CodigoLancamento |
41623 |
NumeroRegistro |
PRJ-172/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO TECENDO SONHO... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 01/01/2015 a 30/11/2015), MAIARA DE OLIVEIRA ZANUTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), JAÍNE DO ROSÁRIO BORGES AMARAL (Bolsista PIBEX, 01/01/2015 a 30/11/2015), SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), ALINE CARVALHO FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), RAMON DA SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), SÍNTHIA LUZIA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015) |
DataInicio |
2015-01-01 |
DataTermino |
2015-11-30 |
LinhaExtensao |
Jovens e adultos |
Objetivo |
Mobilizar e articular recursos humanos (docentes, discentes, agricultor@s familiares e parceiros) e materiais, neste aprimoramento do cursinho popular no Município de Espera Feliz-MG. Fortalecer o grupo de estudantes universitários responsáveis pela interlocução entre a universidade e os outros sujeitos envolvidos na viabilização do projeto, Possibilitar a construção coletiva e participativa dos objetivos, princípios e ações do cursinho popular, de forma a fazer deste um espaço educativo realmente ligado ao contexto local e que busque a independência futura dos grupos, Organizar um "estágio de vivência" levando estudantes do cursinho para vivenciarem o contexto universitário na UFV, desconstruindo visões estereotipadas sobre esse espaço, aproximando-os da universidade e mostrando a importância de estarem inseridos e como se inserirem nesse universo da educação e do aprendizado político, social e humano, Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais de Espera Feliz, em torno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). Promover ações que valorizem os saberes populares e trabalhem a auto-estima desses estudantes de modo que se reconheçam enquanto sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. Realizar oficinas pedagógicas, culturais e integrais para o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade. |
PalavrasChave |
Cursinho popular, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Articulação do grupo com famílias e jovens das comunidades rurais de Espera Feliz, e municípios vizinhos para a construção das propostas de ações que visem a consolidação e aprimoramento do cursinho popular, 2-Interlocução com outros projetos de extensão por meio do programa TEIA, 3-Construção do estágio de vivência para aproximadamente 30 estudantes filhos de agricultores familiares de Espera Feliz na Universidade Federal de Viçosa, 4-Apoio à realização de atividades de intercâmbio entre educadores e educandos de Espera Feliz, a fim de aumentar a articulação entre os cursinhos populares e apoiar a consolidação e aprimoramento do cursinho de Manhumirim, 5 Estudo da temática sobre a educação popular na perspectiva freiriana e da interdisciplinariedade. |
LocalidadeAtendida |
Espera Feliz e comunidades vizinhas |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41623 |
CodigoLancamento |
43226 |
NumeroRegistro |
PRJ-269/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INSETOS XILÓFAGOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
NORIVALDO DOS ANJOS SILVA (Coordenador, 23/11/2015 a 22/01/2016), PEDRO EMÍLIO CEDEÑO LOJA (Bolsista - Outros, 23/11/2015 a 22/01/2016) |
DataInicio |
2015-11-23 |
DataTermino |
2016-01-22 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Estudar a ocorrência, danos e o controle de insetos xilófagos. |
PalavrasChave |
Inseto xilofago, Edificação histórica, Igreja |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Localizar, coletar e identificar os insetos xilófagos ocorrentes. Qualificar a incidência das espécies daninhas e quantificar os danos causados. Sugerir e executar procedimentos de intervenção curativa contra tais insetos xilófagos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade do Gagé, Conselheiro Lafaiete-MG |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43226 |
CodigoLancamento |
43313 |
NumeroRegistro |
PRJ-012/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENSINAR PORTUGUÊS DO BRASIL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA PROP... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NÍNIVE ANDRADE PINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), ALINE SOUZA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2017 a 01/08/2017), MARIANE SOUZA PENA (Bolsista PIBEX, 16/03/2018 a 31/12/2018), MARIANA ALVES ABRANTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), GLAUBER HEITOR SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), IDALENA OLIVEIRA CHAVES (Coordenador, 08/04/2015 a 08/04/2017), RENAN MONTICO DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017) |
DataInicio |
2018-03-16 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
-Reconhecer a importância de um estudo sobre línguas de herança tendo em vista a internacionalização da língua portuguesa e das universidades brasileiras, --Possibilitar aos discentes do Curso de Letras a ampliação de conhecimentos sobre a área de língua portuguesa. Elaborar um material didático multidisciplinar que contemple os conhecimentos linguísticos, a literatura, a música, o meio ambiente, a matemática e as artes plásticas. -Aproximar as metodologias atuais do ensino do português brasileiro para crianças, com o ensino desenvolvido, empiricamente, como língua de herança pelo mundo. - disponibilizar o material didático através de uma ferramenta digital online para facilitar o acesso em qualquer lugar do mundo. |
PalavrasChave |
língua portuguesa, lingua de herança, leitura e escrita |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Leitura bibliográfica - conhecer os pressupostos das línguas de herança conhecer sobre as metodologias de educação a distância elaborar atividades para o ensino de português para crianças de 5 a 10 anos que residem fora do Brasil |
LocalidadeAtendida |
vários países em que o português é ensinado como língua de herança |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43313 |
CodigoLancamento |
43530 |
NumeroRegistro |
PRJ-047/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE DE CONVERSAS SIGNIFICATIVAS EM SALA: PSICOLOGIA DA EDUC... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 09/01/2015 a 15/12/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2015 a 15/12/2015) |
DataInicio |
2015-09-01 |
DataTermino |
2015-12-15 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Proporcionar o contato dos licenciandos matriculados em EDU117 com metodologias participativas de aprendizagem, Averiguar a qualidade da aprendizagem dos licenciandos pelo contato com as metodologias supracitadas. |
PalavrasChave |
Educomunicação, Processos Participativos, Ensino/Aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Elaboração das atuações em sala, Desenvolvimento e Aplicação de questionários, Promoção de metodologias em sala de aula, Análise de dados, Elaboração de relatório |
LocalidadeAtendida |
UFV - Turmas 4 e 5 da Disciplina de EDU 117 |
PessoasAtendidas |
110 |
PessoasAtendidasPorMes |
110 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43530 |
CodigoLancamento |
43647 |
NumeroRegistro |
PRJ-054/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TEA BREAK - ESPAÇO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
HENRIQUE DANIEL CAVALCANTI SILVA (Bolsista - Outros, 08/01/2015 a 31/07/2016), VIVIANE CABRAL BENGEZEN (Coordenador, 08/01/2015 a 31/07/2016) |
DataInicio |
2015-08-01 |
DataTermino |
2016-07-31 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
Analisar e refletir sobre as histórias construídas a partir da experiência de uma forma alternativa de ensino na universidade, a partir de encontros de conversação em língua inglesa no Campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa. |
PalavrasChave |
Ensino e aprendizagem de inglês, Pesquisa narrativa, Conversação em inglês |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Criação de uma página em rede social na internet, para disponibilizar materiais (vídeo, charge, entrevista, artigo acadêmico, reportagem etc) em inglês, relacionados às áreas de estudo dos participantes, 2. Divulgação do espaço de conversação em inglês, por cartazes, no campus Rio Paranaíba da UFV e no ambiente online, 3. Criação de um espaço, dentro do Campus Rio Paranaíba, onde o monitor será responsável por organizar atividades de conversação em língua inglesa e os alunos participantes se reunirão para a conversação. 4. Reuniões semanais com os alunos participantes, para conversação em inglês. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43647 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |