CodigoLancamento |
35527 |
NumeroRegistro |
PRJ-148/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO PÉ-DE-SERRA NO CAMPUS 2014 |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CYNTHIA COLOMBO SIMÕES (Bolsista PIBEX, 02/01/2014 a 01/01/2015), DORIS DORNELLES DE ALMEIDA (Coordenador, 02/01/2014 a 01/01/2015), TARCISIO GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2014 a 10/01/2014), ISABELLE LIMA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 01/01/2015), LEONARDO ANTONIO GONÇALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 09/01/2014), VANUSA APARECIDA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 03/01/2014), WEMERSON DE CASTRO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 01/01/2015), GABRIEL LUIZ GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), DAYANNE MARA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, a 01/01/2015), ANDERSON VELOSO DOMINGOS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), CYNTHIA COLOMBO SIMÕES (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), MARIA INÊS GONÇALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2014 a 01/01/2015), ANA CAROLINA CARVALHO DE MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 01/01/2015), LUIS CARLOS SILVEIRA DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 01/01/2015) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2015-01-01 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Inserir o Forró Pé-de-serra como atividade da comunidade universitária, com intuito de valorizar uma manifestação cultural genuinamente brasileira, ressaltando a importância da composição musical, letras e ritmos musicais típicos do forró. Resgatar as raízes da cultura brasileira hoje em baixa, diante das influências de culturas estrangeiras que ganham cada vez mais em destaque no cotidiano brasileiro. A vida, o lamento e amor à Região Nordeste são cantados nas músicas e é uma forma que as pessoas têm de tomarem seu conhecimento e reconhecer sua importância. Oferecer à comunidade a oportunidade de desenvolverem aspectos sócio-afetivos, tais como autoconfiança, desinibição e liderança com os parceiros de dança. Oferecer um espaço para o aprendizado do forró através do ensino espontâneo ou de aulas de voluntários que se proponham compartilhar seu fazer artístico no ritmo do forró. Promover a socialização dos estudantes através de uma atividade atraente aos jovens. O grupo é aberto e receptivo a todos que estejam interessados na dança e chegam pela primeira vez ao local. Naturalmente, ocorre o cumprimento e o convite para a dança e a formação de casais que se deslocam no espaço desfrutando dos passos e figuras típicos do Forró Pé-de-serra. Incentivar a formação de valores morais e sociais, tais como o resgate das regras de etiqueta, cortesia, disciplina e respeito ao ritmo e ao estilo de dança dos parceiros. Os cavalheiros aprendem a respeitar as damas, a se olharem nos olhos, a serem mais atenciosos com as parceiras e seguirem as regras de conduta social. |
PalavrasChave |
Pé-de-Serra, Dança de Salão, Forró |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Preparação semanal das monitorias, e aulas práticas às quartas-feiras, de 20:00h às 21:00h, na Sede Dança UFV e encontros aos domingos de 19:30 ás 21:30 na Praça de Vivência/Itaú da UFV, - Atualização do repertório musical, selecionando músicas adequadas para as aulas (músicas com boas marcações instrumentais, que facilitem a execução dos passos e figuras, aquecimento com xote e inserção de músicas mais rápidas para desenvolver a percepção rítmica dos monitorados, etc), - Atualização do repertório musical para as atividades de dança livre, - Oferecimento de monitoria subdividida em três níveis iniciante, intermediário e avançado, - Modificação das metodologias de ensino das figuras, com o intuito de promover maior interação entre os participantes. A cada monitoria utilizamos diferentes dinâmicas, como por exemplo, a inserção, durante o aquecimento, da prática de deslocamento pelo espaço e figuras de giros no sentido da dança, que ajudarão os participantes a aprimorarem o que aprenderão durante as monitorias. Dedicamos também, algumas monitorias apenas para o ensino de noções de ritmo. Além disso, após a monitoria, é realizado o rodízio entre os parceiros, permitindo que todos os participantes tenham a oportunidade de dançar com diferentes pessoas, podendo assim, interagir e colocar em prática os passos aprendidos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade de Viçosa e Comunidade acadêmica UFV |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35527 |
CodigoLancamento |
41585 |
NumeroRegistro |
PRJ-162/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PORTAL E BOLETIM BIOPESB: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL ... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 02/01/2015 a 30/12/2015), ANA PAULA SILVA MARTINS DE ABREU (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 30/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Dar continuidade ao trabalho de popularização do conhecimento científico adquirido a partir de pesquisas no território rural Serra do Brigadeiro, produzindo material para as práticas de ensino de ciências nas escolas rurais, de educação ambiental, conscientização sobre a necessidade da conservação ambiental e de empoderamento dos avanços científicos e tecnológicos. |
PalavrasChave |
Popularização da ciência, Unidade de Conservação, Jornalismo ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Disponibilizar informações sobre ciência, meio ambiente, educação ambiental e turismo sustentável pela atualização do conteúdo do Portal BioPESB, - Disponibilizar as recentes publicações de trabalhos que tenham o território Serra do Brigadeiro como campo de estudo, atualizando constantemente o banco de dados do Portal BioPESB, - Produzir acervo de fotografias da Serra do Brigadeiro para disponibilizar em matérias informativas do Portal e do Boletim, - Divulgar o Portal como instrumento de educação e de consulta em comunidades do entorno do PESB, - Distribuir o material informativo sobre o Portal BioPESB para aquelas entidades que se credenciaram para o recebimento, - Interagir com o público pelo Portal BioPESB para recebimento de sugestões de matéria e divulgação de informação no Portal e Boletim - Dar visibilidade às pesquisas realizadas, principalmente por pesquisadores da UFV no território Serra do Brigadeiro, - Proporcionar aos professores e estudantes das escolas da região informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, - Produzir fascículo do material "Conversando sobre Ciência", destinado ao ensino médio de escolas públicas da região, contextualizando o conhecimento científico com aspectos regionais, - Popularizar o conhecimento científico sobre as pesquisas realizadas na Serra do Brigadeiro, através de notícias e textos com uma linguagem acessível a todos os grupos, - Avaliar junto às entidades credenciadas para recebimento do Boletim a percepção e uso do público desses materiais informativos. |
LocalidadeAtendida |
Território Rural Serra do Brigadeiro |
PessoasAtendidas |
1000 |
PessoasAtendidasPorMes |
1000 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41585 |
CodigoLancamento |
41602 |
NumeroRegistro |
PRJ-219/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
RAÍZES DA MATA: INTEGRANDO PRODUTORES E CONSUMIDORES POR MEI... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
PAULA CAROLINA VIANA SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015), FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Promover a geração de renda para agricultores familiares agroecológicos e produtores solidários a partir do acesso dos seus empreendimentos à Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata e possibilitar aos consumidores adquirir produtos de qualidade. |
PalavrasChave |
Comercializacao, Agroecologia, Consumo Consciente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Reuniões, Intercâmbios, Participação na Troca de Saberes, Distribuições Semanais, Feiras, Oficinas Temáticas,Publicação de um caderno informativo,Criação Participativa de um Regimento Interno. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa,Varginha, Ervália. |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41602 |
CodigoLancamento |
41610 |
NumeroRegistro |
PRJ-181/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/02/2015 a 28/12/2015), CRISTIANE OLIVEIRA CORREIA FERNANDES (Bolsista PIBEX, 02/02/2015 a 28/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-02 |
DataTermino |
2015-12-28 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Considerando a relevância de um Projeto Político Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo dar continuidade ao trabalho no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no qual foi concluída a elaboração de sua Proposta Pedagógica, articulando os pontos principais das extintas Escolas Municipais "Dona Nanete" (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e "Maria José Santana" (Educação Infantil) que deram origem a essa instituição de ensino. Visamos prosseguir organizando o trabalho pedagógico por meio de ações para implementação do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da instituição escolar. Vale destacar que o projeto será desenvolvido em conjunto, com uma equipe de voluntários (estudantes do curso de Educação Infantil da UFV), profissionais da instituição atendida, crianças e suas respectivas famílias, bem como a comunidade na qual a instituição está inserida. |
PalavrasChave |
Educação Infantil, Projeto Politico Pedagógico, Ludico e Educação Infantil |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Constituir e manter uma equipe de voluntárias para execução desse Projeto de Extensão, 2- Realizar diagnóstico da instituição de Educação Infantil, a fim de coletar dados que apontem as necessidades educacionais da mesma, 3- Promover debates e discussões com a equipe do projeto de forma a ampliar os conhecimentos sobre a realidade educacional local e nacional, e, principalmente sobre a importância do papel do educador na formação de cidadãos e do futuro do nosso país, 4- Realizar reuniões com os profissionais da Instituição participante, primeiramente para apresentação do Projeto de Extensão e posteriormente para avaliação e reflexão das ações desenvolvidas e resultados alcançados, 5- Realizar semanalmente reuniões com a bolsista e quinzenalmente com as voluntárias do projeto, 6- Além das reuniões, as observações e conversas informais com os usuários e profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida servirão de instrumentos de avaliação e discussão, 7- Realizar grupo de estudo com a equipe de voluntários e profissionais da instituição, 8- Planejar e confeccionar jogos e brinquedos de sucata que abrangem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, 9- Delinear as ações necessárias para avaliar e revisar o Projeto Político Pedagógico, 10- Preparar as oficinas para a produção de material lúdico bem como o treinamento para os profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida, 11- Discutir as ações necessárias para organização do trabalho pedagógico, envolvendo todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças, por meio de um processo democrático e participativo, 12- Verificar através de reuniões, observações e conversas informais, junto à equipe de profissionais da Instituição atendida, as especificidades e necessidades de cada criança e suas respectivas famílias para posterior planejamento de atividades adequadas às crianças, 13- Realizar visitas semanais na Instituição atendida, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, para a organização do trabalho pedagógico bem como para realizar treinamento continuo com os profissionais da Instituição escolar, 14- Sensibilizar, através de palestras e reuniões, os profissionais, as famílias das crianças e a comunidade em geral sobre a importância, para o pleno desenvolvimento integral da criança, de um atendimento de qualidade, envolvendo-os no trabalho realizado na Instituição participante deste projeto, 15- Avaliar e acompanhar, de forma contínua a execução desse Projeto de Extensão, envolvendo a equipe do projeto, os profissionais da instituição bem como as famílias das crianças atendidas, 16- Sistematizar os resultados alcançados, registrando-os em caderno de anotações ou ficha de acompanhamento, 17- Registrar, periodicamente, os relatos de pais e/ou professores das crianças sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e mesmo sobre o trabalho desenvolvido pelas próprias crianças. |
LocalidadeAtendida |
Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes - Viçosa - MG |
PessoasAtendidas |
120 |
PessoasAtendidasPorMes |
45 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41610 |
CodigoLancamento |
49333 |
NumeroRegistro |
PRG-001/2017 |
Tipo |
Programa |
Titulo |
ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NO ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
VANESSA LANA (Coordenador, 23/08/2015 a 23/08/2016), ROBSON APARECIDO DOS SANTOS FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2015 a 23/08/2016) |
DataInicio |
2015-08-23 |
DataTermino |
2016-08-23 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Estágio curricular, no curso de licenciatura em História. As atividades cumpridas no Arquivo foram: 1º - levantamento de massa documental, 2º - analise de documentos , 3º - higienização de documentos , 4º - indexação de informações , 5º - classificação de documentos, 6º - lançamento de informações em base de dados e 7º - separação de documentos para analise e destinação final. |
PalavrasChave |
Patrimônio, Arquivologia, Organização documental |
ProjetosVinculados |
PRJ-102/2016, PRJ-103/2015 |
AtividadesProjeto |
|
LocalidadeAtendida |
|
PessoasAtendidas |
|
PessoasAtendidasPorMes |
|
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=49333 |
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