CodigoLancamento |
40027 |
NumeroRegistro |
PRJ-128/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS COM... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
BRENO ALEXANDRE MAIA REZENDE (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 31/12/2015), ALEXANDRE SANTOS PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), ANA CAROLINA SILVA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 31/12/2015), ADRIANA VENTOLA MARRA (Coordenador, 02/01/2015 a 31/12/2015), DANIELA DOS SANTOS COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
Desenvolver competências comportamentais nos jovens de 16 a 24 anos participantes do PRONATEC e Reinventando o Ensino Médio, de Florestal, em busca de seu primeiro emprego. |
PalavrasChave |
competencias, emprego, jovem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Promover maior integração entre UFV/Campus de Florestal e comunidade de Florestal, Levantar a demanda, juntamente com os empresários da região representados pela Associação Comercial de Florestal, das competências comportamentais necessárias para seus empregados. Preparar e promover grupos de estudos sobre competências envolvendo docentes, discentes do curso de administração, beneficiários do projeto e comunidade, Preparar e promover palestras voltadas para a discussão competências comportamentais e perfil do trabalhador para empresários e comunidade de Florestal, Preparar e promover oficinas voltadas para o desenvolvimento das competências comportamentais nos jovens de 16 a 24 anos em busca de seu primeiro emprego |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40027 |
CodigoLancamento |
40499 |
NumeroRegistro |
PRJ-161/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO LIXO E... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
FLÁVIO RESENDE BABOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/01/2014), MARCOS PAULO DE OLIVEIRA LOUREIRO (Coordenador, 01/08/2013 a 31/01/2014), KAIRO ALESSANDRO SILVA MARIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2013 a 31/01/2014) |
DataInicio |
2013-08-01 |
DataTermino |
2014-01-31 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Alertar os estudantes do Ensino Fundamental para os malefícios decorrentes do descarte incorreto do lixo eletrônico. Apresentar formas de reaproveitamento do lixo eletrônico. Introduzir os princípios da Robótica utilizando apenas material retirado do lixo eletrônico. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas durante o desenvolvimento de pequenos protótipos. |
PalavrasChave |
Robótica Educacional, Lixo Eletrônico, Ensino Fundamental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Apresentação do tema "Lixo Eletrônico" aos estudantes do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da E. E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura. Seleção dos alunos interessados em desenvolver protótipos aplicando os conceitos da Robótica. Desenvolvimento de protótipos utilizando materiais retirados do lixo eletrônico. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40499 |
CodigoLancamento |
41440 |
NumeroRegistro |
PRJ-167/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CELIPE- CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGE... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
VIVIANE DE OLIVEIRA SOUZA (Ministrante, 08/08/2016 a 12/06/2016), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/06/2015 a 12/06/2016), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Bolsista - Outros, 12/06/2015 a 12/06/2016), MARIANA ALVES ABRANTES (Estagiário, 08/08/2016 a 12/06/2016), TAMIRES DE CASTRO FERREIRA (Bolsista - Outros, 12/06/2015 a 12/06/2016), IDALENA OLIVEIRA CHAVES (Coordenador, 12/06/2015 a 12/06/2016), GLAUBER HEITOR SAMPAIO (Orientador, 12/06/2015 a 12/06/2016), MATEUS LOPES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/06/2015 a 12/06/2016), RENAN MONTICO DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 12/06/2015 a 12/06/2016), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Orientador, 12/06/2015 a 12/06/2016) |
DataInicio |
2015-06-12 |
DataTermino |
2016-06-12 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
OBJETIVOS -Geral Desenvolver o campo de ensino em língua portuguesa para estrangeiros e implementar pesquisas, estágios de formação docente e projetos de iniciação científica para os professores do DLA e para os alunos dos cursos de graduação em Letras, complementando a formação dos egressos no curso de Letras com mais essa possibilitade de atuação e também como objeto de pesquisa . Específicos do projeto a) Oferecer cursos regulares (permanentes e/ou eventuais) de língua portuguesa em níveis básicos, intermediário e avançado. b) oferecer cursos preparatórios para o exame Celpe-Bras. c) ministrar cursos de curta duração para o público estrangeiro. e) Oferecer oportunidade de estágio aos alunos dos cursos de graduação do DLA na prática docente. |
PalavrasChave |
português, língua estrangeira, ensino |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
oferecer diferentes modalidades de cursos, com estadias curtas, médias e longas, em diferentes períodos do ano. Além dos cursos regulares nos níveis básico, intermediário e avançado, como temos uma demanda de alunos estrangeiros que chegam, gradativamente, ao longo do ano, uma das nossa propostas é oferecer cursos que possam ser desenvolvidos em um período curto. Para esses cursos propõe-se uma duração de 4 a 8 semanas, em foma de oficinas, como conversação e audiovisual e produção de textos. Além, do curso preparatório para o Celpe-bras que será ministrado regularmente nos períodos que antecendem a ralização do exame. |
LocalidadeAtendida |
odos os estrangeiros, residentes em Viçosa e cidades da região da zona da mata mineira, vinculados o |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41440 |
CodigoLancamento |
41215 |
NumeroRegistro |
PRJ-252/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
FOMENTO DE PROTEÇÃO DE NASCENTES NA BACIA DO RIBEIRÃO CAMARÃ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ALUIZIO DA COSTA RIBEIRO (Coordenador, 01/01/2015 a 31/12/2015), THIAGO SANTOS OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), ALAN VALDIR SALDANHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Recursos hídricos |
Objetivo |
Promover o incentivo, o apoio técnico e operacional para disseminar entre os produtores rurais, estudantes e comunidade as praticas de manejo e conservação de nascentes. Envolvendo no processo os agentes de desenvolvimento regional como professores, estudantes, técnicos, Prefeitura municipal de Florestal, Copasa, IEF e Emater. |
PalavrasChave |
Recuperação de nascentes, Recursos hídricos, Produção de água |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Levantamento Bibliográfica e organização. Seleção das propriedades para implantar dos projetos pilotos. Implantação das unidades piloto. Monitoramento e acompanhamento das unidades. Levantamento de fatores que dificultam a adoção das práticas. Levantar e avaliação do estado de conservação das nascentes existetes no teritorio da UFV-CAF. Análise dos dados coletados. Preparação para realização do "Dia de Campo". Elaboração de materiais didáticos. Preparação dos Cursos aos Pequenos e Médios Produtores Rurais. Preparação para a Realização de Encontro de Técnico em Agropecuária. Diagnóstico junto a comunidade sobre sobre a localização de nascentes que já estão secas. Preparação para o Simpósio e Relatório Final. Visitas de Acompanhamento das UD de Recomposição Florestal. Conclusão do Projeto. |
LocalidadeAtendida |
Florestal-MG |
PessoasAtendidas |
110 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41215 |
CodigoLancamento |
41577 |
NumeroRegistro |
PRJ-189/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O PAPEL DA FIBRA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
ALEXIA LARA SOUZA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), TERESA CRISTINA FONSECA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), GUSTAVO LUÍS FERREIRA SANTIAGO (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 31/12/2015), ANDRE GUSTAVO SATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), CLÁUDIA MÁRCIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), HUMBERTO FANTUZZI NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), JOSÉ MAURO DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), DEUSANILDE DE JESUS SILVA (Coordenador, 02/01/2015 a 31/12/2015), FABIO DE AVILA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Emprego e renda |
Objetivo |
Qualificação profissional de pessoa ou de grupos de pessoas visando a produção de papel artesanal de materiais fibrosos a partir do resíduo agrícola para serem utilizados como matéria-prima para confecção de produtos com maior valor agregado. |
PalavrasChave |
Produção de papel de fibra de bananeira, Sustentabilidade, Aproveitamento de resíduos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
(a) Captação de comunidades interessadas em participar do projeto através de visitas e apresentação do mesmo, e início dos trabalhos com as comunidades já captadas (UNEGRO e Instituto Vida de Viçosa), (b) elaboração e aplicação de questionário para levantamento do conhecimento e das condições iniciais de trabalho e das expectativas das comunidades, (c) elaboração de material para a qualificação profissional. Nesse material, todos os procedimentos básicos para produção de papel de material fibroso originado do pseudocaule da bananeira bem como a confecção de algumas peças com o papel deverão estar comtemplados, (d) reuniões com os representantes da comunidade para ajuste da estrutura e planejamento da qualificação profissional e do questionário inicial, (e) reunião com os participantes interessados para explicação de como será a qualificação e para aplicação do questionário, (f) transferência do conhecimento de todas as etapas de produção de papéis e de peças com os papéis produzidos, (g) levantamento de local para exposição dos papéis e das peças produzidas e implementação da exposição, (h) aplicação do questionário final para avaliação dos resultados do projeto, (i) elaboração de relatório técnico e participação em eventos pertinentes. Os representantes atuarão como facilitadores para a execução do projeto, pois conhecem as comunidades e a estrutura física das mesmas para realização da qualificação profissional. Como representantes líderes, também poderão ter a visão de como serão operacionalizados os conhecimentos adquiridos, como por exemplo, ajudando a comunidade na formação de uma cooperativa. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
6 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41577 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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