CodigoLancamento |
44659 |
NumeroRegistro |
PRJ-020/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REDE IDIOMAS |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
TERESA CRISTINA MENDES LANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 31/12/2020), JOSIANE NUNES MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), CARLOS AUGUSTO ALVES DE SOUSA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 02/12/2017), BRUNO MENINI MATOSAK (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 14/07/2017), MARINA SOARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), MAYARA BADARÓ ARTHIDORO DE CASTRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), YAN MEDEIROS DA CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 30/06/2018), DIEGO DARIO SOLORZANO MURILLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 07/07/2017), ANA OLIVEIRA PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), EULER DE JESUS CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), HENRIQUE GABRIEL DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), JULIANE LAUREANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 26/03/2018), ANNA LUIZA ADAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 31/12/2020), FRANKLIN PATROCÍNIO REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 02/12/2018), GUILHERME GABRIEL SOUZA ARTHUSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 07/07/2018), INES QUICK LOURENCO DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 31/12/2020), CAIO NIWTON ALMEIDA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 16/05/2017), CAROLINA GONÇALVES MESSIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/04/2016 a 20/04/2017), HELDER DO CARMO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 02/12/2017), HERMÁNIO HENRIQUE SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 31/12/2016), ISABELA PEIXOTO ANDRADE ROSENBERG (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 31/12/2020), LUCAS MACÊDO OLIVEIRA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 31/12/2020), MARCUS VINÍCIUS ALMEIDA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 31/12/2016), MATEUS GERALDO SIMÕES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 08/07/2016), SASCHA MARTINS SCHULER (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 07/07/2017), SAULLO RAPHAEL RODRIGUES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 07/07/2017), THIAGO FONSECA RUAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2016 a 02/12/2017), VERONICA SILVA BITTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2016 a 31/12/2016), ANA KARINA ARGUMEDO JIMENEZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2020), DIEGO DA SILVA COUTINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/05/2019 a 31/12/2020), JULIE LOUISE MC CLELLAND (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2020), LUIZA RODRIGUES MANSUR DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2019 a 31/12/2020), THAIRINE MENDES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2016 a 02/12/2017), CRISTOFFER GREGORI BATISTA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/10/2017 a 31/12/2020), MARIA CLARA MEDEIROS COUTINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/09/2017 a 29/06/2018), MARCELA SILVEIRA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2022 a hoje), PEDRO VIEIRA LAURIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/10/2019 a 31/12/2020), LAÍS REIS DE SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2020 a 01/06/2023), MARCELA SILVEIRA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2022 a 26/08/2023), CAMILA ESPERIDON VILLELA PEDRAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/04/2018 a 30/09/2021), CÁSSIO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 17/11/2023 a hoje), ANA BEATRIZ MIRANDA AMORIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/05/2023 a hoje), LETICIA MARTINS MATOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/10/2023 a hoje), STEFANIE DA SILVA CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 31/12/2016), THALES SILVA HECK (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 31/12/2017), TALISSA DE FÁTIMA PEREIRA IRENO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2016 a 31/12/2016), AMANDA FIGUEIRÊDO ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 31/12/2016), VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO (Coordenador, 25/09/2015 a hoje), ELISA SIALINO MULLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a hoje), MATEUS JOSÉ DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 02/12/2017), ARIANE MARIA RIZZOLI MORENO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 07/04/2016), BRUNA LEAL MASKE (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 31/12/2016), ELISABETH COUTO PINHEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 25/09/2015 a 31/12/2016), FELIPPE CLEMENTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2016 a 31/12/2020), ANNA LUIZA ADAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 07/07/2018), MAIQUE QUEIROZ DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 21/04/2018), PEDRO FELIPE SEGURO DE TOLEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/03/2017 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2015-09-25 |
DataTermino |
2025-12-31 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
- Estimular a aprendizagem de novos idiomas de uma maneira diversificada para a Comunidade e estudantes de escolas públicas da região, valorizando as experiências vivenciadas no exterior pelos ex bolsistas. - Promover ambientes de integração entre ex-bolsistas de intercâmbios acadêmicos internacionais com a comunidade e com os estudantes de Ensino Médio, - Criar espaços de internacionalização e criar projetos envolvendo Educação Internacional e eventos culturais pautados nas experiências adquiridas em outros países, - Estimular a aprendizagem de novos idiomas através dos cursos ministrados pelos membros do Núcleo Viçosa. |
PalavrasChave |
Línguas estrangeiras, Internacionalização, Rede CsF |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Avaliação constante dos membros do projeto, - Sondagem periódicas com os participantes selecionados para as atividades, - Trabalhos apresentados em congressos da área, - Grupos focais realizados mensalmente para a troca de experiências referentes às atividades implementadas. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e região |
PessoasAtendidas |
800 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44659 |
CodigoLancamento |
45080 |
NumeroRegistro |
PRJ-080/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAF... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2016 a 01/06/2017), STANELLE JULLE DE JESUS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 26/04/2017), CLEYCIANE ARAUJO MACIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 22/05/2017), ELIEDER GOMES DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 01/06/2017) |
DataInicio |
2016-01-01 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento do jogo educacional voltado para ensino fundamental com ênfase na disciplina geografia. |
PalavrasChave |
Geografia, Educação, Realidade Virtual |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será desenvolvido uma jogo em 2D na plataforma Unity3D. O jogo deverá ser educacional, por tanto os conteúdos da disciplina de geografia serão explorado. Após o desenvolvimento do jogo estiver concluído, ele será aplicado em um ambiente escolar nas series do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Durante aplicação deverá analisado o desempenho do aluno-usuário e a eficiência do jogo. Durante todo processo serão realizadas reuniões entre as partes envolvidas para discussão do desempenho e aplicação do jogo. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45080 |
CodigoLancamento |
45089 |
NumeroRegistro |
PRJ-169/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO AMBI... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
IGOR RODRIGUES DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), RENATO NEVES FEIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MARIA LUCIA CALIJURI (Coordenador, 01/03/2014 a 09/06/2016), EDUARDO ANTONIO GOMES MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MONICA DE ABREU AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), JOAO AUGUSTO ALVES MEIRA NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), LUIZ EDUARDO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016) |
DataInicio |
2014-03-01 |
DataTermino |
2016-06-09 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Realizar a Gestão Ambiental e a Supervisão Ambiental da Rodovia BR-235/BA, incluindo execução de diversos programas ambientais |
PalavrasChave |
Gestão Ambiental, Supervisão Ambiental, Rodovias |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Trabalhos de campo Reuniões de trabalho Monitoramento Análises de laboratório Elaboração de Relatórios mensais Elaboração de projetos |
LocalidadeAtendida |
Várias comunidades do sertão baiano ao longo da rodovia (Canché, Canudos, Jeremoabo, Juazeiro, Uauá |
PessoasAtendidas |
20000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45089 |
CodigoLancamento |
42518 |
NumeroRegistro |
PRJ-060/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGOS EDUCATIVOS ADAPTADOS PARA AUXILIAR O APRENDIZADO ESCOL... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
JAQUELINE SILVEIRA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), LIVIA SANTANA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), ÍGOR GUADALUPE COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MARCUS VINICIUS ALVIM ANDRADE (Coordenador, 01/12/2013 a 30/11/2015), ESTHER GIACOMINI SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MICHELLE NAVE VALADÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), CARLOS DE CASTRO GOULART (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015) |
DataInicio |
2013-12-01 |
DataTermino |
2015-11-30 |
LinhaExtensao |
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais |
Objetivo |
O uso de jogos educativos como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem tem sido muito estimulado por diversos pesquisadores que têm relatado enormes benefícios para os alunos. Estes benefícios podem ser ainda mais evidentes no processo educacional de crianças com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver jogos educativos adaptados para pessoas com deficiência e, ou distúrbios de aprendizagem. Estes jogos deverão atender diversas faixas etárias e níveis de instrução incluindo desde crianças e jovens em fase de alfabetização a jovens que sairam das instituições especializadas e migraram para o ensino comum. Mais especificamente, para alcançar tais objetivos, os jogos serão adaptados de forma a adequar o dispositivo (computador, tablet, smartphone) onde serão executados às limitações de cada público alvo. Por exemplo, um jogo adaptado para uma pessoa com limitações nos movimentos dos braços e mãos (devido, por exemplo, a espasmos musculares) será adaptado de modo que teclas usadas para o controle do jogo fiquem longe uma das outras (por exemplo, poderiam ser usadas as teclas, a, t, c, m, p) e, além disso, o teclado será remapeado de modo que as teclas próximas a cada uma das teclas de controle sejam equivalentes à respectiva tecla. Assim, caso a pessoa tenha a intenção de acionar uma tecla de controle, mas, sem querer, encoste numa tecla próxima, isto não seria interpretado como erro. Outro exemplo, no caso de um jogo adaptado para pessoas com limitações visuais, as instruções do jogo e quaisquer outras informações podem ser ``faladas". Adicionalmente, um componente que também deverá ser acrescentado a todos os jogos é o recurso de que o jogo possa ser apresentado em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Estes recursos poderão ser ativados (ou não) através de um menu de configuração de modo que cada jogo possa atender às condições específicas e desejos de cada usuário/jogador. |
PalavrasChave |
Jogos educacionais, Tecnologia assistiva, Crianças com necessidades especiais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A.Desenvolvimento de atividades com conteúdos da educação infantil B.Desenvolvimento de atividades com as categorias alfabetizado e não alfabetizado C.Desenvolvimento de atividades digitais educacionais com a temática "Atividades da Vida Prática(AVP)" e "Atividades da Vida Diária(AVD)" D.Incorporação da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os jogos E.Incorporação de sistema de feedback e acompanhamento dos resultados obtidos pelos usuários para pais e professores F.Desenvolvimento dos jogos para diferentes plataformas |
LocalidadeAtendida |
Ilimitada |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42518 |
CodigoLancamento |
42585 |
NumeroRegistro |
PRJ-226/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EFI DANCE |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2015 a 31/12/2020), JONATHAN BITENCOURT PEREIRA (Estagiário, 01/09/2015 a 31/12/2020), BHREENDDAHARY DY LUAR PRATES KIEPPER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), TARCIA FRANCINI FORTES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), MARIA ISABEL LOPES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2015-09-01 |
DataTermino |
2020-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Manter um trabalho continuado, através de um programa de coreografias inclusivo e didático, com movimentos de fácil assimilação e diversidades musicais, visando atrair e incentivar a prática da dança. |
PalavrasChave |
Dança, Coreografia, Atividade física |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Estimular o desenvolvimento da dança como uma opção de atividade física e bem estar, de forma indireta, e ou direta, de acordo com o interesse despertado. Na fase de implantação: 1ª Fase: A primeira fase consiste na criação de um canal no Youtube e uma página no facebook para divulgação da Equipe e dos colaboradores. 2ª Fase: Na segunda fase acontecerão as gravações de um ou dois vídeos semanais a respectiva edição dos vídeos para postagem. 3ª Fase: A terceira fase caracteriza-se pelo início das publicações dos vídeos, que acontecerão uma ou duas vezes por semana. 4ª Fase: A quarta e última fase consiste em uma avaliação mensal de quantos acessos estão tendo os vídeos e um envio de relatório aos colaboradores informando quantidade de vídeos publicados e número de visualizações. Complementarmente: Oferecer um programa inclusivo com coreografias de fácil assimilação. Prezar pela qualidade das coreografias e dos vídeos. Atingir um grande número de seguidores e de visualizações. Divulgar informações sobre a Equipe e sobre os colaboradores. Articular aos colaboradores em relação ao andamento e resultados do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Local e regional |
PessoasAtendidas |
10000 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42585 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |