CodigoLancamento |
44751 |
NumeroRegistro |
PRJ-028/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
GRAZIELE CRISTINA FERREIRA (Coordenador, 03/07/2016 a 12/07/2016), THAÍS MEDEIROS DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 03/07/2016 a 12/07/2016), OTAMARES CASTRO SIMOES COELHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), MARIA EUZEBIA VALADARES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), TAMIRES MARIELEM DE CARVALHO COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016), VIRGINIA SOUZA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 03/07/2016 a 12/07/2016) |
DataInicio |
2016-03-07 |
DataTermino |
2016-12-07 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Desenvolver produtos a partir de resíduos de frutas e verduras, gerados no Laboratório de Técnica e Dietética da Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba. |
PalavrasChave |
Aproveitamento de alimentos, Segurança Alimentar, Resíduos sólidos orgânicos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O grupo envolvido será composto por manipuladores de alimentos de instituições públicas da cidade de Rio Paranaíba que serão convidados via carta convite para participar do projeto. Aos que aceitarem o convite será realizado um reunião de esclarecimento quanto as propostas, metas e objetivos do projeto . Os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A partir dos resíduos gerados nas aulas práticas, ministradas no Laboratório de Técnica Dietética, serão desenvolvidas aproximadamente 10 preparações, sendo 5 com resíduos de frutas e 5 com resíduos de vegetais, sendo os ingredientes principais destas preparações os resíduos gerados a partir de frutas e verduras e legumes. Como ferramenta chave para o preparo destes produtos, serão aplicadas técnicas gastronômicas, para ressaltar os aspectos sensoriais: sabor, cor, aroma, apresentação e textura. O preparo das receitas se dará de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme os padrões estabelecidos nas Resoluções 275/2002 e 216/2004 (BRASIL, 2002, 2004). Após o desenvolvimento de novos produtos com os resíduos sólidos gerados nas aulas práticas do laboratório de Técnica Dietética, será confeccionado um material didático (livro de receitas), que será impresso e disponibilizado para a população. Também serão ministrados minicursos sobre "Aproveitamento de resíduos sólidos e elaboração de receitas de alto valor nutricional" para a população alvo. Os minicursos serão teóricos e práticos, nos quais será possível disseminar o conceito de aproveitamento de resíduos e popularizar tais preparações, uma vez que ao término do curso todos os participantes receberão o material educativo desenvolvido. |
LocalidadeAtendida |
Manipuladores de Alimentos de Instituições Públicas de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
5 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44751 |
CodigoLancamento |
47369 |
NumeroRegistro |
PRJ-149/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMIGOS DO CERRADO: O USO DA LINGUAGEM |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
DONIZETE APARECIDO BATISTA (Coordenador, 07/03/2016 a 18/12/2017), LARISSA ALVES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-07 |
DataTermino |
2016-12-18 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Apresentar aos professores da rede pública de Educação Básica algumas perspectivas de trabalho com o ensino de língua materna baseadas em teorias discursivas sobre a língua, em especial, o dialogismo bakhtiniano e a Análise do Discurso de vertente francesa. |
PalavrasChave |
Ensino de Língua Portuguesa, Dialogismo, Gêneros do Discurso |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Apresentar teorias discursivas relativas ao ensino de língua portuguesa, - Criar conjuntamente práticas pedagógicas coerentes às teorias estudadas. |
LocalidadeAtendida |
Professores da Rede Municipal de Tiros e Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47369 |
CodigoLancamento |
47621 |
NumeroRegistro |
PRJ-189/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA LEIGOS: A PROMOÇÃO DO CUIDADO NA... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LUCIANA MOREIRA LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/08/2016 a 31/12/2020), AMANDA ROCHA SOARES ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), ANA FLÁVIA BARBOSA COELHO (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), LETICIA SANTOS DIAS NORBERTO FERREIRA (Bolsista PROEXT, 31/08/2016 a 31/12/2020), BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS (Coordenador, 31/08/2016 a 31/12/2020), MIRENE PELOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 31/08/2016 a 31/12/2020) |
DataInicio |
2016-08-31 |
DataTermino |
2025-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Geral %u2022Treinar crianças e adolescentes, seus pais, cuidadores e educadores em manobras de suporte básico de vida (SBV) para prestarem atendimento adequado à criança e adolescente vítima de emergência ou em parada cardiorrespiratória (PCR), visando aumentar sua sobrevida e diminuir as sequelas. Específicos %u2022Treinar leigos em manobras de SBV visando o aumento de sobrevida e a diminuição de sequelas em crianças e adolescentes vítimas de emergências, %u2022Estimular o desenvolvimento do trabalho em grupo, pensando na coletividade e resolução de problemas, %u2022Promover ações de saúde de caráter científico e social que visem o aprimoramento da formação acadêmica e participação social dos discentes, docentes e profissionais de saúde, %u2022Avaliar a efetividade do trabalho efetuado por meio da aplicação de questionários, realizados antes e depois do treinamento para elucidar os resultados alcançados e seu impacto social, %u2022Contribuir para a melhoria da saúde da população e a educação médica, através da participação ativa dos envolvidos. |
PalavrasChave |
Ressuscitação cardiopulmonar, Emergências, Pediatria |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Reuniões dos grupos operativos com o intuito de planejar, sistematizar e efetuar as ações propostas. Os discentes participarão ativamente dos grupos operativos, preenchimento de lista de frequência, relatórios, questionários, diários de campo, registro de relatórios verbais, compilação de dados, produção de material educativo e de divulgação, reuniões com a equipe e discussão teórica dos temas pertinentes. %u2022Treinamento com oficinas educativas que capacitem o discente para atuar no cenário de prática e lidar com as situações emergenciais. %u2022Seleção dos locais de ação e horários, buscando a abrangência do maior público alvo possível. %u2022Treinamento em SBV em pediatria, para capacitação dos discentes e leigos, seguindo as recomendações da AHA, e de maneira dinâmica, utilizando-se de manequins e bonecos simuladores, com o intuito de se aproximar da situação real e melhorar a efetividade dos resultados. %u2022Identificação do conhecimento prévio de leigos sobre SBV por meio de entrevista e questionário estruturado em linguagem não-técnica, este composto de perguntas sobre os cuidados básicos a serem prestados nos atendimentos iniciais em situações de emergência. %u2022Realização de nova entrevista, ao final de cada etapa de treinamento, e aplicação do mesmo questionário para avaliação qualitativa e mensuração do conhecimento adquirido. As habilidades práticas também serão avaliadas nos diversos momentos. %u2022Abordagem de aspectos básicos e cabíveis ao indivíduo que não é profissional da saúde e de acordo com o nível de entendimento de cada um. Assim, o treinamento para crianças e adolescentes trabalhará as questões psicológicas, funcionando em caráter educativo, com objetivos sociais, lúdicos, afetivos, cognitivos e psicomotores. %u2022Supervisão e revisão constantes da execução do projeto, nas suas diversas etapas, pela coordenadora do projeto, buscando assim evitar erros de informação. %u2022Avaliação do programa a partir da associação de metodologias quantitativas (com aplicação de questionário, antes e após cada sessão de treinamento, tendo em vista a mensuração do alcance e efetividade do serviço, e verificação das habilidades práticas) e qualitativas (com realização de entrevistas com os participantes das atividades para avaliação do impacto das mesmas, além de anotações de depoimentos relevantes durante a realização dos grupos operativos e produção de relatórios). |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47621 |
CodigoLancamento |
47641 |
NumeroRegistro |
PRJ-150/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DA PROMOÇÃO... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
SAMARA APARECIDA CARDOSO ALVES DE SA (Bolsista PROEXT, 02/02/2016 a 01/02/2017), CAMILA ROCHA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2016 a 01/02/2018), LUCELIA CRISTINA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2016 a 01/02/2018), RICHTYLLE GONCALVES DA CRUZ (Bolsista PROEXT, 02/02/2016 a 01/02/2017), ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 02/02/2016 a 01/02/2017), LOUISE PAIVA PASSOS (Bolsista PIBEX, 01/03/2017 a 30/11/2017), MILENE THEREZINHA DAS DORES (Coordenador, 02/02/2016 a 01/02/2018), ALLAN ROBLEDO FIALHO E MORAES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2016 a 01/02/2018) |
DataInicio |
2016-02-02 |
DataTermino |
2018-02-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Valorizar o modo tradicional de produção do queijo Minas artesanal com qualidade, por meio da avaliação da qualidade microbiológica e orientações técnicas às famílias de produtores familiares. |
PalavrasChave |
Queijo Minas Artesanal, Alto paranaíba, qualidade alimentar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Realizar um acompanhamento doméstico das atividades e planejamento com as famílias sobre a dinâmica do trabalho. 2.Mobilizar os produtores de queijo incentivando o associativismo e cooperativas populares. 3.Prestar orientação técnica, a grupos de agricultores ou individualmente, por meio de grupos interdisciplinares de estudantes de graduação orientados por professores. 4.Avaliar os procedimentos higiênicos e de qualidade do leite cru e dos queijos produzidos nas queijarias assistidas pelo programa. 5.Produzir material didático para divulgação da proposta 6.Oferecer cursos de capacitação a grupos de agricultores 7.Avaliar o efeito dos cursos de capacitação sobre controle do processo de melhoria dos procedimentos higiênicos da produção e cura. |
LocalidadeAtendida |
Alto paranaíba |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47641 |
CodigoLancamento |
48970 |
NumeroRegistro |
PRJ-205/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA FAMÍLIA DO LEITE - VIÇOSA |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MARCOS INACIO MARCONDES (Coordenador, 01/03/2016 a 28/02/2026), LAÍS PEREIRA ROCHA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 28/02/2026), ANDRÉIA FERREIRA MACHADO (Estagiário, 01/03/2016 a 28/02/2026), FELIPE XAVIER AMARO (Estagiário, 01/03/2016 a 28/02/2026) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2026-02-28 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
- Promover discussões entre produtores a respeito da produção de leite com qualidade, além de fornecer informações técnicas a respeito das estratégias para atingir bons padrões do produto, - Buscar a sustentabilidade econômica da propriedade e, por conseguinte a possibilidade da construção de projetos de sucessão familiar, - Aumentar o alcance do projeto no longo prazo, de modo que mais propriedades sejam atendidas, - Fazer o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação no contexto da bovinocultura de leiteira, qualificando esses para o mercado de trabalho - Promover dias de campos nas fazendas assistidas para maior interação entre os produtores, alunos e a comunidade universitária. |
PalavrasChave |
Agricultura familiar, Produção Animal, Bovinocultura Leiteira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Realizar visitas mensais aos produtores assistidos, - Realizar o controle zootécnico e econômico da atividade leiteira, - Identificar pontos que limitam a produção de leite e buscar soluções, - Interagir com os produtores de forma dinâmica, aproximando-os da pesquisa realizada, lhes permitindo ao longo do trabalho a conjunta construção de conhecimentos e seu desenvolvimento, - Serão realizadas reuniões mensais com os estudantes para acompanhar o andamento das fazendas e para sanar quaisquer dúvidas. Além disso, uma vez a cada 15 dias serão realizados treinamentos em temas específicos da bovinocultura leiteira identificados ao longo do projeto. - A equipe executora irá promover um dia de de campo anualmente, a ser realizado na Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão em Gado de Leite (UEPE-GL) e ou em fazenda que fornece leite para o Laticínio Minas Colonial |
LocalidadeAtendida |
Zona da Mata Mineira |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=48970 |
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