CodigoLancamento |
44005 |
NumeroRegistro |
PRJ-014/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TERMINOLOGIAS EMPREGADAS EM ALIMENTOS: CONSCIENTIZAÇÃO DO CO... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JENNIFER LIMA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2017), TAYNÁ JAMILLE SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2018), VANELLE MARIA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2019), NAIARA BARBOSA CARVALHO (Coordenador, 01/03/2016 a 30/11/2019), ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2019), RAQUEL LUCENA DE SOUZA (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/11/2017), DAIANE DE LOURDES CARVALHO SALES (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/05/2017 a 16/09/2017), PATRÍCIA NATALINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2017 a 30/11/2018), JENNIFER LIMA COSTA (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 30/11/2018), LAYLA BARBOSA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/03/2018 a 30/11/2018), GABRIEL SIQUEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 30/11/2019), PATRÍCIA NATALINA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 30/11/2019), ALINE NOGUEIRA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 30/11/2019), MILLENA CRISTINA CORREA VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/08/2019 a 30/11/2019) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2019-11-30 |
LinhaExtensao |
Segurança alimentar |
Objetivo |
Promover o conhecimento e a conscientização dos jovens do ensino fundamental da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende, sobre termos técnicos e símbolos alimentícios presentes nos rótulos dos produtos, possibilitando o consumo adequado e consciente de alimentos para fins especiais, bem como daqueles denominados funcionais e dos produzidos por diferentes tecnologias, proporcionando assim, o consumo consciente e hábitos alimentares mais saudáveis. |
PalavrasChave |
Conscientização, Terminologias/símbolos alimentares, Autonomia do consumidor |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Submissão do projeto, no início do primeiro mês, no Comitê de ética para sua aprovação, - Realização de encontros (no primeiro mês) com o Diretor e os estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende para a divulgação do projeto, - Realização de entrevistas, por meio de questionários semiestruturados, para identificar características sociodemográficas que compõem o perfil dos estudantes, bem como o conhecimento desses sobre os termos técnicos e símbolos alimentícios presentes nos rótulos dos produtos, no início e no final do projeto, - Desenvolver um trabalho de orientação aos jovens sobre o correto significado dos termos técnicos e símbolos presentes nos rótulos dos alimentos por meio de dinâmicas de grupos e palestras que serão realizadas mensalmente, - Realização de duas aulas práticas que proporcionem aos estudantes adolescentes o contato direto com embalagens de alimentos que contenham os termos estudados em seu rótulo ou siglas e símbolos referentes aos mesmos ao longo da execução do projeto, - Realização, ao final do projeto, de um "MOMENTO INFORMATIVO", com confecção de cartazes sobre o assunto e apresentação dos mesmos aos familiares e amigos dos jovens participantes, - Realização de uma feira do conhecimento (feira de ciências) para promover a integração e socialização entre os alunos e a comunidade, bem como estimular o repasse do conhecimento e informações adquiridas no decorrer do projeto, - Elaboração, ao longo do projeto, de uma Cartilha de orientação sobre os termos técnicos alimentícios presentes no rótulo dos produtos e hábitos saudáveis de vida tendo como base os resultados obtidos neste projeto, - Analisar os resultados obtidos e concluir o trabalho, - Elaborar o relatório semestral e final do projeto, - Elaborar resumos e artigo científico com base nos resultados obtidos ao longo do projeto, - Apresentar o trabalho no Simpósio de Integração Acadêmica. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade de Florestal, jovens do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
78 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44005 |
CodigoLancamento |
44814 |
NumeroRegistro |
PRJ-051/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EXTENSÃO DE TECNOLOGIA INOVADORAS DE TOMATE À PRODUTORES ASS... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
MARIA ELISA DE SENA FERNANDES (Coordenador, 01/03/2016 a 01/03/2017), FRANCIELLE LEMOS ALVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 01/03/2017), LAYANE FERREIRA BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017), HERIKA PAULA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017), BETÂNIA SILVA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2017-03-01 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
- Expandir tecnologias inovadores de tomate à produtores assentados do Alto Paranaíba-MG, permitindo a troca de conhecimentos entre os produtores e professores, técnicos e estudantes da UFV-CRP. |
PalavrasChave |
tomateiro, transmissão de conhecimentos, ensinamentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Mostrar no campo as novas tecnologias de condução do tomateiro a produtores assentados do Alto Paranaíba-MG, com isso difusão de conhecimentos e experiências. -Realizar dias de demonstração prática do cultivo do tomateiro, incentivando a troca de conhecimentos entre os produtores e estudantes. - Confeccionar a cartilha intitulada Desde a semeadura até a colheita do tomateiro. Permitir que os produtores tenham material de referência para que possam fazer um cultivo ecologicamente correto e viável economicamente. -Realizar visitas dos estudantes nas lavouras de tomate dos assentados do Alto Paranaíba, estimulando a troca de saberes e experiências teóricas e práticas. |
LocalidadeAtendida |
Produtores de tomate de Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
4 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44814 |
CodigoLancamento |
46860 |
NumeroRegistro |
PRJ-132/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS: A PERCEPÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIE... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Coordenador, 01/03/2016 a 30/01/2017), RAFAELA ATAIDE MOREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/01/2017), AMANDA CRISTINA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/01/2017) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2017-01-30 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral O presente trabalho prático e exploratório apresentando uma proposta, de se trabalhar a Educação Ambiental, principalmente no ensino infantil de maneira multidisciplinar e lúdica, através de dinâmicas, jogos e atividades que extrapolem o ambiente escolar e que com isso estabeleça uma sensibilização quanto aos principais problemas enfrentados pela comunidade florestalense. Objetivos Específicos Para que o principal objeto seja alcançado tornam-se necessários o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: i) construção de jogos e atividades lúdicas que visem à promoção de trabalhos práticos que vislumbrem aspectos interdisciplinares, ii) implementar e estimular um acervo didático coerente que estabeleça um posicionamento crítico diante dos problemas socioambientais enfrentados na comunidade, iii) aplicar por meio de atividades lúdicas e criativas o exercício da real capacidade intelectual e produtiva de crianças em termos de percepção ambiental, iv) sensibilizar de maneira multidisciplinar através de dinâmicas, jogos e atividades que extrapolem o ambiente escolar, v) Formar grupos de divulgação ambiental, dispersando os valores de proteção ambiental na comunidade, com o objetivo de promover palestras de conscientização para a implantação de Programas de Educação Ambiental, envolvendo toda a comunidade, em especial, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, e vi) Formar opinião junto à comunidade e usuários sobre a importância de suas participações no processo de reciclagem, sendo esta ação fundamental para garantir redução da quantidade de resíduos gerados e sua adequada disposição final. |
PalavrasChave |
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Atividades Lúdicas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Indicadores e Sistemática O processo de avaliação das etapas do projeto será executado preferencialmente numa periodicidade mensal pelo estudante bolsista, juntamente com apoio do coordenador e demais pessoas envolvidas. Serão adotados as seguintes técnicas e indicadores para este projeto: 1.1. Revisão Bibliográfica Referencial 1 Revisão bibliográfica a respeito do tema, no sentido de encontrar experiências significativas nos âmbitos nacional e municipal, 2 Revisão, análise e sistematização documental a respeito do processo de gestão ambiental no Município de Florestal. Levantamento na prefeitura, através das secretarias municipais envolvidas (Serviços Urbanos, Agricultura, Meio Ambiente, Coordenação e Planejamento) e da documentação pertinente ao processo de implantação do Planos de Proteção Ambiental, 3 Organização esquemática e análise documental dos dispositivos legais de gestão urbana e do desenvolvimento das atividades específicas sobre meio ambiente e proteção ambiental até o momento na Câmara de Vereadores, 1.2. Visitas e Entrevistas 1 Visitas e entrevistas com os responsáveis pelas atividades nas secretarias municipais encarregadas da formulação do Plano de Gerenciamento (Serviços Urbanos, Coordenação e Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente) e com o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). 2 Observação in loco na Usina de Reciclagem e Compostagem de Resíduos e na Associação de Catadores, visita ao manancial de captação de água e ao local de despejo dos esgotos , de maneira a identificar as formas de entendimento dos atores a respeito do tema. 3 Levantamento, das condições atuais da coleta seletiva no município, assim como os procedimentos usuais de separação, acondicionamento (prensagem) e comercialização dos materiais, com vistas ao estabelecimento de relações entre massa e volume dos materiais recicláveis, 4 Levantamento e visita aos mananciais de captação de água com o intuito de verificar as condições hídricas. 5 Antes e após a execução de cada etapa serão aplicados questionários que serviram para mensuração do aproveitamento dos alunos que participam do projeto. 1.3. Jogos e Brincadeiras 1 - Verificação se os jogos e brincadeira, bem como os materiais de apoio foram elaborados de acordo com a proposta apresentada. 2 Validação pelo grupo de trabalho de todas as técnicas usadas para estimular a participação dos alunos, sendo avaliadas: a) segurança, b) adequabilidade, c) acessibilidade, d) custo-benefício, e e) foco no objeto de estudo. 3 Aplicação de questionários com o intuito de possibilitar a verificação se as atividades estão efetivamente possibilitando a disseminação de novos conhecimentos e contribuindo com a percepção ambiental das crianças. 1.4. Conclusão do Projeto 1 A validação do trabalho realizado, no âmbito da comunidade de Florestal MG, acontecerá com a realização de seminários e/ou feira de ciências a serem apresentados nas Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro e no Centro Pedagógico Crescer, abordando os seguintes temas como: i) Educação Ambiental, ii) Ecologia, iii) Resíduos Sólidos e iv) Sustentabilidade. 2 Após as atividades serão aplicados questionários que serviram para mensuração da percepção dos participantes (comunidade de Florestal, coordenador, bolsista, voluntários e as crianças que participam do projeto). |
LocalidadeAtendida |
Escolas de Florestal-MG |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
300 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46860 |
CodigoLancamento |
47341 |
NumeroRegistro |
PRJ-157/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AMIGOS DO CERRADO |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
SABRINA DA SILVA PINHEIRO DE ALMEIDA (Coordenador, 07/03/2016 a 18/12/2025), DONIZETE APARECIDO BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2022), LARISSA ALVES DE LIMA (Estagiário, 07/03/2016 a 18/12/2016), MITCHEL IAGO ALVES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 15/07/2016), JENNIFER RODRIGUES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016), CÍNTYA GABRIELLE RODRIGUES LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 15/07/2016), MARCOS LIMA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016), DAISE MARIA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2017), ROSIANE RODRIGUES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2017), JORDANA SILVA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), GABRIEL HENRIQUE DOS SANTOS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), RAFAELA MEDEIROS LUZ SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), EMÍLIA DARC DE CARVALHO (Ministrante, 01/08/2019 a 10/12/2022), ROSA MARIA BARBOSA (Ministrante, 01/08/2019 a 10/12/2022), MARINA BOLELA VALENTINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), JULIANA SILVA NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), TAYNARA TIBURCIO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 14/07/2023), LAURA DE C. DUARTE PARADELLA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 14/07/2023), GABRIEL HENRIQUE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 14/07/2023), GIULIA THAIS EDWIRGES DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), BEATRIZ ANTUNES DA SILVA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), KAMILA MARION LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), ANANDA PASSOS DE JESUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/08/2023 a 08/12/2023), ANANDA MOREIRA BRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), MARIA EDUARDA LACERDA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023) |
DataInicio |
2016-03-07 |
DataTermino |
2025-12-18 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Nosso objetivo geral é trabalhar com crianças do ensino fundamental, em um primeiro momento, da Escola Municipal João Francisco Capetinga e assim, desenvolver, através do lúdico, o senso crítico sobre a importância da conservação do meio ambiente, mais especificamente, do bioma Cerrado onde a comunidade está inserida. Para o ano de 2017, pretendemos trazer o projeto para Rio Paranaíba e fazer nova parceria uma fazenda da cidade. Além disso, a capacitação dos professores no que diz respeito aos tipos de abordagens linguísticas que podem ser utilizadas para o debate conservacionista dentro do ambiente escolar. Pretendemos conscientizar as crianças e também as professoras, sobre sua atuação como agente responsável na preservação da biodiversidade. Para isso, iremos: (i) Incentivar a reutilização de materiais de uso cotidiano, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de fazer um uso sustentável dos materiais que podem ser reciclados, (ii) desenvolver atividades realizadas em grupo de forma a evidenciar que a conservação do meio ambiente se realiza apenas coletivamente, (iii) apresentar os organismos que vivem no Cerrado e evidenciar a função dos organismos no meio ambiente, e mais especificamente do Cerrado, e sua importância no funcionamento dos ecossistemas, fazendo com que eles percebam que todos os seres vivos devem ser preservados, (iv) criar um mascote, uma identidade visual do projeto Amigos do Cerrado e os alunos o batizem com um nome que tenha apelo infantil, (v) plantar árvores, espécies ornamentais e espécies comestíveis com o intuito de demonstrar o ciclo de crescimento desses organismos, (vi) fazer um passeio de campo em áreas nativas de Cerrado com o intuito de mostrar in situ a diversidade do bioma, (vii) trabalhar diferentes gêneros discursivos com as crianças no contexto ambiental, tais como fábula, poesia, "folder", quadrinhos, (viii) apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em uma feiras científica voltadas para os professores e pais e demais membros da comunidade que se interessarem. |
PalavrasChave |
educação ambiental, meio ambiente, conscientização ambiental |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1) Aplicar técnicas sustentáveis de reutilização de matérias que se tornam lixo com o intuito de diminuir a produção do lixo tanto na escola quanto na casa de cada criança, incorporando esse material reciclável nas atividades cotidianas escolares e também da família, 2) Mostrar que a conservação do meio ambiente só é possível através de ações coletivas, integrando a escola, a família e sociedade, uma vez que todos são responsáveis pelo meio ambiente, 3) Fazer com que as crianças reconheçam a importância dos seres vivos e assim sejam atuantes e incentivem seu círculo social a respeito da preservação dos organismos com os quais elas tenham contato no seu cotidiano, 4) Desmistificar os organismos considerados repugnantes e os quais, muitas vezes, são inofensivos ainda capazes de atuar como elementos-chave no funcionamento do ecossistema, Aprimorar o conhecimento linguístico das crianças por meio de práticas discursivas (oralidade e escrita) relacionadas às questões ambientais, 5) Despertar o conhecimento a respeito do tempo necessário para o desenvolvimento de um ser vivo em contraponto com a velocidade do desmatamento que vem ocorrendo não somente na região do Alto Paranaíba mas também globalmente e sinalizar a respeito da importância de um ecossistema saudável para a produção sustentável de alimentos, 6) Estimular os alunos a se tornarem verdadeiros agentes multiplicadores da visão conservacionista, sendo responsáveis por expor, de maneira clara o seu entendimento sobre a preservação do meio ambiente através da realização de uma feira do meio ambiente na escola, com intuito de integrar a escola e também a família dos alunos. |
LocalidadeAtendida |
Tiros/ MG e Rio Paranaiba /MG |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47341 |
CodigoLancamento |
46636 |
NumeroRegistro |
PRJ-137/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CIRCUITO AUDIOVISUAL PÉ DE MOLEQUE |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
GERALDO LEANDRO DA SILVA FILHO (Coordenador, 01/03/2016 a 01/12/2018), RAONI GARCIA FERREIRA (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2016 a 01/12/2016), MARCIO ANTONIO ROCHA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 01/12/2018), DAVID EDSON ESTEVAM CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 01/12/2018), WARLEY DAVIDSON DA SILVA (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2018 a 01/12/2018), WARLEY DAVIDSON DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2017 a 01/12/2017) |
DataInicio |
2016-02-01 |
DataTermino |
2018-12-01 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
Oferecer sessões de audiovisual gratuitas à comunidade viçosense, e da microrregião, como meio de entretenimento e aprendizado, assim como desenvolver processos informais de formação extracurricular. |
PalavrasChave |
Educação Ambiental, Cine-debate, Cine-clubismo |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Pré-produção - Mapeamentos e parcerias, Planejamento e organização da agenda de execução, Reservar equipamentos e infraestrutura, Elaboração de oficina, material gráfico e logísticas de transporte, Confirmação de espaços, infraestrutura e equipamentos, Divulgação e assessoria de imprensa, Execução das atividades de exibições, cine-debates e oficinas, Registro fotográfico e relatórios parciais, Elaboração de dossiê, relatórios finais e sistematizações, Análise dos resultados junto aos parceiros. |
LocalidadeAtendida |
Escolas das redes municipais e estaduais de ensino do município de Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
1500 |
PessoasAtendidasPorMes |
140 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46636 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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