CodigoLancamento |
44571 |
NumeroRegistro |
PRJ-024/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DE VIÇ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALESSANDRA PAIVA RIBEIRO (Bolsista PIBEX, 01/02/2016 a 31/12/2016), YOLANDA MAULAZ ELTETO (Estagiário, 01/02/2016 a 31/12/2016), LUCAS CUPERTINO VAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO HENRIQUE ALMEIDA NEVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), EMILLY RAMOS DE MELLO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), KARINA LOPES CHEQUER BICALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), VERA LÚCIA RODRIGUES FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), MARCELINO SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), GUILHERME FONTANA RAMOS (Estagiário, 07/03/2016 a 09/07/2016), FRANCE MARIA GONTIJO COELHO (Coordenador, 01/02/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2016-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Objetivo Geral: Viabilizar formação e experiências educativas para estudantes, docentes, técnicos da EMATER e agricultores familiares quando da construção comunitária de soluções para problemas ambientais e ecológicos que envolvam a água e a produção agrícola em comunidades rurais de Viçosa e Sem Peixe. Específicos: *Problematizar, junto a grupos de agricultores, as condições das águas das localidades. *Identificar a visão das pessoas do local sobre os problemas e planejar, participativamente, as ações mitigadoras para melhoria das condições das águas. *Diagnosticar tipos de demandas de oficinas para produção de insumos orgânicos e Homeopatias e planejar formação dos agricultores para essa produção. *Realizar cursos, oficinas de capacitação e dias de campo sobre os temas do projeto envolvendo técnicos da EMATER, estudantes, docentes e famílias de agricultores nos municípios foco do projeto. *Acompanhar a aplicação e uso desses insumos para solução de problemas ambientais e ecológicos e registrar em avaliação sistemática as ações exitosas, as motivações e as limitações. * Produzir material didático para uso em oficinas e para divulgação da proposta de forma mais massiva. *Participar da articulação da Rede de Água para ampliar a mobilização social entorno do tema, trocas de experiência e capacitações populares. *Registrar as experiências na forma impressa e em vídeo com vistas em posterior divulgação dos resultados para motivação de ações no sentido da Transição Agroecológica e do Plantio de Água e Saneamento Rural . * Realizar, no fim do ano, um evento na Universidade com o Tema Transição Agroecológica, Saneamento rural e Plantio de Água para relatos de experiências e reflexões com as parcerias. |
PalavrasChave |
Agua, Saneamento, Homeopatia |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Em Viçosa *Avaliação das ações de transição agroecológicas de 2015 nas duas comunidades já trabalhadas. *Aproximação com novas comunidades *Realização de diagnóstico de problemas e mapeamento nas novas comunidades *Realização de minicursos/ oficinas *Montagem de unidades de experimentação em duas novas comunidades *Reuniões/visitas nas comunidades *Palestra sobre "Plantio de água" no CMDRS e identificação de propriedade para construção da unidade de Experimentação *Minicurso na comunidade sobre Plantio de água. *Realização do mutirão de construções *Organização do evento Transição Agroecológica, Saneamento Rural e Plantio de Água *Realização do Evento em Viçosa *Reuniões de avaliação nas comunidades e CMDRS Em Sem Peixe *Realização de minicurso sobre Plantio de Água Minicurso sobre Saneamento Rural e fossa evapotranspiradora *Organização e realização de mutirão para construção das infraestruturas para captação e proteção de nascentes *Organização comunitária, com participação dos alunos das EFAs, para montagem, em mutirões, da Unidade de Experimentação do Plantio de Água. *Organização comunitária, com participação dos alunos das EFAs, para implantação, em mutirão, de uma Fossa Evapotranspiradora. *Reuniões/visitas nas comunidades *Reuniões de avaliação nas comunidades e com o CCB *Filmagens e registro fotográfico das experiências *Mobilização para constituição da Rede Plantadores de Água e participação de ações conjuntas. |
LocalidadeAtendida |
Comunidades Rurasi de Viçosa e de Sem Peixe |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44571 |
CodigoLancamento |
44764 |
NumeroRegistro |
PRJ-063/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ASSISTÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL HOSPITALAR PATERNUT PARCE... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Coordenador, 02/01/2015 a 31/12/2015), BEATRIZ MONIQUE PIRES (Bolsista PIBEX, 02/01/2015 a 31/12/2015), HELOISA HELENA FIRMINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015), SILVIA ELOIZA PRIORE (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Objetivo Geral Contribuir para a promoção e a recuperação da saúde de pacientes hospitalizados e dos funcionários do Hospital São Sebastião, com intuito de promover a saúde e contribuir para a qualidade de vida dos mesmos. Objetivos Específicos - Aplicar estratégias para triagem e vigilância nutricional. - Realizar a avaliação do estado nutricional com aplicação da Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), - Avaliar e acompanhar o estado nutricional dos pacientes pela avaliação antropométrica, bioquímica e dietética, - Estabelecer protocolos, diretrizes e procedimentos, - Documentar os resultados da avaliação da terapia nutricional, - Proporcionar aos pacientes e/ou seus cuidadores orientações nutricionais e acerca de cuidados essenciais, melhorando as condições de saúde, - Determinar o perfil da situação de saúde dos funcionários do HSS, - Avaliar individualmente os funcionários do HSS, comunicando-os sobre sua situação de saúde e nutricional, - Promover o acompanhamento nutricional para aqueles que apresentarem risco e para aqueles que se interessarem, - Encaminhar ao médico os funcionários portadores de problemas de saúde, - Prover programa de educação continuada de alunos graduandos em Nutrição, proporcionando o maior contato desses com a comunidade, - Conscientizar os graduandos sobre as desordens nutricionais que ocorrem em pacientes hospitalizados e as implicações/complicações das deficiências e/ou excessos nutricionais, - Capacitar o aluno de nutrição a fazer avaliação e intervenção no estado nutricional do paciente, - Promover discussões de artigos científicos e estudos de caso, ampliando os conhecimentos dos estudantes e profissionais participantes do projeto, - Apresentar os resultados do projeto por meio de artigos científicos e de resumos para congressos, divulgando a experiência e os resultados da intervenção nutricional na prática clínica. |
PalavrasChave |
TRIAGEM NUTRICIONAL, RISCO NUTRICIONAL, ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
- Aplicação da estratégia de triagem nutricional com avaliação e acompanhamento do estado nutricional dos pacientes hospitalizados através da Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), medidas antropométricas, dados dietéticos e exames bioquímicos e físicos. - Orientação nutricional individual, - Documentação dos resultados da avaliação da terapia nutricional, - Avaliação e acompanhamento nutricional individual de funcionários do HSS, - Capacitação e educação continuada de alunos voluntários graduandos em Nutrição, proporcionando o aprendizado do aluno em fazer a avaliação e intervenção no estado nutricional do paciente com conscientização sobre as desordens nutricionais que ocorrem em pacientes hospitalizados e as implicações/complicações das deficiências e/ou excessos nutricionais, além de um maior contato desses com a comunidade, - Discussões de artigos científicos e estudos de casos, ampliando os conhecimentos dos estudantes e profissionais participantes do projeto, - Elaboração de um caderno de apoio aos voluntários e alunos matriculados na disciplina NUT 318,- Envio do resumo do trabalho e apresentação no SIA. |
LocalidadeAtendida |
HOSPITAL SÃO SEBASTIÂO |
PessoasAtendidas |
1100 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44764 |
CodigoLancamento |
22368 |
NumeroRegistro |
PRJ-056/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ATENDIMENTO NUTRICIONAL AOS ATLETAS PERTENCENTES À ASSOCIAÇÃ... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
ADELSON LUIZ ARAUJO TINOCO (Colaborador(a) Voluntário(a), a 31/12/2014), MARIA DO CARMO GOUVEIA PELUZIO (Coordenador, a 31/12/2014), MÔNICA CRISTINA LOPES DO CARMO (Bolsista PIBEX, a 31/12/2014), JOAO CARLOS BOUZAS MARINS (Colaborador(a) Voluntário(a), a 31/12/2014), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), a 31/12/2014), JAYSA LADEIRA RAMOS (Bolsista PIBEX, 02/01/2013 a 31/12/2014), SILVIA PAOLI LOPES MOREIRA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 12/01/2012), LUCIENE TEIXEIRA PAIXÃO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2011-02-15 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Realizar intervenção para melhoria da saúde, nutrição e desempenho esportivo dos atletas pertencentes à Associação Atlética Acadêmica - LUVE a partir do perfil nutricional dos mesmos, por meio de orientação nutricional individual. |
PalavrasChave |
Atletas, Atendimento nutricional, Saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%uF0A7Diagnosticar o estado nutricional dos participantes, no início e no final das atividades do projeto. %uF0A7Prescrever planos alimentares de acordo com a duração, intensidade, frequência e o gasto energético exigida pela modalidade esportiva de cada atleta, %uF0A7Promover melhoria de hábitos alimentares, %uF0A7Reduzir a fadiga muscular durante os treinos, %uF0A7Corrigir das disfunções presentes nos exames bioquímicos dos atletas, %uF0A7Melhora do desempenho dos atletas nos treinos e nas competições. |
LocalidadeAtendida |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LUVE |
PessoasAtendidas |
115 |
PessoasAtendidasPorMes |
10 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22368 |
CodigoLancamento |
22429 |
NumeroRegistro |
PRJ-058/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO DE EXTENSÃO: CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
MARCIA FERNANDES QUINTÃO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2011 a 31/12/2011), FERNANDA LOURENÇO DOS SANTOS SIMAS (Bolsista PIBEX, 01/02/2011 a 31/12/2011), ANA LUISA BORBA GEDIEL (Coordenador, 01/02/2011 a 31/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-01 |
DataTermino |
2011-12-31 |
LinhaExtensao |
Línguas Estrangeiras |
Objetivo |
1. Oferecer cursos regulares (permanentes e/ou eventuais) de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no nível básico, em primeira instância, e cursos eventuais para fins específicos, 2. Oferecer campo de estágio aos alunos do curso de Licenciatura que estejam realizando ou tenham finalizado a disciplina LET 290, 3. Proporcionar a troca de experiências e conhecimentos com professores-pesquisadores e discentes de outras universidades através do planejamento de eventos relacionados à área, 4. Servir de campo de aplicação de experimentos em LIBRAS, 5. Viabilizar o acesso à aprendizagem de LIBRAS aos alunos com baixo poder aquisitivo, 6. Servir de campo de pesquisa para os professores do DLA, para os alunos dos cursos de graduação em projetos de iniciação científica e para os próprios bolsistas do projeto. |
PalavrasChave |
LIBRAS, extensão, comunicação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1. Seleção de bolsistas de extensão e estagiários, 2. Curso de treinamento para novos bolsistas (professores, 3. Planejamento para os cursos bolsistas,professores e coordenadores, 4. Preparação de aulas (bolsistas/professores), 5. Realização de processo de matrícula dos cursos (secretários/ estagiários), 6. Realização de Jornada Pedagógica, 7. Realização de reuniões com o grupo de bolsistas, 8. Orientação individual aos bolsistas, 9. Aplicação de questionários de avaliação aos alunos dos cursos, 10. Confecção de relatórios semestrais dos bolsistas de extensão, 11. Elaboração e aplicação do teste de nivelamento a ser aplicado pelos bolsistas de extensão. |
LocalidadeAtendida |
UFV |
PessoasAtendidas |
60 |
PessoasAtendidasPorMes |
60 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22429 |
CodigoLancamento |
22516 |
NumeroRegistro |
PRJ-158/2011 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARTEVANDO A APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
LEONARDO GOMES BORGES (Bolsista - Outros, 02/02/2011 a 16/12/2011), RENAN MACHADO PENNA (Estagiário, 02/02/2011 a 16/12/2011), GETULIO FONSECA DOMINGUES (Estagiário, 02/02/2011 a 16/12/2011), MARIANA LENIR MOURA DE JESUS (Estagiário, 02/02/2011 a 16/12/2011), HÉRICA APARECIDA SILVA (Estagiário, 02/02/2011 a 16/12/2011), GABRIEL ESPER (Estagiário, 02/02/2011 a 16/12/2011), GERUZA AZIZ DO BRASIL PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 16/12/2011), MARIA APARECIDA DE JESUS SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 16/12/2011), SANDRA MARIA TARANTO GALHARDO (Coordenador, 02/02/2011 a 16/12/2011), PAULA LUIZA LUCAS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/02/2011 a 16/12/2011) |
DataInicio |
2011-02-02 |
DataTermino |
2011-12-16 |
LinhaExtensao |
Artes plásticas (escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação) |
Objetivo |
Utilização da arte para construção do saber visando estimular a concentração, raciocínio e criatividade para proporcionar uma melhoria qualitativa na educação de base na Escola Estadual Madre Santa Face com estudantes do 3° ano do ensino fundamental. |
PalavrasChave |
Educação, Arte, Cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização de oficinas teórico-práticas, Visitas aos espaços voltados para arte da Universidade Federal de Viçosa, Exposição na Escola Estadual Madre Santa Face com obras do acervo da Pinacoteca, Mostra do trabalho desenvolvido. |
LocalidadeAtendida |
Escola Estadual Madre Santa Face |
PessoasAtendidas |
106 |
PessoasAtendidasPorMes |
106 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=22516 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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