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gov - CodigoLancamento:44814,NumeroRegistro:PRJ-051/2016,Tipo:Projeto,Titulo:EXTENSÃO DE TECNOLOGIA INOVADORAS DE TOMATE À PRODUTORES ASS...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Tecnologia e Produção,Are

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

44814

NumeroRegistro

PRJ-051/2016

Tipo

Projeto

Titulo

EXTENSÃO DE TECNOLOGIA INOVADORAS DE TOMATE À PRODUTORES ASS...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Envolvidos

MARIA ELISA DE SENA FERNANDES (Coordenador, 01/03/2016 a 01/03/2017), FRANCIELLE LEMOS ALVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 01/03/2017), LAYANE FERREIRA BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017), HERIKA PAULA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017), BETÂNIA SILVA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/03/2017)

DataInicio

2016-03-01

DataTermino

2017-03-01

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

- Expandir tecnologias inovadores de tomate à produtores assentados do Alto Paranaíba-MG, permitindo a troca de conhecimentos entre os produtores e professores, técnicos e estudantes da UFV-CRP.

PalavrasChave

tomateiro, transmissão de conhecimentos, ensinamentos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Mostrar no campo as novas tecnologias de condução do tomateiro a produtores assentados do Alto Paranaíba-MG, com isso difusão de conhecimentos e experiências. -Realizar dias de demonstração prática do cultivo do tomateiro, incentivando a troca de conhecimentos entre os produtores e estudantes. - Confeccionar a cartilha intitulada Desde a semeadura até a colheita do tomateiro. Permitir que os produtores tenham material de referência para que possam fazer um cultivo ecologicamente correto e viável economicamente. -Realizar visitas dos estudantes nas lavouras de tomate dos assentados do Alto Paranaíba, estimulando a troca de saberes e experiências teóricas e práticas.

LocalidadeAtendida

Produtores de tomate de Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

20

PessoasAtendidasPorMes

4

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44814


gov - CodigoLancamento:46860,NumeroRegistro:PRJ-132/2016,Tipo:Projeto,Titulo:PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS: A PERCEPÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIE...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

46860

NumeroRegistro

PRJ-132/2016

Tipo

Projeto

Titulo

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS: A PERCEPÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIE...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI (Coordenador, 01/03/2016 a 30/01/2017), RAFAELA ATAIDE MOREIRA ALVES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/01/2017), AMANDA CRISTINA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/01/2017)

DataInicio

2016-03-01

DataTermino

2017-01-30

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Objetivo Geral O presente trabalho prático e exploratório apresentando uma proposta, de se trabalhar a Educação Ambiental, principalmente no ensino infantil de maneira multidisciplinar e lúdica, através de dinâmicas, jogos e atividades que extrapolem o ambiente escolar e que com isso estabeleça uma sensibilização quanto aos principais problemas enfrentados pela comunidade florestalense. Objetivos Específicos Para que o principal objeto seja alcançado tornam-se necessários o cumprimento dos seguintes objetivos específicos: i) construção de jogos e atividades lúdicas que visem à promoção de trabalhos práticos que vislumbrem aspectos interdisciplinares, ii) implementar e estimular um acervo didático coerente que estabeleça um posicionamento crítico diante dos problemas socioambientais enfrentados na comunidade, iii) aplicar por meio de atividades lúdicas e criativas o exercício da real capacidade intelectual e produtiva de crianças em termos de percepção ambiental, iv) sensibilizar de maneira multidisciplinar através de dinâmicas, jogos e atividades que extrapolem o ambiente escolar, v) Formar grupos de divulgação ambiental, dispersando os valores de proteção ambiental na comunidade, com o objetivo de promover palestras de conscientização para a implantação de Programas de Educação Ambiental, envolvendo toda a comunidade, em especial, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, e vi) Formar opinião junto à comunidade e usuários sobre a importância de suas participações no processo de reciclagem, sendo esta ação fundamental para garantir redução da quantidade de resíduos gerados e sua adequada disposição final.

PalavrasChave

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Atividades Lúdicas

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Indicadores e Sistemática O processo de avaliação das etapas do projeto será executado preferencialmente numa periodicidade mensal pelo estudante bolsista, juntamente com apoio do coordenador e demais pessoas envolvidas. Serão adotados as seguintes técnicas e indicadores para este projeto: 1.1. Revisão Bibliográfica Referencial 1 Revisão bibliográfica a respeito do tema, no sentido de encontrar experiências significativas nos âmbitos nacional e municipal, 2 Revisão, análise e sistematização documental a respeito do processo de gestão ambiental no Município de Florestal. Levantamento na prefeitura, através das secretarias municipais envolvidas (Serviços Urbanos, Agricultura, Meio Ambiente, Coordenação e Planejamento) e da documentação pertinente ao processo de implantação do Planos de Proteção Ambiental, 3 Organização esquemática e análise documental dos dispositivos legais de gestão urbana e do desenvolvimento das atividades específicas sobre meio ambiente e proteção ambiental até o momento na Câmara de Vereadores, 1.2. Visitas e Entrevistas 1 Visitas e entrevistas com os responsáveis pelas atividades nas secretarias municipais encarregadas da formulação do Plano de Gerenciamento (Serviços Urbanos, Coordenação e Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente) e com o COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). 2 Observação in loco na Usina de Reciclagem e Compostagem de Resíduos e na Associação de Catadores, visita ao manancial de captação de água e ao local de despejo dos esgotos , de maneira a identificar as formas de entendimento dos atores a respeito do tema. 3 Levantamento, das condições atuais da coleta seletiva no município, assim como os procedimentos usuais de separação, acondicionamento (prensagem) e comercialização dos materiais, com vistas ao estabelecimento de relações entre massa e volume dos materiais recicláveis, 4 Levantamento e visita aos mananciais de captação de água com o intuito de verificar as condições hídricas. 5 Antes e após a execução de cada etapa serão aplicados questionários que serviram para mensuração do aproveitamento dos alunos que participam do projeto. 1.3. Jogos e Brincadeiras 1 - Verificação se os jogos e brincadeira, bem como os materiais de apoio foram elaborados de acordo com a proposta apresentada. 2 Validação pelo grupo de trabalho de todas as técnicas usadas para estimular a participação dos alunos, sendo avaliadas: a) segurança, b) adequabilidade, c) acessibilidade, d) custo-benefício, e e) foco no objeto de estudo. 3 Aplicação de questionários com o intuito de possibilitar a verificação se as atividades estão efetivamente possibilitando a disseminação de novos conhecimentos e contribuindo com a percepção ambiental das crianças. 1.4. Conclusão do Projeto 1 A validação do trabalho realizado, no âmbito da comunidade de Florestal MG, acontecerá com a realização de seminários e/ou feira de ciências a serem apresentados nas Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro e no Centro Pedagógico Crescer, abordando os seguintes temas como: i) Educação Ambiental, ii) Ecologia, iii) Resíduos Sólidos e iv) Sustentabilidade. 2 Após as atividades serão aplicados questionários que serviram para mensuração da percepção dos participantes (comunidade de Florestal, coordenador, bolsista, voluntários e as crianças que participam do projeto).

LocalidadeAtendida

Escolas de Florestal-MG

PessoasAtendidas

300

PessoasAtendidasPorMes

300

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46860


gov - CodigoLancamento:47341,NumeroRegistro:PRJ-157/2016,Tipo:Projeto,Titulo:AMIGOS DO CERRADO,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematica2:Educação,Envolvidos:SABRINA DA SILVA PINH

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

47341

NumeroRegistro

PRJ-157/2016

Tipo

Projeto

Titulo

AMIGOS DO CERRADO

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

SABRINA DA SILVA PINHEIRO DE ALMEIDA (Coordenador, 07/03/2016 a 18/12/2025), DONIZETE APARECIDO BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2022), LARISSA ALVES DE LIMA (Estagiário, 07/03/2016 a 18/12/2016), MITCHEL IAGO ALVES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 15/07/2016), JENNIFER RODRIGUES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016), CÍNTYA GABRIELLE RODRIGUES LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 15/07/2016), MARCOS LIMA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2016), DAISE MARIA PESSOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2017), ROSIANE RODRIGUES DE LIMA (Colaborador(a) Voluntário(a), 07/03/2016 a 18/12/2017), JORDANA SILVA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), GABRIEL HENRIQUE DOS SANTOS RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), RAFAELA MEDEIROS LUZ SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/08/2019 a 04/12/2019), EMÍLIA DARC DE CARVALHO (Ministrante, 01/08/2019 a 10/12/2022), ROSA MARIA BARBOSA (Ministrante, 01/08/2019 a 10/12/2022), MARINA BOLELA VALENTINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), JULIANA SILVA NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), TAYNARA TIBURCIO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 14/07/2023), LAURA DE C. DUARTE PARADELLA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 14/07/2023), GABRIEL HENRIQUE FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 14/07/2023), GIULIA THAIS EDWIRGES DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), BEATRIZ ANTUNES DA SILVA SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), KAMILA MARION LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 19/04/2023 a 08/12/2023), ANANDA PASSOS DE JESUS (Colaborador(a) Voluntário(a), 16/08/2023 a 08/12/2023), ANANDA MOREIRA BRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023), MARIA EDUARDA LACERDA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 24/06/2022 a 08/12/2023)

DataInicio

2016-03-07

DataTermino

2025-12-18

LinhaExtensao

Questões Ambientais

Objetivo

Nosso objetivo geral é trabalhar com crianças do ensino fundamental, em um primeiro momento, da Escola Municipal João Francisco Capetinga e assim, desenvolver, através do lúdico, o senso crítico sobre a importância da conservação do meio ambiente, mais especificamente, do bioma Cerrado onde a comunidade está inserida. Para o ano de 2017, pretendemos trazer o projeto para Rio Paranaíba e fazer nova parceria uma fazenda da cidade. Além disso, a capacitação dos professores no que diz respeito aos tipos de abordagens linguísticas que podem ser utilizadas para o debate conservacionista dentro do ambiente escolar. Pretendemos conscientizar as crianças e também as professoras, sobre sua atuação como agente responsável na preservação da biodiversidade. Para isso, iremos: (i) Incentivar a reutilização de materiais de uso cotidiano, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de fazer um uso sustentável dos materiais que podem ser reciclados, (ii) desenvolver atividades realizadas em grupo de forma a evidenciar que a conservação do meio ambiente se realiza apenas coletivamente, (iii) apresentar os organismos que vivem no Cerrado e evidenciar a função dos organismos no meio ambiente, e mais especificamente do Cerrado, e sua importância no funcionamento dos ecossistemas, fazendo com que eles percebam que todos os seres vivos devem ser preservados, (iv) criar um mascote, uma identidade visual do projeto Amigos do Cerrado e os alunos o batizem com um nome que tenha apelo infantil, (v) plantar árvores, espécies ornamentais e espécies comestíveis com o intuito de demonstrar o ciclo de crescimento desses organismos, (vi) fazer um passeio de campo em áreas nativas de Cerrado com o intuito de mostrar in situ a diversidade do bioma, (vii) trabalhar diferentes gêneros discursivos com as crianças no contexto ambiental, tais como fábula, poesia, "folder", quadrinhos, (viii) apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em uma feiras científica voltadas para os professores e pais e demais membros da comunidade que se interessarem.

PalavrasChave

educação ambiental, meio ambiente, conscientização ambiental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1) Aplicar técnicas sustentáveis de reutilização de matérias que se tornam lixo com o intuito de diminuir a produção do lixo tanto na escola quanto na casa de cada criança, incorporando esse material reciclável nas atividades cotidianas escolares e também da família, 2) Mostrar que a conservação do meio ambiente só é possível através de ações coletivas, integrando a escola, a família e sociedade, uma vez que todos são responsáveis pelo meio ambiente,  3) Fazer com que as crianças reconheçam a importância dos seres vivos e assim sejam atuantes e incentivem seu círculo social a respeito da preservação dos organismos com os quais elas tenham contato no seu cotidiano, 4) Desmistificar os organismos considerados repugnantes e os quais, muitas vezes, são inofensivos ainda capazes de atuar como elementos-chave no funcionamento do ecossistema, Aprimorar o conhecimento linguístico das crianças por meio de práticas discursivas (oralidade e escrita) relacionadas às questões ambientais,  5) Despertar o conhecimento a respeito do tempo necessário para o desenvolvimento de um ser vivo em contraponto com a velocidade do desmatamento que vem ocorrendo não somente na região do Alto Paranaíba mas também globalmente e sinalizar a respeito da importância de um ecossistema saudável para a produção sustentável de alimentos, 6) Estimular os alunos a se tornarem verdadeiros agentes multiplicadores da visão conservacionista, sendo responsáveis por expor, de maneira clara o seu entendimento sobre a preservação do meio ambiente através da realização de uma feira do meio ambiente na escola, com intuito de integrar a escola e também a família dos alunos.

LocalidadeAtendida

Tiros/ MG e Rio Paranaiba /MG

PessoasAtendidas

200

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47341


gov - CodigoLancamento:46636,NumeroRegistro:PRJ-137/2016,Tipo:Projeto,Titulo:CIRCUITO AUDIOVISUAL PÉ DE MOLEQUE,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Meio Ambiente,Envolvidos:GERALDO

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
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CodigoLancamento

46636

NumeroRegistro

PRJ-137/2016

Tipo

Projeto

Titulo

CIRCUITO AUDIOVISUAL PÉ DE MOLEQUE

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

GERALDO LEANDRO DA SILVA FILHO (Coordenador, 01/03/2016 a 01/12/2018), RAONI GARCIA FERREIRA (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2016 a 01/12/2016), MARCIO ANTONIO ROCHA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 01/12/2018), DAVID EDSON ESTEVAM CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 01/12/2018), WARLEY DAVIDSON DA SILVA (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2018 a 01/12/2018), WARLEY DAVIDSON DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2017 a 01/12/2017)

DataInicio

2016-02-01

DataTermino

2018-12-01

LinhaExtensao

Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

Objetivo

Oferecer sessões de audiovisual gratuitas à comunidade viçosense, e da microrregião, como meio de entretenimento e aprendizado, assim como desenvolver processos informais de formação extracurricular.

PalavrasChave

Educação Ambiental, Cine-debate, Cine-clubismo

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Pré-produção - Mapeamentos e parcerias, Planejamento e organização da agenda de execução, Reservar equipamentos e infraestrutura, Elaboração de oficina, material gráfico e logísticas de transporte, Confirmação de espaços, infraestrutura e equipamentos, Divulgação e assessoria de imprensa, Execução das atividades de exibições, cine-debates e oficinas, Registro fotográfico e relatórios parciais, Elaboração de dossiê, relatórios finais e sistematizações, Análise dos resultados junto aos parceiros.

LocalidadeAtendida

Escolas das redes municipais e estaduais de ensino do município de Viçosa-MG

PessoasAtendidas

1500

PessoasAtendidasPorMes

140

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46636


gov - CodigoLancamento:46891,NumeroRegistro:PRJ-173/2016,Tipo:Projeto,Titulo:DESENVOLVIMENTO DE PREPARAÇÕES SAUDÁVEIS A BASE DE MIX DE VE...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Multid

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

46891

NumeroRegistro

PRJ-173/2016

Tipo

Projeto

Titulo

DESENVOLVIMENTO DE PREPARAÇÕES SAUDÁVEIS A BASE DE MIX DE VE...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO (Coordenador, 01/08/2016 a 31/05/2017), GEYSA DUARTE JUNGER RIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2016 a 31/05/2017), MATHEUS BRUM FELICIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2016 a 31/05/2017), SIRLENE CRISTINA DE PAIVA (Estagiário, 01/08/2016 a 31/05/2017), TÂNIA MARIA RODRIGUES BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/08/2016 a 31/05/2017)

DataInicio

2016-08-01

DataTermino

2017-05-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento de produtos

Objetivo

Desenvolver preparações nutritivas, saudáveis e saborosas a base de mix de vegetais desidratados para serem incluídas na alimentação de idosos institucionalizados.

PalavrasChave

idoso, alimentação, aproveitamento de alimentos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

- Elaborar receitas atrativas e nutritivas, de fácil preparo e custo viável, contendo mix de vegetais desidratados para compor as diferentes refeições diárias dos idosos institucionalizados, - Ensinar o preparo das receitas em oficinas culinárias a serem oferecidas aos colaboradores da instituição de idosos, com metodologias participativa, - Elaborar um caderno de receitas com mix de vegetais desidratados para ser disponibilizado a instituição de idosos, - Elaborar Ficha Técnica de Preparo das receitas desenvolvidas.

LocalidadeAtendida

Instituição de idosos de Paula Cândido, MG

PessoasAtendidas

25

PessoasAtendidasPorMes

25

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=46891


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