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gov - CodigoLancamento:35527,NumeroRegistro:PRJ-148/2014,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO PÉ-DE-SERRA NO CAMPUS 2014,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:CYN

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

35527

NumeroRegistro

PRJ-148/2014

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO PÉ-DE-SERRA NO CAMPUS 2014

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

CYNTHIA COLOMBO SIMÕES (Bolsista PIBEX, 02/01/2014 a 01/01/2015), DORIS DORNELLES DE ALMEIDA (Coordenador, 02/01/2014 a 01/01/2015), TARCISIO GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/01/2014 a 10/01/2014), ISABELLE LIMA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 01/01/2015), LEONARDO ANTONIO GONÇALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 09/01/2014), VANUSA APARECIDA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 03/01/2014), WEMERSON DE CASTRO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 01/01/2015), GABRIEL LUIZ GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), DAYANNE MARA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, a 01/01/2015), ANDERSON VELOSO DOMINGOS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), CYNTHIA COLOMBO SIMÕES (Colaborador(a) Voluntário(a), a 01/01/2015), MARIA INÊS GONÇALVES DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2014 a 01/01/2015), ANA CAROLINA CARVALHO DE MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 01/01/2015), LUIS CARLOS SILVEIRA DE FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 10/01/2014 a 01/01/2015)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2015-01-01

LinhaExtensao

Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance)

Objetivo

Inserir o Forró Pé-de-serra como atividade da comunidade universitária, com intuito de valorizar uma manifestação cultural genuinamente brasileira, ressaltando a importância da composição musical, letras e ritmos musicais típicos do forró. Resgatar as raízes da cultura brasileira hoje em baixa, diante das influências de culturas estrangeiras que ganham cada vez mais em destaque no cotidiano brasileiro. A vida, o lamento e amor à Região Nordeste são cantados nas músicas e é uma forma que as pessoas têm de tomarem seu conhecimento e reconhecer sua importância. Oferecer à comunidade a oportunidade de desenvolverem aspectos sócio-afetivos, tais como autoconfiança, desinibição e liderança com os parceiros de dança. Oferecer um espaço para o aprendizado do forró através do ensino espontâneo ou de aulas de voluntários que se proponham compartilhar seu fazer artístico no ritmo do forró. Promover a socialização dos estudantes através de uma atividade atraente aos jovens. O grupo é aberto e receptivo a todos que estejam interessados na dança e chegam pela primeira vez ao local. Naturalmente, ocorre o cumprimento e o convite para a dança e a formação de casais que se deslocam no espaço desfrutando dos passos e figuras típicos do Forró Pé-de-serra. Incentivar a formação de valores morais e sociais, tais como o resgate das regras de etiqueta, cortesia, disciplina e respeito ao ritmo e ao estilo de dança dos parceiros. Os cavalheiros aprendem a respeitar as damas, a se olharem nos olhos, a serem mais atenciosos com as parceiras e seguirem as regras de conduta social.

PalavrasChave

Pé-de-Serra, Dança de Salão, Forró

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Preparação semanal das monitorias, e aulas práticas às quartas-feiras, de 20:00h às 21:00h, na Sede Dança UFV e encontros aos domingos de 19:30 ás 21:30 na Praça de Vivência/Itaú da UFV, - Atualização do repertório musical, selecionando músicas adequadas para as aulas (músicas com boas marcações instrumentais, que facilitem a execução dos passos e figuras, aquecimento com xote e inserção de músicas mais rápidas para desenvolver a percepção rítmica dos monitorados, etc), - Atualização do repertório musical para as atividades de dança livre, - Oferecimento de monitoria subdividida em três níveis iniciante, intermediário e avançado, - Modificação das metodologias de ensino das figuras, com o intuito de promover maior interação entre os participantes. A cada monitoria utilizamos diferentes dinâmicas, como por exemplo, a inserção, durante o aquecimento, da prática de deslocamento pelo espaço e figuras de giros no sentido da dança, que ajudarão os participantes a aprimorarem o que aprenderão durante as monitorias. Dedicamos também, algumas monitorias apenas para o ensino de noções de ritmo. Além disso, após a monitoria, é realizado o rodízio entre os parceiros, permitindo que todos os participantes tenham a oportunidade de dançar com diferentes pessoas, podendo assim, interagir e colocar em prática os passos aprendidos.

LocalidadeAtendida

Comunidade de Viçosa e Comunidade acadêmica UFV

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

300

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35527


gov - CodigoLancamento:41585,NumeroRegistro:PRJ-162/2015,Tipo:Projeto,Titulo:PORTAL E BOLETIM BIOPESB: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL ...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTemat

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

41585

NumeroRegistro

PRJ-162/2015

Tipo

Projeto

Titulo

PORTAL E BOLETIM BIOPESB: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL ...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

JOAO PAULO VIANA LEITE (Coordenador, 02/01/2015 a 30/12/2015), ANA PAULA SILVA MARTINS DE ABREU (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 30/12/2015)

DataInicio

2015-02-01

DataTermino

2015-12-30

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Dar continuidade ao trabalho de popularização do conhecimento científico adquirido a partir de pesquisas no território rural Serra do Brigadeiro, produzindo material para as práticas de ensino de ciências nas escolas rurais, de educação ambiental, conscientização sobre a necessidade da conservação ambiental e de empoderamento dos avanços científicos e tecnológicos.

PalavrasChave

Popularização da ciência, Unidade de Conservação, Jornalismo ambiental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Disponibilizar informações sobre ciência, meio ambiente, educação ambiental e turismo sustentável pela atualização do conteúdo do Portal BioPESB, - Disponibilizar as recentes publicações de trabalhos que tenham o território Serra do Brigadeiro como campo de estudo, atualizando constantemente o banco de dados do Portal BioPESB, - Produzir acervo de fotografias da Serra do Brigadeiro para disponibilizar em matérias informativas do Portal e do Boletim, - Divulgar o Portal como instrumento de educação e de consulta em comunidades do entorno do PESB, - Distribuir o material informativo sobre o Portal BioPESB para aquelas entidades que se credenciaram para o recebimento, - Interagir com o público pelo Portal BioPESB para recebimento de sugestões de matéria e divulgação de informação no Portal e Boletim - Dar visibilidade às pesquisas realizadas, principalmente por pesquisadores da UFV no território Serra do Brigadeiro, - Proporcionar aos professores e estudantes das escolas da região informações sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, - Produzir fascículo do material "Conversando sobre Ciência", destinado ao ensino médio de escolas públicas da região, contextualizando o conhecimento científico com aspectos regionais, - Popularizar o conhecimento científico sobre as pesquisas realizadas na Serra do Brigadeiro, através de notícias e textos com uma linguagem acessível a todos os grupos, - Avaliar junto às entidades credenciadas para recebimento do Boletim a percepção e uso do público desses materiais informativos.

LocalidadeAtendida

Território Rural Serra do Brigadeiro

PessoasAtendidas

1000

PessoasAtendidasPorMes

1000

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41585


gov - CodigoLancamento:41602,NumeroRegistro:PRJ-219/2015,Tipo:Projeto,Titulo:RAÍZES DA MATA: INTEGRANDO PRODUTORES E CONSUMIDORES POR MEI...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

41602

NumeroRegistro

PRJ-219/2015

Tipo

Projeto

Titulo

RAÍZES DA MATA: INTEGRANDO PRODUTORES E CONSUMIDORES POR MEI...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

PAULA CAROLINA VIANA SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 31/12/2015), FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2015 a 31/12/2015)

DataInicio

2015-02-01

DataTermino

2015-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Promover a geração de renda para agricultores familiares agroecológicos e produtores solidários a partir do acesso dos seus empreendimentos à Rede Agroecológica de Prosumidores Raízes da Mata e possibilitar aos consumidores adquirir produtos de qualidade.

PalavrasChave

Comercializacao, Agroecologia, Consumo Consciente

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Reuniões, Intercâmbios, Participação na Troca de Saberes, Distribuições Semanais, Feiras, Oficinas Temáticas,Publicação de um caderno informativo,Criação Participativa de um Regimento Interno.

LocalidadeAtendida

Viçosa,Varginha, Ervália.

PessoasAtendidas

600

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41602


gov - CodigoLancamento:41610,NumeroRegistro:PRJ-181/2015,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Dir

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

41610

NumeroRegistro

PRJ-181/2015

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/02/2015 a 28/12/2015), CRISTIANE OLIVEIRA CORREIA FERNANDES (Bolsista PIBEX, 02/02/2015 a 28/12/2015)

DataInicio

2015-02-02

DataTermino

2015-12-28

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Considerando a relevância de um Projeto Político Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo dar continuidade ao trabalho no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no qual foi concluída a elaboração de sua Proposta Pedagógica, articulando os pontos principais das extintas Escolas Municipais "Dona Nanete" (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e "Maria José Santana" (Educação Infantil) que deram origem a essa instituição de ensino. Visamos prosseguir organizando o trabalho pedagógico por meio de ações para implementação do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da instituição escolar. Vale destacar que o projeto será desenvolvido em conjunto, com uma equipe de voluntários (estudantes do curso de Educação Infantil da UFV), profissionais da instituição atendida, crianças e suas respectivas famílias, bem como a comunidade na qual a instituição está inserida.

PalavrasChave

Educação Infantil, Projeto Politico Pedagógico, Ludico e Educação Infantil

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1- Constituir e manter uma equipe de voluntárias para execução desse Projeto de Extensão, 2- Realizar diagnóstico da instituição de Educação Infantil, a fim de coletar dados que apontem as necessidades educacionais da mesma, 3- Promover debates e discussões com a equipe do projeto de forma a ampliar os conhecimentos sobre a realidade educacional local e nacional, e, principalmente sobre a importância do papel do educador na formação de cidadãos e do futuro do nosso país, 4- Realizar reuniões com os profissionais da Instituição participante, primeiramente para apresentação do Projeto de Extensão e posteriormente para avaliação e reflexão das ações desenvolvidas e resultados alcançados, 5- Realizar semanalmente reuniões com a bolsista e quinzenalmente com as voluntárias do projeto, 6- Além das reuniões, as observações e conversas informais com os usuários e profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida servirão de instrumentos de avaliação e discussão, 7- Realizar grupo de estudo com a equipe de voluntários e profissionais da instituição, 8- Planejar e confeccionar jogos e brinquedos de sucata que abrangem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, 9- Delinear as ações necessárias para avaliar e revisar o Projeto Político Pedagógico, 10- Preparar as oficinas para a produção de material lúdico bem como o treinamento para os profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida, 11- Discutir as ações necessárias para organização do trabalho pedagógico, envolvendo todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças, por meio de um processo democrático e participativo, 12- Verificar através de reuniões, observações e conversas informais, junto à equipe de profissionais da Instituição atendida, as especificidades e necessidades de cada criança e suas respectivas famílias para posterior planejamento de atividades adequadas às crianças, 13- Realizar visitas semanais na Instituição atendida, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, para a organização do trabalho pedagógico bem como para realizar treinamento continuo com os profissionais da Instituição escolar, 14- Sensibilizar, através de palestras e reuniões, os profissionais, as famílias das crianças e a comunidade em geral sobre a importância, para o pleno desenvolvimento integral da criança, de um atendimento de qualidade, envolvendo-os no trabalho realizado na Instituição participante deste projeto, 15- Avaliar e acompanhar, de forma contínua a execução desse Projeto de Extensão, envolvendo a equipe do projeto, os profissionais da instituição bem como as famílias das crianças atendidas, 16- Sistematizar os resultados alcançados, registrando-os em caderno de anotações ou ficha de acompanhamento, 17- Registrar, periodicamente, os relatos de pais e/ou professores das crianças sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e mesmo sobre o trabalho desenvolvido pelas próprias crianças.

LocalidadeAtendida

Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes - Viçosa - MG

PessoasAtendidas

120

PessoasAtendidasPorMes

45

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41610


gov - CodigoLancamento:49333,NumeroRegistro:PRG-001/2017,Tipo:Programa,Titulo:ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NO ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Comunicaçã

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

49333

NumeroRegistro

PRG-001/2017

Tipo

Programa

Titulo

ESTÁGIO VOLUNTÁRIO NO ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Comunicação

Envolvidos

VANESSA LANA (Coordenador, 23/08/2015 a 23/08/2016), ROBSON APARECIDO DOS SANTOS FERRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2015 a 23/08/2016)

DataInicio

2015-08-23

DataTermino

2016-08-23

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Estágio curricular, no curso de licenciatura em História. As atividades cumpridas no Arquivo foram: 1º - levantamento de massa documental, 2º - analise de documentos , 3º - higienização de documentos , 4º - indexação de informações , 5º - classificação de documentos, 6º - lançamento de informações em base de dados e 7º - separação de documentos para analise e destinação final.

PalavrasChave

Patrimônio, Arquivologia, Organização documental

ProjetosVinculados

PRJ-102/2016, PRJ-103/2015

AtividadesProjeto

LocalidadeAtendida

PessoasAtendidas

PessoasAtendidasPorMes

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=1&codigoLancamento=49333


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