CodigoLancamento |
42817 |
NumeroRegistro |
PRJ-004/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NO ENSINO-APRENDIZAGE... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
ROMULO FERNANDES GOUVEA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/02/2016 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016), EMERSON VITOR SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2016-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Objetivo Geral O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um jogo educacional voltado ao ensino da disciplina QuÃmica, visando auxiliar o professor no ensino e a obtenção de conhecimento dos alunos. Objetivos EspecÃficos Realizar a construção de um ambiente virtual onde o aluno-jogador possa desenvolver os conceitos da disciplina, Realizar o relacionamento entre ambiente virtual e os conceitos da disciplina QuÃmica, Realizar testes aplicados em escolas para analisar a eficiência do jogo, |
PalavrasChave |
EDUCAÇÃO, REALIDADE VIRTUAL, QUIMICA |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Será desenvolvido um jogo tridimensional na plataforma Unity 3D utilizando todos os conceitos de Realidade Virtual, Realidade Virtual na Educação e principalmente QuÃmica. O jogo desenvolvido será aplicado diretamente no ambiente escolar do ensino médio para a realização de estudos e pesquisas buscando a maximização a absorção de conhecimentos pelos alunos. Com base nos resultados, será analisada a eficiência da ferramenta, que espera-se que seja de alta eficácia. Realização de reuniões com os professores, pedagogos e diretores para que possa-se observar a familiarização com a ferramenta. |
LocalidadeAtendida |
Rio ParanaÃba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42817 |
CodigoLancamento |
44451 |
NumeroRegistro |
PRJ-009/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESPANHOL NO CURSINHO POPULAR: CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFES... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
CARLOS FERRER PLAZA (Coordenador, 02/01/2016 a 30/11/2016), ÉRICA DE SOUZA BATALHA (Bolsista PIBEX, 02/01/2016 a 30/11/2016), CLARISSE APARECIDA DA SILVA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2016 a 30/11/2016) |
DataInicio |
2016-02-01 |
DataTermino |
2016-11-30 |
LinhaExtensao |
LÃnguas Estrangeiras |
Objetivo |
Objetivo Geral: Proporcionar o ensino de LÃngua Espanhola no Cursinho Popular Paula Cândido, visando atender a demanda da comunidade e da região, preparando os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros exames de seleção para o ensino superior. Objetivos EspecÃficos: 1. Romper os mitos envolvidos no ensino da LÃngua Espanhola, principalmente aqueles relacionados à ideia de que essa é uma lÃngua fácil que não requer estudos. 2. Construir com os alunos do Cursinho Popular Paula Cândido conhecimentos da lÃngua e das culturas hispânicas. 3. Contribuir para o processo de formação do graduando em Letras quanto à s reflexões sobre seu papel de agente transformador do meio em que se insere. 4. Promover a articulação entre os licenciandos de LÃngua Espanhola e os das demais disciplinas, atuantes neste e em outros cursinhos populares da região. 5. Efetivar a relação teoria e prática, vista sob o ponto de vista do graduando, a partir da aplicação em sala de aula dos conhecimentos construÃdos durante o curso. 6. Propiciar aos estudantes de Letras Português-Espanhol contato com a prática pedagógica antes do fim do curso. 7. Suprir a carência de disciplinas de lÃngua estrangeira no Cursinho Popular de Paula Cândido. 8. Propiciar à área de metodologias de ensino de LÃngua Espanhola a criação de novas formas de ensinar de acordo com o contexto de um curso pré-vestibular para as camadas populares. |
PalavrasChave |
Ensino de espanhol, Cursinho popular, Formação docente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Planejamento inicial do curso 2. Preparação de aulas e organização do material didático 3. Orientação com o coordenador do projeto 4. Avaliação de desempenho dos alunos 5. Reunião com a coordenação do CPPC 6. Oficinas Pedagógicas do CPPC 7. Reunião do grupo de estudos do CPPC 8. Grupos de discussão do CPPC 9. Avaliação da aplicação do projeto |
LocalidadeAtendida |
Paula Candido e zona rural de Airões |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44451 |
CodigoLancamento |
41626 |
NumeroRegistro |
PRJ-171/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MARACATU E CULTURA POPULAR: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDU... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 01/01/2015 a 30/11/2015), ALDEMIRO GOMES PIO (Bolsista PROCULTURA, 01/01/2015 a 30/11/2015), MURILO BANDEIRA DE PAULA (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), VINICIUS SOUZA PINTO (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), PEDRO HENRIQUE DA SILVA QUEIROZ (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), ROBSON CIRÊNIO SOUSA JÚNIOR (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), PRISCILA ALVES DOS SANTOS (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015), RENAN JOSÉ FREITAS ASSIS (Estagiário, 01/01/2015 a 30/11/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2015-11-30 |
LinhaExtensao |
Música |
Objetivo |
Dar continuidade e aprimorar as ações culturais e sociais do grupo O Bloco, na UFV e junto a outros grupos culturais da região, do paÃs e aos jovens de Escolas de ensino fundamental e médio. 1. Valorizar, divulgar, fortalecer a cultura brasileira, por meio do trabalho com Maracatu, dentro e fora da UFV. 2. Propiciar aos integrantes do Bloco uma vivência democrática e coletiva num espaço de produção de cultura e arte. 3. Viabilizar, para os participantes, um espaço e vivências significativas para uma formação de identidade cultural que não negue sua condição de cidadão brasileiro. 4. Realizar apresentações musicais, exposição de fotos e divulgação do trabalho por meio de vÃdeos na Internet. 5. Promover oficinas de capacitação para novos membros de O Bloco. 6. Promover ações educativas musicais e rÃtmicas em Escolas do municÃpio, buscando cativar os jovens para constituição de grupos de tambores, Maracatu ou Congado. 7. Manter os vÃnculos com outros grupos musicais e do Congado da região e incentivar as práticas musicais e culturais tradicionais noutros municÃpios. 8. Manter a prática de encontros para tocar tambor e aprimorar a acuidade e a capacidade de apreciação musical dos envolvidos. 9. Participar de eventos culturais com outros grupos musicais da UFV. 10. Motivar, entre estudantes, membros do Bloco, levantamentos etnográficos e registro de músicas, cantorias, loas afrobrasileiras ainda exisentes na memória de pessoas da geração mais idosa da micro- região de Viçosa. |
PalavrasChave |
Cultura, Maracatu, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Para o desenvolvimento da acuidade musical e habilidade percursionista: oficinas, teoria musical e ensaios. %u2022 Para melhorar os conhecimentos rÃtmicos sobre Maracatu: Trazer músicos e batuqueiros experientes. %u2022 Criação de Espaços de discussão sobre o Maracatu, sua história e seus reflexos no reconhecimento social do valor das manifestações culturais afro-brasileiras. %u2022 Além disso, motivar os participantes do Bloco, que são estudantes, para elaboração de produtos artÃsticos e acadêmicos, como composições musicais próprias para o grupo, registro e mostra fotográfica das apresentações, produção de artigos cientÃficos, pesquisas acadêmicas, TCCs e monografias com temas relativos à cultura afro-brasileira numa perspectiva de etnomusica tradicional, identidade e manifestações culturais, ou de rituais religiosos afrobrasileiros. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, Airões, Paula Cândido |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41626 |
CodigoLancamento |
41643 |
NumeroRegistro |
PRJ-180/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA EM APLICAÇÕES DE AGROT... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
CARLOS DIEGO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016), ALBERTO CARVALHO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), SIMONE RODRIGUES CAMPOS RUAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), RENATO ADRIANE ALVES RUAS (Coordenador, 01/01/2015 a 01/01/2016), BRUNO HENRIQUE ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), GUILHERME ANDRADE GONTIJO (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2016-01-01 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
O objetivo geral deste trabalho é qualificar a mão-de-obra empregada em aplicações de agrotóxicos. Como objetivos especÃficos, têm-se: - Reduzir os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos sobre o meio ambiente. - Conscientizar operadores e profissionais envolvidos nas aplicações de agrotóxicos sobre a importância de se realizar pulverizações mais eficientes. - Promover a motivação e despertar perspectivas profissionais em alunos do curso de agronomia. - Desenvolver nos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação a habilidade de transmitir informações técnicas para um público alvo especÃfico. - Criar alternativas de treinamentos e avaliações diferenciadas para graduandos em agronomia. |
PalavrasChave |
Tecnologia de aplicação, Pulverização, Defensivos agrÃcolas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O trabalho será realizado pelo Grupo de Pesquisas em Mecanização AgrÃcola (GPMA) da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio ParanaÃba em trinta fazendas da região que foram previamente inspecionadas quando se realizou o levantamento das condições operacionais das pulverizações na região no ano de 2011. Atualmente, o GPMA é formando por professores, estudantes e técnicos administrativos ligados ao curso de agronomia e engenharia civil. Serão realizados treinamentos sobre os principais pontos da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, ou seja: seleção de pontas hidráulicas, tamanho de gotas, causas e efeitos da deriva, uso correto dos equipamentos de proteção individual e regulagem e calibração de pulverizadores hidráulicos. Primeiramente, será feito o contato na fazenda e agendada a realização da atividade que modo que não prejudique o trabalho na fazenda. O treinamento será realizado, a priori, no abrigo de máquinas da fazenda, próximo aos pulverizadores normalmente utilizados pelos operadores. Geralmente, as fazendas da Região do Alto ParanaÃba possuem entre dois e cinco aplicadores de agrotóxicos, além de técnicos e agrônomos que trabalham diretamente com o monitoramento das aplicações. Assim, espera-se que, em cada fazenda o treinamento possa ser realizado para até dez pessoas, o que possibilitaria um treinamento mais personalizado. Num primeiro momento do treinamento, será feita abordagem geral sobre os princÃpios da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com a apresentação de trabalhos e situações práticas sobre os assuntos, visando motivar o público e despertar nele, maior interesse pela realização correta da atividade no seu dia a dia. Os alunos envolvidos no trabalho serão aqueles regularmente matriculados no curso de Agronomia e que já tiverem cursado ou que estejam cursando a disciplina AGR 358 - Mecânica e Mecanização AgrÃcola e AGR 384 Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos os quais receberão treinamento especÃfico, visando à capacitação para desenvolver habilidades de comunicação e transmitir conhecimentos técnicos sobre o tema abordado. O treinamento consistirá de exposições teóricas e práticas realizadas pela equipe do projeto. Além do treinamento, será fornecida aos alunos toda a infra-estrutura necessária para a realização das apresentações, como, por exemplo, transporte e material didático técnico adequado. Será solicitado aos alunos a realização de uma revisão sobre o assunto de modo que eles busquem novas informações sobre o tema. Serão desenvolvidos seminários preliminares, sob a orientação dos professores da equipe do projeto, visando corrigir eventuais dificuldades dos alunos em relação ao trabalho. Os treinamentos serão sempre acompanhados por pelo menos um professor da equipe do projeto e deverá durar em torno de duas horas. Durante as apresentações, os apresentadores deverão fazer uso de recursos áudio visuais, além de terem que demonstrar desenvoltura quanto à s explicações técnicas e manuseio do material prático fornecido. Este será constituÃdo por uma lousa digital interativa, bancada para avaliação da uniformidade de distribuição volumétrica de pontas hidráulicas, kit de regulagem e calibração de pulverizadores, dentre outros. Durante as apresentações, os alunos serão avaliados quanto aos aspectos didáticos adequados para uma boa apresentação. Ao final das demonstrações será aplicado questionário a fim de avaliar o nÃvel de aprendizagem adquirido pelos trabalhadores e a percepção deles sobre a qualidade das atividades realizadas. Portanto, de modo geral, a avaliação dos resultados obtidos será predominantemente qualitativa, de natureza interpretativa, ou seja, buscar-se-á levantar aspectos subjetivos dos alunos e público alvo que vivenciarão as situações pesquisadas. Todos os participantes do trabalho receberão certificados. |
LocalidadeAtendida |
Alto ParanaÃba-MG |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41643 |
CodigoLancamento |
31042 |
NumeroRegistro |
PRJ-137/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
LICENCIATURA E EDUCAÇÃO POPULAR: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NU... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
RUBENS LEONARDO PANEGASSI (Coordenador, 02/01/2013 a 30/11/2013), PAULO HENRIQUE COTTA QUINTÃO (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 30/11/2013) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2013-11-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
Desenvolver a disciplina de história por meio de atividades planejadas com o objetivo de articular os saberes produzidos na Universidade Federal de Viçosa e no municÃpio de Paula Cândido. Além de fortalecer o corpo que integra Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC) e a integração com demais cursinhos através de Fóruns e Encontros que acontecem no decorrer do ano de trabalho. |
PalavrasChave |
Educação, História, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Por meio de aulas regulares algumas das atividades educacionais a serem desenvolvidas pela disciplina de história são: a) Estabelecer uma relação entre a história local e a história do Brasil, valorizando a cultura e o saber popular, com a intenção de dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Com a finalidade de trabalhar a autoestima dos estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b) Orientar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), trabalhando não só os temas estritamente ligados a História, mas também desenvolvendo a capacidade de interpretar, articular e argumentar, que são tão caros ao modelo da prova. |
LocalidadeAtendida |
Paula Cândido |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
120 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31042 |
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