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gov - CodigoLancamento:30691,NumeroRegistro:PRJ-143/2013,Tipo:Projeto,Titulo:PLANTAS MEDICINAIS: SEMEANDO CONHECIMENTO, COLHENDO CIDADANI...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30691

NumeroRegistro

PRJ-143/2013

Tipo

Projeto

Titulo

PLANTAS MEDICINAIS: SEMEANDO CONHECIMENTO, COLHENDO CIDADANI...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

LORENA PAULA SANTOS MORAIS (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), EDER MATSUO (Coordenador, 21/07/2014 a 31/12/2014), BRUNA DE DEUS CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), VINÍCIUS RESENDE BUENO (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), LORENA PAULA SANTOS MORAIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/01/2014), SILVANA DA COSTA FERREIRA (Coordenador, 01/02/2013 a 20/07/2014), ELIANE VIEIRA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), LORENNA CAROLINA FERNANDES XAVIER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), MOEMA LOPES RAMOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/07/2014), ANA CLÁUDIA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), EDER MATSUO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/07/2013 a 20/07/2014)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Este projeto tem o propósito promover um trabalho educativo envolvendo os alunos da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boavantura, procurando identificar a relação pessoas/plantas e meio ambiente, a aceitação do uso de uma medicina alternativa e incentivar o zelo pela a flora medicinal nativa e exótica da região, tendo como ecossistema o cerrado, no município de Rio Paranaíba, região do Alto Paranaíba, Minas Gerais.

PalavrasChave

Educação Ambiental, Homeopatia, Saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1)Na primeira fase, serão os alunos receberão um pré-teste ou questionário inicial, para levantamento dos seus conhecimentos e suas dúvidas sobre as plantas medicinais, as quais servirão para elaboração das palestras que serão ministradas posteriormente, 2)Na segunda fase, os alunos, em cada uma das três turmas, serão divididos em oito grupos de cinco crianças, totalizando 24 grupos, os quais ficaram encarregados de preparar um trabalho que será apresentado para a sala. Cada grupo trabalhará com uma planta medicinal diferente, escolhida por eles, 3)Num terceiro momento, serão apresentadas palestras, elaboradas segundo as informações obtidas com o questionário, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre esse assunto, levando aos alunos um pouco do histórico das plantas medicinais, seus benefícios, as precauções necessárias para utilizá-las, entre outras coisas. Serão enfocadas também nestas palestras, algumas informações básicas sobre as plantas que serão utilizadas para preparar os canteiros, 4)Na quarta fase, serão preparados canteiros, um por turma (três no total), onde cada um dos oito grupos plantará uma planta medicinal (oito plantas diferentes por canteiro), que já terão sido expostas aos alunos na palestra. Cada turma ficará então responsável por um canteiro, 5)Na quinta fase do projeto, os alunos confeccionarão exsicatas com algumas das plantas usadas na montagem do canteiro, e permitirão, desta forma, que sejam devidamente conservadas e organizadas no laboratório do colégio. As plantas secas e identificadas serão guardadas no laboratório, dando início ao herbário que ficará a disposição dos alunos para estudos e consultas. 6)Na sexta e última fase, os alunos receberão novamente um questionário (pós-teste ou questionário final) para avaliar o resultado do trabalho. Os questionários iniciais e finais serão avaliados para verificação da presença ou não de mudanças significativas no conteúdo das respostas, demonstrando se houve efeito do trabalho.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

127

PessoasAtendidasPorMes

127

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30691


gov - CodigoLancamento:30133,NumeroRegistro:PRJ-069/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CIDADE EXPOSTA REGISTRO E TRANSPOSIÇÃO AUDIOVISUAL IMERSIVA ...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

30133

NumeroRegistro

PRJ-069/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CIDADE EXPOSTA REGISTRO E TRANSPOSIÇÃO AUDIOVISUAL IMERSIVA ...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Comunicação

Envolvidos

LUCIANA BOSCO E SILVA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), DOUGLAS LOPES DE SOUZA (Orientador, 01/02/2013 a 31/12/2013), DAFHINI ALINE GREGO PEREIRA (Bolsista PROCULTURA, 01/02/2013 a 31/12/2013), CAIO MAGALHÃES CASTRIOTTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), GELSNER DA SILVA PENHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

Objetivo

O projeto visa a realização de uma exposição com registros audiovisuais sobre espaços singulares determinantes para consolidação da identidade local e memória afetiva das comunidades selecionadas na região de Viçosa. Essa produção pretende gerar reflexão e sensibilização da sociedade viçosense sobre a apropriação do espaço por estas comunidades além de contribuir para o fortalecimento da visão humanista na comunidade universitária através de projetos de cultura e arte.

PalavrasChave

Percepção espacial, Produção audiovisual, Memória

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

. Levantamento junto à prefeitura de comunidades que possuem diferentes apropriações dos espaços em sua localidade, · Visita aos lugares levantados e registro digital com fotos, vídeos e áudio de variáveis qualitativas apontadas pelos grupos e pelos estudos feitos pelo projeto, · Compilação e edição do material, · Referenciação, contextualização e mapeamento da conformação do espaço social dos grupos na malha urbana, · Formatação de mapas e vídeos para o evento da exposição, · Apresentação à cidade de viçosa os dados levantados através da realização de exposição do material audiovisual produzido ao longo do projeto.

LocalidadeAtendida

Viçosa

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30133


gov - CodigoLancamento:30136,NumeroRegistro:PRJ-040/2013,Tipo:Projeto,Titulo:A NUTRIÇÃO NA VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR: AMPLIAÇÃO...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:,En

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30136

NumeroRegistro

PRJ-040/2013

Tipo

Projeto

Titulo

A NUTRIÇÃO NA VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR: AMPLIAÇÃO...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Envolvidos

MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 02/01/2013 a 31/12/2013), SÍLVIA OLIVEIRA LOPES (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2013), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013), LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Promover educação nutricional e ambiental utilizando a agricultura familiar como possibilidade para integração de temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente por meio de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta-MG, compreendendo recreação, educação nutricional e conscientização ambiental para sociedade, centradas na responsabilidade social.

PalavrasChave

Agricultura familiar, estado nutricional, escolares

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Implementar ações em educação ambiental nos domicílios da zona rural, %u2022Incentivar a agricultura familiar como forma de exploração do próprio ambiente, %u2022Avaliar o perfil nutricional dos agricultores da Zona Rural de São Miguel do Anta, %u2022Sistematizar ações de promoção da saúde junto aos agricultores, suas famílias e grupos escolares da Zona Rural, %u2022Valorizar a participação dos agricultores e suas famílias tanto na organização como na execução das ações, %u2022Promover oficinas de orientação acerca de rotulagem nutricional obrigatória, %u2022Desenvolver e implementar atividades de educação nutricional nas escolas da Zona Rural, envolvendo professores, alunos e funcionários ressaltando a importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, prevenção de desnutrição e carência de micronutrientes, %u2022Desenvolver e implementar receitas e cardápios adequadas do ponto de vista nutricional e que possibilitem elevar a biodisponibilidade de nutrientes das refeições servidas nas escolas rurais. %u2022Realizar análise sensorial com os escolares rurais no desenvolvimento de receitas, %u2022Promover a realização de oficinas para as agricultoras rurais (foco aproveitamento de alimentos e incentivando a utilização da cultura produtora local na elaboração das oficinas), %u2022Analisar as contribuições das ações de saúde implementadas na melhoria do perfil nutricional e qualidade de vida dos agricultores e seus familiares, %u2022Avaliar o perfil nutricional dos alunos das escolas rurais, %u2022Promover o aproveitamento integral dos alimentos pelos manipuladores das escolas atendidas, %u2022Viabilizar campanhas e outras iniciativas de comunicação social e de educação que valorizem e incentivem o consumo de alimentos saudáveis, %u2022Promover educação continuada, %u2022Conscientizar os agricultores para a importância da multiplicação dos conhecimentos adquiridos.

LocalidadeAtendida

Zona Rural de São Miguel do Anta-MG

PessoasAtendidas

340

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30136


gov - CodigoLancamento:30142,NumeroRegistro:PRJ-110/2013,Tipo:Projeto,Titulo:AMPLIANDO OS HORIZONTES DO FUTEBOL NA COMUNIDADE DE FLORESTA...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30142

NumeroRegistro

PRJ-110/2013

Tipo

Projeto

Titulo

AMPLIANDO OS HORIZONTES DO FUTEBOL NA COMUNIDADE DE FLORESTA...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

ROMARIO CARDOSO COSTA (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2015), MAIRON CÉSAR MOREIRA (Bolsista - Outros, 01/02/2013 a 31/12/2015), RONIERY SILVEIRA DE FREITAS DUARTE (Bolsista - Outros, 01/02/2013 a 31/12/2014), ADRIANO DE ALMEIDA SILVA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2014), LUCAS ROGÉRIO DOS REIS CALDAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), DANIEL DA SILVA MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ARIANE APARECIDA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), RAMON MIRANDA DO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), PAULO ROBERTO MARTINS PASSOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2014), IVENE MOURA PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), LUCIANO BERNARDES LEITE (Bolsista FUNARBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Promover e disseminar a prática da modalidade esportiva futebol contribuindo para a redução da criminalidade e uso de drogas entre pré-adolescentes e adolescentes na faixa etária de 13 a 18 anos de idade do município de Florestal-MG.

PalavrasChave

Futebol, Educação, Drogas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aulas/treinamentos/jogos de futebol e atendimento pelo CRAS/Prefeitura de Florestal, nossos parceiros, de participantes do projeto em situação de risco social.

LocalidadeAtendida

Comunidade de Florestal/MG.

PessoasAtendidas

90

PessoasAtendidasPorMes

90

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30142


gov - CodigoLancamento:30148,NumeroRegistro:PRJ-129/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA A DIMINUIÇ...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Saúde,AreaTemati

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

30148

NumeroRegistro

PRJ-129/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO: UMA ALTERNATIVA PARA A DIMINUIÇ...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

NATÁSSIA GUIMARÃES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ISABELA TEIXEIRA DA MATA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), KAREN REGINA GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), RENATA DE OLIVEIRA CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), MÁRCIO CRISTIANO DE MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), FABIO TAKAHASHI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Objetivo Geral - Este projeto busca aplicar os conhecimentos da área alimentícia para ensinar e orientar as crianças do que elas se alimentam e dos riscos que essa alimentação errada e em excesso pode causar. Objetivos Específicos - O projeto será desenvolvido com os alunos das escolas municipais de Florestal e Pará de Minas, para orientarmos e ensinarmos sobre o mal que faz o consumo exagerado de sal. Em primeiro momento será elaborado um questionário para analisarmos o perfil de consumo de alimentos das crianças das escolas de Florestal e Pará de Minas. Serão propostas palestras e dinâmicas para conscientizar as crianças sobre os riscos de uma má alimentação além da demonstrar a importância da leitura da tabela nutricional e como cada componente em excesso pode causar danos à saúde. Uma cartilha será elaborada para apresentar dicas de alimentação saudável e listar aqueles alimentos que possuem altas concentrações de sal e sódio em sua composição. Como resultado, espera-se uma grande conscientização por parte das crianças sobre os problemas causados pelo consumo em excesso de sal e sódio e consequentemente a redução do consumo de alimentos como batata frita, batata palha, bebidas lácteas, biscoitos, macarrão instantâneo, embutidos e entre outros, que estão na lista dos alimentos com alta concentração de sal e/ou sódio.

PalavrasChave

sódio, hipertensão, saúde

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Promover a seleção das escolas dos municípios de Florestal e Pará de Minas (MG). 2-Aplicar os questionários aos alunos das escolas de Florestal e Pará de Minas. 3-Promover palestras a fim de levar o conhecimento aos estudantes, sobre as doenças que podem ser causadas pelo consumo exagerado de sal e sódio. 4-Produção de uma cartilha com orientações para dar suporte às informações passadas. 5-Promover uma conexão dos conhecimentos adquiridos sobre uma boa alimentação ao dia a dia.

LocalidadeAtendida

Florestal e Pará de Minas

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=30148


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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