CodigoLancamento |
48031 |
NumeroRegistro |
PRJ-199/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
POMAR: CONHECIMENTO DE POTENCIAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS E EDU... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
MARCUS VINICIUS SANT?ANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 01/03/2022), MONISE VIANA ABRANCHES (Coordenador, 01/03/2017 a 01/03/2022), SABRINA DA SILVA PINHEIRO DE ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 01/03/2022), REJANE NASCENTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 01/03/2022) |
DataInicio |
2017-03-01 |
DataTermino |
2022-03-01 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Desenvolver junto aos estudantes do curso de nutrição um Pomar com frutos do cerrado no campus da UFV-CRP, de forma que este seja um ambiente de lazer, de valorização da cultura alimentar e também voltado a educação em nutrição. |
PalavrasChave |
frutos do cerrado, educação alimentar e nutricional, cultura alimentar |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Implantação de um trecho piloto com pantio de espécies frutíferas docerrado para que assim possam ser estabelecidos os parâmetros e critérios para o trabalho, propor resolução de problemas e, por fim, colocar em prática a criação efetiva do pomar, revitalização as laterais da via de deslocamento de pessoas, - Apresentação das espécies plantadas aos alunos em aula, - Elaboração de receitas com as frutas colhidas, - Resgate de receitas produzidas pela comunidade local com as frutas. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade acadêmica e população de Rio Paranaíba que transitar pelo local |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=48031 |
CodigoLancamento |
48193 |
NumeroRegistro |
PRJ-156/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENGENHARIA QUÍMICA E SOCIEDADE |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA (Coordenador, 02/01/2013 a 30/12/2016), DEUSANILDE DE JESUS SILVA (Coordenador, 02/01/2016 a 30/12/2016), JOSIANE APARECIDA RODRIGUES FIALHO (Bolsista PROEXT, 02/01/2013 a 30/12/2016), GUSTAVO FREIRE DA SILVA (Bolsista PROEXT, 02/01/2014 a 30/12/2016), NATÁLIA FERNANDES PERDIGÃO (Bolsista PROEXT, 02/01/2016 a 30/12/2016), GABRIEL DE ALCÂNTARA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/01/2015 a 30/12/2016), MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2013 a 30/12/2016) |
DataInicio |
2013-02-01 |
DataTermino |
2016-12-30 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Relacionar a teoria à prática, por meio de palestras e oficinas experimentais, no ensino da química aplicada a produtos e processos industriais, para aprimoramento da aprendizagem de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Viçosa (MG). |
PalavrasChave |
Ensino médio de Química, Oficinas didáticas, Meio ambiente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Atividades do Projeto:As atividades a serem desenvolvidas serão: - visitas às escolas pelo bolsista e coordenador do projeto, para coleta de informações (relações nominal e quantitativa dos alunos, horário das aulas, conversa com diretor e/ou equipes pedagógica e docente a fim de verificar o melhor horário para realização de oficinas didáticas e palestras dentre outros), - leitura de obras diversas (livros e artigos, principalmente) para fundamentação teórica do projeto, - realização de reuniões periódicas entre membros da equipe (1 por semana) para estruturação das oficinas e das palestras (cronograma de atendimento às escolas) bem como do material de apoio, - realização de palestras abordando o tema das oficinas e divulgando o campo de atuação da Química e Engenharia Química, - confecção de material de apoio/ didático para utilização em oficinas, otimização e teste dos experimentos adequando-os às oficinas, - realização de oficinas experimentais (produção de sabões e detergentes, produção de biodiesel, produção de papel reciclado e tratamento de água residuária na escola), - aplicação de questionário para verificação de atendimento da proposta: os questionários serão preparados pelo coordenador e colaboradores e serão aplicados ao final de cada oficina, - análise dos dados coletados e elaboração de relatório final apresentando o desenvolvimento e resultados alcançados no projeto. |
LocalidadeAtendida |
Escolas públicas de Viçosa, MG |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=48193 |
CodigoLancamento |
32900 |
NumeroRegistro |
PRJ-094/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE UM VEÍCULO TIPO FÓRMULA, UFV FÓRMULA RACING, PARA... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
FABIO LUCIO SANTOS (Coordenador, 30/09/2013 a 30/01/2015), PHILIPPE SAMPAIO FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), ALAN BRUNO CINTRA DE GRANDI (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), JÉSSICA PONTES RANGEL (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), MATHEUS DE FREITAS AGUIAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), ALEXANDRE ASSIS REZENDE SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), DANIEL KHEDE DOURADO VILLA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), PAOLA QUEIROZ ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015), FELIPE OLIVEIRA DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/09/2013 a 30/01/2015) |
DataInicio |
2013-09-30 |
DataTermino |
2015-01-30 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento de produtos |
Objetivo |
Projetar um veículo tipo fórmula segundo as normas e especificações da SAE, visando a construção e a participação da equipe na competição Fórmula SAE Brasil. |
PalavrasChave |
Projeto de máquinas, Veículo tipo fórmula, Simulação computacional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reestruturação da equipe UFV Fórmula Racing, Projeto informacional, Projeto projeto conceitual, Projeto preliminar, Projeto detalhado, Simulação computacional dos sistemas constituintes do veículo tipo fórmula, Captação de recursos para a construção do protótipo. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa - Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32900 |
CodigoLancamento |
32948 |
NumeroRegistro |
PRJ-218/2013 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO, SAÚDE E NUTRIÇÃO DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA (Coordenador, a 29/11/2013), HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 29/11/2013), FERNANDA DE ALBUQUERQUE VASSALLI (Colaborador(a) Voluntário(a), a 29/11/2013), ALICE DIVINA MELO DE BRITO (Colaborador(a) Voluntário(a), a 29/11/2013), ISABELA DE SOUZA ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), a 29/11/2013) |
DataInicio |
2013-01-21 |
DataTermino |
2013-11-29 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
O projeto pretende aumentar a interação entre a Universidade e as famílias das crianças atendidas pelo programa PROCRIANÇA, particularmente as crianças na fase pré-escolar e escolar, bem como seus cuidadores, em conformidade com a Política de Extensão Universitária da UFV. |
PalavrasChave |
alimentação saudável, criança, saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Pretende-se ampliar o conhecimento em alimentação saudável dos participantes por meio de processos pedagógicos apropriados Propiciar por meio da prática extensionista um aprendizado coletivo dos participantes, bolsista e colaboradores. Intervir no comportamento alimentar das crianças e de seus cuidadores a fim de resgatar os hábitos de vida saudáveis, garantindo a promoção e/ou recuperação da saúde. |
LocalidadeAtendida |
usuários da Divisão de Saúde da UFV |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=32948 |
CodigoLancamento |
33170 |
NumeroRegistro |
PRJ-120/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INTERCIÊNCIAS |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MARA GARCIA TAVARES (Coordenador, 01/10/2013 a 30/09/2015), MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 30/09/2015), JOAO MARCOS DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 30/09/2015), SUKARNO OLAVO FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 30/09/2015), MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/10/2013 a 30/09/2015) |
DataInicio |
2013-09-03 |
DataTermino |
2015-09-03 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
- Capacitação dos professores para utilização de demonstrações de cinemática, dinâmica, oscilações e ótica nas aulas de ciências do ensino fundamental. - Facilitar a conexão entre conceitos da ciência moderna e acontecimentos do dia a dia. -Capacitação de professores de Ciências e Biologia. -Ampliação do diálogo entre escolas de educação básica e educação superior, estimulando a troca de saberes entre os vários níveis da educação. -Socialização dos espaços da UFV com a comunidade escolar. -Divulgação do material produzido nas escolas e em eventos de ensino, pesquisa e extensão. -Melhoria da aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio. - Formação de estudantes universitários de graduação e pós-graduação em metodologias especiais de ensino de ciências, divulgação científica e popularização da ciência. -Aumento do interesse dos jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio, por temas científicos e tecnológicos e pela continuidade e aprofundamento dos estudos, -Ampliação da capacidade de observação e análise de situações reais pelos alunos, e de aplicação dos conhecimentos adquiridos na solução de problemas. - Ampliação de horizontes e espaços de formação de professores da educação básica. -Crescimento da motivação pessoal e profissional para a formação continuada de professores da educação básica. -Estímulo ao diálogo de saberes entre mediadores de museus e espaços de ciência e professores da educação básica. -Diversificação e enriquecimento da prática pedagógica dos professores da educação básica. |
PalavrasChave |
Ensino, Aprendizagem, Formação continuada |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
1. Oficinas de Biologia, Química e Física destinadas a Professores de Escolas Públicas de Educação Básica, 2. Curso sobre preparo de lâminas permanentes e não permanentes na área de Ciências e Biologia, destinado a professores de escolas públicas de Educação Básica, 3. Oficina: Desvendando as Ciências, destinadas a alunos de escolas públicas de Educação Básica, na área de Ciências e, 4. Visita a Museus e Espaços de Ciências do Rio de Janeiro |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e entorno |
PessoasAtendidas |
80 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=33170 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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