasAtendidasPorMes

140

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39212


gov - CodigoLancamento:39503,NumeroRegistro:PRJ-016/2015,Tipo:Projeto,Titulo:VIAGEM SEGURA: A APLICAÇÃO DA LEI DO DESCANSO COMO POSSIBILI...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Trabalho,AreaTematica

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

39503

NumeroRegistro

PRJ-016/2015

Tipo

Projeto

Titulo

VIAGEM SEGURA: A APLICAÇÃO DA LEI DO DESCANSO COMO POSSIBILI...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

LARISSA SOUSA CAMPOS (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015), SAMIRA APARECIDA LELES (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015), ALINE ROCHA BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RHAISSA DA SILVA POLICARPO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2015-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Gestão do trabalho urbano e rural

Objetivo

Compreender as dificuldades de adequação à Lei do Descanso para elaborar uma proposta que auxilie motoristas de caminhão e transportadoras da região do Alto Paranaíba no processo de mudanças que se fizerem necessárias. Com o intuito de obter planos de ação que, simultaneamente, respeitem a obrigatoriedade da Lei e favoreçam a produtividade das empresas, permitindo a continuidade de ganho econômico, além de fomentar o conhecimento sobre os direitos trabalhistas e os impactos da profissão dos motoristas para a sociedade.

PalavrasChave

Segurança do trabalho, Segurança nas estradas, Trabalho de motorista rodoviário

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1- Realizar um estudo teórico a respeito da Lei do Descanso com o intuito de compreender seus aspectos e dessa forma desenvolver aptidão sobre o assunto, 2- Identificar principais dúvidas e motivos da não aceitação e descumprimento da Lei por parte das empresas e motoristas, 3- Identificar principais impactos da Lei para as empresas e para os motoristas , 4- Analisar mudanças do transporte no modal rodoviário em função da Lei, 5- Propor uma forma de planejamento para redução dos impactos econômicos para as transportadoras, 6- Conhecer os benefícios provenientes da Lei do Descanso, como a redução no número de acidentes com caminhões nas estradas, 7- Realizar um trabalho de formação com os motoristas e empresas.

LocalidadeAtendida

Região do Alto Paranaíba

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39503


gov - CodigoLancamento:37758,NumeroRegistro:PRJ-287/2014,Tipo:Projeto,Titulo:LICENCIATURA EM HISTÓRIA,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidisciplinar,Envolvidos:LUIZ LIMA VAIL

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37758

NumeroRegistro

PRJ-287/2014

Tipo

Projeto

Titulo

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LUIZ LIMA VAILATI (Coordenador, 01/04/2010 a 31/03/2018)

DataInicio

2010-04-01

DataTermino

2018-03-31

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Este subprojeto do PIBID História objetiva a formação do professor-educador para atuação de forma ativa e reflexiva, buscando uma ação docente que proporcione a transformação das realidades sociais e o reconhecimento do patrimônio histórico e cultural do aluno, da sociedade e da humanidade. Os avanços da História e suas interlocuções com outros campos do conhecimento tem feito com que, cada vez mais, esta seja percebida como ciência em construção. Abrem -se novas perspectivas e possibilidades de englobar novos materiais para a análise histórica em consequência do alargamento da noção de fonte. Novos materiais passam a ser entendidos como documento passível de leituras sobre o fato ou momento histórico. Novas metodologias são desenvolvidas e incorporadas à análise histórica, bem como à prática da docência. Dentre estas novas possibilidades, a recorrência a obras de cinema, literatura e música, o uso da história local, estratégias de comparação entre o passado e o presente, entre outras, estão dentre aquelas mais utilizadas em sala de aula para interagir com o aluno no estudo do passado. A incorporação de diferentes linguagens no processo de ensino de História em todas as fases do aprendizado, desde os anos iniciais do ensino até a formação profissional do terceiro grau, aponta para a ligação entre os saberes escolares e a vida social, mas também lembra a urgência de rever as noções de ensino e aprendizagem, posto que as metodologias de ensino exigem do professor um processo de constante investigação aliado à permanente necessidade de atualização do profissional, atento não apenas aos novos rumos da ciência histórica, mas igualmente ao estudo e conhecimento das novas linguagens utilizadas em sua atuação profissional, seja em pesquisa ou na sala de aula. Trata-se, deste modo, não de uma simples incorporação de novas linguagens utilizadas em seus significados e leituras originais, possibilitando ao professor o papel de mediador das relações entre sujeitos, o mundo e suas formas de representação, posto que estas linguagens representam relações sociais, de trabalho e poder, identidades étnicas, culturais, sociais, religiosas, universos mentais formadores de nossa memória social e coletiva. Desdobramento destas interlocuções vê-se, ainda, no amadurecimento do olhar geral sobre a História, entendida como ferramenta que privilegia o conhecimento. Ajuda a História, no entendimento dos avanços e mudanças sociais, na reconstrução da memória, na identificação e contato com o patrimônio, seja material ou imaterial. O presente projeto propõe o desenvolvimento de atividades que coloquem o bolsista PIBID, futuro professor de História, em contato direto e contínuo com o ambiente escolar, espaços iniciais de sua atuação. Neste contexto, espera-se que o mesmo experimente o funcionamento e a realidade escolar, vivenciando práticas relacionadas a metodologias a serem utilizadas em sala de aula, bem como o relacionamento professor-aluno. Pretende-se, assim, um agente capacitado, que seja capaz de compreender, criar, replicar, apresentar e orientar estratégias adequadas ao ensino de História para a comunidade em que está inserido, visando a estimulação de conceitos, a utilização de atividades lúdicas, midiáticas e contextualizadas, auxiliando os futuros docentes no desenvolvimento de sua atuação profissional junto aos discentes na construção e entendimento do que é História, seu papel social, seu peso na formação da memória, na capacidade de formação da memória, tanto social como coletiva. Nesse sentido, os licenciandos buscarão meios que os estimulem à prática docente com o entendimento 3 das reais necessidades dos alunos. Espera-se ainda que, com esta Iniciação à Docência, o futuro professor de História possa contribuir para uma melhor formação dos alunos das escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio, assim como auxiliar no processo de capacitação dos professores destas redes. Para que estes objetivos sejam alcançados, o presente plano de trabalho, idealizado para um período de quatro anos, contará com a participação de 2 (dois) coordenadores de área do PIBID História (Angelo Adriano Faria de Assis e Fabio Adriano Hering), ambos professores do Departamento de História da UFV e com ampla experiência na práticas de ensino, 3 (três) professores supervisores das duas escolas envolvidas, e de 24 (vinte e quatro) bolsistas do Curso de História da Universidade Federal de Viçosa. Estes bolsistas atuarão em duas escolas do município de Viçosa (Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Escola Estadual Effie Rolfs), atendendo cerca de 1200 alunos. Estas escolas já foram visitadas a fim de se verificar o interesse em participar do PIBID e para se fazer um levantamento das condições físicas e de pessoal para a realização das atividades propostas, firmando-se o compromisso inicial necessário para o envio deste projeto. Ratificamos, assim, o compromisso deste projeto do PIBD História com os seguintes a serem promovidos nesta experiência de formação docente e de parceria com as escolas: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem, incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

PalavrasChave

História, Ensino Básico, Formação de professores

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

LINHAS DE ATUAÇÃO: LINHA 1: CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR %uF0B7 Realização de evento (Marco inicial) em cada escola envolvendo todas as áreas que atuarão na escola (apresentando o programa, os bolsistas, as ações previstas, ações comuns entre as áreas, que devem ser previstas no cronograma da escola, %uF0B7 Apresentação da escola aos bolsistas pela equipe da escola em evento conjunto com coordenadores e supervisores das áreas que atuarão na escola, %uF0B7 Conhecimento da estrutura física, funcionamento da escola, Projeto pedagógico da escola, regimento, espaços da escola (biblioteca, salas de aula, espaços de convívio), dos professores, funcionários e administração da escola, %uF0B7 Estudo do contexto educacional envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliers, secretarias, %uF0B7 Outras ações relevantes. As escolas que participarão do PIBID já foram visitadas para verificar o interesse das mesmas em participar do projeto e as condições físicas, materiais e pessoais para a realização das atividades propostas. Uma nova visita será realizada antes do início das atividades, para divulgação do projeto junto aos alunos e estabelecimento das estratégias a serem adotadas para sua viabilização. Através de conversas com o Supervisor Pedagógico da escolar, com o professor supervisor do PIBID na 7 escola e com professores efetivos de História, os bolsistas irão conhecer a realidade das Escolas. Durante esta etapa, os bolsistas poderão verificar como é feita a administração escolar, a elaboração do calendário, a organização dos horários de aulas, o trabalho de docência, além de conhecer o regimento escolar, a proposta pedagógica e a matriz curricular, a infra-estrutura e o sistema de avaliação da aprendizagem da escola. Os bolsistas também deverão participar de reuniões de professores, reuniões de pais e de área. Realização de evento (Marco inicial) em cada escola, envolvendo todas as áreas que atuarão na instituição escolar (apresentando o programa, os bolsistas, as ações previstas, ações comuns entre as áreas). LINHA 2: CONHECIMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação no planejamento docente, tendo em vista um processo de avaliação formativa, trabalho com os professores, de forma exploratória e participativa no cotidiano escolar, analisando a adequação aos PCNs, o material didático utilizado, o livro didático e sua escolha, o relacionamento professor-aluno, conhecer e estudar e analisar o material didático adotado pelas escolas. Análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos, Desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didáticopedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos. O bolsista deverá, ao longo do desenvolvimento do projeto, assistir as aulas e manter contato permanente com o docente, a fim de conhecer o trabalho do professor regente. Ele também poderá auxiliar este professor durante o estágio de observação, desde que requisitado pelo mesmo. LINHA 3: APROFUNDAMENTO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: %uF0B7 Atuação em sala de aula: o objetivo desta etapa consiste em proporcionar ao estudante o conhecimento da dinâmica do trabalho docente. Estas atividades ocorrerão sob a estreita orientação dos supervisores de áreas e do professor de História da(s) sala(s) de aula na(s) qual(is) o bolsista estará atuando. O bolsista deverá preparar aulas teóricas utilizando materiais didáticos inovadores e recursos tecnológicos, discutindo-as com os supervisores de área, fazendo as modificações necessárias e apresentá-las aos alunos em questão. %uF0B7 Participação nas atividades de planejamento do projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas. %uF0B7 Análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica. %uF0B7 Leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos. %uF0B7 Realização de atividades em conjunto com as outras áreas do PIBID: Oficinas de Língua Portuguesa, Encontro Institucional do PIBID, implementação da página do PIBID, Rodas de conversa compartilhando experiências. %uF0B7 Elaboração de ações no espaço escolar a partir do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade. %uF0B7 Fóruns de discussão, Palestras sobre Formação política, valorização do magistério, confraternizações de fim de período. %uF0B7 Em todas as atividades, será dada ênfase à formação do professor-pesquisador. 8 LINHA 4: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA: %uF0B7 Conhecimento da dinâmica da sala de aula e do trabalho do professor: o bolsista deverá, ao longo do desenvolvimento do projeto, assistir as aulas e manter contato permanente com o docente, a fim de conhecer o trabalho do professor regente. Ele também poderá auxiliar este professor durante o estágio de observação, desde que requisitado pelo mesmo. %uF0B7 Desenvolvimento das aulas de reforço escolar: durante as aulas de reforço, o bolsista discutirá com os alunos os assuntos abordados em sala de aula ao longo da semana. O bolsista deverá interagir com os alunos participantes do projeto, podendo detectar dificuldades de aprendizagem e, de maneira motivadora, contribuir efetivamente para o aprendizado dos mesmos. Ressalta-se que todas as atividades propostas pelos bolsistas deverão ser analisadas e discutidas previamente com o supervisor do projeto na escola e com o coordenador deste subprojeto. %uF0B7 Caderno de campo de registro das observações: produção de caderno de registros para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo PIBID. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem. %uF0B7 Atuar nos processos de avaliação da aprendizagem e na recuperação presencial: durante o transcorrer deste projeto, o bolsista poderá auxiliar o professor regente no preparo das avaliações a serem realizadas com os alunos, percebendo os diversos mecanismos de avaliação, o cuidado no preparo de questões, a hora de avaliar e o retorno aos alunos. Outra atividade a ser desenvolvida pelo bolsista é a realização de análises estatísticas para comparar o desempenho de estudantes participantes e não participantes do PIBID, colaborando no direcionamento de ações futuras ou mudanças de rumo das estratégias empregadas. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que valorizem a ética, o aperfeiçoamento do uso da língua, a capacidade comunicativa, oral e escrita, a diversidade, as questões socioambientais o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que estimulem a inovação, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares. %uF0B7 Desenvolvimento de atividades em comum com outras áreas do PIBID: Pretende-se desenvolver atividades em conjunto com outras áreas do PIBID, com intuito de promover a interdisciplinaridade. Um destes projetos diz respeito a projetos de Patrimônio histórico e cultural, contando com parcerias junto ao PIBID de Geografia, e o Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, ligado aos Departamentos de História e Geografia da UFV. LINHA 5: ATIVIDADES EXTRA CLASSE Atendimento aos alunos em horário extra-sala a serem planejados em parceria com os professores da disciplina e a supervisão da escola, Visitas com alunos a museus, espaços de ciência, mostras e outros, Organização de feiras, mostras, gincanas, atividades científico-culturais em geral, em parceria com a escola (as atividades devem fazer parte do cronograma da escola), Elaboração e correção de listas de exercícios, Participação na Feira de ciências de Viçosa, Planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (escolas de educação básica e IES a eles agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do aluno em formação, 9 LINHA 6: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL: %uF0B7 Produção e incentivo ao uso de materiais didáticos alternativos relacionados às novas tecnologias e metodologias aplicáveis ao ensino de História: a confecção de materiais alternativos que contemplem os novos rumos da História a partir da revolução na ideia de fonte documental e das transformações no devir do historiador, aliado às novas leis, abordagens e perspectivas do ensino e o avanço das variadas tecnologias permitirá uma melhor adequação das aulas e conteúdos da História à realidade vivida pelos alunos e pela comunidade escolar. A preparação e uso de novos materiais didáticos permitirá a atualização dos professores das escolas envolvidas no projeto, assim como a capacitação dos alunos-bolsistas, que conhecerão mais de perto a realidade da prática docente e do cotidiano escolar, colaborando para o processo formativo destes futuros professores. %uF0B7 Incentivo à implementação de LABORATÓRIOS DE ENSINO na escola e de espaços pedagógicos. LINHA 7: PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTIFICA %uF0B7 Participação e divulgação do conhecimento adquirido durante o PIBID em Eventos Científicos e de Extensão: os bolsistas serão incentivados à participação e divulgação dos resultados obtidos em eventos de caráter científico, com o intuito de desenvolver o interessem pela pesquisa. O professor coordenador divulgará para os bolsistas, os possíveis eventos de caráter científico e cultural, orientando a confecção dos resumos, artigos, pôsteres e painéis.

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Effie Rolfs (Viçosa), Escola Municipal Ministro Edmundo Lins (Viçosa)

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37758


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