PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - CodigoLancamento:41623,NumeroRegistro:PRJ-172/2015,Tipo:Projeto,Titulo:CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO TECENDO SONHO...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:Meio

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

41623

NumeroRegistro

PRJ-172/2015

Tipo

Projeto

Titulo

CURSINHO PRÉ-ENEM DE EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO TECENDO SONHO...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

EDGAR PEREIRA COELHO (Coordenador, 01/01/2015 a 30/11/2015), MAIARA DE OLIVEIRA ZANUTI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), JAÍNE DO ROSÁRIO BORGES AMARAL (Bolsista PIBEX, 01/01/2015 a 30/11/2015), SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), IRENE MARIA CARDOSO (Orientador, 01/01/2015 a 30/11/2015), ALINE CARVALHO FIGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), RAMON DA SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015), SÍNTHIA LUZIA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2015 a 30/11/2015)

DataInicio

2015-01-01

DataTermino

2015-11-30

LinhaExtensao

Jovens e adultos

Objetivo

Mobilizar e articular recursos humanos (docentes, discentes, agricultor@s familiares e parceiros) e materiais, neste aprimoramento do cursinho popular no Município de Espera Feliz-MG. Fortalecer o grupo de estudantes universitários responsáveis pela interlocução entre a universidade e os outros sujeitos envolvidos na viabilização do projeto, Possibilitar a construção coletiva e participativa dos objetivos, princípios e ações do cursinho popular, de forma a fazer deste um espaço educativo realmente ligado ao contexto local e que busque a independência futura dos grupos, Organizar um "estágio de vivência" levando estudantes do cursinho para vivenciarem o contexto universitário na UFV, desconstruindo visões estereotipadas sobre esse espaço, aproximando-os da universidade e mostrando a importância de estarem inseridos e como se inserirem nesse universo da educação e do aprendizado político, social e humano, Orientar, acompanhar e informar os estudantes rurais de Espera Feliz, em torno sobre os caminhos para o acesso e a permanência na universidade (inscrição, isenção, datas, valores, procedimentos, cursos, atividades, grupos e assistência estudantil). Promover ações que valorizem os saberes populares e trabalhem a auto-estima desses estudantes de modo que se reconheçam enquanto sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar suas realidades. Realizar oficinas pedagógicas, culturais e integrais para o desenvolvimento do sujeito em sua totalidade.

PalavrasChave

Cursinho popular, Cultura, Educação

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1-Articulação do grupo com famílias e jovens das comunidades rurais de Espera Feliz, e municípios vizinhos para a construção das propostas de ações que visem a consolidação e aprimoramento do cursinho popular, 2-Interlocução com outros projetos de extensão por meio do programa TEIA, 3-Construção do estágio de vivência para aproximadamente 30 estudantes filhos de agricultores familiares de Espera Feliz na Universidade Federal de Viçosa, 4-Apoio à realização de atividades de intercâmbio entre educadores e educandos de Espera Feliz, a fim de aumentar a articulação entre os cursinhos populares e apoiar a consolidação e aprimoramento do cursinho de Manhumirim, 5 Estudo da temática sobre a educação popular na perspectiva freiriana e da interdisciplinariedade.

LocalidadeAtendida

Espera Feliz e comunidades vizinhas

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=41623


gov - CodigoLancamento:43226,NumeroRegistro:PRJ-269/2015,Tipo:Projeto,Titulo:INSETOS XILÓFAGOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Cultura,AreaTematica2:M

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

43226

NumeroRegistro

PRJ-269/2015

Tipo

Projeto

Titulo

INSETOS XILÓFAGOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

NORIVALDO DOS ANJOS SILVA (Coordenador, 23/11/2015 a 22/01/2016), PEDRO EMÍLIO CEDEÑO LOJA (Bolsista - Outros, 23/11/2015 a 22/01/2016)

DataInicio

2015-11-23

DataTermino

2016-01-22

LinhaExtensao

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Objetivo

Estudar a ocorrência, danos e o controle de insetos xilófagos.

PalavrasChave

Inseto xilofago, Edificação histórica, Igreja

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Localizar, coletar e identificar os insetos xilófagos ocorrentes. Qualificar a incidência das espécies daninhas e quantificar os danos causados. Sugerir e executar procedimentos de intervenção curativa contra tais insetos xilófagos.

LocalidadeAtendida

Comunidade do Gagé, Conselheiro Lafaiete-MG

PessoasAtendidas

600

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43226


gov - CodigoLancamento:43313,NumeroRegistro:PRJ-012/2016,Tipo:Projeto,Titulo:ENSINAR PORTUGUÊS DO BRASIL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA PROP...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Edu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

43313

NumeroRegistro

PRJ-012/2016

Tipo

Projeto

Titulo

ENSINAR PORTUGUÊS DO BRASIL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA PROP...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

NÍNIVE ANDRADE PINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), ALINE SOUZA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2017 a 01/08/2017), MARIANE SOUZA PENA (Bolsista PIBEX, 16/03/2018 a 31/12/2018), MARIANA ALVES ABRANTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), GLAUBER HEITOR SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), IDALENA OLIVEIRA CHAVES (Coordenador, 08/04/2015 a 08/04/2017), RENAN MONTICO DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017)

DataInicio

2018-03-16

DataTermino

2018-12-31

LinhaExtensao

Alfabetização, leitura e escrita

Objetivo

-Reconhecer a importância de um estudo sobre línguas de herança tendo em vista a internacionalização da língua portuguesa e das universidades brasileiras, --Possibilitar aos discentes do Curso de Letras a ampliação de conhecimentos sobre a área de língua portuguesa. Elaborar um material didático multidisciplinar que contemple os conhecimentos linguísticos, a literatura, a música, o meio ambiente, a matemática e as artes plásticas. -Aproximar as metodologias atuais do ensino do português brasileiro para crianças, com o ensino desenvolvido, empiricamente, como língua de herança pelo mundo. - disponibilizar o material didático através de uma ferramenta digital online para facilitar o acesso em qualquer lugar do mundo.

PalavrasChave

língua portuguesa, lingua de herança, leitura e escrita

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Leitura bibliográfica - conhecer os pressupostos das línguas de herança conhecer sobre as metodologias de educação a distância elaborar atividades para o ensino de português para crianças de 5 a 10 anos que residem fora do Brasil

LocalidadeAtendida

vários países em que o português é ensinado como língua de herança

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43313


gov - CodigoLancamento:43530,NumeroRegistro:PRJ-047/2016,Tipo:Projeto,Titulo:ARTE DE CONVERSAS SIGNIFICATIVAS EM SALA: PSICOLOGIA DA EDUC...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Mul

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

43530

NumeroRegistro

PRJ-047/2016

Tipo

Projeto

Titulo

ARTE DE CONVERSAS SIGNIFICATIVAS EM SALA: PSICOLOGIA DA EDUC...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 09/01/2015 a 15/12/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2015 a 15/12/2015)

DataInicio

2015-09-01

DataTermino

2015-12-15

LinhaExtensao

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Objetivo

Proporcionar o contato dos licenciandos matriculados em EDU117 com metodologias participativas de aprendizagem, Averiguar a qualidade da aprendizagem dos licenciandos pelo contato com as metodologias supracitadas.

PalavrasChave

Educomunicação, Processos Participativos, Ensino/Aprendizagem

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Elaboração das atuações em sala, Desenvolvimento e Aplicação de questionários, Promoção de metodologias em sala de aula, Análise de dados, Elaboração de relatório

LocalidadeAtendida

UFV - Turmas 4 e 5 da Disciplina de EDU 117

PessoasAtendidas

110

PessoasAtendidasPorMes

110

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43530


gov - CodigoLancamento:43647,NumeroRegistro:PRJ-054/2016,Tipo:Projeto,Titulo:TEA BREAK - ESPAÇO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA,AreaCNPQ:Linguistica,Letras e Artes,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Comun

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

43647

NumeroRegistro

PRJ-054/2016

Tipo

Projeto

Titulo

TEA BREAK - ESPAÇO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA

AreaCNPQ

Linguistica,Letras e Artes

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Comunicação

Envolvidos

HENRIQUE DANIEL CAVALCANTI SILVA (Bolsista - Outros, 08/01/2015 a 31/07/2016), VIVIANE CABRAL BENGEZEN (Coordenador, 08/01/2015 a 31/07/2016)

DataInicio

2015-08-01

DataTermino

2016-07-31

LinhaExtensao

Línguas Estrangeiras

Objetivo

Analisar e refletir sobre as histórias construídas a partir da experiência de uma forma alternativa de ensino na universidade, a partir de encontros de conversação em língua inglesa no Campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa.

PalavrasChave

Ensino e aprendizagem de inglês, Pesquisa narrativa, Conversação em inglês

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1. Criação de uma página em rede social na internet, para disponibilizar materiais (vídeo, charge, entrevista, artigo acadêmico, reportagem etc) em inglês, relacionados às áreas de estudo dos participantes, 2. Divulgação do espaço de conversação em inglês, por cartazes, no campus Rio Paranaíba da UFV e no ambiente online, 3. Criação de um espaço, dentro do Campus Rio Paranaíba, onde o monitor será responsável por organizar atividades de conversação em língua inglesa e os alunos participantes se reunirão para a conversação. 4. Reuniões semanais com os alunos participantes, para conversação em inglês.

LocalidadeAtendida

Rio Paranaíba

PessoasAtendidas

100

PessoasAtendidasPorMes

50

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43647


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato