CodigoLancamento |
56825 |
NumeroRegistro |
PRJ-003/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
MARACATU E CULTURA POPULAR: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDU... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
BRUNA CÁSSIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), GÉSSICA APARECIDA BARBOSA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), JÚLIA MARIM MITRE (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2018 a 30/11/2018), CARLA DA SILVA GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), NICOLLY ALVES VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), YURI VALADARES DE JESUS ACACIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), LEANDRO DE AVELAR OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), SARAH ALVES ZUANON (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), MARISTELA SIOLARI DA SILVA (Coordenador, 01/03/2018 a 30/11/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2018-11-30 |
LinhaExtensao |
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial |
Objetivo |
Dar continuidade e aprimorar as ações culturais e sociais do grupo O Bloco, na UFV e junto a outros grupos culturais da região, do país e aos jovens de Escolas de ensino fundamental e médio que dialoga com outros projetos do Procultura do O Bloco. |
PalavrasChave |
Maracatu, Patrimônio imaterial, Cultura afro-brasileira |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O planejamento metodológico aqui proposto vem no sentido de ordenar ações a partir de experiências vividas e neste projeto este ordenamento se fará por focos de ações e vivências musicais, como descritas abaixo. FOCO 1: FORMAÇÃO INTERNA Para o desenvolvimento da acuidade musical e habilidade percussionista: oficinas, teoria musical e ensaios. Para melhorar os conhecimentos rítmicos sobre Maracatu: Trazer músicos e batuqueiros experientes. Além disso, motivar os participantes do Bloco, que são estudantes, para elaboração de produtos artísticos e acadêmicos, como composições musicais próprias para o grupo, registro e mostra fotográfica das apresentações, produção de artigos científicos, pesquisas acadêmicas, TCCs e monografias com temas relativos à cultura afro-brasileira numa perspectiva de etnomúsica tradicional, identidade e manifestações culturais, ou de rituais religiosos afro-brasileiros. FOCO 2: MANTER A INTEGRAÇÃO COM CONGADO E OUTROS GRUPOS DE PERCUSSÃO DA REGIÃO E DA UFV. Buscar participar das festas de Nossa Senhora de Fátima e do Rosário. Participar de eventos com outros grupos musicais da UFV. FOCO 3: AÇÃO EDUCATIVA Realizar apresentações musicais para diversos públicos Visitas, com apresentações, em Escolas Municipais de Viçosa. Convidar jovens das Escolas para participarem de atividades culturais com tambores, na UFV ou em locais de apresentação em Viçosa. FOCO 4: GESTÃO: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÕES Reuniões semanais, após ensaios, para planejamento e avaliações. Produção de relatórios para o PROCULTURA Registrar no RAEX : todos os eventos serão registrados junto à UFV para os quais se espera aprovação das instâncias superiores. FOCO 5: APRESENTAÇÕES Realizar ensaios semanais que acontecem aos domingos na UFV. Estes são regidos por uma pessoa com vasta experiência musical e que vivenciou ensaios em uma Nação de Maracatu de Recife. Nesses ensaios, o grupo toca e canta músicas tradicionais do Maracatu e tenta reproduzir cada instrumento e suas variações de uma Nação para outra. |
LocalidadeAtendida |
Microrregião de Viçosa |
PessoasAtendidas |
2000 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=56825 |
CodigoLancamento |
26555 |
NumeroRegistro |
PRJ-141/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
COMPLEMENTAÇÃO CARTOGRÁFICA |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
JOSE MARINALDO GLERIANI (Colaborador(a) Voluntário(a), a 07/07/2012), SEVERINA SARAH LISBOA (Coordenador, a 07/07/2012), JAMILTON LOPES SOARES (Estagiário, a 07/07/2012), INACIO ANDRADE SILVA (Estagiário, a 07/07/2012) |
DataInicio |
2012-04-18 |
DataTermino |
2012-07-07 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Complementar conhecimentos relativos ao conteúdo de Cartografia e propiciar aos alunos o contato e experiência com realidades que exemplifiquem o uso dos conhecimentos adquiridos. |
PalavrasChave |
Geografia, Cartografia, Conhecimento |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Visita a Mapoteca da Biblioteca Central, visita ao laboratório de Aerofotogrametria no Departamento de Engenharia Florestal, realização de caminhada de reconhecimento de algumas áreas da cidade, palestra sobre uso de novas tecnologias na cartografia etc. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes da 1ª série do COLUNI |
PessoasAtendidas |
160 |
PessoasAtendidasPorMes |
160 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26555 |
CodigoLancamento |
26748 |
NumeroRegistro |
PRJ-056/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESPANHOL NO CURSINHO POPULAR: CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFES... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
JOZIANE FERRAZ DE ASSIS (Coordenador, 02/01/2012 a 20/02/2014), EVERALDA RIBEIRO DA SILVA (Bolsista PIBEX, 02/01/2012 a 20/02/2014), JOSIELI DAS GRAÇAS MONTEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2012 a 20/02/2014), CRISTIANE APARECIDA LOPES DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/01/2014 a 20/02/2014) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2014-02-20 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Implantar o ensino de Língua Espanhola no Cursinho Popular Paula Cândido, visando atender a demanda da comunidade da região, preparando os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e outros exames de seleção para o ensino superior.Romper os mitos envolvidos no ensino da Língua Espanhola, principalmente aqueles relacionados à ideia de que essa é uma língua fácil que não requer estudos. 2. Permitir aos alunos do Cursinho Popular Paula Cândido o conhecimento da língua e das culturas hispânicas. 3. Contribuir para o processo de formação do graduando em Letras quanto às reflexões sobre seu papel de agente transformador do meio em que se insere. 4. Promover a articulação entre os licenciandos de Língua Espanhola e os das demais disciplinas, atuantes neste e em outros cursinhos populares da região. 5. Efetivar a relação teoria e prática, vista sob o ponto de vista do graduando, a partir da aplicação em sala de aula dos conhecimentos construídos durante o curso. 6. Propiciar aos estudantes de Letras Português-Espanhol contato com a prática pedagógica antes do fim do curso. 7. Suprir a carência de disciplinas de língua estrangeira no Cursinho Popular de Paula Cândido. 8. Propiciar à área de metodologias de ensino de Língua Espanhola a criação de novas formas de ensinar de acordo com o contexto de um curso pré-vestibular para as camadas populares. |
PalavrasChave |
Língua espanhola, Cursinho popular, Formação docente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aulas de espanhol no Cursinho Popular de Paula Cândido. Preparação de aulas e organização do material didático Orientação com a coordenadora do projeto Avaliação de desempenho dos alunos Reunião com a coordenação do CPPC Oficinas Pedagógicas do CPPC Reunião do grupo de estudos do CPPC Grupos de discussão do CPPC Avaliação da aplicação do projeto |
LocalidadeAtendida |
Jovens e adultos egressos do ensino médio da cidade de Paula Cândido e municípios vizinhos. |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=26748 |
CodigoLancamento |
27126 |
NumeroRegistro |
PRJ-091/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE P... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
CLARICE SILVA CESÁRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/02/2013), VANNER BOERE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/02/2013), GINIA CEZAR BONTEMPO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/02/2013), JULIANE MARTINS LAMOGLIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/02/2013), ITA DE OLIVEIRA E SILVA (Coordenador, 01/02/2012 a 01/02/2013), MARCELLA DO CARMO PONZIO (Bolsista PIBEX, 01/02/2012 a 01/02/2013), LISIEUX FRANCO FUZESSY (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2012 a 01/02/2013) |
DataInicio |
2012-02-01 |
DataTermino |
2013-02-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
- Conscientizar crianças da importância da preservação e respeito ao meio ambiente, - Realizar atividades, apropriadas para cada idade, de forma interativa, criativa e estimuladora a respeito de temas ambientais, - Abordar temas como a utilização do lixo e reciclagem, preservação de espécies, desmatamento, poluição, uso consciente dos recursos, tráfico de animais silvestres, dentre outros, - Realizar visitas e atividades práticas na Mata da Biologia, trazendo os estudantes para mais perto da natureza e para dentro do campus da UFV, - Desenvolver uma consciência ambiental e permanente nos alunos, para que após o projeto eles possam transmitir os valores aprendidos para outras pessoas e se transformarem em agentes conscientizadores. |
PalavrasChave |
Consciência Ambiental, Meio Ambiente, Educação de crianças |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Iniciaremos a realização do projeto através de uma conversa com a direção da escola, coordenação e professores. Colocaremos em pauta a importância de um projeto como este e discutiremos idéias de como abordar o tema com os alunos. Após este planejamento inicial e depois de apresentarmos a proposta as crianças, daremos início às atividades diferenciadas para cada faixa etária. Os trabalhos serão de cunho interdisciplinar e envolverão toda escola. Atividades descritas e realizadas por programas de Educação Ambiental serão selecionados e aplicados neste projeto. Exemplos destes trabalhos são a criação, por parte dos alunos, de blog, de um mural de atualidades ambientais, exposição de desenhos, elaboração de trabalhos áudio-visuais, dentre outras atividades. Abordaremos conceitos como sustentabilidade, meio ambiente, recursos renováveis, preservação, equilíbrio ecológico, aquecimento global, dentre outros. Utilizaremos, para isso, um vocabulário adequado ao cotidiano e a faixa etária das crianças. As visitas orientadas a Mata da Biologia complementariam o trabalho realizado na escola e serviriam para os alunos aplicarem os conhecimentos aprendidos. |
LocalidadeAtendida |
Crianças do ensino fundamental das escolas públicas de Viçosa, professores e demais envolvidos |
PessoasAtendidas |
150 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27126 |
CodigoLancamento |
27137 |
NumeroRegistro |
PRJ-062/2012 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
APICULTURA PARA TODOS: CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DA CRIAÇÃO D... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
CAIO ENRIQUE BARBOSA CHIZZOLINI (Bolsista PIBEX, 01/01/2012 a 01/01/2014), FERNANDO HENRIQUE VIDAL LAGE (Estagiário, 01/01/2012 a 01/01/2014), GERALDO NERI FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2012 a 01/01/2014), KEVIN TANURE SANTOS CORREIA (Bolsista CNPq, 01/01/2012 a 01/01/2014), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Coordenador, 01/01/2012 a 01/01/2014) |
DataInicio |
2012-01-01 |
DataTermino |
2014-01-01 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Objetivo Geral Este projeto objetiva incentivar os filhos de agricultores matriculados na EFA Puris a conhecer sobre biologia e manejo Apis mellifera, visando que esta venha a ser uma prática adotada pelas famílias de agricultores como uma opção alternativa de renda. Objetivos Específicos - Incentivar a criação de Abelhas africxanizadas, - Promover o entendimento em relação à importância das abelhas, tanto nos sistemas naturais, quanto em agroecossistemas, - Promover a construção participativa do conhecimento à cerca da Apicultura, - Promover a interação dos saberes levantados sobre o assunto em abordagem prática e de pesquisa (monitoração), - Fortalecer a implementação de práticas sustentáveis para manejo de agroecossistemas. |
PalavrasChave |
Abelhas africanizadas, Apicultura, Criação de Abelhas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Esta sendo proposto um curso participativo de criação de Apis mellifera com os estudantes da E.F.A Puris (Escola Familia Agricola de Araponga), bem como os monitores estudantes da U.F.V, que será baseado nas demandas estabelecidas pelos alunos. Duas visitas prévias já foram feitas a (EFA) para fazer um levantamento de qual seria os temas que os alunos gostariam de aprender sobre criação a Apicultura. Este curso será mediado por estudantes da UFV onde serão abordados os seguintes tópicos: 1. Abelhas Africanizadas - Introdução (Histórico, origem) - Principais espécies ou raças - Espécie introduzida no Brasil (quando, como, por quê?) - Riscos de introduções de espécies exóticas - Manejo 2. Comunicação em Apis mellifera - Introdução (Histórico, origem) - Feromônios: tipos e funções (agregação, alarme etc) - Tipos e funções das danças em A. mellifera - Órgãos receptores (sinais químicos, visuais etc.) 3. Polinização - Introdução (Histórico, origem) - Importância - Morfologia das abelhas - Realização da polinização - Polinização natural - Polinização artificial (aluguel de colméias) 4. Flora apícola - Introdução (Histórico, origem) - Caracterização de flora apícola (famílias botânicas, principais espécies) - Classificação da flora apícola (material produzido, disponibilidade de néctar etc.) - Morfologia e características de flores visitadas - Efeito dos fatores bióticos e abióticos sobre a disponibilidade de néctar e pólen - Levantamento da flora apícola (plantas úteis e tóxicas) 5. Apicultura migratória - Introdução (Histórico, origem) - Técnicas de Transporte - Manejo de colméias - Problemas ecológicos - Problemas sanitários 6. Instalação e Povoamento do apiário (captura e métodos de divisão e união) - Introdução (Histórico, origem) - Captura ativa - Captura passiva - Divisão e união de enxames - Transferências de enxames de locais ou condições inadequadas 7. Cadeia produtiva do mel - Introdução (Histórico, origem) - Apiário destinado a produção de mel - Produção do mel (néctar, polén, enzima envolvida) - O mel para as abelhas - Composição (principais características físico-químicas) - Funções terapêuticas - Formas de comercialização - Legislação - Patologia 8. Cera - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Como é produzido - Função nas colméias - Características físico-químicas - Produção de cera (Principais métodos) - Cera Alveolada (Preparo dos blocos purificados, cuidados no armazenamento dos blocos, vantagens) - Classificação - Utilização da cera - Legislação - Pragas 9. Própolis - Introdução (Histórico, origem) - O que é a própolis - Funções Finalidade de uso - Constituintes da própolis - Produção (época de maior produtividade, efeitos da temperatura, idade das operárias forrageadoras da própolis) - Mercado - Técnicas de Coleta e Produção - Transporte - Armazenamento - Famílias botânicas úteis - Legislação 10. Pólen apícola - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Benefícios do Pólen - Constituintes - Produção (Consumo) - Coleta, Transporte e Beneficiamento - Colheita (Quando, Período de adaptação, procedimentos) - Armazenamento - Qualidade e cuidados - Rastreabilidade - Sugestões de Consumo 11. Geléia Real - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Composição - Como é produzido - Características (Densidade, coloração, consistência) - Importância para as abelhas - Importância para o homem - Benefícios à saúde - Produção - Técnicas para induzir a construção de Realeiras (Puxada Natural e Produção Artificial) - Fatores que afetam a produção (Fatores naturais e Diferenças entre as técnicas de produção) - Colheita - Conservação da geléia real - Comercialização - Legislação 12. Produção de Rainhas - Introdução (Histórico, origem) - Funções - Diferenças (Alimentação) - Métodos para produção de abelhas rainha - Introdução de Rainhas 13. Melhoramento genético de Abelhas - Introdução (Histórico, origem) - O que é um programa de Melhoramento de Abelhas - Objetivos - Características relevantes na seleção de colônias para produção de rainhas matrizes - Orientação da Apicultura (melhorar o genótipo das abelhas, o meio ambiente, a tecnologia e promover o bem estar do apicultor) - Princípios para uma seleção eficiente - Principais etapas para execução e sucesso de um programa de melhoramento genético (Seleção de colônias matrizes, produção de machos, produção de núcleos de fecundação, acasalamentos controlados, avaliação individual das progênies das novas rainhas acasaladas naturalmente ou por inseminação instrumental e produção de rainhas selecionadas) 14. Apitoxina - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Composição - Características farmacológicas e fisiológicas - Propriedades Terapêuticas - Cuidados (Contra indicações, indivíduos alérgicos, tratamento especializado) 15. Apiterapia - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Doenças tratadas com a apiterapia - Como é utilizada? - Produtos apícolas utilizados - Relacionar o conteúdo (composição) e as propriedades terapêuticas de cada produto apícola - Cuidados e recomendações 16. Cooperativismo na apicultura - Introdução (Histórico, origem) - Definição - Objetivos e valores do cooperativismo - Simbologia - Como montar uma cooperativa - Exemplos de sucesso de cooperativas apícolas - Onde se localizam - Quando foram criadas (Breve histórico) - Sua atividade no mercado mundial e brasileiro 17. Patologia das Abelhas - Introdução (Histórico, origem) - Existe variação com a região ou tipo e estágio das abelhas? - Impactos sobre a produção dos produtos apícolas - Principais doenças (especificar se ela ocorre no Brasil) - Quais os fatores que levam a ocorrência da doença - Agente etiológico - Sintomas - Tratamento 18. Nutrição das Abelhas - Introdução (Histórico, origem) - Exigência alimentar das abelhas - Quais são as fontes naturais de alimento? - Constituintes - Importância dessas fontes naturais - Alimentação artificial - Definição - Por que é necessária? - Relação com a produtividade, - Quando deve ser realizada? - Tipos de alimentação artificiais - O que são? - Como são preparadas? - Especificar o uso de cada uma delas - Tipos de alimentadores - Descrição - Como são utilizados - Cuidados. |
LocalidadeAtendida |
Estudantes da Escola Família Agrícola de Araponga MG ( EFA Puris) |
PessoasAtendidas |
40 |
PessoasAtendidasPorMes |
40 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=27137 |
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