CodigoLancamento |
38014 |
NumeroRegistro |
PRG-020/2014 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
LABCINE - LABORATÓRIO DE CINEMA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RODRIGO SIQUEIRA BATISTA (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2022), ANDREIA PATRICIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2022) |
DataInicio |
2013-01-02 |
DataTermino |
2022-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
O Laboratório de Cinema - LabCine - tem por objetivo coligir projetos que transitem na articulação arte-ciência-educação - especialmente no âmbito das ciências da saúde - a partir da proposição de Telles (2006) acerca da natureza das pesquisas em artes, considerando duas vertentes: (1) A vertente de produção de significados (VPS), na qual o educador e os participantes da pesquisa compartilham e constroem significados ao entrarem em contato com uma obra de arte previamente elaborada - no caso, um filme de cinema -, muitas vezes criado por uma artista profissional, (2) A vertente representacional (VR), na qual o educador e aprendizes constroem, individual ou coletivamente, um determinado objeto de arte que reflita e expresse suas representações da atividade pedagógica. |
PalavrasChave |
Cinema, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
PRJ-030/2011, PRJ-302/2014, PRJ-303/2014, PRJ-313/2014 |
AtividadesProjeto |
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LocalidadeAtendida |
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PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
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Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=38014 |
CodigoLancamento |
38267 |
NumeroRegistro |
PRJ-368/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GRUPO COREOGRÁFICO DE BALLET VIRTUOSE |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PALOMA SANDES GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), NAILANITA PRETTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), RONALDO RODRIGUES M. FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), TARCISIO GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GUSTAVO AUGUSTO VICENTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GABRIELA ALVARENGA LOVATO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), GABRIELLY DA COSTA NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), PAULO CÉZAR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), DORIS DORNELLES DE ALMEIDA (Coordenador, 03/07/2014 a 15/12/2014), THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), ANDERSON VELOSO DOMINGOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), CLEISON LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2014 a 15/12/2014), RAYLA ROBERTA MINARINI RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 15/12/2014) |
DataInicio |
2014-03-07 |
DataTermino |
2014-12-15 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
*Aplicar e aperfeiçoar semanalmente a técnica de ballet clássico e neoclássico dos bailarinos participantes através de ensaios e criações coreográficas (3 ensaios de 2hs cada/por semana) * Reforçar aspectos cognitivos (principalmente memória e a criatividade) e físicos (coordenação motora, ritmo e destrezas corporais)dos bailarinos participantes *Incentivar os alunos de graduação em dança a aplicarem os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso na realização de espetáculos em dança profissionais do grupo no âmbito da Universidade e também em outros locais da comunidade *Treinar os bailarinos participantes para apresentação de espetáculos artísticos *Pesquisar linguagens coreográficas através do corpo humano dos participantes através da dança de ballet e neoclássico *Incentivar a formação e manutenção de público e da arte na comunidade local e arredores *Participar de Campanhas e Eventos de Arte e Dança, disseminando o trabalho realizado *Realizar aproximadamente 150 encontros entre ensaios e espetáculos com duração de 120 minutos cada além dos espetáculos de dança, totalizando 20.000 minutos entre as datas de 07 março á 15 dezembro de 2014. |
PalavrasChave |
Dança, Ballet Clássico e Contemporâneo, Criação coreográfica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Treinamentos na técnica de ballet clássico (técnica de pontas), Ensaios semanais, Criação Coreográfica, apresentação de espetáculos e pesquisa em dança. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e arredores |
PessoasAtendidas |
5000 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38267 |
CodigoLancamento |
38803 |
NumeroRegistro |
PRJ-372/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INVENTAR NA CONVIVÊNCIA: PENSAR-INTERVIR NOS RELACIONAMENTOS... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
EDUARDO SIMONINI LOPES (Coordenador, 20/01/2014 a 13/12/2014), GRAZIELE CORRÊA AMORIM (Bolsista PIBEX, 20/01/2014 a 13/12/2014), GRASIELA GOMIDE DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 13/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-20 |
DataTermino |
2014-12-13 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
O objetivo do presente trabalho é o de problematizar os relacionamentos discentes a se fazerem no cotidiano universitário da Universidade Federal de Viçosa, a partir de oficinas abertas à comunidade discente, onde temáticas específicas serão trabalhadas a partir do uso de filmes e dinâmicas de grupo.Em um recorte mais específico, o projeto tem a perspectiva de intervir nos modos como os estudantes pensam e atuam em seus convívios nos alojamentos universitários da UFV, uma vez que cada oficina temática . Espera-se, também, com isso que os estudantes participantes ampliem seus recursos relacionais e emocionais ao lidar com as dificuldades que cotidianamente surgem no convívio no campus. Igualmente, espera-se que mais do que se comprometer em uma experiência de partilha de experiências, os discentes também sejam protagonistas de aprendizagens que os potencializem a lidar com outros desafios de convivência não apenas nos alojamentos, mas também nas salas de aula e na vida de formados. |
PalavrasChave |
Educação, Vida estudantil, Convívio |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O trabalho se organizará a partir da produção de oficinas junto aos discentes participantes. Uma oficina pode ser caracterizada como sendo uma prática de intervenção psicossocial, utilizada em contextos diversos, como o pedagógico, clínico ou comunitário. Afonso (2000, p.9) define a Oficina "(...) como um trabalho estruturado com grupos, independentemente do número de encontros, sendo focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar, em um contexto social." Assim, trata-se de uma intervenção que se centraliza em torno de uma temática que possui relação com o cotidiano do grupo e com a sua demanda. Apresenta uma potencialidade pedagógica ao possibilitar um aprendizado a partir da experiência do próprio grupo e uma potencialidade terapêutica ao permitir a elaboração sobre questões subjetivas, interpessoais e sociais. Embora utilize de informação e reflexão, diferencia-se de um projeto apenas pedagógico, pois também busca os significados afetivos e as vivências relacionadas com a temática proposta. E, apesar de também favorecer um processo de elaboração da experiência envolvendo emoções e revivências, a Oficina não pretende a uma análise psíquica dos participantes, distinguindo-se de um grupo de psicoterapia (Afonso, 2000). O coordenador de uma Oficina possui um papel ativo, sendo acolhedor e incentivador, ajudando a sistematizar conteúdos e processos emergentes, mas sempre a partir do próprio grupo. O processo grupal é que define os direcionamentos, cabendo ao coordenador acompanhá-lo. Sendo, assim, embora haja um planejamento prévio, com a antecipação de temas e estratégias, o planejamento é sempre flexível. Nesse sentido, a escolha da técnica relaciona-se ao processo grupal, com o intuito de favorecer uma abertura dialógica e não de suscitar determinado resultado. Nas palavras de Afonso (2000, p.52) "o resultado esperado não é um conteúdo e sim um processo. A produção do grupo é que irá dar um conteúdo a esse processo, em seus diferentes momentos. A coordenação da Oficina busca facilitar para o grupo a conexão entre técnica, experiência e reflexão".Nesse sentido, as ações serão organizadas tendo como padrão a seguinte dinâmica: 1) a cada mês, a equipe de trabalho definirá uma temática a ser desenvolvida naquela mês específico, a partir da exibição de dois filmes (um a cada quinze dia), 2) Será divulgado no campus, em especial nos alojamentos, um convite aberto à comunidade universitária para assistirem à projeção dos filmes selecionados. Estes filmes serão catalizadores de um debate a ser realizado com o grupo presente ao encontro. Assim, pretende-se, com a discussão, ampliar as sensibilidades a respeito da temática apresentada. Nos encontros iniciais, as temáticas serão pré-definidas pela equipe do projeto, contudo, à medida que o grupo se estabilize, acreditamos que seja possível que os discentes participantes do projeto realizem suas próprias demandas por temáticas. Contudo, a fim de uma maior organização das atividades, temos que as temáticas que pretendemos fomentar, tanto na apresentação dos filmes quanto na prática das oficinas são, dentre outras: relacionamento, sexualidade, amor, diferença, convivência, conflitos, amizade, cooperação, egoísmo, universidade, sonhos, medo, fracassos, invenção, futuro. O encontro com o filme terá duração de três horas. |
LocalidadeAtendida |
Discentes da Universidade Federal de Viçosa |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38803 |
CodigoLancamento |
45007 |
NumeroRegistro |
PRJ-053/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO CONSUMO DE ... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
SAULO BAÊTA ESPINDOLA (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 30/11/2018), ÊNELA RABELO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), FABIO TAKAHASHI (Coordenador, 01/03/2016 a 31/12/2016), MARCELA FARIA ASSUNÇÃO DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 31/12/2016), MARIA CAROLINA SILVA PÊGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 31/12/2016), SAULO BAÊTA ESPINDOLA (Bolsista PIBEX, 01/03/2017 a 30/11/2017), MÁRCIO CRISTIANO DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2017), ÊNELA RABELO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2018-11-30 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Conscientizar o público alvo por meio de palestras e dinâmicas, orientando a população do município de Pará de Minas sobre os problemas causados por uma alimentação com excesso de sódio e proporcionar dicas para uma alimentação saudável. |
PalavrasChave |
sódio, sal, alimentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Associação de palavras A primeira atividade que será desenvolvida com os participantes será a associação de palavras. O objetivo desta atividade será a avaliação inicial sobre o conhecimento dos participantes sobre o tema do projeto. Nesta metodologia, são apresentadas palavras aos participantes e os mesmos devem escrever as 4 primeiras imagens, associações, pensamentos ou sentimentos que vierem ´a mente, de acordo com metodologia descrita por Minin (2013) Serão apresentadas as seguintes palavras para os participantes: a)Sal b)Sódio Os resultados da Associação de Palavras serão avaliados de forma qualitativa. Uma busca por termos recorrentes dentro do estímulo será realizada. Os termos com significado similares são agrupados em uma mesma categoria por meio da técnica de triangulação que explicita as convergências e divergências dos resultados. O teste qui-quadrado é empregado para avaliar as diferentes percepções dos respondentes em relação ao estímulo estudado (MINIM, 2013). 2 - Palestra informativa e dinâmicas A segunda etapa do projeto contará com palestras e dinâmicas. Serão abordados os seguintes tópicos: %u2022Apresentar aos participantes os problemas causados pelo consumo de alimentos com alto teor de sal e sódio e maneiras de evitar tais problemas. %u2022Apresentar aos participantes os alimentos que possuem grande teor de sódio e mostrar a quantidade de sal equivalente (em tubos de ensaio) que é ingerido ao se consumir esses alimentos. Esta atividade é muito interessante, pois os participantes podem visualizar a quantidade de sal que eles estão ingerindo e comparar com a quantidade recomendada. %u2022Mostrar para os participantes a importância da leitura das informações nutricionais nas embalagens dos alimentos industrializados. Serão apresentadas informações sobre cada componente da tabela nutricional e será reforçado que os valores mostrados na tabela se referem a porção estipulada na tabela. %u2022Mostrar para os participantes que a tabela nutricional de determinado alimento pode ser diferente para alimentos de diferentes marcas, enfatizando a escolha daqueles alimentos com menor quantidade de sódio. Nesta atividade serão apresentados aos participantes alimentos de diferentes marcas e os mesmos terão que escolher aqueles mais saudáveis. %u2022Mostrar a quantidade de sal que cada participante utiliza ao utilizar o saleiro nas refeições. Será pedido para os participantes colocarem o sal em um prato, simulando que estão colocando no seu prato de comida. A quantidade de sal será pesada e os resultados serão mostrados aos participantes. %u2022Será estimulado o uso do sal de ervas( mistura de sal com ervas como alho, orégano, salsa, etc..), para diminuir o consumo 3- Verificação do aprendizado Para avaliar o projeto, será utilizada a mesma metodologia utilizada na etapa 1 do projeto. Desta forma, as respostas dadas na etapa de associação de palavras poderão ser comparadas com as respostas iniciais. |
LocalidadeAtendida |
município de Pará de Minas e Florestal |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45007 |
CodigoLancamento |
46080 |
NumeroRegistro |
PRJ-122/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: FORTALECENDO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALAIR FERREIRA DE FREITAS (Coordenador, 01/10/2015 a 01/10/2016), ALAN FERREIRA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), BRUNO TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), SORAIA APARECIDA MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), RAYENE LANAY AMBRÓSIO PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), GENIVAL SOUZA BENTO JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), NATALIA MICHELE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), MARIA CRISTINA RAMOS MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016) |
DataInicio |
2015-10-01 |
DataTermino |
2016-10-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Apoiar a atuação da ADEVI em Viçosa e Região buscando seu fortalecimento institucional e ampliação de sua capilaridade junto a entidades sociais assistenciais e relacionamento com poder público local |
PalavrasChave |
organização, desenvolvimento, projetos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização de planejamento estratégico, elaboração de projetos para captação de recursos, promoção de articulações institucionais e organização dos eventos "Seminário de tecnologias sociais aplicadas a Viçosa e Região" e "Forum de Desenvolvimento de Viçosa e Regiao" |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46080 |
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