PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - CodigoLancamento:37758,NumeroRegistro:PRJ-287/2014,Tipo:Projeto,Titulo:LICENCIATURA EM HISTÓRIA,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Multidisciplinar,Envolvidos:LUIZ LIMA VAIL

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

37758

NumeroRegistro

PRJ-287/2014

Tipo

Projeto

Titulo

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LUIZ LIMA VAILATI (Coordenador, 01/04/2010 a 31/03/2018)

DataInicio

2010-04-01

DataTermino

2018-03-31

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Este subprojeto do PIBID História objetiva a formação do professor-educador para atuação de forma ativa e reflexiva, buscando uma ação docente que proporcione a transformação das realidades sociais e o reconhecimento do patrimônio histórico e cultural do aluno, da sociedade e da humanidade. Os avanços da História e suas interlocuções com outros campos do conhecimento tem feito com que, cada vez mais, esta seja percebida como ciência em construção. Abrem -se novas perspectivas e possibilidades de englobar novos materiais para a análise histórica em consequência do alargamento da noção de fonte. Novos materiais passam a ser entendidos como documento passível de leituras sobre o fato ou momento histórico. Novas metodologias são desenvolvidas e incorporadas à análise histórica, bem como à prática da docência. Dentre estas novas possibilidades, a recorrência a obras de cinema, literatura e música, o uso da história local, estratégias de comparação entre o passado e o presente, entre outras, estão dentre aquelas mais utilizadas em sala de aula para interagir com o aluno no estudo do passado. A incorporação de diferentes linguagens no processo de ensino de História em todas as fases do aprendizado, desde os anos iniciais do ensino até a formação profissional do terceiro grau, aponta para a ligação entre os saberes escolares e a vida social, mas também lembra a urgência de rever as noções de ensino e aprendizagem, posto que as metodologias de ensino exigem do professor um processo de constante investigação aliado à permanente necessidade de atualização do profissional, atento não apenas aos novos rumos da ciência histórica, mas igualmente ao estudo e conhecimento das novas linguagens utilizadas em sua atuação profissional, seja em pesquisa ou na sala de aula. Trata-se, deste modo, não de uma simples incorporação de novas linguagens utilizadas em seus significados e leituras originais, possibilitando ao professor o papel de mediador das relações entre sujeitos, o mundo e suas formas de representação, posto que estas linguagens representam relações sociais, de trabalho e poder, identidades étnicas, culturais, sociais, religiosas, universos mentais formadores de nossa memória social e coletiva. Desdobramento destas interlocuções vê-se, ainda, no amadurecimento do olhar geral sobre a História, entendida como ferramenta que privilegia o conhecimento. Ajuda a História, no entendimento dos avanços e mudanças sociais, na reconstrução da memória, na identificação e contato com o patrimônio, seja material ou imaterial. O presente projeto propõe o desenvolvimento de atividades que coloquem o bolsista PIBID, futuro professor de História, em contato direto e contínuo com o ambiente escolar, espaços iniciais de sua atuação. Neste contexto, espera-se que o mesmo experimente o funcionamento e a realidade escolar, vivenciando práticas relacionadas a metodologias a serem utilizadas em sala de aula, bem como o relacionamento professor-aluno. Pretende-se, assim, um agente capacitado, que seja capaz de compreender, criar, replicar, apresentar e orientar estratégias adequadas ao ensino de História para a comunidade em que está inserido, visando a estimulação de conceitos, a utilização de atividades lúdicas, midiáticas e contextualizadas, auxiliando os futuros docentes no desenvolvimento de sua atuação profissional junto aos discentes na construção e entendimento do que é História, seu papel social, seu peso na formação da memória, na capacidade de formação da memória, tanto social como coletiva. Nesse sentido, os licenciandos buscarão meios que os estimulem à prática docente com o entendimento 3 das reais necessidades dos alunos. Espera-se ainda que, com esta Iniciação à Docência, o futuro professor de História possa contribuir para uma melhor formação dos alunos das escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio, assim como auxiliar no processo de capacitação dos professores destas redes. Para que estes objetivos sejam alcançados, o presente plano de trabalho, idealizado para um período de quatro anos, contará com a participação de 2 (dois) coordenadores de área do PIBID História (Angelo Adriano Faria de Assis e Fabio Adriano Hering), ambos professores do Departamento de História da UFV e com ampla experiência na práticas de ensino, 3 (três) professores supervisores das duas escolas envolvidas, e de 24 (vinte e quatro) bolsistas do Curso de História da Universidade Federal de Viçosa. Estes bolsistas atuarão em duas escolas do município de Viçosa (Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e Escola Estadual Effie Rolfs), atendendo cerca de 1200 alunos. Estas escolas já foram visitadas a fim de se verificar o interesse em participar do PIBID e para se fazer um levantamento das condições físicas e de pessoal para a realização das atividades propostas, firmando-se o compromisso inicial necessário para o envio deste projeto. Ratificamos, assim, o compromisso deste projeto do PIBD História com os seguintes a serem promovidos nesta experiência de formação docente e de parceria com as escolas: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem, incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.

PalavrasChave

História, Ensino Básico, Formação de professores

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

LINHAS DE ATUAÇÃO: LINHA 1: CONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR %uF0B7 Realização de evento (Marco inicial) em cada escola envolvendo todas as áreas que atuarão na escola (apresentando o programa, os bolsistas, as ações previstas, ações comuns entre as áreas, que devem ser previstas no cronograma da escola, %uF0B7 Apresentação da escola aos bolsistas pela equipe da escola em evento conjunto com coordenadores e supervisores das áreas que atuarão na escola, %uF0B7 Conhecimento da estrutura física, funcionamento da escola, Projeto pedagógico da escola, regimento, espaços da escola (biblioteca, salas de aula, espaços de convívio), dos professores, funcionários e administração da escola, %uF0B7 Estudo do contexto educacional envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliers, secretarias, %uF0B7 Outras ações relevantes. As escolas que participarão do PIBID já foram visitadas para verificar o interesse das mesmas em participar do projeto e as condições físicas, materiais e pessoais para a realização das atividades propostas. Uma nova visita será realizada antes do início das atividades, para divulgação do projeto junto aos alunos e estabelecimento das estratégias a serem adotadas para sua viabilização. Através de conversas com o Supervisor Pedagógico da escolar, com o professor supervisor do PIBID na 7 escola e com professores efetivos de História, os bolsistas irão conhecer a realidade das Escolas. Durante esta etapa, os bolsistas poderão verificar como é feita a administração escolar, a elaboração do calendário, a organização dos horários de aulas, o trabalho de docência, além de conhecer o regimento escolar, a proposta pedagógica e a matriz curricular, a infra-estrutura e o sistema de avaliação da aprendizagem da escola. Os bolsistas também deverão participar de reuniões de professores, reuniões de pais e de área. Realização de evento (Marco inicial) em cada escola, envolvendo todas as áreas que atuarão na instituição escolar (apresentando o programa, os bolsistas, as ações previstas, ações comuns entre as áreas). LINHA 2: CONHECIMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação no planejamento docente, tendo em vista um processo de avaliação formativa, trabalho com os professores, de forma exploratória e participativa no cotidiano escolar, analisando a adequação aos PCNs, o material didático utilizado, o livro didático e sua escolha, o relacionamento professor-aluno, conhecer e estudar e analisar o material didático adotado pelas escolas. Análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos, Desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didáticopedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos. O bolsista deverá, ao longo do desenvolvimento do projeto, assistir as aulas e manter contato permanente com o docente, a fim de conhecer o trabalho do professor regente. Ele também poderá auxiliar este professor durante o estágio de observação, desde que requisitado pelo mesmo. LINHA 3: APROFUNDAMENTO DA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: %uF0B7 Atuação em sala de aula: o objetivo desta etapa consiste em proporcionar ao estudante o conhecimento da dinâmica do trabalho docente. Estas atividades ocorrerão sob a estreita orientação dos supervisores de áreas e do professor de História da(s) sala(s) de aula na(s) qual(is) o bolsista estará atuando. O bolsista deverá preparar aulas teóricas utilizando materiais didáticos inovadores e recursos tecnológicos, discutindo-as com os supervisores de área, fazendo as modificações necessárias e apresentá-las aos alunos em questão. %uF0B7 Participação nas atividades de planejamento do projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas. %uF0B7 Análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica. %uF0B7 Leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos. %uF0B7 Realização de atividades em conjunto com as outras áreas do PIBID: Oficinas de Língua Portuguesa, Encontro Institucional do PIBID, implementação da página do PIBID, Rodas de conversa compartilhando experiências. %uF0B7 Elaboração de ações no espaço escolar a partir do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade. %uF0B7 Fóruns de discussão, Palestras sobre Formação política, valorização do magistério, confraternizações de fim de período. %uF0B7 Em todas as atividades, será dada ênfase à formação do professor-pesquisador. 8 LINHA 4: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA: %uF0B7 Conhecimento da dinâmica da sala de aula e do trabalho do professor: o bolsista deverá, ao longo do desenvolvimento do projeto, assistir as aulas e manter contato permanente com o docente, a fim de conhecer o trabalho do professor regente. Ele também poderá auxiliar este professor durante o estágio de observação, desde que requisitado pelo mesmo. %uF0B7 Desenvolvimento das aulas de reforço escolar: durante as aulas de reforço, o bolsista discutirá com os alunos os assuntos abordados em sala de aula ao longo da semana. O bolsista deverá interagir com os alunos participantes do projeto, podendo detectar dificuldades de aprendizagem e, de maneira motivadora, contribuir efetivamente para o aprendizado dos mesmos. Ressalta-se que todas as atividades propostas pelos bolsistas deverão ser analisadas e discutidas previamente com o supervisor do projeto na escola e com o coordenador deste subprojeto. %uF0B7 Caderno de campo de registro das observações: produção de caderno de registros para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo PIBID. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem. %uF0B7 Atuar nos processos de avaliação da aprendizagem e na recuperação presencial: durante o transcorrer deste projeto, o bolsista poderá auxiliar o professor regente no preparo das avaliações a serem realizadas com os alunos, percebendo os diversos mecanismos de avaliação, o cuidado no preparo de questões, a hora de avaliar e o retorno aos alunos. Outra atividade a ser desenvolvida pelo bolsista é a realização de análises estatísticas para comparar o desempenho de estudantes participantes e não participantes do PIBID, colaborando no direcionamento de ações futuras ou mudanças de rumo das estratégias empregadas. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que valorizem a ética, o aperfeiçoamento do uso da língua, a capacidade comunicativa, oral e escrita, a diversidade, as questões socioambientais o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem. %uF0B7 Desenvolvimento de ações que estimulem a inovação, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares. %uF0B7 Desenvolvimento de atividades em comum com outras áreas do PIBID: Pretende-se desenvolver atividades em conjunto com outras áreas do PIBID, com intuito de promover a interdisciplinaridade. Um destes projetos diz respeito a projetos de Patrimônio histórico e cultural, contando com parcerias junto ao PIBID de Geografia, e o Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, ligado aos Departamentos de História e Geografia da UFV. LINHA 5: ATIVIDADES EXTRA CLASSE Atendimento aos alunos em horário extra-sala a serem planejados em parceria com os professores da disciplina e a supervisão da escola, Visitas com alunos a museus, espaços de ciência, mostras e outros, Organização de feiras, mostras, gincanas, atividades científico-culturais em geral, em parceria com a escola (as atividades devem fazer parte do cronograma da escola), Elaboração e correção de listas de exercícios, Participação na Feira de ciências de Viçosa, Planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (escolas de educação básica e IES a eles agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do aluno em formação, 9 LINHA 6: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL: %uF0B7 Produção e incentivo ao uso de materiais didáticos alternativos relacionados às novas tecnologias e metodologias aplicáveis ao ensino de História: a confecção de materiais alternativos que contemplem os novos rumos da História a partir da revolução na ideia de fonte documental e das transformações no devir do historiador, aliado às novas leis, abordagens e perspectivas do ensino e o avanço das variadas tecnologias permitirá uma melhor adequação das aulas e conteúdos da História à realidade vivida pelos alunos e pela comunidade escolar. A preparação e uso de novos materiais didáticos permitirá a atualização dos professores das escolas envolvidas no projeto, assim como a capacitação dos alunos-bolsistas, que conhecerão mais de perto a realidade da prática docente e do cotidiano escolar, colaborando para o processo formativo destes futuros professores. %uF0B7 Incentivo à implementação de LABORATÓRIOS DE ENSINO na escola e de espaços pedagógicos. LINHA 7: PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTIFICA %uF0B7 Participação e divulgação do conhecimento adquirido durante o PIBID em Eventos Científicos e de Extensão: os bolsistas serão incentivados à participação e divulgação dos resultados obtidos em eventos de caráter científico, com o intuito de desenvolver o interessem pela pesquisa. O professor coordenador divulgará para os bolsistas, os possíveis eventos de caráter científico e cultural, orientando a confecção dos resumos, artigos, pôsteres e painéis.

LocalidadeAtendida

Escola Estadual Effie Rolfs (Viçosa), Escola Municipal Ministro Edmundo Lins (Viçosa)

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37758


gov - CodigoLancamento:38857,NumeroRegistro:PRJ-007/2015,Tipo:Projeto,Titulo:ÁGUAS DO SÃO BARTOLOMEU: VIDA NO RIO, SAÚDE NA CIDADE.,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica2:Mult

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

38857

NumeroRegistro

PRJ-007/2015

Tipo

Projeto

Titulo

ÁGUAS DO SÃO BARTOLOMEU: VIDA NO RIO, SAÚDE NA CIDADE.

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

PAULA SILVA SUDRE (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), RAQUEL CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), RENATO LIMA SENRA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), THAÍS CRISTTINA NEVES MARTINS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), DANILO MATEUS DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), FERNANDA SALES DE ARAÚJO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), GRAZIELA DOS SANTOS PAULINO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), HELAINDO GUIMARÃES JÚNIOR (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), HIGOR SETTE PEREIRA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), IORRANA VIEIRA SALUSTIANO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELA DA SILVA PAES (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 22/06/2014 a 22/11/2014), ANGÉLICA LOPES QUINELATO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELLA CRISTINA TOLÊDO ALVES COSTA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELLA OLIVEIRA BRITTO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), JOANA MOZER MARCHIORI (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), LAISSE DE SOUZA LOURENÇO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014)

DataInicio

2014-11-22

DataTermino

2014-11-22

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Realizar educação ambiental visando a conscientização da população de Viçosa quanto a importância da preservação da bacia do Ribeirão São Bartolomeu.

PalavrasChave

Meio ambiente, Água, Saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Realizar uma oficina em praça pública, para expor a importância do Ribeirão à população viçosense, %u2022Confeccionar material educativo mostrando o percurso do Ribeirão e as principais ameaças ao curso d´água devido às atividades humanas, %u2022Expor para a população por meio de uma linguagem clara e lúdica sobre técnicas microbiológicas usadas para identificar patógenos vinculados pela água, %u2022Dialogar com público da oficina sobre a importância do consumo consciente da água tratada e a preservação dos rios e nascentes.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38857


gov - CodigoLancamento:44686,NumeroRegistro:PRJ-096/2016,Tipo:Projeto,Titulo:INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE 2016,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Tecnologia e

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44686

NumeroRegistro

PRJ-096/2016

Tipo

Projeto

Titulo

INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE 2016

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

CARLOS DE CASTRO GOULART (Coordenador, 03/01/2016 a 30/11/2016), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2016 a 30/11/2016), ALINE PATRÍCIA DO CARMO (Bolsista PIBEX, 03/01/2016 a 30/11/2016)

DataInicio

2016-03-01

DataTermino

2016-11-30

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

O objetivo geral do projeto é promover a inclusão digital através da utilização dos laboratórios de informática de escolas públicas da cidade de Viçosa, com o oferecimento de cursos gratuitos de introdução a informática e da utilização de softwares específicos no processo de ensino-aprendizagem, todos baseados em software livre.

PalavrasChave

Inclusão Digital, Software Livre, Linux

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Manter o laboratório de informática da E.E. Effie Rolfs em condição de uso, - Oferecer cursos de capacitação em informática básica para pelo menos 150 pessoas. Neste público estão incluídos professores e alunos da rede municipal e estadual, - Capacitar pelo menos 10 monitores/instrutores, dentre os alunos participantes do PIBID-UFV, - Promover cursos de capacitação em softwares didáticos de disciplinas específicas no âmbito do PIBID-UFV.

LocalidadeAtendida

Alunos, docentes e servidores da E.E. Effie Rolfs e participantes do PIBID-UFV

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44686


gov - CodigoLancamento:44826,NumeroRegistro:PRJ-045/2016,Tipo:Projeto,Titulo:INFLUÊNCIA DO MARKETING SOBRE O COMPORTAMENTO NUTRICIONAL DE...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Edu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44826

NumeroRegistro

PRJ-045/2016

Tipo

Projeto

Titulo

INFLUÊNCIA DO MARKETING SOBRE O COMPORTAMENTO NUTRICIONAL DE...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

MONISE VIANA ABRANCHES (Coordenador, 21/09/2015 a 30/09/2017), KARINA LOPES RIBEIRO (Estagiário, 21/09/2015 a 30/09/2017), TEREZA RAQUEL MENDONÇA SOUZA SILVA (Bolsista FUNARBEX, 21/09/2015 a 30/09/2017)

DataInicio

2015-09-21

DataTermino

2017-09-30

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Avaliar a influência do marketing sobre as escolhas alimentares de escolares do município de São Gotardo, vinculados a uma instituição pública e a uma instituição privada e desenvolver ações de educação nutricional.

PalavrasChave

Nutrição infantil, Propaganda, Alimentos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Traçar o perfil socioeconômico, de saúde, alimentar e nutricional de escolares vinculados à duas instituições de ensino (uma pública e outra privada) do município de São Gotardo participantes do projeto. - Avaliar o tempo destinado à realização de atividades que incluem assistir TV, jogar videogame e uso de computador pelas crianças. - Avaliar a influência que as estratégias de marketing exercem sobre as escolhas alimentares das crianças. - Avaliar a predisposição das crianças para a aquisição de alimentos ultra-processados. - Confeccionar recursos didáticos lúdicos (jogos, teatro, músicas, receitas culinárias saudáveis) com materiais de baixo custo destinados à educação nutricional das crianças. - Realizar oficinais de desenvolvimento de receitas saudáveis junto às crianças. - Elaborar atividades avaliativas ao nível do público-alvo para mensurar o conhecimento adquirido. - Elaborar folder instrucional para os pais, com o intuito de expandir os conhecimentos para o âmbito familiar. - Quando possível, procurar-se-á associar os conhecimentos de nutrição aos outros conteúdos estudados pelos alunos na instituição tais como: português, matemática e ciências. Realizar reuniões quinzenais de planejamento das atividades. - Discutir as estratégias a serem conduzidas e as dificuldades encontradas na execução das atividades, com o intuito de planejar as condutas para minimizar as situações-problema. - Elaborar 1 artigo a ser publicado em periódico da área destacando as atividades realizadas e os desfechos encontrados. - Divulgação dos resultados em Congressos, Simpósios e Encontros da área.

LocalidadeAtendida

Escola pública e privada do município de São Gotardo- MG

PessoasAtendidas

68

PessoasAtendidasPorMes

68

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44826


gov - CodigoLancamento:44889,NumeroRegistro:PRJ-046/2016,Tipo:Projeto,Titulo:ENSINO E PRATICA DE TAI CHI CHUAN ESTILO DONG,AreaCNPQ:,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cultura,Envolvidos:CARLOS FRANKL SPER

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44889

NumeroRegistro

PRJ-046/2016

Tipo

Projeto

Titulo

ENSINO E PRATICA DE TAI CHI CHUAN ESTILO DONG

AreaCNPQ

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

CARLOS FRANKL SPERBER (Coordenador, 01/04/2016 a 31/03/2020), CARLOS FRANKL SPERBER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), DALTO DOMINGOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ANTONIO BENTO MANCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), JUSCELINO RODRIGUES DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ANDREA BERGALLO SNIZEK (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ROBERTO TURBAY DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020)

DataInicio

2016-04-01

DataTermino

2020-03-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Consolidação da prática de Tai Chi Chuan estilo Dong em Viçosa com inserção formal como atividade de extensão da UFV, partilha de responsabilidades, ampliação do público beneficiado e melhoria na qualidade de vida dos praticantes.

PalavrasChave

Artes marciais, Estresse, Equilíbrio corpo-mente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas-treino semanais, sob a instrução de A.B.Mancio, C.F.Sperber, R. Turbay e D.D. Rodrigues (4h/semana), seminários semestrais de supervisão, aprofundamento, avaliação do aproveitamento e eventuais redirecionamentos, sob a instrução de L.Maia e M.Prates, e seminários bimensais complementares, de âmbito local, em finais de semana, seminários internacionais (1/ano), sob a instrução do mestre Alex Dong. Além disto, haverá visitas periódicas à Escola Tai Chi Chuan BH/MG, para aperfeiçoamento e aprimoramento da técnica, por membros do projeto.

LocalidadeAtendida

Comunidade acadêmica da UFV e extra-acadêmica de Viçosa e região

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44889


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato