CodigoLancamento |
36145 |
NumeroRegistro |
PRJ-206/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIA DE CAMPO,NA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO, DIVERSIFICAÇÃO DE C... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
DALMO LOPES DE SIQUEIRA (Coordenador, 21/05/2014 a 21/05/2014), JULIANA CRISTINA VIECCELLI (Bolsista - Outros, 21/05/2014 a 21/05/2014), SAULO DAVID REZENDE DA SILVA (Bolsista - Outros, 21/05/2014 a 21/05/2014) |
DataInicio |
2014-05-21 |
DataTermino |
2014-05-21 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento rural e questão agrária |
Objetivo |
Realizar um Dia de Campo no município de João Pinheiro MG em 21/05/2014. |
PalavrasChave |
maracujá, acerola, goiaba |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O Dia de Campo desenvolverá a temática de Cultivo e Manejo do Maracujazeiro, Goiabeira e Aceroleira. |
LocalidadeAtendida |
Zona rural de João Pinheiro - assentamento rural |
PessoasAtendidas |
70 |
PessoasAtendidasPorMes |
70 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36145 |
CodigoLancamento |
36409 |
NumeroRegistro |
PRJ-213/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ATENÇÃO À SAÚDE DOS MORADORES DOS ALOJAMENTOS: UMA ESTRATÉGI... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
HATANNE CARLA FIALHO MORAES E LIMA (Orientador, 01/06/2014 a 31/12/2015), GISELE MUNIZ DE ANDRADE (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), CLÉO FROSSARD DE ASSIS SOUZA (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), TANIA MARA SALDANHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), NATÁLIA APARECIDA FELICIO FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2014), LUÍZA CAROLINA FAGUNDES SILVA (Estagiário, 01/06/2014 a 01/09/2014), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), NINA ROSA DA SILVEIRA CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), FELIPE STEPHAN LISBOA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), CLAUDIA ROGERIA BISI ROSENTAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2014), CERES HAELE ARNAUT (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), PAULO SERGIO MAFFIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), CAMILA DE BASTOS EL SEMIDI (Bolsista - Outros, 01/06/2014 a 31/12/2014), SILVIA ELOIZA PRIORE (Coordenador, 01/06/2014 a 31/12/2015), CAROLINA DE MENDONCA BRANDAO PINTO (Orientador, 01/06/2014 a 31/12/2015), RENATO PEREIRA DA SILVA (Orientador, 01/06/2014 a 31/12/2015), CARMEN LUCIA GOMIDE COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/06/2014 a 31/12/2015), REINALDO NATALINO VIEIRA (Bolsista - Outros, 01/06/2014 a 01/08/2014), MATHEUS LAURENTE ALVARENGA (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), MATEUS GONÇALVES DA CRUZ (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), PEDRO VICTOR CALVO SALLES (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), ÚRSULA MONTEIRO BOSSER (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), GABRIEL FELIPE NEVES DE LIMA (Estagiário, 01/06/2014 a 01/08/2014), JÉSSICA MIRANDA BUTHERS (Estagiário, 01/06/2014 a 01/09/2014) |
DataInicio |
2014-06-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde da família |
Objetivo |
Objetivo geral: Promover a melhoria da qualidade de vida e do aproveitamento acadêmico dos moradores de alojamento pelo desenvolvimento de ações conjuntas e permanentes objetivando a promoção, prevenção e recuperação da saúde desse grupo. Objetivos específicos: Conhecer as necessidades de saúde vivenciadas pelos moradores, Identificar as principais demandas de saúde deste grupo, Promover a aproximação dos profissionais de saúde da UFV junto aos moradores dos alojamentos, Estimular e promover o acesso dos moradores de alojamento aos serviços de saúde oferecidos na UFV, Propor e executar ações/intervenções de saúde de caráter preventivo e curativo, dentro das possibilidades de saúde oferecidas na UFV, |
PalavrasChave |
SAUDE, ALOJAMENTO, PROMOÇÃO DE SAÚDE |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
A Equipe de Saúde nos Alojamentos e suas atribuições As ações deste projeto serão realizadas por uma equipe multiprofissional, de modo interdisciplinar, composta por profissionais das Divisões Psicossocial e de Saúde, situadas na UFV, Campus Viçosa, e por docentes dos Departamentos de Nutrição e Saúde e de Medicina e Enfermagem, também do referido campus, atuando em consonância com as Políticas Nacionais de Alimentação e Nutrição, de Atenção Básica, de Saúde Integral da População Negra, de Ação Integral à Saúde da Mulher, e de Juventude, dentre outras, sob o modelo da Estratégia de Saúde da Família, do Ministério da Saúde do Brasil. As atividades realizadas pela equipe da Estratégia de Saúde nos Alojamentos abordará aspectos da Medicina de Família e Comunidade, da Saúde da Mulher, da Saúde e dos Direitos do Jovem, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, da Saúde Mental, da AIDS e DSTs, da Vigilância em Saúde, do Saneamento Ambiental, da Redução das Desigualdades Sociais, da Segurança Alimentar e Nutricional, da Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, da Liberdade Religiosa, da Promoção da Igualdade Racial, do Esporte e Lazer, e da Prevenção ao Uso Abusivos de Álcool e Outras Drogas e Violência nas dependências do Campus da UFV. Etapas: 1- toda a logística da realização do projeto será discutida entre todos os profissionais envolvidos em reuniões semanais. 2- após esta etapa, serão realizadas reuniões com os moradores de cada bloco de alojamento separadamente. 3- se iniciará as triagens/rastreamentos periódicos para as doenças infecciosas e ou crônicas mais prevalentes na população-alvo deste projeto. Os rastreamentos/triagens realizados seguirão a metodologia de mutirões de saúde, realizados nos próprios alojamentos, pela equipe multiprofissional, proposta nos Cadernos de Atenção Básica, do Ministério da Saúde do Brasil, e na Estratégia de Saúde da Família. 3.1 - A dinâmica do rastreamento em Saúde 1- inicialmente será enviada aos moradores de cada um dos 6 blocos de alojamento da UFV, campus Viçosa, uma carta convite (ANEXO I), agendando uma reunião para o primeiro contato dos moradores com a proposta do projeto. Nesta reunião todo o projeto será detalhado e todas as dúvidas dos moradores serão sanadas. 2- os moradores assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE (ANEXO II), 3- receberão na sequência o pedido para a realização de exames laboratoriais bioquímicos e radiográfico odontológico, com as devidas instruções (ANEXO III). A análise bioquímica será realizada pela coleta de sangue no laboratório de análises clínicas da Divisão de Saúde da UFV, mediante agendamento, com os custos a cargo da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, no qual se pretende avaliar o eritrograma, leucograma, contagem de plaquetas, glicemia de jejum, colesterol total, LDL, HDL e triglicérides, tipagem sanguínea grupo ABO e fator RH, creatinina, TSH, exame simples de urina (EAS) e exame parasitológico das fezes (EPF). A tomada radiográfica "bitewing" da região dos dentes pré-molares e molares também será realizada nas dependências da Divisão de Saúde da UFV, com todos os custos a cargo da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) da UFV. 4- de posse destes 2 exames, o morador participará do "Mutirão da Saúde", no qual exames de rastreamento, específicos das áreas médica, odontológica, nutricional, de enfermagem e psicossocial, serão realizados nos próprios alojamentos. Tais exames são detalhados a seguir: A)Rastreamento em Medicina (ANEXO IV): A avaliação médica, será realizada pela anamnese, análise dos dados colhidos na ficha de cadastro e exame clínico. O exame físico será composto pela aferição da pressão arterial sistêmica, avaliação do aparelho cardiovascular, respiratório e do abdome com visualização, ausculta, palpação e percussão, análise da cabeça e pescoço, da cadeia de linfonodos, otoscopia, rinoscopia, membros superiores e inferiores e outros exames físicos que se fizerem necessários, dentro da queixa apresentada. Todas as mulheres serão encaminhadas ao consultório ginecológico da DSA para coleta de material do exame Papanicolau. A conduta médica será direcionada pela gravidade do problema encontrado, no qual o paciente poderá ser encaminhado para um pronto atendimento, nos casos de urgência e emergência, ou solicitado seu comparecimento ao consultório médico da Divisão de Saúde, para casos selecionados, onde existe um potencial risco à saúde do estudante, e para os demais casos que necessitem de atendimento médico, o aluno será convidado por meio da carta convite para comparecer em consultas específicas, com data e horário pré-agendado. B) Rastreamento em Odontologia (ANEXO V): Será conduzido um exame clínico visual, fora de ambiente clínico, sob iluminação natural, utilizando espelho clínico plano bucal e sonda OMS IPC (ball point) para inspeção dos tecidos moles e duros da cavidade bucal, segundo moldes de levantamentos epidemiológicos de cárie dentária preconizados pela OMS (WHO, 1997). A análise da tomada radiográfica bitewing, realizada previamente, auxiliará o profissional na definição da prioridade de atendimento clínico do indivíduo neste primeiro momento do ESA. A conduta odontológica será direcionada pela gravidade do problema encontrado, no qual o paciente poderá ser encaminhado para um pronto atendimento, nos casos de urgência e emergência, ou solicitado seu comparecimento ao consultório odontológico da Divisão de Saúde, para casos selecionados, para casos que necessitem de atendimento odontológico, o aluno será convidado por meio da carta convite para comparecer em consultas específicas, com data e horário pré-agendado. C) Rastreamento em Nutrição (ANEXO VI): Serão verificadas medidas antropométricas e levantamento de informações sobre o comportamento alimentar dos moradores dos alojamentos da UFV. Para aferição das medidas corporais, serão utilizados os seguintes equipamentos: - Peso: balança eletrônica portátil, sensibilidade de 50g, carga máxima de 200kg, - Estatura: antropômetro portátil, - Perímetros da cintura e do quadril: fita métrica inelástica, flexível. Com esta medidas se avaliará o Índice de Massa Corporal (IMC), a Relação Cintura Estatura (RCE), Razão Cintura Quadril (RCQ) e Perímetro da Cintura (PC) A conduta nutricional será direcionada pela gravidade do problema encontrado., sendo solicitado seu comparecimento ao consultório nutricional da Divisão de Saúde, para casos selecionados, que necessitem de atendimento nutricional, o aluno será convidado por meio da carta convite para comparecer em consultas específicas, com data e horário pré-agendado. D) Rastreamento em Enfermagem (ANEXO VII): A Enfermagem verificará a situação do Cartão de Vacina dos moradores dos alojamentos da UFV. Estudantes com esquemas de vacinação incompletos serão encaminhados à Divisão de Saúde/UFV para a administração das vacinas que se fizerem necessário, segundo as recomendações do Ministério da Saúde. E) Rastreamento Psicossocial (ANEXO VIII): Realização de questionário específico. A conduta psicológica será direcionada pela gravidade do problema encontrado, no qual o paciente poderá ser encaminhado para um pronto atendimento, nos casos de urgência e emergência, ou solicitado seu comparecimento ao consultório psicológico da Divisão Psicossocial, para casos selecionados, onde existe um potencial risco à saúde do estudante, e para os demais casos que necessitem de atendimento psicológico/psiquiátrico, o aluno será convidado por meio da carta convite para comparecer em consultas específicas, com data e horário pré-agendado. Sendo o Prontuário Único em Saúde todos os profissionais terão livre acesso às informações contidas para que estas possam contribuir com sua conduta profissional. Convém ressaltar que os preceitos éticos e de sigilo serão observados com rigor por toda a equipe da ESA/UFV quando da troca de informações interprofissionais. Reuniões periódicas para discussão do andamento da Estratégia de Saúde nos Alojamentos, bem como para discussão de casos mais complexos que exijam uma efetiva interdisciplinaridades serão realizadas. A dinâmica do atendimento clínico nas Divisões de Saúde e Psicossocial A gama de procedimentos clínicos e laboratoriais ofertados pela DSA e DVP aos moradores dos alojamentos será a mesma ofertada a todos os usuários das referidas divisões. Contudo, a sua forma de acesso aos profissionais será diferenciada. A adesão à ESA assegurará o acesso prioritário do morador de alojamento a toda equipe. Casos não passíveis de resolução nas DSA e DVP serão encaminhados à rede SUS municipal (mecanismo de referência), acompanhados e, quando necessário, após o atendimento na rede SUS municipal, concluídos nas DSA e DVP (mecanismo de contra-referência). A dinâmica de Promoção da Saúde e das atividades preventivas Além do diagnóstico inicial da saúde dos moradores e subsequente encaminhamento e tratamento das condições clínicas encontradas no mutirão de saúde, a equipe pretende promover ações de promoção à saúde física e psicossocial e prevenção à doenças afins, integrando, a ESA às atividades, projetos e programas de extensão desenvolvidos no âmbito da UFV. A logística das atividades preventivas e de Promoção da Saúde será similar à já realizada pelas Equipes de Saúde da Família pelo Brasil. |
LocalidadeAtendida |
MORADORES DE ALOJAMENTOS DA UFV |
PessoasAtendidas |
1200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36409 |
CodigoLancamento |
36490 |
NumeroRegistro |
PRJ-249/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CAPACITANDO ESTUDANTES DE 6° E 7° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
IZABELA CLARA FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2015), JÁDY KARINA DE VIVEIROS CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), ANDERSON CORREA PORTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ANDERSON LUIS ALBUQUERQUE DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2016), FERNANDA MOURA DE OLIVEIRA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2016), ROSANE SOARES MOREIRA VIANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), JOSÉ ANANIAS MARTINS JÚNIOR (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2015), LAERTE DIAS DE CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2015), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), GLAUCIA APARECIDA SOARES MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2016), LEANDRO QUINTÃO MARTINS RAMALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), LEONARDO SARAIVA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2015), MARCOS VINÍCIUS MORETSON (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), BRUNA DA SILVA FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), HUGO ALVES MARINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), JOÃO GABRIEL PORTO SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), JOEL JÚNIOR PASTOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), MARQUES VITOR FERNANDES MARÇAL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), MIKAELA TEIXEIRA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), NATÁLIA CAROLINE MENDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), PEDRO DE OLIVEIRA RIBEIRO PENNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2015), RENATA KELLEN SILVA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), ROGÉRIO DE SOUZA GREGORIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2015), RUÃ JEFERSON FERREIRA COUTINHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), BRUNO DANIEL PAIVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), GIUVANEY MARTINS CARLOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 13/09/2014), BRUNA MARIA FRUTUOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), CLÁUDIO HENRIQUE SOARES MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ELIANE DE FÁTIMA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), FERNANDA KELLY GREGÓRIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), GABRIEL MOKARZEL DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), GABRIEL RIBEIRO DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ALINE MARÇAL ROSSINOL (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), IAGO VASCONCELOS ALENCAR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), FAGNER DARLAN DIAS CORRÊA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), GABRIELA CRISTINA DE SÁ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), GUSTAVO HENRIQUE DA SILVA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), JULIANA APARECIDA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), JULIANA ELIETE MILAGRES PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), KAINE OLIVEIRA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2016), LUCAS COELHO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), LUCAS EMANUEL RODRIGUES CUPERTINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), JACKSON LUIZ ORIONE RAFAEL CUNHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), JANAÍNA APARECIDA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2016), JÂNIA KELLYS LIMA DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), JOANNA ROCHA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO DE OLIVEIRA PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO GONÇALVES FERREIRA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), RODRIGO OTAVIO OSCAR GUILHERME (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), ROMÁRIO COSTA DA ROCHA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), TALITA EMIDIO ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), VINICIUS SILVA BEGNAMI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), WELINTON JOSÉ FRANCISCO FIALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), HOECHST CORNÉLIO DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), VANESSA AMORIM CALDEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 31/12/2015), MARGARETH DA SILVA ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), IGOR TAVARES GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PEDRO CARLOS BARBOSA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), JOSÉ ANANIAS MARTINS JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), MATHEUS VIEITAS ROCHA TRANCOZO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2016 a 31/12/2016), PAULA ALVES MENEZES (Bolsista PROEXT, 01/02/2016 a 31/12/2016), ROGÉRIO DE SOUZA GREGORIO (Bolsista PROEXT, 01/02/2016 a 31/12/2016) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2016-12-31 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Os objetivos gerais do projeto são contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática na escola básica da rede pública e promover a divulgação e difusão da Matemática através de Olimpíadas de Matemática. |
PalavrasChave |
Ensino e Aprendizagem de Matemática., Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas., A Matemática nas escolas públicas. |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O bolsista terá uma carga horária semanal de 20 horas de atividades. No que diz respeito à execução deste projeto, o bolsista estará encarregado de: - Aproximar alunos de graduação e professores de Matemática da UFV da realidade do ensino de matemática da Escola Básica, e, no sentido contrário, aproximar os alunos e professores da Escola Básica do ambiente universitário. - Dar a professores e alunos da Escola Básica a oportunidade de conhecer a Matemática de forma diferente, seja sob um ponto de vista mais avançado, seja através da utilização de recursos didáticos distintos dos utilizados normalmente na prática pedagógica na escola, ou ainda simplesmente motivando-os a gostar mais de estudar matemática. - Produzir constantemente materiais didáticos complementares, como provas, simulados, jogos, planejamentos de atividade extracurriculares, etc. - Estabelecer um contato permanente com professores de Matemática da Educação Básica da rede pública. - Aumentar, a cada ano, o número de escolas e alunos participantes nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática. - Descobrir e estimular talentos para o estudo da Matemática. |
LocalidadeAtendida |
Aproximadamente 50 escolas públicas de Viçosa e região. |
PessoasAtendidas |
400 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36490 |
CodigoLancamento |
36618 |
NumeroRegistro |
PRJ-242/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MATHEUS LEÃO ASSIS DA MATA REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2014 a 01/05/2017), RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA (Coordenador, 01/05/2014 a 01/05/2017) |
DataInicio |
2014-05-01 |
DataTermino |
2017-05-01 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Capacitar membros para elaboração e análises demonstrativos de resultados |
PalavrasChave |
Denostrativos de Resultados, Indicadores Econômicos Financeiros, Tomada de Decisões |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Acompanhamento semanal e apresentação mensal , com Análise de Balanço da Empresa Cerragri. |
LocalidadeAtendida |
São Gortado - Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36618 |
CodigoLancamento |
36864 |
NumeroRegistro |
PRJ-360/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
VANILDA DE PAIVA BASTOS (Orientador, 02/03/2014 a 31/12/2014), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/03/2014 a 31/12/2014), YARA BRAZ VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARINARA DE AGUIAR CAPOBIANGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), PRISCILENE CORREIA GARCIA (Bolsista PIBEX, 02/03/2014 a 31/12/2014), CRISTIANE OLIVEIRA CORREIA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARIA APARECIDA MIRANDA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-03 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Considerando a relevância de um Projeto Político Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo contribuir para a finalização da elaboração Proposta Pedagógica do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no qual estão sendo articulados os pontos principais das extintas Escolas Municipais "Dona Nanete" (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e "Maria José Santana" (Educação Infantil) que deram origem a essa instituição de ensino, de modo organizar o trabalho pedagógico por meio de ações para implementação do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da instituição escolar. |
PalavrasChave |
Projeto Político Pedagógico, Instituições de Educação Infantil, Trabalho Pedagógico |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
1- Constituir e manter uma equipe de voluntárias para execução desse Projeto de Extensão, 2- Realizar diagnóstico da instituição de Educação Infantil, a fim de coletar dados que apontem as necessidades educacionais da mesma, 3- Promover debates e discussões com a equipe do projeto de forma a ampliar os conhecimentos sobre a realidade educacional local e nacional, e, principalmente sobre a importância do papel do educador na formação de cidadãos e do futuro do nosso país, 4- Realizar reuniões com os profissionais da Instituição participante, primeiramente para apresentação do Projeto de Extensão e posteriormente para avaliação e reflexão das ações desenvolvidas e resultados alcançados, 5- Realizar semanalmente reuniões com a bolsista e quinzenalmente com as voluntárias do projeto, 6- Além das reuniões, as observações e conversas informais com os usuários e profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida servirão de instrumentos de avaliação e discussão, 7- Realizar grupo de estudo com a equipe de voluntários e profissionais da instituição, 8- Planejar e confeccionar jogos e brinquedos de sucata que abrangem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, 9- Delinear as ações necessárias para elaborar, avaliar e revisar o Projeto Político Pedagógico, 10- Preparar as oficinas para a produção de material lúdico bem como o treinamento para os profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida, 11- Discutir as ações necessárias para organização do trabalho pedagógico, envolvendo todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças, por meio de um processo democrático e participativo, 12- Verificar através de reuniões, observações e conversas informais, junto à equipe de profissionais da Instituição atendida, as especificidades e necessidades de cada criança e suas respectivas famílias para posterior planejamento de atividades adequadas às crianças, 13- Realizar visitas semanais na Instituição atendida, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, para a organização do trabalho pedagógico bem como para realizar treinamento continuo com os profissionais da Instituição escolar, 14- Sensibilizar, através de palestras e reuniões, os profissionais, as famílias das crianças e a comunidade em geral sobre a importância, para o pleno desenvolvimento integral da criança, de um atendimento de qualidade, envolvendo-os no trabalho realizado na Instituição participante deste projeto, 15- Avaliar e acompanhar, de forma contínua a execução desse Projeto de Extensão, envolvendo a equipe do projeto, os profissionais da instituição bem como as famílias das crianças atendidas, 16- Sistematizar os resultados alcançados, registrando-os em caderno de anotações ou ficha de acompanhamento, 17- Registrar, periodicamente, os relatos de pais e/ou professores das crianças sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e mesmo sobre o trabalho desenvolvido pelas próprias crianças. |
LocalidadeAtendida |
Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizada à Rua José dos Santos, nº 14 |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36864 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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