CodigoLancamento |
41929 |
NumeroRegistro |
PRJ-072/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROSAN: PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CON... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
RENATA LOPES DE SIQUEIRA (Orientador, 02/01/2015 a 31/12/2016), ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), TATIANE CRISTINA SERAFIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), REGINA CELIA RODRIGUES DE MIRANDA MILAGRES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2016), SOPHIA SOL GARCIA FERNANDINO (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 31/12/2016), MARIA SONIA LOPES DUARTE (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2016), MARIANA BELCAVELO LINO SILVA (Bolsista PIBEX, 07/01/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover a inclusão alimentardos portadores de Doença CelÃaca no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da rede pública de ensino do municÃpio de Viçosa-MG. |
PalavrasChave |
Direito Humano a Alimentação Adequada, Segurança Alimentar e Nutricional, Doença Celiaca |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Capacitações sobre Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) e Doença CelÃaca Oficina de capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação Oficinas Culinárias de preparação de alimentos isentos de glúten e lactose Oficinas sobre planejamento de cardápios saudáveis isentos de glúten Atividades de Educação Alimentar e Nutricional para consumo de Alimentação Saudável Elaboração Cartilha de EAN |
LocalidadeAtendida |
Comunidade Escolar da Rede de Ensino Publica do Municipio de Viçosa |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41929 |
CodigoLancamento |
42903 |
NumeroRegistro |
PRJ-241/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TERMOMETRIA AO INFRAVERMELHO COMO ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
JOSE AUGUSTO MIRANDA NACIF (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), ROBSON LUIZ SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), TALLES MIRO PAIVA ARAÚJO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), SAMUEL DE SOUZA PINTO (Bolsista Fapemig, 01/02/2014 a 31/12/2014), EDUARDO GUSMAO PEREIRA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
O presente projeto visa a interação entre pesquisa e extensão na transferência de conhecimentos para aumento da produção de tomate na região do Campus UFV-Florestal, Minas Gerais, num contexto de desenvolvimento sustentável. Sendo a pesquisa utilizada apenas como subsÃdio para a extensão, será alvo do projeto a produção do conhecimento voltada para a transformação da sociedade, relacionando a teoria e a prática. Neste trabalho será incentivado o contato direto de estudantes de graduação da UFV com produtores rurais. Será desenvolvida tecnologia para uso e aplicação de um sensor de temperatura ao infravermelho de baixo custo no manejo da irrigação, visando melhorar a pegada hÃdrica da cultura do tomate. |
PalavrasChave |
Agricultura de precisão, Solanum lycopersicon, Temperatura foliar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Desenvolver um sensor de baixo custo para ser utilizado em termometria ao infra-vermelho, - Ajustar a sensibilidade do sensor de baixo custo para ser utilizado na identificação de stress hÃdrico, - Aplicação em campo do sistema de termometria a infravermelho de baixo custo, em pequenas propriedades rurais na região de Florestal, MG, - Avaliar o crescimento e a produtividade da cultura em função da utilização do sensor infravermelho de baixo custo pelos agricultores, - Aplicar os conhecimentos cientÃficos e incentivar o uso de tecnologia pelos agricultores, com o uso de sensores infravermelho de baixo custo, - Incentivar o contato de estudantes de graduação (Agronomia), no contato e trocas de informações com os produtores de tomate, - Dinamizar técnicas de irrigação na agricultura familiar, por meio de aplicação prática dos resultados de pesquisa no campo. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Pará de Minas, São José da Varginha, Pequi |
PessoasAtendidas |
12 |
PessoasAtendidasPorMes |
1 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=42903 |
CodigoLancamento |
44801 |
NumeroRegistro |
PRJ-030/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
HALLANA DE SOUZA EMIDIO (Bolsista - Outros, 03/01/2016 a 15/12/2016), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 03/01/2016 a 15/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2016-12-15 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Considerando a relevância de um Projeto PolÃtico Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo projetar novas perspectivas para a educação infantil no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, envolvendo todos os profissionais da Instituição, as crianças atendidas e suas respectivas famÃlias. Especificamente pretende-se: Manter uma equipe de voluntários que possam viabilizar a execução deste projeto de extensão, Rever o diagnóstico da instituição para definir as necessidades educacionais da mesma, Realizar debates e discussões periódicas para delinear as ações necessárias para implementação e avaliação do Projeto PolÃtico Pedagógico com todas as pessoas envolvidas no trabalho com as crianças, Delinear e desenvolver ações para implementação do Projeto PolÃtico Pedagógico e organização do trabalho pedagógico, Acompanhar constantemente, todo o processo de avaliação e revisão do Projeto PolÃtico Pedagógico, oferecendo todo suporte necessário para a execução do mesmo, Organizar o trabalho pedagógico da instituição, Aprimorar e atualizar a formação dos profissionais da instituição atendida, Conscientizar as famÃlias sobre a importância de um atendimento de qualidade na educação infantil, Aprimorar a formação dos futuros profissionais da educação, que passarão a ter contato direto com sua área profissional de atuação, Planejar e desenvolver constantemente atividades lúdicas com as crianças da instituição atendida de tal forma que as mesmas contemplem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, Realizar treinamentos (oficinas, minicursos, palestras temáticas, dentre outras) com os profissionais envolvidos na Instituição de Educação Infantil atendida objetivando uma melhor qualificação dos mesmos, Promover oficinas com a equipe de profissionais e famÃlias das crianças para produção de material lúdico a ser utilizado na Instituição de Educação Infantil atendida, Promover ações que envolvam os estudantes, participantes deste Projeto, na prática pedagógica e na realidade escolar, para que compreendam o seu papel e sua importância na formação de cidadãos. |
PalavrasChave |
Educação Infantil, Formação docente, Projeto Politico Pedagogico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Fevereiro a Julho de 2016: Formação da equipe de voluntárias: contactar estudantes da Educação Infantil/UFV para constituir a equipe de trabalho. Realização de reuniões com a equipe de voluntários para planejar o desenvolvimento do projeto e delinear ações e condições para execução do mesmo. Realização de reuniões para apresentação e discussão do Projeto com os profissionais da instituição. Fevereiro a Dezembro de 2015: Realização de pesquisa bibliográfica e grupos de estudo objetivando aprofundar os conhecimentos sobre educar e cuidar de crianças de 0 a 6 anos, desenvolvimento e aprendizagem da criança, instituições de educação infantil, projeto polÃtico pedagógico, relação da escola com a famÃlia e a comunidade, organização do tempo e espaço escolar, avaliação do trabalho desenvolvido nas instituições. Avaliação e acompanhamento contÃnuo do projeto: a equipe realizará avaliação e acompanhamento contÃnuo do desenvolvimento do projeto, oferecendo todo suporte necessário aos profissionais da instituição para que os mesmos possam desenvolver novas perspectivas no trabalho com as crianças e suas famÃlias. Acompanhamento das atividades desenvolvidas com as crianças: concomitantemente ao treinamento dos profissionais a equipe realizará acompanhamento semanal das atividades desenvolvidas com as crianças oferecendo todo suporte necessário para o desenvolvimento de atividades lúdicas de forma a abranger todas as linguagens da educação infantil e assim projetar novas perspectivas para a Educação Infantil. Grupos de estudos e reuniões: envolvendo toda a equipe inclusive profissionais da instituição de forma a ampliar os conhecimentos sobre práticas pedagógicas e realidade educacional. Realização de oficinas: serão realizadas oficinas com as crianças envolvendo outros projetos de extensão relacionadas à musicalidade e corporeidade, ludicidade e contação de histórias. Julho a Dezembro de 2015: Curso para capacitação dos profissionais: será realizado treinamento dos profissionais por meio de oficinas, mini-cursos, palestras temáticas, objetivando uma melhor qualificação dos mesmos. Palestras temáticas e/ou orientações à s famÃlias das crianças: serão realizadas palestras temáticas com as famÃlias das crianças atendidas visando uma maior conscientização sobre a importância dos primeiros anos de vida bem como um atendimento de qualidade a todas as crianças. Novembro a Dezembro de 2015: Avaliação final do projeto: a equipe do projeto realizará, inicialmente com a equipe de profissionais da instituição e posteriormente com a própria equipe uma avaliação final do projeto, objetivando subsidiar a continuidade do mesmo ou a realização de outros projetos semelhantes. |
LocalidadeAtendida |
Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes (CMEDJAF) |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44801 |
CodigoLancamento |
40171 |
NumeroRegistro |
PRJ-123/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO NA DISCIP... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2015 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015), EMERSON VITOR SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
O Projeto tem como objetivo geral desenvolver vários protótipos buscando minimizar a problemática de aprendizagem nas áreas do conhecimento de quÃmica. |
PalavrasChave |
Quimica, Realidade Virtual, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Formação de um grupo especializado para o desenvolvimento de games, Oferecer formação acadêmica extracurricular de excelência aos alunos para o desenvolvimento de games, Estudar e treinar as tecnologias selecionadas para o projeto, Modelar os objetos do cenário 3d utilizando o Blender. Criar as regras do cenário utilizando a UNITY3D. Desenvolver protótipos para a disciplina de QuÃmica para a Internet Agregar valores e conhecimento, Especialização do conhecimento extracurricular dos alunos. |
LocalidadeAtendida |
Rio ParanÃba |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40171 |
CodigoLancamento |
40289 |
NumeroRegistro |
PRJ-122/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
O USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO EN... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PEDRO MOISES DE SOUSA (Coordenador, 01/01/2015 a 31/12/2016), DANIELA LUCIANA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 18/11/2015), DEIVIS HENRIQUE ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 24/10/2016), HENRIQUE DANIEL CAVALCANTI SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 05/10/2016), LAIS BETHANIA BRITO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 18/11/2015), LUCAS VICTOR RANGEL SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Projeto tem como objetivo geral desenvolver um protótipo buscando minimizar a problemática de aprendizagem na área do conhecimento de Matemática, especificamente, na subárea de Lógica. |
PalavrasChave |
educação, jogos digitais, realidade Virtual |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Formação de um grupo especializado para o desenvolvimento de games, Oferecer formação acadêmica extracurricular de excelência aos alunos para o desenvolvimento de games, Estudar e treinar as tecnologias selecionadas para o projeto, Criar as regras do cenário utilizando a UNITY3D. Desenvolver protótipos para as disciplinas do ensino medio Agregar valores e conhecimento, Especialização do conhecimento extracurricular dos alunos. |
LocalidadeAtendida |
Rio ParanaÃba |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=40289 |
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