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gov - CodigoLancamento:41643,NumeroRegistro:PRJ-180/2015,Tipo:Projeto,Titulo:QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA EM APLICAÇÕES DE AGROT...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Trabalho,AreaTematica2:Sa

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

41643

NumeroRegistro

PRJ-180/2015

Tipo

Projeto

Titulo

QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA EM APLICAÇÕES DE AGROT...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Trabalho

AreaTematica2

Saúde

Envolvidos

CARLOS DIEGO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016), ALBERTO CARVALHO FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), SIMONE RODRIGUES CAMPOS RUAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), RENATO ADRIANE ALVES RUAS (Coordenador, 01/01/2015 a 01/01/2016), BRUNO HENRIQUE ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 01/01/2016), GUILHERME ANDRADE GONTIJO (Bolsista PROEXT, 01/01/2015 a 01/01/2016)

DataInicio

2015-01-01

DataTermino

2016-01-01

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

O objetivo geral deste trabalho é qualificar a mão-de-obra empregada em aplicações de agrotóxicos. Como objetivos específicos, têm-se: - Reduzir os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos sobre o meio ambiente. - Conscientizar operadores e profissionais envolvidos nas aplicações de agrotóxicos sobre a importância de se realizar pulverizações mais eficientes. - Promover a motivação e despertar perspectivas profissionais em alunos do curso de agronomia. - Desenvolver nos alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação a habilidade de transmitir informações técnicas para um público alvo específico. - Criar alternativas de treinamentos e avaliações diferenciadas para graduandos em agronomia.

PalavrasChave

Tecnologia de aplicação, Pulverização, Defensivos agrícolas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O trabalho será realizado pelo Grupo de Pesquisas em Mecanização Agrícola (GPMA) da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba em trinta fazendas da região que foram previamente inspecionadas quando se realizou o levantamento das condições operacionais das pulverizações na região no ano de 2011. Atualmente, o GPMA é formando por professores, estudantes e técnicos administrativos ligados ao curso de agronomia e engenharia civil. Serão realizados treinamentos sobre os principais pontos da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, ou seja: seleção de pontas hidráulicas, tamanho de gotas, causas e efeitos da deriva, uso correto dos equipamentos de proteção individual e regulagem e calibração de pulverizadores hidráulicos. Primeiramente, será feito o contato na fazenda e agendada a realização da atividade que modo que não prejudique o trabalho na fazenda. O treinamento será realizado, a priori, no abrigo de máquinas da fazenda, próximo aos pulverizadores normalmente utilizados pelos operadores. Geralmente, as fazendas da Região do Alto Paranaíba possuem entre dois e cinco aplicadores de agrotóxicos, além de técnicos e agrônomos que trabalham diretamente com o monitoramento das aplicações. Assim, espera-se que, em cada fazenda o treinamento possa ser realizado para até dez pessoas, o que possibilitaria um treinamento mais personalizado. Num primeiro momento do treinamento, será feita abordagem geral sobre os princípios da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com a apresentação de trabalhos e situações práticas sobre os assuntos, visando motivar o público e despertar nele, maior interesse pela realização correta da atividade no seu dia a dia. Os alunos envolvidos no trabalho serão aqueles regularmente matriculados no curso de Agronomia e que já tiverem cursado ou que estejam cursando a disciplina AGR 358 - Mecânica e Mecanização Agrícola e AGR 384 Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos os quais receberão treinamento específico, visando à capacitação para desenvolver habilidades de comunicação e transmitir conhecimentos técnicos sobre o tema abordado. O treinamento consistirá de exposições teóricas e práticas realizadas pela equipe do projeto. Além do treinamento, será fornecida aos alunos toda a infra-estrutura necessária para a realização das apresentações, como, por exemplo, transporte e material didático técnico adequado. Será solicitado aos alunos a realização de uma revisão sobre o assunto de modo que eles busquem novas informações sobre o tema. Serão desenvolvidos seminários preliminares, sob a orientação dos professores da equipe do projeto, visando corrigir eventuais dificuldades dos alunos em relação ao trabalho. Os treinamentos serão sempre acompanhados por pelo menos um professor da equipe do projeto e deverá durar em torno de duas horas. Durante as apresentações, os apresentadores deverão fazer uso de recursos áudio visuais, além de terem que demonstrar desenvoltura quanto às explicações técnicas e manuseio do material prático fornecido. Este será constituído por uma lousa digital interativa, bancada para avaliação da uniformidade de distribuição volumétrica de pontas hidráulicas, kit de regulagem e calibração de pulverizadores, dentre outros. Durante as apresentações, os alunos serão avaliados quanto aos aspectos didáticos adequados para uma boa apresentação. Ao final das demonstrações será aplicado questionário a fim de avaliar o nível de aprendizagem adquirido pelos trabalhadores e a percepção deles sobre a qualidade das atividades realizadas. Portanto, de modo geral, a avaliação dos resultados obtidos será predominantemente qualitativa, de natureza interpretativa, ou seja, buscar-se-á levantar aspectos subjetivos dos alunos e público alvo que vivenciarão as situações pesquisadas. Todos os participantes do trabalho receberão certificados.

LocalidadeAtendida

Alto Paranaíba-MG

PessoasAtendidas

120

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41643


gov - CodigoLancamento:31042,NumeroRegistro:PRJ-137/2013,Tipo:Projeto,Titulo:LICENCIATURA E EDUCAÇÃO POPULAR: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NU...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

31042

NumeroRegistro

PRJ-137/2013

Tipo

Projeto

Titulo

LICENCIATURA E EDUCAÇÃO POPULAR: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NU...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

RUBENS LEONARDO PANEGASSI (Coordenador, 02/01/2013 a 30/11/2013), PAULO HENRIQUE COTTA QUINTÃO (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 30/11/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-11-30

LinhaExtensao

Alfabetização, leitura e escrita

Objetivo

Desenvolver a disciplina de história por meio de atividades planejadas com o objetivo de articular os saberes produzidos na Universidade Federal de Viçosa e no município de Paula Cândido. Além de fortalecer o corpo que integra Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC) e a integração com demais cursinhos através de Fóruns e Encontros que acontecem no decorrer do ano de trabalho.

PalavrasChave

Educação, História, Cultura

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Por meio de aulas regulares algumas das atividades educacionais a serem desenvolvidas pela disciplina de história são: a) Estabelecer uma relação entre a história local e a história do Brasil, valorizando a cultura e o saber popular, com a intenção de dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais mais relevantes da cidade e região buscando um processo educativo que transcenda a sala de aula. Com a finalidade de trabalhar a autoestima dos estudantes para que os educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. b) Orientar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), trabalhando não só os temas estritamente ligados a História, mas também desenvolvendo a capacidade de interpretar, articular e argumentar, que são tão caros ao modelo da prova.

LocalidadeAtendida

Paula Cândido

PessoasAtendidas

30

PessoasAtendidasPorMes

120

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31042


gov - CodigoLancamento:31618,NumeroRegistro:PRJ-154/2013,Tipo:Projeto,Titulo:DEMOCRATIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SO...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Multidisciplinar,AreaTe

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

31618

NumeroRegistro

PRJ-154/2013

Tipo

Projeto

Titulo

DEMOCRATIZAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SO...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Multidisciplinar

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 02/02/2011 a 20/12/2011), ALISSON ANDRADE ALMEIDA (Estagiário, 02/02/2011 a 20/12/2011)

DataInicio

2011-02-02

DataTermino

2011-12-20

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

com o objetivo de proporcionar uma maior integração entre os pesquisadores do BioPESB, estudantes em geral, comunidades do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) e demais interessados em obter informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, o presente projeto se propôs a trabalhar em duas frentes: o Portal BioPESB e o Boletim BioPESB)

PalavrasChave

Popularização da ciência, Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Jornalismo científico

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Produção de notícias Serão realizadas entrevistas (pesquisadores, moradores locais, funcionários de instituições ligadas ao meio ambiente e outros), pesquisas com fontes e textos informativos para o Portal e o Informativo. - Produção de material para divulgação Produção e diagramação de folders sobre o conteúdo do Portal e de pesquisas realizadas pelo grupo BioPESB, com orientação sobre a potencialidade do seu uso. Será utilizada linguagem direcionada para diferentes públicos como pesquisadores e estudantes - Atualização do banco de informações Levantamento das fontes de informação sobre o tema (dissertações, teses, periódicos, etc.), solicitando, se for o caso, artigos e resultados de pesquisas para a disponibilização do conteúdo. Também, será realizado um rastreamento em sites para acompanhar o que de novo tem aparecido sobre o assunto. Ainda, o bolsista cuidará da atualização de todo o conteúdo do portal, não sendo o único a produzí-lo. Os parceiros contribuíram com o fornecimento de material para a publicação. - Produção do Informativo Busca de informações e contatos com fontes, para produção de notícias e pela diagramação do periódico, que será publicado bimensalmente.

LocalidadeAtendida

Território Rural da Serra do Brigadeiro

PessoasAtendidas

1200

PessoasAtendidasPorMes

1000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=31618


gov - CodigoLancamento:32264,NumeroRegistro:PRJ-191/2013,Tipo:Projeto,Titulo:CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO EM ESPERA FEL...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

32264

NumeroRegistro

PRJ-191/2013

Tipo

Projeto

Titulo

CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO EM ESPERA FEL...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), WILLER ARAUJO BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), RAMON DA SILVA TEIXEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2013 a 31/12/2013), LEANDRO DE SOUZA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), PAULO CÉSAR GOMES AMORIN JUNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ALINE CARVALHO FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), LIDIA LUCIA ANTONGIOVANNI (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), EDUARDO JOSÉ DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ADRIENE BORGES DO AMARAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013), ANA TERRA BRAVIM DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Objetivo Geral %u2022Consolidação e manutenção do projeto e das ações do cursinho popular para jovens de comunidades rurais de Espera Feliz MG, por meio da articulação entre a Universidade Federal de Viçosa através do Programa de Extensão TEIA e do Departamento de Geografia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espera Feliz e o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). %u2022Apoio na consolidação e aprimoramento do cursinho popular em Manhumirim com atividades de intercâmbio. Objetivos Específicos %u2022Mobilizar e articular recursos humanos (docentes, discentes, agricultor@s familiares e parceiros) e materiais, neste aprimoramento do cursinho popular no Município de Espera Feliz-MG. %u2022Realizar atividades de intercâmbio entre educadores e educandos de Espera Feliz e Manhumirim. %u2022Fortalecer o grupo de estudantes e professores universitários responsáveis pela interlocução entre a universidade e os outros sujeitos envolvidos na viabilização do projeto, %u2022Possibilitar a construção coletiva e participativa dos objetivos, princípios e ações do cursinho popular, de forma a fazer deste um espaço educativo realmente ligado ao contexto local e que busque a independência futura do grupo local, %u2022Organizar um "estágio de vivência" levando estudantes do cursinho para vivenciarem o contexto universitário na UFV, desconstruindo visões estereotipadas sobre esse espaço, aproximando-os da universidade e mostrando a importância de estarem inseridos e como se inserirem nesse universo da educação e do aprendizado político, social e humano, %u2022Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais de Espera Feliz, Manhumirim e entorno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). %u2022Promover ações que valorizem os saberes populares e trabalhem a autoestima desses estudantes de modo que se reconheçam enquanto sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. %u2022Ajudar na implementação do projeto "Arca das Letras", programa criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que está sendo implantado em Espera Feliz com o intuito de facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro.

PalavrasChave

Educação popular, Emancipação social, Agroecologia

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Articulação do grupo com famílias e jovens das comunidades rurais de Espera Feliz, Manhumirim e municípios vizinhos para a construção das propostas de ações que visem a consolidação e aprimoramento do cursinho popular, %u2022Interlocução com outros projetos de extensão por meio do programa TEIA, %u2022Construção de uma proposta de estágio de vivência para aproximadamente 20 estudantes filhos de agricultores familiares de Espera Feliz na Universidade Federal de Viçosa, %u2022Apoio à realização de atividades de intercâmbio entre educadores e educandos de Espera Feliz e Manhumirim, a fim de aumentar a articulação entre ambos os cursinhos e apoiar a consolidação e aprimoramento do cursinho de Manhumirim, %u2022Apoio à Construção do II Fórum dos Cursinhos Populares da Zona da Mata Mineira que acontecerá em Espera Feliz em 2013.

LocalidadeAtendida

Espera Feliz, Caparaó, Caiana, Manhumirim

PessoasAtendidas

40

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32264


gov - CodigoLancamento:32403,NumeroRegistro:PRJ-220/2013,Tipo:Projeto,Titulo:O CINEMA COMO INCREMENTO À FORMAÇÃO ESCOLAR SOBRE DIREITOS H...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Dir

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

32403

NumeroRegistro

PRJ-220/2013

Tipo

Projeto

Titulo

O CINEMA COMO INCREMENTO À FORMAÇÃO ESCOLAR SOBRE DIREITOS H...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

HELIO PAULO PEREIRA FILHO (Coordenador, 01/02/2013 a 31/12/2013), JULIANA RAMOS NEVES (Bolsista PIBEX JR, 01/02/2013 a 31/12/2013), LÍGIA LACERDA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2013 a 31/12/2013)

DataInicio

2013-02-01

DataTermino

2013-12-31

LinhaExtensao

Direitos individuais e coletivos

Objetivo

Objetivo Geral utilização de materiais audiovisuais na formação dos e das estudantes do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI da UFV sobre os direitos humanos universais visando a construção de cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis socialmente. Objetivos Específicos: - criação de uma cultura de respeito e respaldo aos direitos humanos universais, - complemento à formação escolar e cidadã do COLUNI, - conscientização dos jovens sobre direitos humanos e sua importância para o desenvolvimento das sociedades livres e democráticas, - Inserir no ambiente escolar, além de novas práticas sobre direitos humanos, novos métodos de ensino-aprendizagem a partir de filmes e documentários. - Estimular a reflexão dos e das estudantes sobre a sua própria realidade, a partir dos princípios da declaração universal dos direitos humanos.

PalavrasChave

cinema e educação, cinema e direitos humanos, cineclube COLUNI

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O cineclube COLUNI se baseia na utilização de material audiovisual como forma didática de estímulo à reflexão da realidade e busca de conhecimento acerca do tema dos direitos humanos e as liberdades fundamentais. Além disso, pretende-se realizar exposição de fotos, cartazes e trabalhos artísticos produzidos pelos e pelas estudantes durante as intervenções nas escolas. Serão realizados cines-debate com os e as estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Uma vez por mês em cada escola, serão apresentados filmes, documentários e vídeos que abordem a importância dos direitos humanos e seus vários princípios, e posteriormente, realizadas rodas de conversa com perguntas geradoras e divisão em grupos, visando a máxima participação e interação entre e com o público-alvo. Através desta metodologia será possível estimular a reflexão dos e das estudantes jovens em torno da importância dos direitos humanos para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária além de instigar a reflexão da relação existente entre a violação dos direitos humanos com a realidade em que estão inseridos.

LocalidadeAtendida

Estudantes do CAp. COLUNI/UFV

PessoasAtendidas

450

PessoasAtendidasPorMes

40

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32403


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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
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