CodigoLancamento |
34518 |
NumeroRegistro |
PRJ-081/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB EM PHP PARA CONTROLE DE RE... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
CLAUSIUS DUQUE GONÇALVES REIS (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), SIDNEY XAVIER DOS SANTOS (Orientador, 01/02/2014 a 31/12/2014), FERNANDA SANTIAGO CHAVES SOARES (Orientador, 01/02/2014 a 31/12/2014), RAFAELA MAYRINK AGUIAR (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), WILLIAM MARTINS NAKAGAWA (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Gestão institucional |
Objetivo |
Objetivo Geral Desenvolvimento de um sistema Web em PHP para controle de reagentes, resíduos e materiais de laboratório em geral e implementação de um sistema de gestão de resíduos químicos dos laboratórios do Campus do Rio Paranaíba. Objetivos Específicos Identificar, caracterizar e quantificar os resíduos químicos gerados nos laboratórios do Campus de Rio Paranaíba, - Propor protocolos e fichas para a estocagem dos resíduos, - Desenvolver um sistema Web em PHP para controle de reagentes, resíduos e materiais de laboratório em geral, - Implementar o sistema de gestão de resíduos e reagentes químicos dos laboratórios do Campus do Rio Paranaíba, - Propor mecanismos para que nenhum resíduo químico gerado seja descartado no esgoto dos laboratórios do Campus de Rio Paranaíba. |
PalavrasChave |
Resíduos, Químicos, PHP |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1 Organização de um curso para os funcionários do Campus de Rio Paranaíba a respeito da Gestão de Resíduos de Laboratório - O curso deverá ser ministrado pela Coordenadora do Projeto, porém o bolsista deverá auxiliar no levantamento de dados bibliográficos e na organização do curso. Serão abordados os seguintes temas: - Uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), - Resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados, - Separação e identificação dos resíduos, - Uso correto dos recipientes e bombonas de estocagem e a importância das fichas de identificação dos reagentes, - Compreensão da importância do gerenciamento dos resíduos e seus benefícios. 2 Na segunda etapa do trabalho o bolsista deverá fazer um levantamento de todos os reagentes e ainda mapear todas as fontes geradoras de resíduos nos laboratórios do CRP. O levantamento do passivo será feito diretamente nos almoxarifados, armários e demais locais onde se encontram estocados reagentes. Já o levantamento dos resíduos será realizado por intermédio de formulários que deverão ser preenchidos pelos professores responsáveis pelas disciplinas práticas, técnicos e professores responsáveis por projetos de pesquisa. A partir dos formulários serão gerados inventários com a quantidade, data de validade e os responsáveis pelos reagentes disponíveis hoje no CRP. E ainda serão mapeados os resíduos gerados em cada laboratório, composição, quantidade e a possibilidade de compatibilidade entre os resíduos gerados entre todos os laboratórios. Pretende-se que no final desta etapa seja possível apresentar uma estimativa do tipo e volume de atido gerado no Campus. 3 Na terceira etapa serão feitas, pelo bolsista, a identificação e a rotulagem dos frascos de acordo com as normas da National Fire Protection Association (NFPA), dos EUA. Serão disponibilizados em todos os laboratórios etiquetas em diversos tamanhos com o Diagrama de Hommel, que utiliza cores para identificar as substâncias, impresso e um manual de preenchimento do mesmo para que todos os frascos de resíduos passem a ser identificados a partir desta etapa. 4 O bolsista deverá apresentar uma palestra, aberta aos alunos da graduação e funcionários do CRP, apresentando o trabalho realizado e os resultados obtidos por ele, 5 Para finalizar o trabalho, serão confeccionadas pelo bolsista, pastas contendo os protocolos e guias a respeito da periculosidade e toxicidade de todos os reagentes utilizados na rotina dos laboratórios e a metodologia disponível na literatura para o tratamento, estocagem e reuso dos principais resíduos. |
LocalidadeAtendida |
Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba e Cidades vizinhas a mesma. |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34518 |
CodigoLancamento |
35066 |
NumeroRegistro |
PRJ-208/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO HABITAT : CONSULTÓRIO MÓVEL DE ARQUITETURA EM VIÇOSA... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
SARAH FERNANDA DE ALMEIDA MARTINS (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015), NILTON JOAQUIM DA COSTA MUNGAMBA (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015), JULIANA FERNANDES ROCHA (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015), ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Orientador, 01/03/2014 a 28/02/2015), ALINE WERNECK BARBOSA DE CARVALHO (Coordenador, 01/03/2014 a 28/02/2015), LAÍS BARRA LEITAO (Bolsista PIBEX, 01/03/2014 a 28/02/2015), NAYARA ELISA SILVA DE PAULA (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015), LARISSA DOMINGUES GRACA ASSIS MARINHO (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015), FERNANDA VIEIRA LEITE (Estagiário, 01/03/2014 a 28/02/2015) |
DataInicio |
2014-03-01 |
DataTermino |
2015-02-28 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento urbano |
Objetivo |
Objetivo Geral O Projeto Habitat visa prestar consultoria para elaboração de projeto arquitetônico, orçamento e acompanhamento da obra para atender às famílias que necessitarem construir, reformar ou ampliar suas moradias, bem como legalizar o projeto arquitetônico junto ao CAU e à Prefeitura Municipal de Viçosa. Pretende-se atuar prioritariamente no bairro de Posses, dando continuidade às ações desenvolvidas anteriormente neste bairro e em Nova Viçosa. Propõe-se, sobretudo, solucionar os problemas de salubridade enfrentados pelas famílias residentes, oriundos da má qualidade das construções, que na grande maioria das vezes são feitas pelo próprio morador e sem qualquer tipo de orientação técnica, bem como adequá-las à legislação urbanística municipal em vigor. Os projetos e a orientação técnica para construção não serão cobrados. Objetivos Específicos O Projeto HABITAT - Consultório Móvel de Arquitetura tem como objetivos específicos: - orientar as famílias da comunidade com assessoria técnica no que se refere às ações necessárias à melhoria das habitações, - elaborar o projeto arquitetônico e dar orientação técnica para as mudanças necessárias nas habitações, tais como reforma, ampliação ou nova construção, - elaborar, além do orçamento total, orçamentos parciais prevendo os custos necessários para a construção de cada etapa do projeto proposto, acompanhando assim o processo de autoconstrução incremental típico dos bairros de baixa renda, - promover a divulgação do projeto nos bairros Nova Viçosa e Posses, com a participação e envolvimento da comunidade, - atender, eventualmente, demandas isoladas oriundas de solicitações de famílias residentes em outros bairros, - realizar levantamento de imóvel já construído para legalização junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CAU, - auxiliar e orientar as famílias quanto à legalização dos projetos arquitetônicos elaborados, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CAU, - fazer moção junto à Prefeitura Municipal de Viçosa e ao CAU, a fim de tornar as taxas referentes à regularização do projeto compatíveis com a renda das famílias atendidas, - realizar o acompanhamento da obra durante a execução para sanar as possíveis dúvidas do executor da obra, - firmar parcerias com fornecedores de materiais de construção, de modo a baratear e viabilizar a construção da obra, - orientar os clientes sobre projetos de financiamento existentes. |
PalavrasChave |
Assistência técnica gratuita em Arquitetura, Habitação de interesse social, Autoconstrução assistida |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Com o objetivo de proporcionar a interação universidade-sociedade e melhorar as condições de habitabilidade das construções voltadas à população de baixa renda, propõem-se as seguintes ações: 1. Divulgação das ações e da forma de funcionamento do Consultório de Arquitetura, junto à comunidade atendida, 2. Contatos com a Prefeitura Municipal de Viçosa e com o CAU para definição dos procedimentos para aprovação e legalização, 3. Cadastramento das famílias a serem atendidas, 4. Visita à moradia para avaliar as condições de habitação e dar orientações técnicas, 5. Realização do levantamento fotográfico e do levantamento arquitetônico, 6. Desenho do levantamento arquitetônico realizado, utilizando o software AutoCAD, 7. Elaboração do estudo preliminar da reforma, construção ou acréscimo solicitado, 8. Plotagem do estudo preliminar para apresentação e discussão com a família, 9. Elaboração do projeto arquitetônico com os elementos necessários para a construção, 10. Elaboração de orçamento expedito, 11. Acompanhamento e monitoramento da execução das reformas, modificações e/ou construções propostas, 12. Entrega do projeto arquitetônico completo, para execução e /ou aprovação, 13. Orientação às famílias e acompanhamento da aprovação dos projetos junto ao CAU e à Prefeitura Municipal, 14. Apresentação da experiência referente à orientação técnica para construção de habitações de interesse social para os alunos da disciplina ARQ 343 Projeto III, destacando a importância de colocar em prática os conhecimentos aprendidos na faculdade e salientando a realidade das famílias de baixa renda no que diz respeito a sua situação habitabilidade e saúde. |
LocalidadeAtendida |
Bairros carentes de Viçosa, MG, com ênfase nos bairros Nova Viçosa e Posses. |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
4 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35066 |
CodigoLancamento |
35896 |
NumeroRegistro |
PRJ-191/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JIU JITSU/JUDÔ |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
LARISSA JÉSSICA DA SILVA VILELA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), GUILHERME PEREIRA OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), TAMARA FERNANDES DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), ROGERIO FARIAS DE MELO (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2014), JAIRO LUCAS DE FARIA FERRAZ (Bolsista PROEXT, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivo Geral : Promover e disseminar a prática das modalidades esportivas Jiu Jitsu e Judô entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG. Objetivos Específicos: Massificar a prática do Jiu Jitsu e do Judô, como modalidade esportiva, entre estudantes do ensino fundamental, médio e superior do município de Florestal-MG, Desenvolver um trabalho educacional que vise, não somente a prática do Jiu Jitsu e do Judô, mas também o entendimento da construção histórica e do arcabouço cultural dessa modalidade esportiva, Oferecer o ensino do Jiu Jitsu e do Judô por meio de métodos educacionais que englobem os aspectos teóricos e práticos dessa modalidade esportiva, Promover, através do projeto Jiu Jitsu/Judô, um espaço de prática pedagógica para os acadêmicos do curso de Educação Física da UFV Campus Florestal. |
PalavrasChave |
Jiu Jitsu/Judô, Lazer, Esporte |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1-Confecção de folders e cartazes para divulgação do projeto Jiu Jitsu/Judô, 2-Criação de uma turma no período da manhã e uma turma no período da tarde para atender a demanda dos diferentes níveis de ensino atendidos (fundamental, médio e superior), 3-Realização de duas oficinas sobre avaliação física, funcional e motora para o bolsista e voluntários do projeto, 4-Realização de uma reunião por semana para discutir a elaboração, execução e avaliação das aulas com o bolsista e voluntários, 5-Realização de uma reunião mensal com o bolsista do projeto para avaliação e orientação pedagógica, 6-Realização de 1 relatório por mês pelo bolsista indicando parâmetros como frequência, participação e desenvolvimento de cada aluno em cada uma das turmas, 7-Produção de pelo menos uma publicação sobre o projeto Jiu Jitsu/Judô. |
LocalidadeAtendida |
Indivíduos de ambos os gêneros, com idade a partir de 8 anos do município de Florestal -MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35896 |
CodigoLancamento |
35942 |
NumeroRegistro |
PRJ-190/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INICIAÇÃO ESPORTIVA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA - PROEXT |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
MAYSA ARAUJO DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), MARIANA DE SOUZA DETONI (Colaborador(a) Voluntário(a), 05/08/2014 a 31/12/2014), FRANCIELLE MARQUES REZENDE ASSUNÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 04/03/2015 a 31/12/2015), VIVIANE GUALBERTO DOS SANTOS (Bolsista PROEXT, 08/01/2016 a 31/12/2016), RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO (Orientador, 02/05/2016 a 30/09/2016), JULIANA DE OLIVEIRA TORRES (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2016), GABRIEL FERREIRA DA CRUZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), JENNIFER POLYANA SOARES DUARTE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), RAFAEL IURY SANTOS BRAGA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), ISABELLA CAROLINA SILVA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2014), MICHELE APARECIDA ALMEIDA (Bolsista PROEXT, 01/02/2015 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Objetivos: Objetivo Geral: Proporcionar atividades esportivas às PCD´s da cidade de Florestal-MG, no intuito de auxiliar em seu desenvolvimento psicomotor, cognitvo e afetivo-social e em sua inclusão na sociedade. Objetivos Específicos: Proporcionar, às PCD´s de Florestal, atividades esportivas que estimulem seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo social. Promover a inclusão social das PCD´s, por meio de atividades esportivas no Campus Universitário e nos espaços de prática esportiva do município. Promover cursos e palestras para formação de pessoal qualificado para promover a prática esportiva para esse público. Proporcionar aos acadêmicos do curso de Educação Física da UFV-CAF um ambiente de prática pedagógica, no trabalho de esporte para pessoas com deficiência. |
PalavrasChave |
Iniciação Esportiva, Esporte adaptado, Pessoa com deficiência |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O presente projeto é um desdobramento de uma necessidade levantada por professores e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Florestal-MG, em virtude da participação dos mesmos no projeto Saúde e Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, que ocorre desde Janeiro de 2013. Tal projeto é uma parceria do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFV-CAF com a APAE de Florestal. Nesse sentido, o projeto aqui proposto atenderá PCD´s, de ambos os gêneros, regularmente matriculados na APAE de Florestal-MG. Pretende-se atender aproximadamente a 50 alunos da APAE de Florestal-MG, que serão divididos em dois grupos, de acordo com os dias de frequência na APAE. As aulas de Educação Física acontecerão duas vezes por semana, para cada grupo de alunos, com duração de aproximadamente uma hora e meia, contendo atividades esportivas, que estimulem além dos gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva, o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-social dos participantes. Serão trabalhadas as modalidades esportivas relacionadas às Olimpíadas das APAE e aos Jogos Paralímpicos, no sentido de estimular os alunos do projeto para essas possibilidades de práticas esportivas e de inclusão social por meio do esporte. Inicialmente serão trabalhadas modalidades de quadra (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), atletismo, natação e bocha e, à medida que o projeto for avançando, outras modalidades poderão ser inseridas, ficando na dependência de disponibilidade de material. As aulas acontecerão no setor de Educação Física da UFV-CAF, e em Ginásios do município de Florestal/MG. Essa mudança de local ocorrerá no intuito de promover maior convivência e interação das pessoas com deficiência com a comunidade local, auxiliando assim na promoção da inclusão social. Para a elaboração e planejamento das aulas do projeto, serão realizadas reuniões semanais em que serão discutidos assuntos pertinentes às aulas, pontos negativos e positivos das aulas anteriores e desdobramentos para as aulas futuras. Ademais, será também realizado um acompanhamento das atividades desenvolvidas na APAE, pelo professor de Educação Física da instituição, de modo que as aulas de Educação Física e do projeto sejam complementares. Ao longo dos onze meses de duração deste projeto serão realizadas atividades como oficinas e cursos, para formação de pessoal qualificado para trabalhar com iniciação esportiva para PCD. Além disso, serão também desenvolvidas atividades de esporte e lazer em parceria com a APAE de Florestal, como a fase microrregional das Olimpíadas da APAE, jogos de integração entre as equipes da APAE de Florestal e de municípios circunvizinhos e passeios com os alunos participantes do projeto e seus familiares. Durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, pretende-se que os professores e funcionários da APAE de Florestal, bem como os familiares dos alunos, estejam presentes e contribuam para a melhoria e direcionamento das atividades desenvolvidas. |
LocalidadeAtendida |
APAE Florestal |
PessoasAtendidas |
25 |
PessoasAtendidasPorMes |
25 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35942 |
CodigoLancamento |
44948 |
NumeroRegistro |
PRJ-061/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS CARDIOVASC... |
AreaCNPQ |
|
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
KATIUSSE REZENDE ALVES (Coordenador, 23/03/2016 a 31/12/2017), FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 31/12/2016), LUANA VIEIRA TOLEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 31/07/2017), PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 01/12/2016), DÉBORA DE OLIVEIRA SACRAMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2017 a 30/10/2017), ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 30/10/2017), LARISSA KAWARA FONSECA PACHECO (Colaborador(a) Voluntário(a), 30/06/2016 a 30/10/2017), ANA KAROLINA LADEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 31/12/2016), TAYSE BRANDÃO CARNEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 31/07/2016), DAIANE CRISLEY MATOS MELO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2016 a 01/12/2016), POLIANA MIRANDA (Coordenador, 01/09/2017 a 30/10/2017), RODOLPHO NASCIMENTO OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2016 a 30/11/2016), PALOMA VILELA DOS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2016 a 30/10/2017), LETÍCIA SALES CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2016 a 31/07/2017), NÁDIA VAZ SAMPAIO (Bolsista PIBEX, 23/02/2017 a 30/10/2017), NÁDIA VAZ SAMPAIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2016 a 30/12/2016), AMANDA DE MACEDO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2016 a 30/10/2017), ISABELLA CRISTINA BRAGA ALMADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2017 a 31/12/2017), LUIZA POSSA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2017 a 30/11/2017), MARINA BARBOSA BONISSON (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/03/2017 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2016-03-23 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Realizar atendimento de Enfermagem para melhorar o conhecimento e autocuidado (autogerenciamento do cuidado) entre usuários da Divisão de Saúde/UFV com doenças crônicas não transmissíveis. |
PalavrasChave |
Doenças crônicas não transmissiveis, Doenças cardiovasculares, Promoção da saúde |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto realizará as seguintes atividades de intervenção: 1. Acolhimento do paciente com coleta de dados acerca do estado de saúde (anamnese e exame físico) e a avaliação clínica seguidas de orientação individualizada/intervenções educativas/aconselhamento voltadas para as demandas dos paciente/famílias. 2. Elaboração junto ao paciente e família do Projeto Terapêutico Singular (PTS) estabelecendo objetivos e metas a serem alcanças a curto, médio e longo prazo com planejamento das ações de autocuidado e atividades educativa, físicas, culturais que o paciente possa e deseje participar (empowerment do paciente). 3. Criação de um espaço de discussões, troca de experiências e conscientização sobre a adoção de comportamentos de autocuidado através da realização de grupos educativos com atividades lúdicas e interativas que possam envolver, além dos pacientes, familiares, estudantes, profissionais e professores das unidades envolvidas (DEM, DNS, DSA). 3. Treinamento de alunos da graduação, interessados em participar do Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular PROCARDIO- UFV (PRJ-017/2013), pelos membros docentes, Participação de alunos da graduação em projeto (PIBEX) e/ou integrado à disciplinas (EFG 341 e EFG 342), sob a supervisão da enfermeira da DSA da UFV e sob a orientação dos professores do projeto. 4. Uso da entrevista motivacional, acompanhamento através de chamadas telefônicas e visitas domiciliares para estimular com comportamentos de autocuidado como: adoção de alimentação saudável (redução do consumo de sal, carboidratos, frituras, gorduras, etc.), adesão ao tratamento, peso diário, atividade física, monitoramento e gestão dos sintomas de descompensação, interrupção do fumo, redução do consumo de álcool e controle do estresse. 5. Gestão de barreiras, limitações e dificuldades do paciente e família buscando adequar as intervenção ao que ambos tenha condições de alcançarem. 6. Serão realizadas avaliações acerca da efetividade das intervenções a cada 5(cinco) atendimentos por meio da aplicação de um instrumento de avaliação da efetividade do autocuidado e das intervenções educativas. As intervenções serão direcionadas para o paciente e/ou paciente-família e serão implementadas de forma individual ou em grupo, a fim de não se restringirem, exclusivamente à transmissão de informações, visto não serem suficientes para gerar impacto na mudança de comportamento relacionado ao autocuidado. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e sub-região |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=44948 |
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