CodigoLancamento |
34715 |
NumeroRegistro |
PRJ-098/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÁTICAS SOMÁTICAS APLICADAS AOS FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES D... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
EDLENE MALDONADO GAMA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 01/03/2015), ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO (Coordenador, 01/02/2014 a 01/03/2015) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2015-03-01 |
LinhaExtensao |
Saúde e proteção no trabalho |
Objetivo |
Desenvolver um plano de atividades de práticas corporais somáticas e aplicá-lo junto aos funcionários e servidores do Hospital São João Batista em Viçosa. |
PalavrasChave |
Educação Somática, saúde integral, corpo |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Diminuir o número de atestados médicos dados aos funcionários. %uF0B7 Amenizar ou sanar problemas e disfunções diagnosticadas inicialmente, como problemas de dores na coluna principalmente na região lombar, dores nos membros superiores e inferiores do corpo, dores generalizadas pelo corpo, dores articulares, distúrbios físicos ligados a áreas psicossomáticas como a depressão. %uF0B7 Socializar os grupos e melhorar o estado motivacional dos funcionários para desempenharem suas tarefas no hospital, através do trabalho com a dança coral, danças circulares e/ou outras técnicas que trabalhem a consciência corporal, sabendo utilizar de estratégias que possam promover a integração do grupo. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34715 |
CodigoLancamento |
44346 |
NumeroRegistro |
PRJ-021/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
OFICINAS DE LÍNGUA FRANCESA E CULTURAS FRANCÓFONAS |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
WESLEN PEDRO FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), BETÂNIA NEVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), SIRLARA DONATO ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), VIVIANE TEREZINHA DE FARIA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), PATRÍCIA DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), TUANE MARTINS ROSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), LUANA DE OLIVEIRA RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/07/2015 a 31/12/2015), SIMONE MARIA DANTAS LONGHI (Coordenador, 01/07/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-07-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Objetivo Geral Criação de oficinas de língua francesa a serem ministradas pelos estudantes da disciplina LET 423 Estágio Supervisionado de Língua Francesa em contexto universitário e em escolas públicas da região viçosense, de forma a proporcionar um contexto de formação prática para o ensino de língua francesa, além de oferecer atividades de sensibilização à língua francesa ou de aprofundamento de conhecimentos específicos sobre a língua e sobre as culturas francófonas. Objetivos Específicos Implementar uma formação para o ensino de língua francesa que articule os saberes acadêmicos e a experiência prática em sala de aula, - elaborar oficinas temáticas de língua francesa e de culturas francófonas a serem oferecidas ao público universitário e de escolas públicas da região de Viçosa, expandir a oferta de cursos de curta duração em língua francesa na região viçosense, identificar a demanda de ensino de francês na região. |
PalavrasChave |
formação de professores, ensino de francês como língua estrangeira, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto "Oficinas de língua francesa e culturas francófonas" nasceu das reflexões desenvolvidas no contexto da disciplina LET 423 - Estágio supervisionado em língua francesa 2 e justifica-se pelas lacunas existentes na formação e na inserção de licenciandos em língua francesa no mercado de trabalho. Embora haja demanda de profissionais da área em grandes centros urbanos, como na região metropolitana de São Paulo ou do Rio de Janeiro, não há, em um raio de mais de 150km de distância de Viçosa nenhuma escola de ensino fundamental ou médio que ofereça o ensino do francês em sua grade horária. Nem sequer o colégio de aplicação da UFV, o COLUNI, oferta cursos de língua francesa aos seus alunos. A ausência da língua francesa enquanto componente curricular nas escolas da região acarreta dois grandes problemas: o reforço de uma perspectiva elitista do ensino de línguas estrangeiras, que as considera como um patrimônio ao qual poucos podem ter acesso, a carência de contato dos licenciandos em Letras-Francês com profissionais de ensino de língua estrangeira, principalmente no contexto escolar, o que vai de encontro às diretrizes estabelecidas para o ensino de LE em contexto nacional. Conforme parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (Ministério da Educação, 2002, p. 10), "o estágio curricular supervisionado supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado. Este é um momento de formação profissional do formando seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado. Ele não é uma atividade facultativa sendo uma das condições para a obtenção da respectiva licença. Não se trata de uma atividade avulsa que angarie recursos para a sobrevivência do estudante ou que se aproveite dele como mão-de-obra barata e disfarçada. Ele é necessário como momento de preparação próxima em uma unidade de ensino." Tendo em vista as limitações encontradas na realização do estágio supervisionado em língua francesa e a premência da formação profissional dos futuros professores de francês de nossa instituição, este projeto piloto visa, portanto, a atingir dois objetivos principais: 1. Estabelecer um contexto para a realização de estágio de regência para os estudantes do curso de Letras com habilitação Português/Francês, 2. Oferecer oficinas temáticas de língua francesa e culturas francófonas para a comunidade universitária e para instituições públicas de ensino, como escolas de ensino fundamental e médio e escolas prisionais. Para o piloto do projeto foram definidos, de acordo com conteúdos abordados nas aulas da disciplina LET 423, 4 temas à escolha dos estagiários: 1. Sensibilização à língua francesa, 2. Culturas francófonas em aula de língua francesa, 3. Gêneros textuais no ensino de língua francesa, 4. Ensino inovador da gramática em aula de língua francesa. A partir dos temas selecionados, os estagiários elaborarão um plano da oficina, tomando por base dados referentes ao público-alvo e seu nível de proficiência em francês, a bibliografia do curso e uma seleção de artigos específicos relacionados aos temas das quatro oficinas. Com isso, espera-se que os alunos elaborem oficinas apoiadas em uma perspectiva acional do ensino de línguas (Conseil de l´Europe, 2000, Puren, 2006, Jaquin, 2012) em que sejam consideradas as características culturais dos falantes da língua alvo (Beacco, 2000, Windmüller, 2011), que sigam princípios metodológicos coerentes (Dolz e Schneuwly, 1997) e que proponham jogos, atividades lúdicas e exercícios interativos para o ensino (Silva, 2008). Sob a orientação da docente regente do curso de estágio supervisionado em língua francesa e coordendora do projeto, os planos de oficina serão então revistos e, posteriormente, discutidos em sala de aula para seu aprimoramento. No primeiro ano de projeto, três oficinas serão ministradas para o público universitário, no contexto da jornada de língua francesa promovida pelo Departamento de Letras e pelo Consulado Geral da França em Minas Gerais. A quarta oficina será ministrada na APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Viçosa. Todas as oficinas serão avaliadas duplamente, pelo público presente e pelo professor coordenador. A avaliação dos participantes será feita mediante questionário em francês, para as oficinas realizadas na UFV e por meio de texto livre a ser redigido em língua portuguesa pelos participantes da oficina da APAC. A avaliação do professor coordenador será comunicada aos estudantes em texto escrito com comentário sobre o desempenho dos estagiários na concepção e na realização da oficina. Esta segunda avaliação comporá 30% da nota dos estudantes na disciplina LET 423. |
LocalidadeAtendida |
UFV (estudantes de graduação e pós-graduação), APAC (escola prisional) |
PessoasAtendidas |
90 |
PessoasAtendidasPorMes |
90 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44346 |
CodigoLancamento |
44751 |
NumeroRegistro |
PRJ-028/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GRAZIELE CRISTINA FERREIRA (Coordenador, 03/07/2016 a 12/07/2016), THAÍS MEDEIROS DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 03/07/2016 a 12/07/2016), OTAMARES CASTRO SIMOES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), MARIA EUZEBIA VALADARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), TAMIRES MARIELEM DE CARVALHO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), VIRGINIA SOUZA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016) |
DataInicio |
2016-03-07 |
DataTermino |
2016-12-07 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Desenvolver produtos a partir de resíduos de frutas e verduras, gerados no Laboratório de Técnica e Dietética da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba. |
PalavrasChave |
Aproveitamento de alimentos, Segurança Alimentar, Resíduos sólidos orgânicos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O grupo envolvido será composto por manipuladores de alimentos de instituições públicas da cidade de Rio Paranaíba que serão convidados via carta convite para participar do projeto. Aos que aceitarem o convite será realizado um reunião de esclarecimento quanto as propostas, metas e objetivos do projeto . Os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A partir dos resíduos gerados nas aulas práticas, ministradas no Laboratório de Técnica Dietética, serão desenvolvidas aproximadamente 10 preparações, sendo 5 com resíduos de frutas e 5 com resíduos de vegetais, sendo os ingredientes principais destas preparações os resíduos gerados a partir de frutas e verduras e legumes. Como ferramenta chave para o preparo destes produtos, serão aplicadas técnicas gastronômicas, para ressaltar os aspectos sensoriais: sabor, cor, aroma, apresentação e textura. O preparo das receitas se dará de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme os padrões estabelecidos nas Resoluções 275/2002 e 216/2004 (BRASIL, 2002, 2004). Após o desenvolvimento de novos produtos com os resíduos sólidos gerados nas aulas práticas do laboratório de Técnica Dietética, será confeccionado um material didático (livro de receitas), que será impresso e disponibilizado para a população. Também serão ministrados minicursos sobre "Aproveitamento de resíduos sólidos e elaboração de receitas de alto valor nutricional" para a população alvo. Os minicursos serão teóricos e práticos, nos quais será possível disseminar o conceito de aproveitamento de resíduos e popularizar tais preparações, uma vez que ao término do curso todos os participantes receberão o material educativo desenvolvido. |
LocalidadeAtendida |
Manipuladores de Alimentos de Instituições Públicas de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
5 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44751 |
CodigoLancamento |
47369 |
NumeroRegistro |
PRJ-149/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMIGOS DO CERRADO: O USO DA LINGUAGEM |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
DONIZETE APARECIDO BATISTA (Coordenador, 07/03/2016 a 18/12/2017), LARISSA ALVES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-07 |
DataTermino |
2016-12-18 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Apresentar aos professores da rede pública de Educação Básica algumas perspectivas de trabalho com o ensino de língua materna baseadas em teorias discursivas sobre a língua, em especial, o dialogismo bakhtiniano e a Análise do Discurso de vertente francesa. |
PalavrasChave |
Ensino de Língua Portuguesa, Dialogismo, Gêneros do Discurso |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Apresentar teorias discursivas relativas ao ensino de língua portuguesa, - Criar conjuntamente práticas pedagógicas coerentes às teorias estudadas. |
LocalidadeAtendida |
Professores da Rede Municipal de Tiros e Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47369 |
CodigoLancamento |
47621 |
NumeroRegistro |
PRJ-189/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA LEIGOS: A PROMOÇÃO DO CUIDADO NA... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LUCIANA MOREIRA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/08/2016 a 31/12/2020), AMANDA ROCHA SOARES ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), ANA FLÁVIA BARBOSA COELHO (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), LETICIA SANTOS DIAS NORBERTO FERREIRA (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS (Coordenador, 31/08/2016 a 31/12/2020), MIRENE PELOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/08/2016 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2016-08-31 |
DataTermino |
2025-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Geral %u2022Treinar crianças e adolescentes, seus pais, cuidadores e educadores em manobras de suporte básico de vida (SBV) para prestarem atendimento adequado à criança e adolescente vítima de emergência ou em parada cardiorrespiratória (PCR), visando aumentar sua sobrevida e diminuir as sequelas. Específicos %u2022Treinar leigos em manobras de SBV visando o aumento de sobrevida e a diminuição de sequelas em crianças e adolescentes vítimas de emergências, %u2022Estimular o desenvolvimento do trabalho em grupo, pensando na coletividade e resolução de problemas, %u2022Promover ações de saúde de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica e participação social dos discentes, docentes e profissionais de saúde, %u2022Avaliar a efetividade do trabalho efetuado por meio da aplicação de questionários, realizados antes e depois do treinamento para elucidar os resultados alcançados e seu impacto social, %u2022Contribuir para a melhoria da saúde da população e a educação médica, através da participação ativa dos envolvidos. |
PalavrasChave |
Ressuscitação cardiopulmonar, Emergências, Pediatria |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Reuniões dos grupos operativos com o intuito de planejar, sistematizar e efetuar as ações propostas. Os discentes participarão ativamente dos grupos operativos, preenchimento de lista de frequência, relatórios, questionários, diários de campo, registro de relatórios verbais, compilação de dados, produção de material educativo e de divulgação, reuniões com a equipe e discussão teórica dos temas pertinentes. %u2022Treinamento com oficinas educativas que capacitem o discente para atuar no cenário de prática e lidar com as situações emergenciais. %u2022Seleção dos locais de ação e horários, buscando a abrangência do maior público alvo possível. %u2022Treinamento em SBV em pediatria, para capacitação dos discentes e leigos, seguindo as recomendações da AHA, e de maneira dinâmica, utilizando-se de manequins e bonecos simuladores, com o intuito de se aproximar da situação real e melhorar a efetividade dos resultados. %u2022Identificação do conhecimento prévio de leigos sobre SBV por meio de entrevista e questionário estruturado em linguagem não-técnica, este composto de perguntas sobre os cuidados básicos a serem prestados nos atendimentos iniciais em situações de emergência. %u2022Realização de nova entrevista, ao final de cada etapa de treinamento, e aplicação do mesmo questionário para avaliação qualitativa e mensuração do conhecimento adquirido. As habilidades práticas também serão avaliadas nos diversos momentos. %u2022Abordagem de aspectos básicos e cabíveis ao indivíduo que não é profissional da saúde e de acordo com o nível de entendimento de cada um. Assim, o treinamento para crianças e adolescentes trabalhará as questões psicológicas, funcionando em caráter educativo, com objetivos sociais, lúdicos, afetivos, cognitivos e psicomotores. %u2022Supervisão e revisão constantes da execução do projeto, nas suas diversas etapas, pela coordenadora do projeto, buscando assim evitar erros de informação. %u2022Avaliação do programa a partir da associação de metodologias quantitativas (com aplicação de questionário, antes e após cada sessão de treinamento, tendo em vista a mensuração do alcance e efetividade do serviço, e verificação das habilidades práticas) e qualitativas (com realização de entrevistas com os participantes das atividades para avaliação do impacto das mesmas, além de anotações de depoimentos relevantes durante a realização dos grupos operativos e produção de relatórios). |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47621 |
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