CodigoLancamento |
45007 |
NumeroRegistro |
PRJ-053/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO CONSUMO DE ... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
SAULO BAÊTA ESPINDOLA (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 30/11/2018), ÊNELA RABELO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), FABIO TAKAHASHI (Coordenador, 01/03/2016 a 31/12/2016), MARCELA FARIA ASSUNÇÃO DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 31/12/2016), MARIA CAROLINA SILVA PÊGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 31/12/2016), SAULO BAÊTA ESPINDOLA (Bolsista PIBEX, 01/03/2017 a 30/11/2017), MÁRCIO CRISTIANO DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2017), ÊNELA RABELO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2018-11-30 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Conscientizar o público alvo por meio de palestras e dinâmicas, orientando a população do município de Pará de Minas sobre os problemas causados por uma alimentação com excesso de sódio e proporcionar dicas para uma alimentação saudável. |
PalavrasChave |
sódio, sal, alimentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Associação de palavras A primeira atividade que será desenvolvida com os participantes será a associação de palavras. O objetivo desta atividade será a avaliação inicial sobre o conhecimento dos participantes sobre o tema do projeto. Nesta metodologia, são apresentadas palavras aos participantes e os mesmos devem escrever as 4 primeiras imagens, associações, pensamentos ou sentimentos que vierem ´a mente, de acordo com metodologia descrita por Minin (2013) Serão apresentadas as seguintes palavras para os participantes: a)Sal b)Sódio Os resultados da Associação de Palavras serão avaliados de forma qualitativa. Uma busca por termos recorrentes dentro do estímulo será realizada. Os termos com significado similares são agrupados em uma mesma categoria por meio da técnica de triangulação que explicita as convergências e divergências dos resultados. O teste qui-quadrado é empregado para avaliar as diferentes percepções dos respondentes em relação ao estímulo estudado (MINIM, 2013). 2 - Palestra informativa e dinâmicas A segunda etapa do projeto contará com palestras e dinâmicas. Serão abordados os seguintes tópicos: %u2022Apresentar aos participantes os problemas causados pelo consumo de alimentos com alto teor de sal e sódio e maneiras de evitar tais problemas. %u2022Apresentar aos participantes os alimentos que possuem grande teor de sódio e mostrar a quantidade de sal equivalente (em tubos de ensaio) que é ingerido ao se consumir esses alimentos. Esta atividade é muito interessante, pois os participantes podem visualizar a quantidade de sal que eles estão ingerindo e comparar com a quantidade recomendada. %u2022Mostrar para os participantes a importância da leitura das informações nutricionais nas embalagens dos alimentos industrializados. Serão apresentadas informações sobre cada componente da tabela nutricional e será reforçado que os valores mostrados na tabela se referem a porção estipulada na tabela. %u2022Mostrar para os participantes que a tabela nutricional de determinado alimento pode ser diferente para alimentos de diferentes marcas, enfatizando a escolha daqueles alimentos com menor quantidade de sódio. Nesta atividade serão apresentados aos participantes alimentos de diferentes marcas e os mesmos terão que escolher aqueles mais saudáveis. %u2022Mostrar a quantidade de sal que cada participante utiliza ao utilizar o saleiro nas refeições. Será pedido para os participantes colocarem o sal em um prato, simulando que estão colocando no seu prato de comida. A quantidade de sal será pesada e os resultados serão mostrados aos participantes. %u2022Será estimulado o uso do sal de ervas( mistura de sal com ervas como alho, orégano, salsa, etc..), para diminuir o consumo 3- Verificação do aprendizado Para avaliar o projeto, será utilizada a mesma metodologia utilizada na etapa 1 do projeto. Desta forma, as respostas dadas na etapa de associação de palavras poderão ser comparadas com as respostas iniciais. |
LocalidadeAtendida |
município de Pará de Minas e Florestal |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45007 |
CodigoLancamento |
46080 |
NumeroRegistro |
PRJ-122/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: FORTALECENDO... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALAIR FERREIRA DE FREITAS (Coordenador, 01/10/2015 a 01/10/2016), ALAN FERREIRA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), BRUNO TAVARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), SORAIA APARECIDA MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), RAYENE LANAY AMBRÓSIO PINTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), GENIVAL SOUZA BENTO JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), NATALIA MICHELE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016), MARIA CRISTINA RAMOS MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2015 a 01/10/2016) |
DataInicio |
2015-10-01 |
DataTermino |
2016-10-01 |
LinhaExtensao |
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares |
Objetivo |
Apoiar a atuação da ADEVI em Viçosa e Região buscando seu fortalecimento institucional e ampliação de sua capilaridade junto a entidades sociais assistenciais e relacionamento com poder público local |
PalavrasChave |
organização, desenvolvimento, projetos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização de planejamento estratégico, elaboração de projetos para captação de recursos, promoção de articulações institucionais e organização dos eventos "Seminário de tecnologias sociais aplicadas a Viçosa e Região" e "Forum de Desenvolvimento de Viçosa e Regiao" |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46080 |
CodigoLancamento |
46081 |
NumeroRegistro |
PRJ-172/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO VIDA RAIZ: PRODUÇÃO E CONSUMO DE PRODUTOS LIVRES DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ALAIR FERREIRA DE FREITAS (Coordenador, 20/11/2015 a 20/07/2016), ALAN FERREIRA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/11/2015 a 20/07/2016), MARIANA DE SOUZA FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/11/2015 a 20/07/2016), KAYTO XAVIER BERALDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/11/2015 a 20/07/2016), CARLOS LANA PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/11/2015 a 20/07/2016) |
DataInicio |
2015-11-20 |
DataTermino |
2016-07-20 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Fomentar a produção de hortifrútis oriundos da agricultura familiar sem a aplicação de agrotóxicos, valorizando a vida e o meio ambiente. |
PalavrasChave |
desenvolvimento rural, agricultura familiar, sustentabilidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Criação da identidade visual do projeto Seminário Municipal sobre Produção e Consumo de Produtos Livres de Agrotóxicos Definição de agricultores participantes do projeto Visita ás propriedades participantes Curso de capacitação dos produtores Criação de unidade demonstrativa Acompanhamento técnico dos produtores EIXO 2 - CERTIFICAÇÃO Criação da Comissão Municipal de Certificação (CMC) Capacitação da CMC Visita às propriedades a serem certificadas (semestral) EIXO 3 - CONSCIENTIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO Oficinas nas escolas públicas sobre questões de produção, incentivando a formação de hortas nas escolas e trabalhando o perigo dos pesticidas e herbicidas nas lavouras Palestras de educação nutricional promovendo a discussão dos perigos à saúde e do nosso hábito alimentar saudável Elaboração de folders informativo para comunidade escolar e população geral EIXO 4 - COMERCIALIZAÇÃO Criação do selo de Produto Livre de Agrotóxico Assessoria técnicas para comercialização - Sebrae/UFV Produção de banners de identificação da barraca na feira livre de Guaraciaba com PLA Reunião com comerciantes locais para incentivo na compra dos PLA Produção de placas para estabelecimentos comerciais que revenderem os produtos livres de agrotóxicos dos produtores locais Capacitação dos profissionais envolvidos nos projetos de PNAE e PAA para inclusão de PLA nos mesmos (SEAPA ou SEBRAE) EIXO 5 - TROCA DE SABERES Realização da caravana ao Município de Araponga Realização da caravana ao Município de Viçosa RESULTADOS PARCIAIS Evento de divulgação dos resultados parciais |
LocalidadeAtendida |
guaraciaba |
PessoasAtendidas |
70 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46081 |
CodigoLancamento |
46421 |
NumeroRegistro |
PRJ-091/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
NÚCLEO VISITA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
SOFIA LOPES MARTINS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/11/2022 a 05/01/2023), MAIRA MIRELLY ALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2022 a 24/08/2023), LARISSA MARIA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 02/12/2017), FELIPPE CLEMENTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 31/12/2016), BRUNA RODRIGUES ALVES CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 30/06/2017), JHOBI LYNCOLN MONTEIRO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 07/07/2017), SABRINA ASSIS SEVERINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2017 a 23/09/2018), SAMUEL ANTONIO GANDRA LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2017 a 31/12/2020), ANA CLAUDIA MELLO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2020), KAREN MARCELLA DE SOUZA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2020), MIRIAN DA CONCEIÇÃO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/03/2018 a 31/12/2020), MIRIAN DA CONCEIÇÃO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/03/2018 a 31/12/2020), BRUNA LEAL MASKE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 31/12/2016), LARA ANDRADE SILVA VIANA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 31/12/2017), SUÉLLEN SANTANA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 25/08/2016), MONALISA KAIRINE PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 01/07/2016), NICOLAS FLORENTINO ASSALIM DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 08/07/2016), ANGÉLICA BARROS SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a 02/12/2017), MATEUS JOSÉ DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2016 a 02/12/2017), WELLINGTON JUNIO SILVEIRA CARLOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/03/2018 a 30/06/2018), THAIRINE MENDES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2016 a 02/12/2017), BÁRBARA RIBEIRO MOURÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 10/03/2018), THAMIRES DE MORAES SILVA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2023 a hoje), ANALICE TOLEDO DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2023 a hoje), VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO (Coordenador, 01/05/2016 a hoje), ELISA SIALINO MULLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2016 a hoje) |
DataInicio |
2016-05-01 |
DataTermino |
2024-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Visitar os alunos do Ensino Médio das escolas públicas e estaduais da cidade de Viçosa, com o propósito de obter uma maior proximidade entre eles e a Universidade Federal de Viçosa. Objetivos Específicos: - Compartilhar informações sobre a Universidade Federal de Viçosa que algumas vezes, são de desconhecimento dos alunos do Ensino Médio das escolas publicas e estudais de Viçosa, - Incentivar e apresentar a importância do ingresso nas Universidades após a conclusão do Ensino Médio, - Apresentar e difundir os projetos da Rede CsF Núcleo Viçosa (Intercambista por um dia e Rede Idiomas), - Procurar compreender a relação entre os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas e estaduais e a Universidade Federal de Viçosa, bem como suas concepções sobre a mesma, - Favorecer o contato e a troca de experiências e conhecimento entre os alunos de Ensino Médio e superior como forma de construir um ambiente integrado, |
PalavrasChave |
Rede CsF, Parceria escola-comunidade, Ensino médio - universidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Listar as escolas públicas e estaduais da cidade de Viçosa, 2. Agendar reuniões com diretores ou outra autoridade das escolas com o objetivo de apresentar o projeto e explicar os objetivos, 3. Realizar, mediante interesse dos responsáveis pela escola, palestras para os alunos do ensino médio, 4. Coletar desses alunos depoimentos e opiniões sobre a apresentação, a fim de se obter um retorno, positivo ou negativo sobre o conteúdo apresentado, e melhorá-lo, 5. Sistematizar cada visita em pequenos relatórios, para ao fim do programa fazer uma análise geral sobre o projeto. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
450 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46421 |
CodigoLancamento |
40135 |
NumeroRegistro |
PRJ-100/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JAZZ COM JAZZ: DESENVOLVENDO A DANÇA SEGUNDO MATRIZES DO JAZ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JULIANA RODRIGUES CANCIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016), ANELISA MARTINS DE LACERDA (Bolsista PROCULTURA, 02/02/2015 a 02/03/2016), RICARLOS FRANÇA HELENO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Coordenador, 02/02/2015 a 02/03/2016), LAÍS BORGES NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016), FABIANA ANDRADE CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016), LÁZARO ALEIXO DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016), GLAUCIA BUENO LAHMAM (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2015 a 02/03/2016) |
DataInicio |
2015-02-02 |
DataTermino |
2016-03-02 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetivo Geral Traçamos como objetivo geral, o exercício da criatividade, atingindo e interferindo positivamente a comunidade universitária, de Viçosa e região. Assim como apresentar o ensino/composição/experimentação/produção/ vivência em Dança que se nutre de elementos básicos dos vários estilos de Jazz Dança dialogando e tendo como trilha sonora e inspiração diversos estilos de Jazz Música. Proporcionando também um envolvente processo de composição coreográfica coletivo entre a supervisora, as estagiárias e a orientadora. Mantendo assim, um caráter educacional quando valoriza técnicas de dança, o caráter de pesquisa bibliográfica, histórica, corporal e musical. Além, de garantir o caráter experimental que recai sobre a pesquisa e composição coreográfica, assim como o desenvolvimento de uma nova maneira de se ministrar o Jazz Dança, oferecendo-se não como simples instrumento artístico de repetição de forma e movimentos, mas como meio de reflexão e estimulo ao posicionamento crítico, buscando a formação de agentes multiplicadores. Contemplando assim, ensino, pesquisa, extensão, trabalho coletivo e aprimoramento artístico e acadêmico, tanto da estagiária, quanto dos alunos. Objetivos Específicos - Atuação constante do Grupo de Estudos teórico e prático em Jazz Dança e do Jazz Música, para fornecer embasamento histórico e artístico ao trabalho dramático-corporal. - Composição coletiva e individual de espetáculos inspirados no Jazz, em seus músicos, cantores, coreógrafos, e tudo que permeou seu surgimento e desenvolvimento e permeia até hoje. - Desmarginalização do Jazz Dança no mundo universitário e artístico, e compreensão deste processo de banalização através da pesquisa teórica e prática em Jazz. - Acessibilidade de uma técnica pouco explorada na região, através das oficinas e apresentações, por pessoas com experiência ou não em Dança da cidade de Viçosa, UFV e região. - Suporte ao Curso de Extensão que é um espaço teórico/prático reflexivo, para vivências em criações artísticas corporais abrangendo os elementos característicos e formadores do Jazz Música e Jazz Dança, dialogando com a contemporaneidade. - Auxílio na elaboração de artigos e monografias sobre a temática. - Participação em eventos acadêmicos, simpósios, congressos, seminários, e festivais artísticos. |
PalavrasChave |
Dança, Jazz, Música |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Projeto Jazz com Jazz é composto por quatro frentes básicas: 1- Curso de Extensão, 2- Grupo de Estudos, 3- Oficinas, 4- Espetáculos. O Curso de Extensão homônimo, teórico/ prático pretende introduzir conceitos teóricos e corporais básicos do Jazz Música e das linhas de Jazz Dança previamente selecionadas. Pretende também, trabalhar consciência corporal, amadurecimento do corpo cênico e composição coreográfica. O grupo de estudos visa fortalecer discussões a cerca da história- sócio- político- étnico- cultural do Jazz, através de revisão bibliográfica, apreciação áudio- visual, buscando resgatar as raízes desta manifestação artística, com intuito de torná-la a ser visto e apreciado como um engajamento sócio-politico-cultural. Além de fortalecer a base teórica para a composição coreográfica no curso de extensão, e nos espetáculos. Assim como dar suporte para artigos e monografias. As oficinas representam parte do trabalho extensionista, ampliando o público atendido pelo curso de extensão, e objetivando compreender os sentidos atribuídos a experiência do fazer e dançar acerca do Jazz Música e Jazz Dança. São oferecidas como um resumo dos principais pontos trabalhados no curso, em diversas cidades, instituições e estados. Encerra-se este quadrilátero de ações de igual importância com os Espetáculos, os quais serão produzidos, criados e encenados pelos participantes do curso de extensão e pelos estagiários do projeto, explicitando todo o trabalho de pesquisa corporal e teórica realizado, além de garantir momentos de fruição, apreciação, reflexão, exercício da subjetividade, sensibilização e participação do público/ comunidade. |
LocalidadeAtendida |
graduandos em Dança da UFV, universitários e população Viçocense e região |
PessoasAtendidas |
1800 |
PessoasAtendidasPorMes |
150 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40135 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |