CodigoLancamento |
45080 |
NumeroRegistro |
PRJ-080/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAF... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2016 a 01/06/2017), STANELLE JULLE DE JESUS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 26/04/2017), CLEYCIANE ARAUJO MACIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 22/05/2017), ELIEDER GOMES DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 01/06/2017) |
DataInicio |
2016-01-01 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento do jogo educacional voltado para ensino fundamental com ênfase na disciplina geografia. |
PalavrasChave |
Geografia, Educação, Realidade Virtual |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será desenvolvido uma jogo em 2D na plataforma Unity3D. O jogo deverá ser educacional, por tanto os conteúdos da disciplina de geografia serão explorado. Após o desenvolvimento do jogo estiver concluído, ele será aplicado em um ambiente escolar nas series do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Durante aplicação deverá analisado o desempenho do aluno-usuário e a eficiência do jogo. Durante todo processo serão realizadas reuniões entre as partes envolvidas para discussão do desempenho e aplicação do jogo. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45080 |
CodigoLancamento |
45089 |
NumeroRegistro |
PRJ-169/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO AMBI... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
IGOR RODRIGUES DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), RENATO NEVES FEIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MARIA LUCIA CALIJURI (Coordenador, 01/03/2014 a 09/06/2016), EDUARDO ANTONIO GOMES MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MONICA DE ABREU AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), JOAO AUGUSTO ALVES MEIRA NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), LUIZ EDUARDO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016) |
DataInicio |
2014-03-01 |
DataTermino |
2016-06-09 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Realizar a Gestão Ambiental e a Supervisão Ambiental da Rodovia BR-235/BA, incluindo execução de diversos programas ambientais |
PalavrasChave |
Gestão Ambiental, Supervisão Ambiental, Rodovias |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Trabalhos de campo Reuniões de trabalho Monitoramento Análises de laboratório Elaboração de Relatórios mensais Elaboração de projetos |
LocalidadeAtendida |
Várias comunidades do sertão baiano ao longo da rodovia (Canché, Canudos, Jeremoabo, Juazeiro, Uauá |
PessoasAtendidas |
20000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45089 |
CodigoLancamento |
42518 |
NumeroRegistro |
PRJ-060/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGOS EDUCATIVOS ADAPTADOS PARA AUXILIAR O APRENDIZADO ESCOL... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
JAQUELINE SILVEIRA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), LIVIA SANTANA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), ÍGOR GUADALUPE COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MARCUS VINICIUS ALVIM ANDRADE (Coordenador, 01/12/2013 a 30/11/2015), ESTHER GIACOMINI SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MICHELLE NAVE VALADÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), CARLOS DE CASTRO GOULART (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015) |
DataInicio |
2013-12-01 |
DataTermino |
2015-11-30 |
LinhaExtensao |
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais |
Objetivo |
O uso de jogos educativos como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem tem sido muito estimulado por diversos pesquisadores que têm relatado enormes benefícios para os alunos. Estes benefícios podem ser ainda mais evidentes no processo educacional de crianças com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver jogos educativos adaptados para pessoas com deficiência e, ou distúrbios de aprendizagem. Estes jogos deverão atender diversas faixas etárias e níveis de instrução incluindo desde crianças e jovens em fase de alfabetização a jovens que sairam das instituições especializadas e migraram para o ensino comum. Mais especificamente, para alcançar tais objetivos, os jogos serão adaptados de forma a adequar o dispositivo (computador, tablet, smartphone) onde serão executados às limitações de cada público alvo. Por exemplo, um jogo adaptado para uma pessoa com limitações nos movimentos dos braços e mãos (devido, por exemplo, a espasmos musculares) será adaptado de modo que teclas usadas para o controle do jogo fiquem longe uma das outras (por exemplo, poderiam ser usadas as teclas, a, t, c, m, p) e, além disso, o teclado será remapeado de modo que as teclas próximas a cada uma das teclas de controle sejam equivalentes à respectiva tecla. Assim, caso a pessoa tenha a intenção de acionar uma tecla de controle, mas, sem querer, encoste numa tecla próxima, isto não seria interpretado como erro. Outro exemplo, no caso de um jogo adaptado para pessoas com limitações visuais, as instruções do jogo e quaisquer outras informações podem ser ``faladas". Adicionalmente, um componente que também deverá ser acrescentado a todos os jogos é o recurso de que o jogo possa ser apresentado em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Estes recursos poderão ser ativados (ou não) através de um menu de configuração de modo que cada jogo possa atender às condições específicas e desejos de cada usuário/jogador. |
PalavrasChave |
Jogos educacionais, Tecnologia assistiva, Crianças com necessidades especiais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A.Desenvolvimento de atividades com conteúdos da educação infantil B.Desenvolvimento de atividades com as categorias alfabetizado e não alfabetizado C.Desenvolvimento de atividades digitais educacionais com a temática "Atividades da Vida Prática(AVP)" e "Atividades da Vida Diária(AVD)" D.Incorporação da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os jogos E.Incorporação de sistema de feedback e acompanhamento dos resultados obtidos pelos usuários para pais e professores F.Desenvolvimento dos jogos para diferentes plataformas |
LocalidadeAtendida |
Ilimitada |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42518 |
CodigoLancamento |
42585 |
NumeroRegistro |
PRJ-226/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EFI DANCE |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2015 a 31/12/2020), JONATHAN BITENCOURT PEREIRA (Estagiário, 01/09/2015 a 31/12/2020), BHREENDDAHARY DY LUAR PRATES KIEPPER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), TARCIA FRANCINI FORTES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), MARIA ISABEL LOPES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2015-09-01 |
DataTermino |
2020-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Manter um trabalho continuado, através de um programa de coreografias inclusivo e didático, com movimentos de fácil assimilação e diversidades musicais, visando atrair e incentivar a prática da dança. |
PalavrasChave |
Dança, Coreografia, Atividade física |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Estimular o desenvolvimento da dança como uma opção de atividade física e bem estar, de forma indireta, e ou direta, de acordo com o interesse despertado. Na fase de implantação: 1ª Fase: A primeira fase consiste na criação de um canal no Youtube e uma página no facebook para divulgação da Equipe e dos colaboradores. 2ª Fase: Na segunda fase acontecerão as gravações de um ou dois vídeos semanais a respectiva edição dos vídeos para postagem. 3ª Fase: A terceira fase caracteriza-se pelo início das publicações dos vídeos, que acontecerão uma ou duas vezes por semana. 4ª Fase: A quarta e última fase consiste em uma avaliação mensal de quantos acessos estão tendo os vídeos e um envio de relatório aos colaboradores informando quantidade de vídeos publicados e número de visualizações. Complementarmente: Oferecer um programa inclusivo com coreografias de fácil assimilação. Prezar pela qualidade das coreografias e dos vídeos. Atingir um grande número de seguidores e de visualizações. Divulgar informações sobre a Equipe e sobre os colaboradores. Articular aos colaboradores em relação ao andamento e resultados do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Local e regional |
PessoasAtendidas |
10000 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42585 |
CodigoLancamento |
42817 |
NumeroRegistro |
PRJ-004/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROMULO FERNANDES GOUVEA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/02/2016 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016), EMERSON VITOR SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2016-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Objetivo Geral O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um jogo educacional voltado ao ensino da disciplina Química, visando auxiliar o professor no ensino e a obtenção de conhecimento dos alunos. Objetivos Específicos Realizar a construção de um ambiente virtual onde o aluno-jogador possa desenvolver os conceitos da disciplina, Realizar o relacionamento entre ambiente virtual e os conceitos da disciplina Química, Realizar testes aplicados em escolas para analisar a eficiência do jogo, |
PalavrasChave |
EDUCAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL, QUIMICA |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será desenvolvido um jogo tridimensional na plataforma Unity 3D utilizando todos os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Virtual na Educação e principalmente Química. O jogo desenvolvido será aplicado diretamente no ambiente escolar do ensino médio para a realização de estudos e pesquisas buscando a maximização a absorção de conhecimentos pelos alunos. Com base nos resultados, será analisada a eficiência da ferramenta, que espera-se que seja de alta eficácia. Realização de reuniões com os professores, pedagogos e diretores para que possa-se observar a familiarização com a ferramenta. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42817 |
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