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gov - CodigoLancamento:42585,NumeroRegistro:PRJ-226/2015,Tipo:Projeto,Titulo:EFI DANCE,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

42585

NumeroRegistro

PRJ-226/2015

Tipo

Projeto

Titulo

EFI DANCE

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

PAULO LANES LOBATO (Coordenador, 01/09/2015 a 31/12/2020), JONATHAN BITENCOURT PEREIRA (Estagiário, 01/09/2015 a 31/12/2020), BHREENDDAHARY DY LUAR PRATES KIEPPER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), TARCIA FRANCINI FORTES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020), MARIA ISABEL LOPES ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/09/2015 a 31/12/2020)

DataInicio

2015-09-01

DataTermino

2020-12-31

LinhaExtensao

Esporte e lazer

Objetivo

Manter um trabalho continuado, através de um programa de coreografias inclusivo e didático, com movimentos de fácil assimilação e diversidades musicais, visando atrair e incentivar a prática da dança.

PalavrasChave

Dança, Coreografia, Atividade física

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Estimular o desenvolvimento da dança como uma opção de atividade física e bem estar, de forma indireta, e ou direta, de acordo com o interesse despertado. Na fase de implantação: 1ª Fase: A primeira fase consiste na criação de um canal no Youtube e uma página no facebook para divulgação da Equipe e dos colaboradores. 2ª Fase: Na segunda fase acontecerão as gravações de um ou dois vídeos semanais a respectiva edição dos vídeos para postagem. 3ª Fase: A terceira fase caracteriza-se pelo início das publicações dos vídeos, que acontecerão uma ou duas vezes por semana. 4ª Fase: A quarta e última fase consiste em uma avaliação mensal de quantos acessos estão tendo os vídeos e um envio de relatório aos colaboradores informando quantidade de vídeos publicados e número de visualizações. Complementarmente: Oferecer um programa inclusivo com coreografias de fácil assimilação. Prezar pela qualidade das coreografias e dos vídeos. Atingir um grande número de seguidores e de visualizações. Divulgar informações sobre a Equipe e sobre os colaboradores. Articular aos colaboradores em relação ao andamento e resultados do projeto.

LocalidadeAtendida

Local e regional

PessoasAtendidas

10000

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42585


gov - CodigoLancamento:42817,NumeroRegistro:PRJ-004/2016,Tipo:Projeto,Titulo:REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Tecnologia e Pro

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

42817

NumeroRegistro

PRJ-004/2016

Tipo

Projeto

Titulo

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

ROMULO FERNANDES GOUVEA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/02/2016 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016), EMERSON VITOR SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016)

DataInicio

2016-02-01

DataTermino

2016-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento tecnológico

Objetivo

Objetivo Geral O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um jogo educacional voltado ao ensino da disciplina Química, visando auxiliar o professor no ensino e a obtenção de conhecimento dos alunos. Objetivos Específicos Realizar a construção de um ambiente virtual onde o aluno-jogador possa desenvolver os conceitos da disciplina, Realizar o relacionamento entre ambiente virtual e os conceitos da disciplina Química, Realizar testes aplicados em escolas para analisar a eficiência do jogo,

PalavrasChave

EDUCAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL, QUIMICA

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Será desenvolvido um jogo tridimensional na plataforma Unity 3D utilizando todos os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Virtual na Educação e principalmente Química. O jogo desenvolvido será aplicado diretamente no ambiente escolar do ensino médio para a realização de estudos e pesquisas buscando a maximização a absorção de conhecimentos pelos alunos. Com base nos resultados, será analisada a eficiência da ferramenta, que espera-se que seja de alta eficácia. Realização de reuniões com os professores, pedagogos e diretores para que possa-se observar a familiarização com a ferramenta.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42817


gov - CodigoLancamento:44451,NumeroRegistro:PRJ-009/2016,Tipo:Projeto,Titulo:ESPANHOL NO CURSINHO POPULAR: CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFES...,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

44451

NumeroRegistro

PRJ-009/2016

Tipo

Projeto

Titulo

ESPANHOL NO CURSINHO POPULAR: CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFES...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

CARLOS FERRER PLAZA (Coordenador, 02/01/2016 a 30/11/2016), ÉRICA DE SOUZA BATALHA (Bolsista PIBEX, 02/01/2016 a 30/11/2016), CLARISSE APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/11/2016)

DataInicio

2016-02-01

DataTermino

2016-11-30

LinhaExtensao

Línguas Estrangeiras

Objetivo

Objetivo Geral: Proporcionar o ensino de Língua Espanhola no Cursinho Popular Paula Cândido, visando atender a demanda da comunidade e da região, preparando os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros exames de seleção para o ensino superior. Objetivos Específicos: 1. Romper os mitos envolvidos no ensino da Língua Espanhola, principalmente aqueles relacionados à ideia de que essa é uma língua fácil que não requer estudos. 2. Construir com os alunos do Cursinho Popular Paula Cândido conhecimentos da língua e das culturas hispânicas. 3. Contribuir para o processo de formação do graduando em Letras quanto às reflexões sobre seu papel de agente transformador do meio em que se insere. 4. Promover a articulação entre os licenciandos de Língua Espanhola e os das demais disciplinas, atuantes neste e em outros cursinhos populares da região. 5. Efetivar a relação teoria e prática, vista sob o ponto de vista do graduando, a partir da aplicação em sala de aula dos conhecimentos construídos durante o curso. 6. Propiciar aos estudantes de Letras Português-Espanhol contato com a prática pedagógica antes do fim do curso. 7. Suprir a carência de disciplinas de língua estrangeira no Cursinho Popular de Paula Cândido. 8. Propiciar à área de metodologias de ensino de Língua Espanhola a criação de novas formas de ensinar de acordo com o contexto de um curso pré-vestibular para as camadas populares.

PalavrasChave

Ensino de espanhol, Cursinho popular, Formação docente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Planejamento inicial do curso 2. Preparação de aulas e organização do material didático 3. Orientação com o coordenador do projeto 4. Avaliação de desempenho dos alunos 5. Reunião com a coordenação do CPPC 6. Oficinas Pedagógicas do CPPC 7. Reunião do grupo de estudos do CPPC 8. Grupos de discussão do CPPC 9. Avaliação da aplicação do projeto

LocalidadeAtendida

Paula Candido e zona rural de Airões

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44451


gov - CodigoLancamento:41626,NumeroRegistro:PRJ-171/2015,Tipo:Projeto,Titulo:MARACATU E CULTURA POPULAR: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDU...,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Cultura,AreaTema

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

41626

NumeroRegistro

PRJ-171/2015

Tipo

Projeto

Titulo

MARACATU E CULTURA POPULAR: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDU...

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 01/01/2015 a 30/11/2015), ALDEMIRO GOMES PIO (Bolsista PROCULTURA, 01/01/2015 a 30/11/2015), MURILO BANDEIRA DE PAULA (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), VINICIUS SOUZA PINTO (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), ROBSON CIRÊNIO SOUSA JÚNIOR (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), PRISCILA ALVES DOS SANTOS (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), RENAN JOSÉ FREITAS ASSIS (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015)

DataInicio

2015-01-01

DataTermino

2015-11-30

LinhaExtensao

Música

Objetivo

Dar continuidade e aprimorar as ações culturais e sociais do grupo O Bloco, na UFV e junto a outros grupos culturais da região, do país e aos jovens de Escolas de ensino fundamental e médio. 1. Valorizar, divulgar, fortalecer a cultura brasileira, por meio do trabalho com Maracatu, dentro e fora da UFV. 2. Propiciar aos integrantes do Bloco uma vivência democrática e coletiva num espaço de produção de cultura e arte. 3. Viabilizar, para os participantes, um espaço e vivências significativas para uma formação de identidade cultural que não negue sua condição de cidadão brasileiro. 4. Realizar apresentações musicais, exposição de fotos e divulgação do trabalho por meio de vídeos na Internet. 5. Promover oficinas de capacitação para novos membros de O Bloco. 6. Promover ações educativas musicais e rítmicas em Escolas do município, buscando cativar os jovens para constituição de grupos de tambores, Maracatu ou Congado. 7. Manter os vínculos com outros grupos musicais e do Congado da região e incentivar as práticas musicais e culturais tradicionais noutros municípios. 8. Manter a prática de encontros para tocar tambor e aprimorar a acuidade e a capacidade de apreciação musical dos envolvidos. 9. Participar de eventos culturais com outros grupos musicais da UFV. 10. Motivar, entre estudantes, membros do Bloco, levantamentos etnográficos e registro de músicas, cantorias, loas afrobrasileiras ainda exisentes na memória de pessoas da geração mais idosa da micro- região de Viçosa.

PalavrasChave

Cultura, Maracatu, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Para o desenvolvimento da acuidade musical e habilidade percursionista: oficinas, teoria musical e ensaios. %u2022 Para melhorar os conhecimentos rítmicos sobre Maracatu: Trazer músicos e batuqueiros experientes. %u2022 Criação de Espaços de discussão sobre o Maracatu, sua história e seus reflexos no reconhecimento social do valor das manifestações culturais afro-brasileiras. %u2022 Além disso, motivar os participantes do Bloco, que são estudantes, para elaboração de produtos artísticos e acadêmicos, como composições musicais próprias para o grupo, registro e mostra fotográfica das apresentações, produção de artigos científicos, pesquisas acadêmicas, TCCs e monografias com temas relativos à cultura afro-brasileira numa perspectiva de etnomusica tradicional, identidade e manifestações culturais, ou de rituais religiosos afrobrasileiros.

LocalidadeAtendida

Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, Airões, Paula Cândido

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

70

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41626


gov - CodigoLancamento:41643,NumeroRegistro:PRJ-180/2015,Tipo:Projeto,Titulo:QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA EM APLICAÇÕES DE AGROT...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Trabalho,AreaTematica2:Sa

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

41643

NumeroRegistro

PRJ-180/2015

Tipo

Projeto

Titulo

QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA EM APLICAÇÕES DE AGROT...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

CARLOS DIEGO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016), ALBERTO CARVALHO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), SIMONE RODRIGUES CAMPOS RUAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), RENATO ADRIANE ALVES RUAS (Coordenador, 01/01/2015 a 01/01/2016), BRUNO HENRIQUE ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), GUILHERME ANDRADE GONTIJO (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016)

DataInicio

2015-01-01

DataTermino

2016-01-01

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

O objetivo geral deste trabalho é qualificar a mão-de-obra empregada em aplicações de agrotóxicos. Como objetivos específicos, têm-se: - Reduzir os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos sobre o meio ambiente. - Conscientizar operadores e profissionais envolvidos nas aplicações de agrotóxicos sobre a importância de se realizar pulverizações mais eficientes. - Promover a motivação e despertar perspectivas profissionais em alunos do curso de agronomia. - Desenvolver nos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação a habilidade de transmitir informações técnicas para um público alvo específico. - Criar alternativas de treinamentos e avaliações diferenciadas para graduandos em agronomia.

PalavrasChave

Tecnologia de aplicação, Pulverização, Defensivos agrícolas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O trabalho será realizado pelo Grupo de Pesquisas em Mecanização Agrícola (GPMA) da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba em trinta fazendas da região que foram previamente inspecionadas quando se realizou o levantamento das condições operacionais das pulverizações na região no ano de 2011. Atualmente, o GPMA é formando por professores, estudantes e técnicos administrativos ligados ao curso de agronomia e engenharia civil. Serão realizados treinamentos sobre os principais pontos da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, ou seja: seleção de pontas hidráulicas, tamanho de gotas, causas e efeitos da deriva, uso correto dos equipamentos de proteção individual e regulagem e calibração de pulverizadores hidráulicos. Primeiramente, será feito o contato na fazenda e agendada a realização da atividade que modo que não prejudique o trabalho na fazenda. O treinamento será realizado, a priori, no abrigo de máquinas da fazenda, próximo aos pulverizadores normalmente utilizados pelos operadores. Geralmente, as fazendas da Região do Alto Paranaíba possuem entre dois e cinco aplicadores de agrotóxicos, além de técnicos e agrônomos que trabalham diretamente com o monitoramento das aplicações. Assim, espera-se que, em cada fazenda o treinamento possa ser realizado para até dez pessoas, o que possibilitaria um treinamento mais personalizado. Num primeiro momento do treinamento, será feita abordagem geral sobre os princípios da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com a apresentação de trabalhos e situações práticas sobre os assuntos, visando motivar o público e despertar nele, maior interesse pela realização correta da atividade no seu dia a dia. Os alunos envolvidos no trabalho serão aqueles regularmente matriculados no curso de Agronomia e que já tiverem cursado ou que estejam cursando a disciplina AGR 358 - Mecânica e Mecanização Agrícola e AGR 384 Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos os quais receberão treinamento específico, visando à capacitação para desenvolver habilidades de comunicação e transmitir conhecimentos técnicos sobre o tema abordado. O treinamento consistirá de exposições teóricas e práticas realizadas pela equipe do projeto. Além do treinamento, será fornecida aos alunos toda a infra-estrutura necessária para a realização das apresentações, como, por exemplo, transporte e material didático técnico adequado. Será solicitado aos alunos a realização de uma revisão sobre o assunto de modo que eles busquem novas informações sobre o tema. Serão desenvolvidos seminários preliminares, sob a orientação dos professores da equipe do projeto, visando corrigir eventuais dificuldades dos alunos em relação ao trabalho. Os treinamentos serão sempre acompanhados por pelo menos um professor da equipe do projeto e deverá durar em torno de duas horas. Durante as apresentações, os apresentadores deverão fazer uso de recursos áudio visuais, além de terem que demonstrar desenvoltura quanto às explicações técnicas e manuseio do material prático fornecido. Este será constituído por uma lousa digital interativa, bancada para avaliação da uniformidade de distribuição volumétrica de pontas hidráulicas, kit de regulagem e calibração de pulverizadores, dentre outros. Durante as apresentações, os alunos serão avaliados quanto aos aspectos didáticos adequados para uma boa apresentação. Ao final das demonstrações será aplicado questionário a fim de avaliar o nível de aprendizagem adquirido pelos trabalhadores e a percepção deles sobre a qualidade das atividades realizadas. Portanto, de modo geral, a avaliação dos resultados obtidos será predominantemente qualitativa, de natureza interpretativa, ou seja, buscar-se-á levantar aspectos subjetivos dos alunos e público alvo que vivenciarão as situações pesquisadas. Todos os participantes do trabalho receberão certificados.

LocalidadeAtendida

Alto Paranaíba-MG

PessoasAtendidas

120

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41643


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