CodigoLancamento |
43226 |
NumeroRegistro |
PRJ-269/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INSETOS XILÓFAGOS NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
NORIVALDO DOS ANJOS SILVA (Coordenador, 23/11/2015 a 22/01/2016), PEDRO EMÍLIO CEDEÑO LOJA (Bolsista - Outros, 23/11/2015 a 22/01/2016) |
DataInicio |
2015-11-23 |
DataTermino |
2016-01-22 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Estudar a ocorrência, danos e o controle de insetos xilófagos. |
PalavrasChave |
Inseto xilofago, Edificação histórica, Igreja |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Localizar, coletar e identificar os insetos xilófagos ocorrentes. Qualificar a incidência das espécies daninhas e quantificar os danos causados. Sugerir e executar procedimentos de intervenção curativa contra tais insetos xilófagos. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade do Gagé, Conselheiro Lafaiete-MG |
PessoasAtendidas |
600 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43226 |
CodigoLancamento |
43313 |
NumeroRegistro |
PRJ-012/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENSINAR PORTUGUÊS DO BRASIL COMO LÍNGUA DE HERANÇA: UMA PROP... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NÍNIVE ANDRADE PINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), ALINE SOUZA DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/02/2017 a 01/08/2017), MARIANE SOUZA PENA (Bolsista PIBEX, 16/03/2018 a 31/12/2018), MARIANA ALVES ABRANTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), RAQUEL HECKERT CÉSAR BASTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), GLAUBER HEITOR SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), IDALENA OLIVEIRA CHAVES (Coordenador, 08/04/2015 a 08/04/2017), RENAN MONTICO DE OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017), VIVIANE DARC SILVA ARAÚJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 08/04/2015 a 08/04/2017) |
DataInicio |
2018-03-16 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
-Reconhecer a importância de um estudo sobre línguas de herança tendo em vista a internacionalização da língua portuguesa e das universidades brasileiras, --Possibilitar aos discentes do Curso de Letras a ampliação de conhecimentos sobre a área de língua portuguesa. Elaborar um material didático multidisciplinar que contemple os conhecimentos linguísticos, a literatura, a música, o meio ambiente, a matemática e as artes plásticas. -Aproximar as metodologias atuais do ensino do português brasileiro para crianças, com o ensino desenvolvido, empiricamente, como língua de herança pelo mundo. - disponibilizar o material didático através de uma ferramenta digital online para facilitar o acesso em qualquer lugar do mundo. |
PalavrasChave |
língua portuguesa, lingua de herança, leitura e escrita |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Leitura bibliográfica - conhecer os pressupostos das línguas de herança conhecer sobre as metodologias de educação a distância elaborar atividades para o ensino de português para crianças de 5 a 10 anos que residem fora do Brasil |
LocalidadeAtendida |
vários países em que o português é ensinado como língua de herança |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43313 |
CodigoLancamento |
43530 |
NumeroRegistro |
PRJ-047/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTE DE CONVERSAS SIGNIFICATIVAS EM SALA: PSICOLOGIA DA EDUC... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA DE SOUZA (Coordenador, 09/01/2015 a 15/12/2015), MARIANA TISO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/01/2015 a 15/12/2015) |
DataInicio |
2015-09-01 |
DataTermino |
2015-12-15 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Proporcionar o contato dos licenciandos matriculados em EDU117 com metodologias participativas de aprendizagem, Averiguar a qualidade da aprendizagem dos licenciandos pelo contato com as metodologias supracitadas. |
PalavrasChave |
Educomunicação, Processos Participativos, Ensino/Aprendizagem |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Elaboração das atuações em sala, Desenvolvimento e Aplicação de questionários, Promoção de metodologias em sala de aula, Análise de dados, Elaboração de relatório |
LocalidadeAtendida |
UFV - Turmas 4 e 5 da Disciplina de EDU 117 |
PessoasAtendidas |
110 |
PessoasAtendidasPorMes |
110 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43530 |
CodigoLancamento |
43647 |
NumeroRegistro |
PRJ-054/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TEA BREAK - ESPAÇO DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Comunicação |
Envolvidos |
HENRIQUE DANIEL CAVALCANTI SILVA (Bolsista - Outros, 08/01/2015 a 31/07/2016), VIVIANE CABRAL BENGEZEN (Coordenador, 08/01/2015 a 31/07/2016) |
DataInicio |
2015-08-01 |
DataTermino |
2016-07-31 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
Analisar e refletir sobre as histórias construídas a partir da experiência de uma forma alternativa de ensino na universidade, a partir de encontros de conversação em língua inglesa no Campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa. |
PalavrasChave |
Ensino e aprendizagem de inglês, Pesquisa narrativa, Conversação em inglês |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Criação de uma página em rede social na internet, para disponibilizar materiais (vídeo, charge, entrevista, artigo acadêmico, reportagem etc) em inglês, relacionados às áreas de estudo dos participantes, 2. Divulgação do espaço de conversação em inglês, por cartazes, no campus Rio Paranaíba da UFV e no ambiente online, 3. Criação de um espaço, dentro do Campus Rio Paranaíba, onde o monitor será responsável por organizar atividades de conversação em língua inglesa e os alunos participantes se reunirão para a conversação. 4. Reuniões semanais com os alunos participantes, para conversação em inglês. |
LocalidadeAtendida |
Rio Paranaíba |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=43647 |
CodigoLancamento |
47373 |
NumeroRegistro |
PRJ-151/2017 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA ... |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
VÍVIAN ANE LOPES CABRAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 15/12/2016), RAFAEL KOPSCHITZ XAVIER BASTOS (Coordenador, 01/03/2016 a 15/12/2016), AMANA REDIVO FARES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 15/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2016-12-15 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Promover a prática do aproveitamento de resíduos de estações de tratamento de água na confecção de peças cerâmica, por meio de atividades de educação ambiental e artística, orientadas pelas dimensões da sustentabilidade econômica, ambiental, tecnológica e sociocultural. |
PalavrasChave |
resíduo ETA, cerâmica, capacitação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Oficinas de educação ambiental, com vistas à compreensão do ciclo de produção de água para consumo humano, desde a conservação de recursos hídricos, o tratamento da água, a geração e as oportunidades de aproveitamento de resíduos. 2. Criação de metodologia para o processamento das massas cerâmicas incorporadas como o lodo da ETA UFV e para a produção das peças cerâmica. 3. Oficinas de educação artística e, ou capacitação profissional, envolvendo o aproveitamento de resíduos de estações de tratamento de água na confecção de peças cerâmicas. - Reuniões com projetos parceiros onde vão ser realizadas as oficinas de capacitação artística-profissionalizante: Projeto Rebusca- Grupo de Mulheres, e CTA - ZM - Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata - Grupo de Mulheres Artesãs. - Preparação da massa cerâmica - Preparação e teste da metodologia para as oficinas artísticas - Preparação de material didático para as oficinas de educação artística/capacitação profissional - Oficinas de educação artística/capacitação profissional. - Queima teste de cerâmica. 4. Contribuir para o processo de inclusão, autovaloração, capacitação profissional e evolução artística e sociocultural dos jovens que provêm de comunidades desfavorecidas. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade de Posses, Viçosa e Associação de Mulheres da Zona Rural de Acaiaca. |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=47373 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |