CodigoLancamento |
62493 |
NumeroRegistro |
PRJ-076/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DE MENINA A CIENTISTA: INCENTIVANDO MENINAS E MULHERES A SEG... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
DANIELA LEANDRO REZENDE (Coordenador, 01/03/2019 a 31/12/2019), DANIELA ALVES DE ALVES (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 31/12/2019), MARIA DE FATIMA LOPES (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 31/12/2019), RAYANE MONIQUE BERNARDES LOCH (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), VÍVIAN HELENE DINIZ ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), CAMILE ALMEIDA DO VALE (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 31/12/2019), MIRELLY JADY FERNANDES E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), ALANA ALVES RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), LETÍCIA GÔNGORA ALVES ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019), MAÍRA SILVEIRA E SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 31/12/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-12-31 |
LinhaExtensao |
Espaços de ciência |
Objetivo |
Incentivar estudantes, principalmente do sexo feminino, da educação básica de escolas públicas a se interessarem por disciplinas da área de ciências exatas. |
PalavrasChave |
Ciência, Gênero, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Realização de 1 (uma) de roda de conversa para informar acerca da atuação no mercado de trabalho de profissionais da área de ciências exatas e tecnologias, e sobre a carreira científica. 2- Elaboração de 1 (uma) rodas de conversa composta por dinâmicas, com o intuito de discutir e orientar sobre as relações de gênero na sociedade e meio acadêmico. 3- Elaboração de 1 (uma) oficinas com o intuito de realizar 2 (dois) pequenos experimentos científicos relacionando com o aprendizado em sala de aula. 4- Exibição de 2 (dois) filmes e 1 (um) documentário sobre mulheres cientistas que marcaram a história da ciência e tecnologia. 5- Produção de cartazes para a criação de 1 (um) mural a fim de divulgar as descobertas e pesquisas científicas importantes feitas ao longo da história, e que estão sendo realizadas atualmente na Universidade Federal de Viçosa. 6- Realização de 1 (uma) visita técnica guiada ao Laboratório de Química Ambiental da Universidade Federal de Viçosa. 7- Divulgação dos resultados por meio da submissão de um artigo. |
LocalidadeAtendida |
Escola pública de educação básica do município de Viçosa |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62493 |
CodigoLancamento |
62500 |
NumeroRegistro |
PRJ-047/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
NUTRI - INFÂNCIA: AÇÕES PARA REDUÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS NUTRIC... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
REGINA CELIA RODRIGUES DE MIRANDA MILAGRES (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 24/12/2019), CARINA LIMA MIRANDA SCARABELLI (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/08/2019 a 24/12/2019), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Coordenador, 01/03/2019 a 24/12/2019), ÉRICA APARECIDA COELHO (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 24/12/2019), ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA (Comissão Coordenadora, 01/03/2019 a 24/12/2019), WELLINGTON ADILSON DOMINGOS JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 26/05/2019 a 24/12/2019), VICTHORIA HELENA SOUZA SATHLER (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/08/2019 a 24/12/2019), MATHEUS MAGALHÃES GOUVEA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/08/2019 a 24/12/2019), DÉBORA CAROLINE DE ALMEIDA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/08/2019 a 24/12/2019), JÉSSICA RODRIGUES NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 22/08/2019 a 24/12/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-12-24 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Objetivo Geral: - Auxiliar o município de Viçosa na implantação do NutriSUS, bem como a capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos no processo de produção de alimentos em creches filantrópica e não-municipais de Viçosa - MG. Objetivos Específicos: - Auxiliar a Secretaria Municipal de Educação no preenchimento dos formulários necessários para adesão ao NutriSUS, - Implantar o NutriSUS nas creches atendidas (caso os sachês utilizados cheguem ao município em tempo condizente com o desenvolvimento do projeto), - Discutir e oferecer apoio didático/pedagógico a todos os profissionais no que diz respeito ao conjunto de inter-relações que se estabelecem nas creches, - Identificar problemas envolvidos na manipulação e preparo de alimentos, - Capacitar os prestadores de serviços de alimentação, - Introduzir a utilização de cardápios alternativos, - Realizar o acompanhamento nutricional das crianças, - Acompanhar e sugerir alterações nos cardápios oferecidos às crianças, - Estimular a conscientização quanto às questões ambientais, - Promover a valorização da higiene ambiental e pessoal de todos os envolvidos nas creches, - Propor o desenvolvimento de uma horta comunitária que envolva os profissionais, as crianças e as famílias, - Desenvolver atividades de contação de histórias como forma de despertar bons hábitos alimentares nas crianças, - Implementar atividades práticas pontuais junto às crianças e às famílias das mesmas despertando o interesse e levando conhecimento sobre a alimentação saudável, - Buscar o fortalecimento da relação família/creche, - Estimular a autonomia das instituições atendidas pelo projeto, em relação às atividades a serem desenvolvidas. |
PalavrasChave |
Educação nutricional, crianças, deficiências nutricionais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Auxiliar a Secretaria Municipal de Educação para adesão ao NutriSUS e Implantação do programa nas instituições atendidas Visita às creches de Viçosa para seleção das que serão atendidas pelo projeto Dinâmica e Diagnóstico participativo das principais necessidades relacionadas à capacitação dos profissionais. Acompanhamento do preparo da refeição para identificação de problemas Planejamento de mesas redondas, palestras ou oficinas. Palestra: Noções de higiene pessoal e ambiental e sua importância para o bom atendimento de crianças. Palestra: Educação Ambiental Palestra: Desenvolvimento da Criança Palestra: Nutrição da Criança Palestra: Manipulação, preparo e acondicionamento correto de alimentos. Mini-curso: Contação de estórias e sua importância para criação de bons hábitos alimentares Planejamento de cardápios alternativos e reaproveitamento de alimentos. Planejamento e desenvolvimento da horta comunitária Desenvolvimento de atividades com as crianças Desenvolvimento de atividades com os pais Visita educativa |
LocalidadeAtendida |
creches filantrópicas e não municipais do municío de Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62500 |
CodigoLancamento |
45307 |
NumeroRegistro |
PRJ-057/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENSINO E PARTILHA DE CONHECIMENTOS EM HOMEOPATIA, PLANTAS ME... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE (Coordenador, 01/03/2016 a 01/12/2016), CARINA RIBAS MONTEIRO (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 01/12/2016), VICENTE WAGNER DIAS CASALI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/12/2016), IVANETE MACEDO DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/12/2016), PRISCILA ALVES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 01/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2016-12-01 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
-Implementar, junto aos estudantes da LICENA, proposta das atividades de capacitação que contemple temas nas áreas de plantas medicinais, homeopatia, agroecologia e educação do campo, -Promover o aprendizado significativo, a formação complementar e a qualificação profissional dos estudantes da LICENA, -Desenvolver nos estudantes da Educação do Campo habilidades como a capacidade de organizar eventos, articular parcerias, elaborar e ministrar palestras, oficinas e cursos, resgatar e sistematizar experiências, expressão escrita e oral, -Divulgar as ações deste projeto em espaços educativos escolares e não escolares localizados nas comunidades dos estudantes da LICENA, -Divulgar o conhecimento científico e tradicional sobre as plantas medicinais, a homeopatia e a agroecologia com vistas à transição agroecológica, a produção e consumo de alimentos saudáveis, a educação popular em saúde, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida e ambiental, -Apoiar o ensino aprendizagem das Ciências da Natureza, por meio das plantas medicinais, da homeopatia e da agroecologia, em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de ações comunitárias dos estudantes da LICENA, -Disponibilizar tecnologias sociais que viabilizem a inclusão social, a autonomia e o fortalecimento da agricultura familiar, quilombola e indígena, -Promover a interação dos pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas da UFV, com os espaços educativos escolares e não escolares, localizados nas comunidades dos estudantes da LICENA, colaborando com o direcionamento das ações em ensino, pesquisa, formação de recursos humanos e extensão, -Promover a partilha de conhecimentos, a ecologia de saberes e a sistematização de experiências em plantas medicinais, homeopatia e agroecologia na educação do campo. |
PalavrasChave |
educação do campo, agroecologia, tecnologias sociais |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
-Cursos -Oficinas -Estágios de Vivência (2): em plantas medicinais e tecnologias sociais -Encontros de partilha de conhecimentos |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Paula Cândido, Araponga, Jequeri, Tumiritinga, Ervália, dentre outras |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45307 |
CodigoLancamento |
45349 |
NumeroRegistro |
PRJ-068/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SARAUZINHO LITERÁRIO |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
JÉSSICA LORRAINE VALADÃO IDINO (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2016 a 30/11/2017), DANIELA ALVES DE ALVES (Coordenador, 01/03/2016 a 30/11/2017), WAGNER ROBERTO RAIMUNDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2017), LICYARA MOURO CAÇADOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 30/11/2017) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2017-11-30 |
LinhaExtensao |
Alfabetização, leitura e escrita |
Objetivo |
O projeto Sarauzinho Literário tem como objetivo formar leitores, promovendo a leitura e a literatura de língua portuguesa entre crianças e jovens de 07 a 14 anos, período adequado para o princípio da formação literária. A proposta coaduna com atividades já desenvolvidas na Editora UFV, através dos projetos Roda Cultural e Socialivros. |
PalavrasChave |
Literatura, Cultura, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
No projeto Sarauzinho, propomos reunir turmas de crianças de escolas públicas de Viçosa para acompanhar leituras de obras infantis de dois tipos: 1) produzidas pela Editora UFV, obras vencedoras dos concursos de literatura infantil realizados pela EDT, 2) obras de outras editoras, de reconhecida qualidade literária, disponibilizadas pela Livraria Campus, exclusivamente para as sessões de leitura. Serão realizadas no mínimo 10 sessões de leitura e dramatização, durante o ano, para grupos de aproximadamente 20 crianças com a presença ou não de autores convidados. A presença dos autores será facilitada quando se tratar de autores da região, com obras publicadas pela Editora UFV. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45349 |
CodigoLancamento |
45356 |
NumeroRegistro |
PRJ-104/2016 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
MARINA MACEDO NUNES (Bolsista PIBEX, 01/03/2016 a 30/11/2016), TATIANE GONCALVES DE SOUSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 31/12/2016), GUILHERME DE CASTRO PENA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2016 a 31/12/2016), RAFAELA CRUZ MARQUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2016 a 31/12/2016), ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO (Coordenador, 01/03/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2016-03-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
APRESENTAR CONCEITOS E TÉCNICAS DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA CRIANÇAS DO ENSINO BÁSICO COMO FORMA DE POTENCIALIZAR O PENSAMENTO CRIATIVO DELAS E MOSTRAR QUE A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO VAI ALÉM DA COMPUTAÇÃO E PODE SER ADOTADA EM NOSSO DIA A DIA. |
PalavrasChave |
lógica de programação, educação infantil, SCRATCH |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
ATIVIDADE 1. REALIZAR A APRESENTAÇÃO DO PROJETO NAS TURMAS PARTICIPANTES, ATIVIDADE 2. REALIZAR A DINÂMICA "ORDENAÇÃO LÓGICA", ATIVIDADE 3. REALIZAR A DINÂMICA "PROGRAMADO PARA DANÇAR", ATIVIDADE 4. APRESENTAR A FERRAMENTA SCRATCH PARA OS ALUNOS, ATIVIDADE 5. DESENVOLVER ANIMAÇÕES COM A FERRAMENTA SCRATCH, ATIVIDADE 6. REALIZAR A DINÂMICA "SEGUINDO INSTRUÇÕES-LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO", ATIVIDADE 7. ANALISAR O RENDIMENTO DOS ALUNOS. |
LocalidadeAtendida |
Centro Educacional Paulo Freire, Escola Municipal Tancredo Neves |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=45356 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
Sobre nós |
Privacidade |