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gov - CodigoLancamento:45080,NumeroRegistro:PRJ-080/2016,Tipo:Projeto,Titulo:O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAF...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Cultura,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

45080

NumeroRegistro

PRJ-080/2016

Tipo

Projeto

Titulo

O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAF...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2016 a 01/06/2017), STANELLE JULLE DE JESUS SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 26/04/2017), CLEYCIANE ARAUJO MACIEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 22/05/2017), ELIEDER GOMES DA SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2016 a 01/06/2017)

DataInicio

2016-01-01

DataTermino

2018-12-31

LinhaExtensao

Inovação tecnológica

Objetivo

O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento do jogo educacional voltado para ensino fundamental com ênfase na disciplina geografia.

PalavrasChave

Geografia, Educação, Realidade Virtual

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Será desenvolvido uma jogo em 2D na plataforma Unity3D. O jogo deverá ser educacional, por tanto os conteúdos da disciplina de geografia serão explorado. Após o desenvolvimento do jogo estiver concluído, ele será aplicado em um ambiente escolar nas series do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Durante aplicação deverá analisado o desempenho do aluno-usuário e a eficiência do jogo. Durante todo processo serão realizadas reuniões entre as partes envolvidas para discussão do desempenho e aplicação do jogo.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45080


gov - CodigoLancamento:45089,NumeroRegistro:PRJ-169/2016,Tipo:Projeto,Titulo:GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO AMBI...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

45089

NumeroRegistro

PRJ-169/2016

Tipo

Projeto

Titulo

GESTÃO AMBIENTAL, ABRANGENDO SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO AMBI...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

IGOR RODRIGUES DE ASSIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), RENATO NEVES FEIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MARIA LUCIA CALIJURI (Coordenador, 01/03/2014 a 09/06/2016), EDUARDO ANTONIO GOMES MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), MONICA DE ABREU AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), JOAO AUGUSTO ALVES MEIRA NETO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016), LUIZ EDUARDO DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2014 a 09/06/2016)

DataInicio

2014-03-01

DataTermino

2016-06-09

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Realizar a Gestão Ambiental e a Supervisão Ambiental da Rodovia BR-235/BA, incluindo execução de diversos programas ambientais

PalavrasChave

Gestão Ambiental, Supervisão Ambiental, Rodovias

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Trabalhos de campo Reuniões de trabalho Monitoramento Análises de laboratório Elaboração de Relatórios mensais Elaboração de projetos

LocalidadeAtendida

Várias comunidades do sertão baiano ao longo da rodovia (Canché, Canudos, Jeremoabo, Juazeiro, Uauá

PessoasAtendidas

20000

PessoasAtendidasPorMes

1000

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45089


gov - CodigoLancamento:42518,NumeroRegistro:PRJ-060/2016,Tipo:Projeto,Titulo:JOGOS EDUCATIVOS ADAPTADOS PARA AUXILIAR O APRENDIZADO ESCOL...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Multidisciplinar

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

42518

NumeroRegistro

PRJ-060/2016

Tipo

Projeto

Titulo

JOGOS EDUCATIVOS ADAPTADOS PARA AUXILIAR O APRENDIZADO ESCOL...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

JAQUELINE SILVEIRA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), LIVIA SANTANA (Estagiário, 01/12/2013 a 30/11/2015), ÍGOR GUADALUPE COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MARCUS VINICIUS ALVIM ANDRADE (Coordenador, 01/12/2013 a 30/11/2015), ESTHER GIACOMINI SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), MICHELLE NAVE VALADÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015), CARLOS DE CASTRO GOULART (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/12/2013 a 30/11/2015)

DataInicio

2013-12-01

DataTermino

2015-11-30

LinhaExtensao

Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais

Objetivo

O uso de jogos educativos como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem tem sido muito estimulado por diversos pesquisadores que têm relatado enormes benefícios para os alunos. Estes benefícios podem ser ainda mais evidentes no processo educacional de crianças com necessidades especiais. Assim, o objetivo deste projeto é desenvolver jogos educativos adaptados para pessoas com deficiência e, ou distúrbios de aprendizagem. Estes jogos deverão atender diversas faixas etárias e níveis de instrução incluindo desde crianças e jovens em fase de alfabetização a jovens que sairam das instituições especializadas e migraram para o ensino comum. Mais especificamente, para alcançar tais objetivos, os jogos serão adaptados de forma a adequar o dispositivo (computador, tablet, smartphone) onde serão executados às limitações de cada público alvo. Por exemplo, um jogo adaptado para uma pessoa com limitações nos movimentos dos braços e mãos (devido, por exemplo, a espasmos musculares) será adaptado de modo que teclas usadas para o controle do jogo fiquem longe uma das outras (por exemplo, poderiam ser usadas as teclas, a, t, c, m, p) e, além disso, o teclado será remapeado de modo que as teclas próximas a cada uma das teclas de controle sejam equivalentes à respectiva tecla. Assim, caso a pessoa tenha a intenção de acionar uma tecla de controle, mas, sem querer, encoste numa tecla próxima, isto não seria interpretado como erro. Outro exemplo, no caso de um jogo adaptado para pessoas com limitações visuais, as instruções do jogo e quaisquer outras informações podem ser ``faladas". Adicionalmente, um componente que também deverá ser acrescentado a todos os jogos é o recurso de que o jogo possa ser apresentado em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Estes recursos poderão ser ativados (ou não) através de um menu de configuração de modo que cada jogo possa atender às condições específicas e desejos de cada usuário/jogador.

PalavrasChave

Jogos educacionais, Tecnologia assistiva, Crianças com necessidades especiais

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

A.Desenvolvimento de atividades com conteúdos da educação infantil B.Desenvolvimento de atividades com as categorias alfabetizado e não alfabetizado C.Desenvolvimento de atividades digitais educacionais com a temática "Atividades da Vida Prática(AVP)" e "Atividades da Vida Diária(AVD)" D.Incorporação da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os jogos E.Incorporação de sistema de feedback e acompanhamento dos resultados obtidos pelos usuários para pais e professores F.Desenvolvimento dos jogos para diferentes plataformas

LocalidadeAtendida

Ilimitada

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

20

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42518


gov - CodigoLancamento:42585,NumeroRegistro:PRJ-226/2015,Tipo:Projeto,Titulo:EFI DANCE,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

42585

NumeroRegistro

PRJ-226/2015

Tipo

Projeto

Titulo

EFI DANCE

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2015 a 31/12/2020), JONATHAN BITENCOURT PEREIRA (Estagiário, 01/09/2015 a 31/12/2020), BHREENDDAHARY DY LUAR PRATES KIEPPER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), TARCIA FRANCINI FORTES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), MARIA ISABEL LOPES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020)

DataInicio

2015-09-01

DataTermino

2020-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Manter um trabalho continuado, através de um programa de coreografias inclusivo e didático, com movimentos de fácil assimilação e diversidades musicais, visando atrair e incentivar a prática da dança.

PalavrasChave

Dança, Coreografia, Atividade física

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Estimular o desenvolvimento da dança como uma opção de atividade física e bem estar, de forma indireta, e ou direta, de acordo com o interesse despertado. Na fase de implantação: 1ª Fase: A primeira fase consiste na criação de um canal no Youtube e uma página no facebook para divulgação da Equipe e dos colaboradores. 2ª Fase: Na segunda fase acontecerão as gravações de um ou dois vídeos semanais a respectiva edição dos vídeos para postagem. 3ª Fase: A terceira fase caracteriza-se pelo início das publicações dos vídeos, que acontecerão uma ou duas vezes por semana. 4ª Fase: A quarta e última fase consiste em uma avaliação mensal de quantos acessos estão tendo os vídeos e um envio de relatório aos colaboradores informando quantidade de vídeos publicados e número de visualizações. Complementarmente: Oferecer um programa inclusivo com coreografias de fácil assimilação. Prezar pela qualidade das coreografias e dos vídeos. Atingir um grande número de seguidores e de visualizações. Divulgar informações sobre a Equipe e sobre os colaboradores. Articular aos colaboradores em relação ao andamento e resultados do projeto.

LocalidadeAtendida

Local e regional

PessoasAtendidas

10000

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42585


gov - CodigoLancamento:42817,NumeroRegistro:PRJ-004/2016,Tipo:Projeto,Titulo:REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Tecnologia e Pro

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

42817

NumeroRegistro

PRJ-004/2016

Tipo

Projeto

Titulo

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ROMULO FERNANDES GOUVEA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/02/2016 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016), EMERSON VITOR SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016)

DataInicio

2016-02-01

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento tecnológico

Objetivo

Objetivo Geral O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um jogo educacional voltado ao ensino da disciplina Química, visando auxiliar o professor no ensino e a obtenção de conhecimento dos alunos. Objetivos Específicos Realizar a construção de um ambiente virtual onde o aluno-jogador possa desenvolver os conceitos da disciplina, Realizar o relacionamento entre ambiente virtual e os conceitos da disciplina Química, Realizar testes aplicados em escolas para analisar a eficiência do jogo,

PalavrasChave

EDUCAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL, QUIMICA

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Será desenvolvido um jogo tridimensional na plataforma Unity 3D utilizando todos os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Virtual na Educação e principalmente Química. O jogo desenvolvido será aplicado diretamente no ambiente escolar do ensino médio para a realização de estudos e pesquisas buscando a maximização a absorção de conhecimentos pelos alunos. Com base nos resultados, será analisada a eficiência da ferramenta, que espera-se que seja de alta eficácia. Realização de reuniões com os professores, pedagogos e diretores para que possa-se observar a familiarização com a ferramenta.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42817


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