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gov - CodigoLancamento:38857,NumeroRegistro:PRJ-007/2015,Tipo:Projeto,Titulo:ÁGUAS DO SÃO BARTOLOMEU: VIDA NO RIO, SAÚDE NA CIDADE.,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica2:Mult

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

38857

NumeroRegistro

PRJ-007/2015

Tipo

Projeto

Titulo

ÁGUAS DO SÃO BARTOLOMEU: VIDA NO RIO, SAÚDE NA CIDADE.

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

PAULA SILVA SUDRE (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), RAQUEL CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), RENATO LIMA SENRA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), THAÍS CRISTTINA NEVES MARTINS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), DANILO MATEUS DOS SANTOS (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), FERNANDA SALES DE ARAÚJO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), GRAZIELA DOS SANTOS PAULINO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), HELAINDO GUIMARÃES JÚNIOR (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), HIGOR SETTE PEREIRA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), IORRANA VIEIRA SALUSTIANO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELA DA SILVA PAES (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 22/06/2014 a 22/11/2014), ANGÉLICA LOPES QUINELATO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELLA CRISTINA TOLÊDO ALVES COSTA (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), ISABELLA OLIVEIRA BRITTO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), JOANA MOZER MARCHIORI (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014), LAISSE DE SOUZA LOURENÇO (Bolsista - Outros, 22/06/2014 a 22/11/2014)

DataInicio

2014-11-22

DataTermino

2014-11-22

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Realizar educação ambiental visando a conscientização da população de Viçosa quanto a importância da preservação da bacia do Ribeirão São Bartolomeu.

PalavrasChave

Meio ambiente, Água, Saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Realizar uma oficina em praça pública, para expor a importância do Ribeirão à população viçosense, %u2022Confeccionar material educativo mostrando o percurso do Ribeirão e as principais ameaças ao curso d´água devido às atividades humanas, %u2022Expor para a população por meio de uma linguagem clara e lúdica sobre técnicas microbiológicas usadas para identificar patógenos vinculados pela água, %u2022Dialogar com público da oficina sobre a importância do consumo consciente da água tratada e a preservação dos rios e nascentes.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38857


gov - CodigoLancamento:44686,NumeroRegistro:PRJ-096/2016,Tipo:Projeto,Titulo:INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE 2016,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Tecnologia e

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44686

NumeroRegistro

PRJ-096/2016

Tipo

Projeto

Titulo

INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE 2016

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

CARLOS DE CASTRO GOULART (Coordenador, 03/01/2016 a 30/11/2016), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/01/2016 a 30/11/2016), ALINE PATRÍCIA DO CARMO (Bolsista PIBEX, 03/01/2016 a 30/11/2016)

DataInicio

2016-03-01

DataTermino

2016-11-30

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

O objetivo geral do projeto é promover a inclusão digital através da utilização dos laboratórios de informática de escolas públicas da cidade de Viçosa, com o oferecimento de cursos gratuitos de introdução a informática e da utilização de softwares específicos no processo de ensino-aprendizagem, todos baseados em software livre.

PalavrasChave

Inclusão Digital, Software Livre, Linux

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Manter o laboratório de informática da E.E. Effie Rolfs em condição de uso, - Oferecer cursos de capacitação em informática básica para pelo menos 150 pessoas. Neste público estão incluídos professores e alunos da rede municipal e estadual, - Capacitar pelo menos 10 monitores/instrutores, dentre os alunos participantes do PIBID-UFV, - Promover cursos de capacitação em softwares didáticos de disciplinas específicas no âmbito do PIBID-UFV.

LocalidadeAtendida

Alunos, docentes e servidores da E.E. Effie Rolfs e participantes do PIBID-UFV

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44686


gov - CodigoLancamento:44826,NumeroRegistro:PRJ-045/2016,Tipo:Projeto,Titulo:INFLUÊNCIA DO MARKETING SOBRE O COMPORTAMENTO NUTRICIONAL DE...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Edu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44826

NumeroRegistro

PRJ-045/2016

Tipo

Projeto

Titulo

INFLUÊNCIA DO MARKETING SOBRE O COMPORTAMENTO NUTRICIONAL DE...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

MONISE VIANA ABRANCHES (Coordenador, 21/09/2015 a 30/09/2017), KARINA LOPES RIBEIRO (Estagiário, 21/09/2015 a 30/09/2017), TEREZA RAQUEL MENDONÇA SOUZA SILVA (Bolsista FUNARBEX, 21/09/2015 a 30/09/2017)

DataInicio

2015-09-21

DataTermino

2017-09-30

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Avaliar a influência do marketing sobre as escolhas alimentares de escolares do município de São Gotardo, vinculados a uma instituição pública e a uma instituição privada e desenvolver ações de educação nutricional.

PalavrasChave

Nutrição infantil, Propaganda, Alimentos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Traçar o perfil socioeconômico, de saúde, alimentar e nutricional de escolares vinculados à duas instituições de ensino (uma pública e outra privada) do município de São Gotardo participantes do projeto. - Avaliar o tempo destinado à realização de atividades que incluem assistir TV, jogar videogame e uso de computador pelas crianças. - Avaliar a influência que as estratégias de marketing exercem sobre as escolhas alimentares das crianças. - Avaliar a predisposição das crianças para a aquisição de alimentos ultra-processados. - Confeccionar recursos didáticos lúdicos (jogos, teatro, músicas, receitas culinárias saudáveis) com materiais de baixo custo destinados à educação nutricional das crianças. - Realizar oficinais de desenvolvimento de receitas saudáveis junto às crianças. - Elaborar atividades avaliativas ao nível do público-alvo para mensurar o conhecimento adquirido. - Elaborar folder instrucional para os pais, com o intuito de expandir os conhecimentos para o âmbito familiar. - Quando possível, procurar-se-á associar os conhecimentos de nutrição aos outros conteúdos estudados pelos alunos na instituição tais como: português, matemática e ciências. Realizar reuniões quinzenais de planejamento das atividades. - Discutir as estratégias a serem conduzidas e as dificuldades encontradas na execução das atividades, com o intuito de planejar as condutas para minimizar as situações-problema. - Elaborar 1 artigo a ser publicado em periódico da área destacando as atividades realizadas e os desfechos encontrados. - Divulgação dos resultados em Congressos, Simpósios e Encontros da área.

LocalidadeAtendida

Escola pública e privada do município de São Gotardo- MG

PessoasAtendidas

68

PessoasAtendidasPorMes

68

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44826


gov - CodigoLancamento:44889,NumeroRegistro:PRJ-046/2016,Tipo:Projeto,Titulo:ENSINO E PRATICA DE TAI CHI CHUAN ESTILO DONG,AreaCNPQ:,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cultura,Envolvidos:CARLOS FRANKL SPER

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44889

NumeroRegistro

PRJ-046/2016

Tipo

Projeto

Titulo

ENSINO E PRATICA DE TAI CHI CHUAN ESTILO DONG

AreaCNPQ

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

CARLOS FRANKL SPERBER (Coordenador, 01/04/2016 a 31/03/2020), CARLOS FRANKL SPERBER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), DALTO DOMINGOS RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ANTONIO BENTO MANCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), JUSCELINO RODRIGUES DA FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ANDREA BERGALLO SNIZEK (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020), ROBERTO TURBAY DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2016 a 31/03/2020)

DataInicio

2016-04-01

DataTermino

2020-03-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Consolidação da prática de Tai Chi Chuan estilo Dong em Viçosa com inserção formal como atividade de extensão da UFV, partilha de responsabilidades, ampliação do público beneficiado e melhoria na qualidade de vida dos praticantes.

PalavrasChave

Artes marciais, Estresse, Equilíbrio corpo-mente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas-treino semanais, sob a instrução de A.B.Mancio, C.F.Sperber, R. Turbay e D.D. Rodrigues (4h/semana), seminários semestrais de supervisão, aprofundamento, avaliação do aproveitamento e eventuais redirecionamentos, sob a instrução de L.Maia e M.Prates, e seminários bimensais complementares, de âmbito local, em finais de semana, seminários internacionais (1/ano), sob a instrução do mestre Alex Dong. Além disto, haverá visitas periódicas à Escola Tai Chi Chuan BH/MG, para aperfeiçoamento e aprimoramento da técnica, por membros do projeto.

LocalidadeAtendida

Comunidade acadêmica da UFV e extra-acadêmica de Viçosa e região

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44889


gov - CodigoLancamento:44897,NumeroRegistro:PRJ-043/2016,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. EM CO...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematic

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44897

NumeroRegistro

PRJ-043/2016

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. EM CO...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ALISSON CARRARO BORGES (Coordenador, 30/06/2015 a 30/12/2016), ODEIR SCHOTT FILHO (Bolsista Fapemig, 30/06/2015 a 30/12/2016), TAMIRES CARDOSO PEREIRA (Estagiário, 30/06/2015 a 30/12/2016), ELIZANGELA DE CASSIA RODRIGUES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2015 a 30/12/2016)

DataInicio

2015-06-30

DataTermino

2016-12-30

LinhaExtensao

Resíduos sólidos

Objetivo

A geração excessiva de resíduo sólido é um dos grandes problemas dos centros urbanos, causando impactos ao meio ambiente e podendo vir a causar problemas de saúde. A geração de resíduos está diretamente proporcional com a renda total do município, ou seja, quanto maior a cidade e a renda, mais resíduos será produzido pelas mesmas. O modo de vida urbana produz uma diversidade cada vez maior de produtos e de resíduos que exigem sistemas de coleta e tratamento diferenciados após o seu uso e uma destinação ambientalmente segura. No manejo dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, existem fatores de riscos à saúde para a população exposta (OPS, 2005). O resíduo sólido pode ser a causa de doenças como diarreias infecciosas, amebíase e parasitoses. Ele serve ainda como abrigo e/ou fonte de alimentos para insetos, roedores, aranhas e escorpiões. Dentre os insetos, as moscas, mosquitos, baratas e formigas são potenciais transmissores de doenças como dengue, febre amarela e contaminações em geral. Já dentre os roedores, os ratos podem transmitir a leptospirose e a peste. A problemática dos resíduos sólidos em conjuntos habitacionais "Minha Casa, Minha Vida" financiados pela CAIXA deve-se à localização, nível de instrução, tipo de implementação e os hábitos da população. Devido a localização do conjunto habitacional a coleta de resíduos sólidos é efetuada três vezes por semana. Assim, os resíduos ficam expostos nas casas e ruas do conjunto habitacional propiciando locais para disseminação de doenças. A falta de instrução da população agrava nessa problemática por meio do manejo e disposição final dos resíduos, que por sua vez, deveriam ser armazenados de forma correta e segura. O despejo dos resíduos é efetuado de forma e no período inadequado nas ruas favorecendo o seu contato com animais do conjunto habitacional e da região.

PalavrasChave

resíduos sólidos, minha casa minha vida, educação ambiental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Atividades de educação ambiental e coleta seletiva registradas acima.

LocalidadeAtendida

Coelhas e/ou Estiva

PessoasAtendidas

250

PessoasAtendidasPorMes

250

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44897


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