CodigoLancamento |
50528 |
NumeroRegistro |
PRJ-056/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INTERARTE: ARTE E CULTURA COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MICHELE MICHELETI DE MELLO (Coordenador, 01/03/2017 a 30/11/2018), INACIO ANDRADE SILVA (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2017 a 31/08/2018), CARLOS FERNANDO RIBEIRO DE SOUZA (Bolsista PROEXT, 01/03/2017 a 30/11/2017), JEFERSON CARVALHO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/12/2017), DOUGLAS LOPES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/12/2017), WILLIAM LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/12/2017), PATRICIA CAROLAYNE CORRÊA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/12/2017), CHARLES IVAN TAVARES SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 31/12/2017), CAMILA ARAÚJO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), TATIANNE GOMES BRAGANÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), RICARDO FLORENCIO ALVES ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), DÉBORA JÚLIA RODRIGUES ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), SISSA SOUZA LUCHI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2017 a 30/11/2017), PATRÍCIA FERREIRA BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 06/08/2018 a 21/08/2018), PATRÍCIA FERREIRA BATISTA (Bolsista PROCULTURA, 03/09/2018 a 30/11/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2018-11-30 |
LinhaExtensao |
Artes plásticas (escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação) |
Objetivo |
Promover o desenvolvimento da aprendizagem acerca de arte e cultura em espaços educativos da cidade de Viçosa/MG. Promover a inclusão sociocultural, socialização entre cidade e universidade e difusão do direito a cultura e arte: Promover oficinas de cultura e artes com artistas, artesãos e promotores culturais, Despertar o interesse pela cultura e arte, por meio dos cursos e oficinas, Fomentar e fortalecer a economia cultural, por meio da difusão cultural e artística, Fortalecer a identidade cultural local, por meio da formação de sujeitos que tenham interesse em produzir e difundir cultura e arte. |
PalavrasChave |
Artes, Inclusão social, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Por meio da fomentação de um espaço de articulação entre as ações culturais da cidade e universidade, propõe-se a montagem oficinas com artistas, a fim de capacitar sujeitos com interesse em participar do sistema econômico criativo em nível regional e local, ministrar um curso para basear como a arte tem sido estruturada ao longo da história humana, a montagem de pelo duas exposições com as peças produzidas pelos sujeitos que se interessaram e produzir obras de arte, e a formação de uma plateia ou público com afinidades com a arte e cultura. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, comunidade viçosense |
PessoasAtendidas |
450 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=50528 |
CodigoLancamento |
41623 |
NumeroRegistro |
PRJ-172/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO TECENDO SONHO... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 01/01/2015 a 30/11/2015), MAIARA DE OLIVEIRA ZANUTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), JAÍNE DO ROSÁRIO BORGES AMARAL (Bolsista PIBEX, 01/01/2015 a 30/11/2015), SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), ALINE CARVALHO FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), RAMON DA SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), SÍNTHIA LUZIA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2015-11-30 |
LinhaExtensao |
Jovens e adultos |
Objetivo |
Mobilizar e articular recursos humanos (docentes, discentes, agricultor@s familiares e parceiros) e materiais, neste aprimoramento do cursinho popular no Município de Espera Feliz-MG. Fortalecer o grupo de estudantes universitários responsáveis pela interlocução entre a universidade e os outros sujeitos envolvidos na viabilização do projeto, Possibilitar a construção coletiva e participativa dos objetivos, princípios e ações do cursinho popular, de forma a fazer deste um espaço educativo realmente ligado ao contexto local e que busque a independência futura dos grupos, Organizar um "estágio de vivência" levando estudantes do cursinho para vivenciarem o contexto universitário na UFV, desconstruindo visões estereotipadas sobre esse espaço, aproximando-os da universidade e mostrando a importância de estarem inseridos e como se inserirem nesse universo da educação e do aprendizado político, social e humano, Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais de Espera Feliz, em torno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). Promover ações que valorizem os saberes populares e trabalhem a auto-estima desses estudantes de modo que se reconheçam enquanto sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. Realizar oficinas pedagógicas, culturais e integrais para o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade. |
PalavrasChave |
Cursinho popular, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Articulação do grupo com famílias e jovens das comunidades rurais de Espera Feliz, e municípios vizinhos para a construção das propostas de ações que visem a consolidação e aprimoramento do cursinho popular, 2-Interlocução com outros projetos de extensão por meio do programa TEIA, 3-Construção do estágio de vivência para aproximadamente 30 estudantes filhos de agricultores familiares de Espera Feliz na Universidade Federal de Viçosa, 4-Apoio à realização de atividades de intercâmbio entre educadores e educandos de Espera Feliz, a fim de aumentar a articulação entre os cursinhos populares e apoiar a consolidação e aprimoramento do cursinho de Manhumirim, 5 Estudo da temática sobre a educação popular na perspectiva freiriana e da interdisciplinariedade. |
LocalidadeAtendida |
Espera Feliz e comunidades vizinhas |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41623 |
CodigoLancamento |
43226 |
NumeroRegistro |
PRJ-269/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INSETOS XILÓFAGOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
NORIVALDO DOS ANJOS SILVA (Coordenador, 23/11/2015 a 22/01/2016), PEDRO EMÍLIO CEDEÑO LOJA (Bolsista - Outros, 23/11/2015 a 22/01/2016) |
DataInicio |
2015-11-23 |
DataTermino |
2016-01-22 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Estudar a ocorrência, danos e o controle de insetos xilófagos. |
PalavrasChave |
Inseto xilofago, Edificação histórica, Igreja |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Localizar, coletar e identificar os insetos xilófagos ocorrentes. Qualificar a incidência das espécies daninhas e quantificar os danos causados. Sugerir e executar procedimentos de intervenção curativa contra tais insetos xilófagos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade do Gagé, Conselheiro Lafaiete-MG |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43226 |
CodigoLancamento |
43313 |
NumeroRegistro |
PRJ-012/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENSINAR PORTUGUÊS DO BRASIL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA PROP... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NÍNIVE ANDRADE PINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), ALINE SOUZA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2017 a 01/08/2017), MARIANE SOUZA PENA (Bolsista PIBEX, 16/03/2018 a 31/12/2018), MARIANA ALVES ABRANTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), GLAUBER HEITOR SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), IDALENA OLIVEIRA CHAVES (Coordenador, 08/04/2015 a 08/04/2017), RENAN MONTICO DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017) |
DataInicio |
2018-03-16 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
-Reconhecer a importância de um estudo sobre línguas de herança tendo em vista a internacionalização da língua portuguesa e das universidades brasileiras, --Possibilitar aos discentes do Curso de Letras a ampliação de conhecimentos sobre a área de língua portuguesa. Elaborar um material didático multidisciplinar que contemple os conhecimentos linguísticos, a literatura, a música, o meio ambiente, a matemática e as artes plásticas. -Aproximar as metodologias atuais do ensino do português brasileiro para crianças, com o ensino desenvolvido, empiricamente, como língua de herança pelo mundo. - disponibilizar o material didático através de uma ferramenta digital online para facilitar o acesso em qualquer lugar do mundo. |
PalavrasChave |
língua portuguesa, lingua de herança, leitura e escrita |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Leitura bibliográfica - conhecer os pressupostos das línguas de herança conhecer sobre as metodologias de educação a distância elaborar atividades para o ensino de português para crianças de 5 a 10 anos que residem fora do Brasil |
LocalidadeAtendida |
vários países em que o português é ensinado como língua de herança |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43313 |
CodigoLancamento |
43530 |
NumeroRegistro |
PRJ-047/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE DE CONVERSAS SIGNIFICATIVAS EM SALA: PSICOLOGIA DA EDUC... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 09/01/2015 a 15/12/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2015 a 15/12/2015) |
DataInicio |
2015-09-01 |
DataTermino |
2015-12-15 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Proporcionar o contato dos licenciandos matriculados em EDU117 com metodologias participativas de aprendizagem, Averiguar a qualidade da aprendizagem dos licenciandos pelo contato com as metodologias supracitadas. |
PalavrasChave |
Educomunicação, Processos Participativos, Ensino/Aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Elaboração das atuações em sala, Desenvolvimento e Aplicação de questionários, Promoção de metodologias em sala de aula, Análise de dados, Elaboração de relatório |
LocalidadeAtendida |
UFV - Turmas 4 e 5 da Disciplina de EDU 117 |
PessoasAtendidas |
110 |
PessoasAtendidasPorMes |
110 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43530 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |