CodigoLancamento |
37815 |
NumeroRegistro |
PRJ-289/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
BOXE UNIVERSITÁRIO |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI (Coordenador, 02/03/2014 a 31/12/2015), ALEXANDRE JOSÉ PEREIRA DE SOUSA VAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
O enfoque do Projeto é atuar no desenvolvimento social e interpessoal, propiciando à comunidade universitária que vivenciem a prática esportiva do Boxe Chinês como uma possibilidade de desenvolvimento corporal, em toda sua ampla concepção, além uma forma de lazer, podendo se tornar uma ótima ferramenta contra o sedentarismo e a obesidade. |
PalavrasChave |
boxe, esporte, saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinos específicos visando à aplicação do aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio rápido e aperfeiçoamento da técnica. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade universitária |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=37815 |
CodigoLancamento |
38013 |
NumeroRegistro |
PRJ-361/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PARTICIPAÇÃO, INTEGRAÇÃO E EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO: ALTERN... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
SIRLENE CRISTINA DE PAIVA (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), TAMIRIS APARECIDA SOARES VALENTE (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), ANNY CHRYSTIE BASILIO EXPEDITO (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), ANNY KAROLYNE BASILIO EXPEDITO (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), LOUISE VIDIGAL PINTO COELHO (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), PRISCILA DANIELE LADEIRA (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2019), ANA LIDIA COUTINHO GALVAO (Coordenador, 06/01/2014 a 20/12/2019), LUDYMILLA LEANDRA CUPERTINO SILVA (Bolsista PIBEX, 06/01/2014 a 20/12/2019), MARCELO OTTONI DURANTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/01/2014 a 20/12/2019), GLÁUCIA DA CONCEIÇÃO SANTOS (Estagiário, 06/01/2014 a 20/12/2017) |
DataInicio |
2014-01-06 |
DataTermino |
2019-12-20 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Objetivos: Em geral, pretende-se intervir na comunidade, a partir dos problemas detectados por eles, com vistas ao desenvolvimento da mesma e conseqüente melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Como objetivos específicos, têm-se: - Realizar oficinas de capacitação que possam contribuir para a melhoria das condições de trabalho e geração de renda na comunidade em questão, - Trabalhar, dentro da temática educação e cidadania, questões relativas à educação do consumidor, educação ambiental e vivência em grupos, - Realizar atividades que integrem esporte, lazer e cultura, de forma a abranger crianças, jovens e adultos da comunidade, - Trabalhar com a comunidade a importância da vivência em grupo e cooperação - Desenvolver na equipe a habilidade para trabalho em equipes interdisciplinares e uso de metodologias participativas, - Aproximar os estudantes da realidade, fazendo a ponte entre conhecimento teórico obtido e a prática social. |
PalavrasChave |
Empoderamento, Participação Comunitária, Desenvolvimento Local |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar oficinas de capacitação que possam contribuir para a melhoria das condições de trabalho e geração de renda na comunidade em questão - Trabalhar, dentro da temática educação e cidadania, questões relativas à educação do consumidor, educação ambiental e vivência em grupos. - Realizar atividades que integrem esporte, lazer e cultura, de forma a abranger crianças, jovens e adultos da comunidade. - Trabalhar com a comunidade a importância da vivência em grupo e cooperação. - Desenvolver na equipe a habilidade para trabalho em equipes interdisciplinares e uso de metodologias participativas - Aproximar os estudantes da realidade, fazendo a ponte entre conhecimento teórico obtido e a prática social. |
LocalidadeAtendida |
Bairro Violeira, Viçoa-MG |
PessoasAtendidas |
800 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38013 |
CodigoLancamento |
38014 |
NumeroRegistro |
PRG-020/2014 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
LABCINE - LABORATÓRIO DE CINEMA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RODRIGO SIQUEIRA BATISTA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2022), ANDREIA PATRICIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2022) |
DataInicio |
2013-01-02 |
DataTermino |
2022-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
O Laboratório de Cinema - LabCine - tem por objetivo coligir projetos que transitem na articulação arte-ciência-educação - especialmente no âmbito das ciências da saúde - a partir da proposição de Telles (2006) acerca da natureza das pesquisas em artes, considerando duas vertentes: (1) A vertente de produção de significados (VPS), na qual o educador e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com uma obra de arte previamente elaborada - no caso, um filme de cinema -, muitas vezes criado por uma artista profissional, (2) A vertente representacional (VR), na qual o educador e aprendizes constroem, individual ou coletivamente, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações da atividade pedagógica. |
PalavrasChave |
Cinema, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
PRJ-030/2011, PRJ-302/2014, PRJ-303/2014, PRJ-313/2014 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=38014 |
CodigoLancamento |
38267 |
NumeroRegistro |
PRJ-368/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GRUPO COREOGRÁFICO DE BALLET VIRTUOSE |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PALOMA SANDES GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), NAILANITA PRETTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), RONALDO RODRIGUES M. FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), TARCISIO GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GUSTAVO AUGUSTO VICENTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GABRIELA ALVARENGA LOVATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GABRIELLY DA COSTA NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), PAULO CÉZAR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), DORIS DORNELLES DE ALMEIDA (Coordenador, 03/07/2014 a 15/12/2014), THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), ANDERSON VELOSO DOMINGOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), CLEISON LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), RAYLA ROBERTA MINARINI RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 15/12/2014) |
DataInicio |
2014-03-07 |
DataTermino |
2014-12-15 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
*Aplicar e aperfeiçoar semanalmente a técnica de ballet clássico e neoclássico dos bailarinos participantes através de ensaios e criações coreográficas (3 ensaios de 2hs cada/por semana) * Reforçar aspectos cognitivos (principalmente memória e a criatividade) e físicos (coordenação motora, ritmo e destrezas corporais)dos bailarinos participantes *Incentivar os alunos de graduação em dança a aplicarem os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso na realização de espetáculos em dança profissionais do grupo no âmbito da Universidade e também em outros locais da comunidade *Treinar os bailarinos participantes para apresentação de espetáculos artísticos *Pesquisar linguagens coreográficas através do corpo humano dos participantes através da dança de ballet e neoclássico *Incentivar a formação e manutenção de público e da arte na comunidade local e arredores *Participar de Campanhas e Eventos de Arte e Dança, disseminando o trabalho realizado *Realizar aproximadamente 150 encontros entre ensaios e espetáculos com duração de 120 minutos cada além dos espetáculos de dança, totalizando 20.000 minutos entre as datas de 07 março á 15 dezembro de 2014. |
PalavrasChave |
Dança, Ballet Clássico e Contemporâneo, Criação coreográfica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinamentos na técnica de ballet clássico (técnica de pontas), Ensaios semanais, Criação Coreográfica, apresentação de espetáculos e pesquisa em dança. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e arredores |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38267 |
CodigoLancamento |
38803 |
NumeroRegistro |
PRJ-372/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INVENTAR NA CONVIVÊNCIA: PENSAR-INTERVIR NOS RELACIONAMENTOS... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 20/01/2014 a 13/12/2014), GRAZIELE CORRÊA AMORIM (Bolsista PIBEX, 20/01/2014 a 13/12/2014), GRASIELA GOMIDE DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 13/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-20 |
DataTermino |
2014-12-13 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
O objetivo do presente trabalho é o de problematizar os relacionamentos discentes a se fazerem no cotidiano universitário da Universidade Federal de Viçosa, a partir de oficinas abertas à comunidade discente, onde temáticas específicas serão trabalhadas a partir do uso de filmes e dinâmicas de grupo.Em um recorte mais específico, o projeto tem a perspectiva de intervir nos modos como os estudantes pensam e atuam em seus convívios nos alojamentos universitários da UFV, uma vez que cada oficina temática . Espera-se, também, com isso que os estudantes participantes ampliem seus recursos relacionais e emocionais ao lidar com as dificuldades que cotidianamente surgem no convívio no campus. Igualmente, espera-se que mais do que se comprometer em uma experiência de partilha de experiências, os discentes também sejam protagonistas de aprendizagens que os potencializem a lidar com outros desafios de convivência não apenas nos alojamentos, mas também nas salas de aula e na vida de formados. |
PalavrasChave |
Educação, Vida estudantil, Convívio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O trabalho se organizará a partir da produção de oficinas junto aos discentes participantes. Uma oficina pode ser caracterizada como sendo uma prática de intervenção psicossocial, utilizada em contextos diversos, como o pedagógico, clínico ou comunitário. Afonso (2000, p.9) define a Oficina "(...) como um trabalho estruturado com grupos, independentemente do número de encontros, sendo focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar, em um contexto social." Assim, trata-se de uma intervenção que se centraliza em torno de uma temática que possui relação com o cotidiano do grupo e com a sua demanda. Apresenta uma potencialidade pedagógica ao possibilitar um aprendizado a partir da experiência do próprio grupo e uma potencialidade terapêutica ao permitir a elaboração sobre questões subjetivas, interpessoais e sociais. Embora utilize de informação e reflexão, diferencia-se de um projeto apenas pedagógico, pois também busca os significados afetivos e as vivências relacionadas com a temática proposta. E, apesar de também favorecer um processo de elaboração da experiência envolvendo emoções e revivências, a Oficina não pretende a uma análise psíquica dos participantes, distinguindo-se de um grupo de psicoterapia (Afonso, 2000). O coordenador de uma Oficina possui um papel ativo, sendo acolhedor e incentivador, ajudando a sistematizar conteúdos e processos emergentes, mas sempre a partir do próprio grupo. O processo grupal é que define os direcionamentos, cabendo ao coordenador acompanhá-lo. Sendo, assim, embora haja um planejamento prévio, com a antecipação de temas e estratégias, o planejamento é sempre flexível. Nesse sentido, a escolha da técnica relaciona-se ao processo grupal, com o intuito de favorecer uma abertura dialógica e não de suscitar determinado resultado. Nas palavras de Afonso (2000, p.52) "o resultado esperado não é um conteúdo e sim um processo. A produção do grupo é que irá dar um conteúdo a esse processo, em seus diferentes momentos. A coordenação da Oficina busca facilitar para o grupo a conexão entre técnica, experiência e reflexão".Nesse sentido, as ações serão organizadas tendo como padrão a seguinte dinâmica: 1) a cada mês, a equipe de trabalho definirá uma temática a ser desenvolvida naquela mês específico, a partir da exibição de dois filmes (um a cada quinze dia), 2) Será divulgado no campus, em especial nos alojamentos, um convite aberto à comunidade universitária para assistirem à projeção dos filmes selecionados. Estes filmes serão catalizadores de um debate a ser realizado com o grupo presente ao encontro. Assim, pretende-se, com a discussão, ampliar as sensibilidades a respeito da temática apresentada. Nos encontros iniciais, as temáticas serão pré-definidas pela equipe do projeto, contudo, à medida que o grupo se estabilize, acreditamos que seja possível que os discentes participantes do projeto realizem suas próprias demandas por temáticas. Contudo, a fim de uma maior organização das atividades, temos que as temáticas que pretendemos fomentar, tanto na apresentação dos filmes quanto na prática das oficinas são, dentre outras: relacionamento, sexualidade, amor, diferença, convivência, conflitos, amizade, cooperação, egoísmo, universidade, sonhos, medo, fracassos, invenção, futuro. O encontro com o filme terá duração de três horas. |
LocalidadeAtendida |
Discentes da Universidade Federal de Viçosa |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38803 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |