PWG                          Fontes de Dados     Política de privacidade     Termos de Uso     Quem Somos     FAQ    

gov - CodigoLancamento:36864,NumeroRegistro:PRJ-360/2014,Tipo:Projeto,Titulo:PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR...,AreaCNPQ:Ciências Humanas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Dir

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

36864

NumeroRegistro

PRJ-360/2014

Tipo

Projeto

Titulo

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PROJETAR NOVAS PERSPECTIVAS PAR...

AreaCNPQ

Ciências Humanas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Direitos Humanos e Justiça

Envolvidos

VANILDA DE PAIVA BASTOS (Orientador, 02/03/2014 a 31/12/2014), ANGELA MARIA SOARES FERREIRA (Coordenador, 02/03/2014 a 31/12/2014), YARA BRAZ VIEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARINARA DE AGUIAR CAPOBIANGO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), PRISCILENE CORREIA GARCIA (Bolsista PIBEX, 02/03/2014 a 31/12/2014), CRISTIANE OLIVEIRA CORREIA FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014), MARIA APARECIDA MIRANDA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-03

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Infância e adolescência

Objetivo

Considerando a relevância de um Projeto Político Pedagógico que subsidie e defina ações necessárias para sua implementação, garantindo uma melhor organização e funcionamento de uma instituição escolar, o presente Projeto de Extensão tem como objetivo contribuir para a finalização da elaboração Proposta Pedagógica do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, no qual estão sendo articulados os pontos principais das extintas Escolas Municipais "Dona Nanete" (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e "Maria José Santana" (Educação Infantil) que deram origem a essa instituição de ensino, de modo organizar o trabalho pedagógico por meio de ações para implementação do Projeto Político Pedagógico nas práticas cotidianas da instituição escolar.

PalavrasChave

Projeto Político Pedagógico, Instituições de Educação Infantil, Trabalho Pedagógico

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1- Constituir e manter uma equipe de voluntárias para execução desse Projeto de Extensão, 2- Realizar diagnóstico da instituição de Educação Infantil, a fim de coletar dados que apontem as necessidades educacionais da mesma, 3- Promover debates e discussões com a equipe do projeto de forma a ampliar os conhecimentos sobre a realidade educacional local e nacional, e, principalmente sobre a importância do papel do educador na formação de cidadãos e do futuro do nosso país, 4- Realizar reuniões com os profissionais da Instituição participante, primeiramente para apresentação do Projeto de Extensão e posteriormente para avaliação e reflexão das ações desenvolvidas e resultados alcançados, 5- Realizar semanalmente reuniões com a bolsista e quinzenalmente com as voluntárias do projeto, 6- Além das reuniões, as observações e conversas informais com os usuários e profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida servirão de instrumentos de avaliação e discussão, 7- Realizar grupo de estudo com a equipe de voluntários e profissionais da instituição, 8- Planejar e confeccionar jogos e brinquedos de sucata que abrangem as múltiplas linguagens da Educação Infantil, 9- Delinear as ações necessárias para elaborar, avaliar e revisar o Projeto Político Pedagógico, 10- Preparar as oficinas para a produção de material lúdico bem como o treinamento para os profissionais da Instituição de Educação Infantil atendida, 11- Discutir as ações necessárias para organização do trabalho pedagógico, envolvendo todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças, por meio de um processo democrático e participativo, 12- Verificar através de reuniões, observações e conversas informais, junto à equipe de profissionais da Instituição atendida, as especificidades e necessidades de cada criança e suas respectivas famílias para posterior planejamento de atividades adequadas às crianças, 13- Realizar visitas semanais na Instituição atendida, para acompanhamento das atividades desenvolvidas, para a organização do trabalho pedagógico bem como para realizar treinamento continuo com os profissionais da Instituição escolar, 14- Sensibilizar, através de palestras e reuniões, os profissionais, as famílias das crianças e a comunidade em geral sobre a importância, para o pleno desenvolvimento integral da criança, de um atendimento de qualidade, envolvendo-os no trabalho realizado na Instituição participante deste projeto, 15- Avaliar e acompanhar, de forma contínua a execução desse Projeto de Extensão, envolvendo a equipe do projeto, os profissionais da instituição bem como as famílias das crianças atendidas, 16- Sistematizar os resultados alcançados, registrando-os em caderno de anotações ou ficha de acompanhamento, 17- Registrar, periodicamente, os relatos de pais e/ou professores das crianças sobre o trabalho desenvolvido na Instituição e mesmo sobre o trabalho desenvolvido pelas próprias crianças.

LocalidadeAtendida

Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizada à Rua José dos Santos, nº 14

PessoasAtendidas

250

PessoasAtendidasPorMes

250

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=36864


gov - CodigoLancamento:61723,NumeroRegistro:PRJ-002/2019,Tipo:Projeto,Titulo:DE OLHO NA TELA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSO...,AreaCNPQ:Ciências Biológicas,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Cu

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

61723

NumeroRegistro

PRJ-002/2019

Tipo

Projeto

Titulo

"DE OLHO NA TELA": FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSO...

AreaCNPQ

Ciências Biológicas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

ALINE DUARTE BATISTA (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), GINIA CEZAR BONTEMPO (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ (Comissão Coordenadora, 11/03/2019 a 31/12/2019), ELISA MARIOA ALMEIDA COSTA (Comissão Coordenadora, 28/08/2019 a 31/12/2019), FABIANA SALOMÃO CHAVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 31/12/2019), SARA GONÇALVES BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 31/12/2019), LIARA DE AZEVEDO CASSIANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 15/10/2019), LEONARDO ANTUNES MOREIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 11/03/2019 a 14/07/2019), DARA DA SILVA BRAGA (Estagiário, 11/03/2019 a 31/12/2019), ELISA MARIOA ALMEIDA COSTA (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2020), ALINE DUARTE BATISTA (Coordenador, 20/02/2020 a 31/12/2020), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Coordenador, 20/02/2020 a 31/03/2021), DARA DA SILVA BRAGA (Bolsista PIBEX, 20/02/2020 a 31/03/2021), GINIA CEZAR BONTEMPO (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021), LIARA DE AZEVEDO CASSIANO (Estagiário, 20/02/2020 a 31/12/2021), GORETTI DE FÁTIMA DE AQUINO SILVA (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021), MÍRIAN QUINTÃO ASSIS (Estagiário, 20/02/2020 a 31/12/2020), ANDRE LUIZ NUNES MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2020 a 31/12/2020), MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA (Comissão Coordenadora, 09/07/2019 a 31/12/2019), LUIZ OTAVIO GUIMARAES ERVILHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 09/07/2019 a 31/12/2019), VÂNIA MACHADO BENTO RODRIGUES (Comissão Coordenadora, 20/02/2020 a 31/12/2021)

DataInicio

2018-10-01

DataTermino

2021-12-31

LinhaExtensao

Artes visuais (gráficas, fotografia, cinema, vídeo)

Objetivo

Oferecer sessões de cinema gratuitas a licenciandos, professores da Educação Básica e das Licenciaturas e discutir, com base na arte e cultura, temas relacionados à formação e atuação de professores da Educação Básica.

PalavrasChave

formação inicial de professores., formação continuada de professores, arte e cultura

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Essa proposta de trabalho se baseia no Plano Nacional de Cultura (BRASIL, 2010) e pretende, sobretudo, auxiliar na universalização do acesso à arte e cultura, estimulando a sua presença no ambiente educacional e incentivando o pensamento crítico e reflexivo dos licenciandos e professores da Educação Básica e Superior. Para isso oferecerá sessões de cinema gratuitas, nas quais serão utilizados filmes e documentários para discutir temas relacionados à formação e atuação de professores da Educação Básica. Após cada sessão, a proposta é que se forme uma mesa-debate com a participação de um estudante de Licenciatura, um professor da Educação Básica e um professor de Licenciatura. Dessa forma pretende-se mediar discussões e reflexões sobre temas que sejam recorrentes no ambiente escolar, tais como: inclusão, indisciplina, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação, meio ambiente, drogas, sexualidade, bulling, consumo, mídia, etc. Paralelamente à sessão de cinema e mesa-debate planeja-se desenvolver diferentes manifestações culturais para complementar e/ou instigar a reflexão sobre o ensino. Para isso serão montadas, próximo ao local dos encontros, instalações culturais de caráter temporário na qual se reúna diferentes manifestações artísticas, como literatura, música, fotografias, pinturas, desenhos e experiências sensoriais. O projeto pretende envolver sobretudo estudantes e professores das Licenciaturas da UFV bem como professores da Educação Básica do município de Viçosa. As sessões ocorrerão no auditório do Prédio das Licenciaturas da UFV (PLI) nas primeiras terças-feiras de cada mês, no período noturno. A participação no projeto se dará mediante inscrição e compromisso em participar das sessões e debates. Isso garantirá ao participante uma carteirinha do projeto e certificado, ao final das atividades do projeto, emitido pelo RAEX.

LocalidadeAtendida

Professores da educação básica e universitários e estudantes de licenciaturas de Viçosa-MG.

PessoasAtendidas

85

PessoasAtendidasPorMes

85

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=61723


gov - CodigoLancamento:62126,NumeroRegistro:PRJ-052/2019,Tipo:Projeto,Titulo:SER CORRUPTO: A MUDANÇA SOCIAL A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO D...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Cultura,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

62126

NumeroRegistro

PRJ-052/2019

Tipo

Projeto

Titulo

SER CORRUPTO: A MUDANÇA SOCIAL A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO D...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Cultura

AreaTematica2

Cultura

Envolvidos

TIAGO GUERRA BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019), LUAN RODRIGUES LIMA (Bolsista PIBEX, 01/02/2019 a 31/12/2019), ADRIANA VENTOLA MARRA (Coordenador, 01/02/2019 a 31/12/2019), ALEXANDRE SANTOS PINHEIRO (Comissão Coordenadora, 01/02/2019 a 31/12/2019), PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS (Comissão Coordenadora, 01/02/2019 a 31/12/2019), BRUNO LEMES JARDIM (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019), MELISSA ANGELICA FERREIRA DA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2019 a 31/12/2019)

DataInicio

2019-02-01

DataTermino

2019-12-31

LinhaExtensao

Temas específicos

Objetivo

Discutir e Ensinar para os jovens e crianças da comunidade de Florestal-MG, integrantes da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o que é corrupção e práticas de combate à corrupção na comunidade. Isso ocorrerá través de palestras, aulas, seminários e oficinas na própria escola.

PalavrasChave

corrupção, construção social, adolescentes

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

%u2022Produzir material de ensino sobre o que é corrupção, e como combate-la, compatível com o grau de entendimento dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, %u2022Preparar e promover palestras sobre o que é corrupção, para os estudantes, %u2022Preparar e promover oficinas voltadas para entendimento do que é corrupção, para os estudantes, %u2022Preparar e promover palestras sobre o combate à corrupção na comunidade, %u2022Preparar e promover oficinas voltadas para o combate à corrupção na comunidade, %u2022Ofertar palestras aos professores e pais que se interessem pelo tema, %u2022Realizar atividades avaliativas durante e ao final do projeto, %u2022Preparar um artigo relatando a experiência do projeto, %u2022Participar de congressos e simpósios de extensão, com a submissão do artigo para apresentação oral.

LocalidadeAtendida

Florestal

PessoasAtendidas

550

PessoasAtendidasPorMes

550

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62126


gov - CodigoLancamento:62560,NumeroRegistro:PRJ-056/2019,Tipo:Projeto,Titulo:AÇÕES INTEGRADAS PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE HORTALIÇAS,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Tecnologia e Produção,AreaTema

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

62560

NumeroRegistro

PRJ-056/2019

Tipo

Projeto

Titulo

AÇÕES INTEGRADAS PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA DE HORTALIÇAS

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Meio Ambiente

Envolvidos

ADILSON DE CASTRO ANTONIO (Coordenador, 01/03/2019 a 13/12/2019), JÉSSICA CONCEIÇÃO BRAZ (Bolsista PIBEX, 01/03/2019 a 13/12/2019), LARISSA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), RODRIGO FRANCA GONÇALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), FERNANDA MARIA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), DIOVANA APARECIDA LEITE LUCAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019), ANTONIO CUSTODIO DINIZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2019 a 13/12/2019)

DataInicio

2019-03-01

DataTermino

2019-12-13

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Disponibilizar o conhecimento técnico sobre a produção agroecológica de hortaliças aos(as) agricultores(as) familiares da Aflora (Associação Florestalense de Agroecologia) da cidade de Florestal e circunvizinhaça a partir do intercâmbio entre as propriedades familiares e o Setor de Olericultura do campus UFV-Florestal.

PalavrasChave

Sustentabilidade, Segurança alimentar, Economia solidária

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.Produção de mudas de hortaliças por meio da enxertia, 2.Produção de mudas de hortaliças utilizando vermicomposto como substrato, 3.Escalonamento da produção de hortaliças, 4.Uso consciente da água de irrigação com a criação do sistema de manejo da irrigação com cápsulas filtrantes de baixo custo.

LocalidadeAtendida

Agricultores(as) familiares da Aflora e circunvizinhos

PessoasAtendidas

50

PessoasAtendidasPorMes

5

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62560


gov - CodigoLancamento:62614,NumeroRegistro:PRJ-004/2020,Tipo:Projeto,Titulo:CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCESSAMENTO D...,AreaCNPQ:Engenharia/Tecnologia,AreaTematica:Tecnologia e Produção

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

62614

NumeroRegistro

PRJ-004/2020

Tipo

Projeto

Titulo

CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCESSAMENTO D...

AreaCNPQ

Engenharia/Tecnologia

AreaTematica

Tecnologia e Produção

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

JULIANA DIAS BRÊDA (Bolsista PIBEX, 01/02/2019 a 31/12/2019), ERICA NASCIF RUFINO VIEIRA (Coordenador, 01/02/2019 a 31/12/2019)

DataInicio

2019-02-01

DataTermino

2019-12-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento tecnológico

Objetivo

Objetivo Geral Capacitar, por meio do oferecimento de aulas de boas práticas de fabricação e processamento de alimentos, pessoas que processam alimentos em entidades beneficentes (Lar dos Velhinhos e APAC) e comunidade carente de Viçosa. Objetivos Específicos 1- Implementar um programa de boas práticas de fabricação e nas comunidades atendidas, promovendo assim melhor higiene, conservação e segurança dos alimentos processados. 2- Implementar sistemas de processamento de alimentos nas comunidades atendidas buscando melhor aproveitamento dos alimentos, possibilitando a elaboração de produtos com maior qualidade e economia. 3- Melhor perspectiva e qualidade de vida da comunidade atendida, através da melhoria da qualidade da alimentação. 4- Capacitar o grupo envolvido para as funções que desempenham ou a procurarem uma fonte de renda.

PalavrasChave

capacitação, tecnologia de alimentos, processamento

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

1.Com a elaboração do material didático (Apostila) incentivar-se a as práticas de pesquisa e ensino aplicadas, gerando aprendizado coletivo construtivo. 2. Com a realização das aulas de boas práticas de fabricação e processamento de alimentos, poderá se aplicar tecnologias e se transmitirá conhecimentos, aliando-se assim, a este processo de formação extracurricular ensino e pesquisa à pratica extensionista, visando à capacitação e educação da comunidade envolvida. 3. Com a realização das aulas de boas práticas de fabricação e processamento de alimentos para entidades beneficentes e população de baixa renda, o estudante tem contato com a realidade social na qual a UFV se insere a age com agente positivo na transformação da mesma, cumprindo seu papel social e se preocupando com sua formação humanitária. 4. Por meio do desenvolvimento das atividades do projeto, será proporcionado a comunidade atendida capacitação, possibilidade de inclusão social, melhores condições de vida e geração de trabalho e renda

LocalidadeAtendida

lar dos velhinhos, apac, comunidade

PessoasAtendidas

60

PessoasAtendidasPorMes

10

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=62614


PWG

PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o
acesso a dados já publicados pelo governo

      

Sobre nós

  • Fontes de Dados
  • Política de privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • FAQ
  • Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato