CodigoLancamento |
36618 |
NumeroRegistro |
PRJ-242/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Trabalho |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
MATHEUS LEÃO ASSIS DA MATA REZENDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/05/2014 a 01/05/2017), RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA (Coordenador, 01/05/2014 a 01/05/2017) |
DataInicio |
2014-05-01 |
DataTermino |
2017-05-01 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Capacitar membros para elaboração e análises demonstrativos de resultados |
PalavrasChave |
Denostrativos de Resultados, Indicadores Econômicos Financeiros, Tomada de Decisões |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Acompanhamento semanal e apresentação mensal , com Análise de Balanço da Empresa Cerragri. |
LocalidadeAtendida |
São Gortado - Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36618 |
CodigoLancamento |
36864 |
NumeroRegistro |
PRJ-360/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR... |
AreaCNPQ |
Ciências Humanas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Direitos Humanos e Justiça |
Envolvidos |
VANILDA DE PAIVA BASTOS (Orientador, 02/03/2014 a 31/12/2014), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/03/2014 a 31/12/2014), YARA BRAZ VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARINARA DE AGUIAR CAPOBIANGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), PRISCILENE CORREIA GARCIA (Bolsista PIBEX, 02/03/2014 a 31/12/2014), CRISTIANE OLIVEIRA CORREIA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARIA APARECIDA MIRANDA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-03 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Infância e adolescência |
Objetivo |
Considerando a relevância de um Projeto Político Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo contribuir para a finalização da elaboração Proposta Pedagógica do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no qual estão sendo articulados os pontos principais das extintas Escolas Municipais "Dona Nanete" (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e "Maria José Santana" (Educação Infantil) que deram origem a essa instituição de ensino, de modo organizar o trabalho pedagógico por meio de ações para implementação do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da instituição escolar. |
PalavrasChave |
Projeto Político Pedagógico, Instituições de Educação Infantil, Trabalho Pedagógico |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1- Constituir e manter uma equipe de voluntárias para execução desse Projeto de Extensão, 2- Realizar diagnóstico da instituição de Educação Infantil, a fim de coletar dados que apontem as necessidades educacionais da mesma, 3- Promover debates e discussões com a equipe do projeto de forma a ampliar os conhecimentos sobre a realidade educacional local e nacional, e, principalmente sobre a importância do papel do educador na formação de cidadãos e do futuro do nosso país, 4- Realizar reuniões com os profissionais da Instituição participante, primeiramente para apresentação do Projeto de Extensão e posteriormente para avaliação e reflexão das ações desenvolvidas e resultados alcançados, 5- Realizar semanalmente reuniões com a bolsista e quinzenalmente com as voluntárias do projeto, 6- Além das reuniões, as observações e conversas informais com os usuários e profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida servirão de instrumentos de avaliação e discussão, 7- Realizar grupo de estudo com a equipe de voluntários e profissionais da instituição, 8- Planejar e confeccionar jogos e brinquedos de sucata que abrangem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, 9- Delinear as ações necessárias para elaborar, avaliar e revisar o Projeto Político Pedagógico, 10- Preparar as oficinas para a produção de material lúdico bem como o treinamento para os profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida, 11- Discutir as ações necessárias para organização do trabalho pedagógico, envolvendo todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças, por meio de um processo democrático e participativo, 12- Verificar através de reuniões, observações e conversas informais, junto à equipe de profissionais da Instituição atendida, as especificidades e necessidades de cada criança e suas respectivas famílias para posterior planejamento de atividades adequadas às crianças, 13- Realizar visitas semanais na Instituição atendida, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, para a organização do trabalho pedagógico bem como para realizar treinamento continuo com os profissionais da Instituição escolar, 14- Sensibilizar, através de palestras e reuniões, os profissionais, as famílias das crianças e a comunidade em geral sobre a importância, para o pleno desenvolvimento integral da criança, de um atendimento de qualidade, envolvendo-os no trabalho realizado na Instituição participante deste projeto, 15- Avaliar e acompanhar, de forma contínua a execução desse Projeto de Extensão, envolvendo a equipe do projeto, os profissionais da instituição bem como as famílias das crianças atendidas, 16- Sistematizar os resultados alcançados, registrando-os em caderno de anotações ou ficha de acompanhamento, 17- Registrar, periodicamente, os relatos de pais e/ou professores das crianças sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e mesmo sobre o trabalho desenvolvido pelas próprias crianças. |
LocalidadeAtendida |
Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizada à Rua José dos Santos, nº 14 |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36864 |
CodigoLancamento |
61723 |
NumeroRegistro |
PRJ-002/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
"DE OLHO NA TELA": FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSO... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
ALINE DUARTE BATISTA (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), GINIA CEZAR BONTEMPO (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), ELISA MARIOA ALMEIDA COSTA (Comissão Coordenadora, 28/08/2019 a 31/12/2019), FABIANA SALOMÃO CHAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 31/12/2019), SARA GONÇALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 31/12/2019), LIARA DE AZEVEDO CASSIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 15/10/2019), LEONARDO ANTUNES MOREIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 14/07/2019), DARA DA SILVA BRAGA (Estagiário, 11/03/2019 a 31/12/2019), ELISA MARIOA ALMEIDA COSTA (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2020), ALINE DUARTE BATISTA (Coordenador, 20/02/2020 a 31/12/2020), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Coordenador, 20/02/2020 a 31/03/2021), DARA DA SILVA BRAGA (Bolsista PIBEX, 20/02/2020 a 31/03/2021), GINIA CEZAR BONTEMPO (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021), LIARA DE AZEVEDO CASSIANO (Estagiário, 20/02/2020 a 31/12/2021), GORETTI DE FÁTIMA DE AQUINO SILVA (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021), MÍRIAN QUINTÃO ASSIS (Estagiário, 20/02/2020 a 31/12/2020), ANDRE LUIZ NUNES MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/12/2020), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Comissão Coordenadora, 09/07/2019 a 31/12/2019), LUIZ OTAVIO GUIMARAES ERVILHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/07/2019 a 31/12/2019), VÂNIA MACHADO BENTO RODRIGUES (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021) |
DataInicio |
2018-10-01 |
DataTermino |
2021-12-31 |
LinhaExtensao |
Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo) |
Objetivo |
Oferecer sessões de cinema gratuitas a licenciandos, professores da Educação Básica e das Licenciaturas e discutir, com base na arte e cultura, temas relacionados à formação e atuação de professores da Educação Básica. |
PalavrasChave |
formação inicial de professores., formação continuada de professores, arte e cultura |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Essa proposta de trabalho se baseia no Plano Nacional de Cultura (BRASIL, 2010) e pretende, sobretudo, auxiliar na universalização do acesso à arte e cultura, estimulando a sua presença no ambiente educacional e incentivando o pensamento crítico e reflexivo dos licenciandos e professores da Educação Básica e Superior. Para isso oferecerá sessões de cinema gratuitas, nas quais serão utilizados filmes e documentários para discutir temas relacionados à formação e atuação de professores da Educação Básica. Após cada sessão, a proposta é que se forme uma mesa-debate com a participação de um estudante de Licenciatura, um professor da Educação Básica e um professor de Licenciatura. Dessa forma pretende-se mediar discussões e reflexões sobre temas que sejam recorrentes no ambiente escolar, tais como: inclusão, indisciplina, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação, meio ambiente, drogas, sexualidade, bulling, consumo, mídia, etc. Paralelamente à sessão de cinema e mesa-debate planeja-se desenvolver diferentes manifestações culturais para complementar e/ou instigar a reflexão sobre o ensino. Para isso serão montadas, próximo ao local dos encontros, instalações culturais de caráter temporário na qual se reúna diferentes manifestações artísticas, como literatura, música, fotografias, pinturas, desenhos e experiências sensoriais. O projeto pretende envolver sobretudo estudantes e professores das Licenciaturas da UFV bem como professores da Educação Básica do município de Viçosa. As sessões ocorrerão no auditório do Prédio das Licenciaturas da UFV (PLI) nas primeiras terças-feiras de cada mês, no período noturno. A participação no projeto se dará mediante inscrição e compromisso em participar das sessões e debates. Isso garantirá ao participante uma carteirinha do projeto e certificado, ao final das atividades do projeto, emitido pelo RAEX. |
LocalidadeAtendida |
Professores da educação básica e universitários e estudantes de licenciaturas de Viçosa-MG. |
PessoasAtendidas |
85 |
PessoasAtendidasPorMes |
85 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=61723 |
CodigoLancamento |
62126 |
NumeroRegistro |
PRJ-052/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
SER CORRUPTO: A MUDANÇA SOCIAL A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO D... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Cultura |
Envolvidos |
TIAGO GUERRA BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019), LUAN RODRIGUES LIMA (Bolsista PIBEX, 01/02/2019 a 31/12/2019), ADRIANA VENTOLA MARRA (Coordenador, 01/02/2019 a 31/12/2019), ALEXANDRE SANTOS PINHEIRO (Comissão Coordenadora, 01/02/2019 a 31/12/2019), PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS (Comissão Coordenadora, 01/02/2019 a 31/12/2019), BRUNO LEMES JARDIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019), MELISSA ANGELICA FERREIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019) |
DataInicio |
2019-02-01 |
DataTermino |
2019-12-31 |
LinhaExtensao |
Temas específicos |
Objetivo |
Discutir e Ensinar para os jovens e crianças da comunidade de Florestal-MG, integrantes da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o que é corrupção e práticas de combate à corrupção na comunidade. Isso ocorrerá través de palestras, aulas, seminários e oficinas na própria escola. |
PalavrasChave |
corrupção, construção social, adolescentes |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
%u2022Produzir material de ensino sobre o que é corrupção, e como combate-la, compatível com o grau de entendimento dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, %u2022Preparar e promover palestras sobre o que é corrupção, para os estudantes, %u2022Preparar e promover oficinas voltadas para entendimento do que é corrupção, para os estudantes, %u2022Preparar e promover palestras sobre o combate à corrupção na comunidade, %u2022Preparar e promover oficinas voltadas para o combate à corrupção na comunidade, %u2022Ofertar palestras aos professores e pais que se interessem pelo tema, %u2022Realizar atividades avaliativas durante e ao final do projeto, %u2022Preparar um artigo relatando a experiência do projeto, %u2022Participar de congressos e simpósios de extensão, com a submissão do artigo para apresentação oral. |
LocalidadeAtendida |
Florestal |
PessoasAtendidas |
550 |
PessoasAtendidasPorMes |
550 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62126 |
CodigoLancamento |
62560 |
NumeroRegistro |
PRJ-056/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
AÇÕES INTEGRADAS PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE HORTALIÇAS |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
ADILSON DE CASTRO ANTONIO (Coordenador, 01/03/2019 a 13/12/2019), JÉSSICA CONCEIÇÃO BRAZ (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 13/12/2019), LARISSA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), RODRIGO FRANCA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), FERNANDA MARIA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), DIOVANA APARECIDA LEITE LUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), ANTONIO CUSTODIO DINIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019) |
DataInicio |
2019-03-01 |
DataTermino |
2019-12-13 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Disponibilizar o conhecimento técnico sobre a produção agroecológica de hortaliças aos(as) agricultores(as) familiares da Aflora (Associação Florestalense de Agroecologia) da cidade de Florestal e circunvizinhaça a partir do intercâmbio entre as propriedades familiares e o Setor de Olericultura do campus UFV-Florestal. |
PalavrasChave |
Sustentabilidade, Segurança alimentar, Economia solidária |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
1.Produção de mudas de hortaliças por meio da enxertia, 2.Produção de mudas de hortaliças utilizando vermicomposto como substrato, 3.Escalonamento da produção de hortaliças, 4.Uso consciente da água de irrigação com a criação do sistema de manejo da irrigação com cápsulas filtrantes de baixo custo. |
LocalidadeAtendida |
Agricultores(as) familiares da Aflora e circunvizinhos |
PessoasAtendidas |
50 |
PessoasAtendidasPorMes |
5 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62560 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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