CodigoLancamento |
57305 |
NumeroRegistro |
PRJ-073/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
I-NOVA VIÇOSA |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
NATHÁLIA THAÍS COSMO DA SILVA (Coordenador, 15/03/2018 a 01/12/2020), FERNANDA APARECIDA SILVA (Comissão Coordenadora, 15/03/2018 a 01/12/2020), MARIA MICHELIANA DA COSTA SILVA (Comissão Coordenadora, 15/03/2018 a 01/12/2020), CHARLA BASÍLIO SCHINAIDER SEGUNDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 15/03/2019), TAINARA LUANA DE ARAÚJO DALCIN (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 15/03/2019), JOSIANE FURTADO NASCIMENTO (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 15/03/2019), MIRIAN APARECIDA ROCHA (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 01/12/2020), MARCOS NUNES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 01/12/2020), RAFAEL CASTILHO MOREIRA GUEDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 01/12/2020), ALINE XISTO RODRIGUES (Colaborador(a) Voluntário(a), 15/03/2018 a 01/12/2020), GRAZIELLA MAGALHAES CANDIDO DE CASTRO (Comissão Coordenadora, 15/03/2018 a 01/12/2020) |
DataInicio |
2018-03-15 |
DataTermino |
2020-12-01 |
LinhaExtensao |
Grupos sociais vulneráveis |
Objetivo |
Construir o saber e viabilizar o fluxo de informações para minimizar a vulnerabilidade socioeconômica da população de Nova Viçosa. |
PalavrasChave |
Planejamento orçamentário familiar, Vulnerabilidade socioeconômica, Resilência |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a)Promover seções formativas dialogadas sobre o orçamento familiar e saúde financeira, b)Facilitar a compreensão de como mudanças socioeconômicas a nível nacional e mundial podem repercutir no ambiente familiar e, portanto, capacitá-los para enfrentar tais situações. c)Construir uma metodologia de trabalho com estudantes da educação infantil para adequar o conteúdo técnico à linguagem infantil e lúdica. d)Conhecer o perfil socioeconômico dos atores sociais envolvidos no projeto. Metas a)Realização de uma seção de grupo focal para diagnosticar as demandas da comunidade com os professores quanto a questões econômicas que afetam o orçamento familiar e reprodução dos meios de vida. b)Produzir material didático com base nos temas diagnosticados como interesse da comunidade. c)Realizar em período pré-determinado (conforme previsto no cronograma), quatro seções de formação dialogadas com os pais dos alunos da educação infantil e o Projeto Caminhar, construindo um espaço para popularização da ciência e troca de saberes. d)Realizar em período pré-determinado (conforme previsto no cronograma), duas seções de formação dialogadas com os professores e monitores dos alunos da educação infantil e do Projeto Caminhar. e)Realizar, se aprovado no PIBEX, oficina de educação financeira que irá compor o conteúdo programático do projeto Caminhar por um ano. |
LocalidadeAtendida |
Bairro Nova Viçosa |
PessoasAtendidas |
163 |
PessoasAtendidasPorMes |
80 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=57305 |
CodigoLancamento |
58335 |
NumeroRegistro |
PRJ-156/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
CRIAÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS: BOAS PRÁTICAS DE MANEJO PARA ... |
AreaCNPQ |
Ciências Agrárias |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
WANDERSON VALENTE DOS SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/03/2018 a 14/12/2018), JENER ALEXANDRE SAMPAIO ZUANON (Coordenador, 01/03/2018 a 14/12/2018), FILIPE SILVEIRA AZEVEDO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), SUÊMEA SOARES COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), MARIA TATIANA SOARES MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), ALEX JUNIO DA SILVA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), GABRIEL MIRANDA BATISTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), JULIANA RODRIGUES GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018), FELIPE MARTINS DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 14/12/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2018-12-14 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Fomentar a criação de peixes ornamentais no município de Patrocínio do Muriaé por meio da troca de conhecimentos entre técnicos e produtores e apresentação de métodos práticos para aumentar a produção e qualidade dos peixes produzidos, bem como a redução dos impactos ambientais gerados pela atividade. |
PalavrasChave |
Peixes ornamentais, Custos de produção, Qualidade de água |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Serão realizados encontros entre produtores e técnicos, minicursos e elaboração e distribuição de cartilhas contendo informações sobre boas práticas de manejo relacionadas com alimentação, qualidade de água, controle sanitário e administração. Primeiro encontro Objetivo: reunir os produtores do município de Patrocínio do Muriaé, apresentar a proposta e discutir os problemas enfrentados na produção e suas possíveis soluções. A organização do encontro será mediada pela Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Barão de Monte Alto (AAQUIPAM-BMA). Duração: 4 horas. Público esperado: 30 produtores. Segundo encontro Objetivo: qualificar e aperfeiçoar o conhecimento dos produtores para execução de dos manejos da produção e controle da qualidade da água. Será ministrado em uma propriedade de um dos piscicultores visando a preparação dos produtores ao acompanhamento da qualidade da água e a execução de manejo adequado. A partir deste encontro é esperado que os produtores possam aproveitar melhor os recursos hídricos da propriedade, adotar manejos que suportem o aumento da sobrevivência dos peixes durante a criação e comercialização, que promovam o rápido crescimento, reduzir os impactos ambientais e consequentemente aumentar a rentabilidade e a lucratividade da atividade rural. %u2022Manejo geral das pisciculturas (carga horária: 2 horas): apresentar como devem ser realizados os manejos em viveiros, manejo alimentar de forma a evitar desperdícios, evitar doenças e o transporte dos peixes. %u2022Qualidade da água teoria (carga horária: 1 hora): expor a importância da qualidade de água sobre o crescimento, reprodução, saúde e beleza dos peixes ornamentais, quais os principais parâmetros a serem monitorados, como proceder os testes de qualidade de água e mostrar os efeitos destes parâmetros sobre a rentabilidade da criação. Também serão abordadas formas de minimizar os impactos ambientais causados pelos efluentes da criação. %u2022Qualidade da água prática (carga horária: 2 horas): os produtores terão a oportunidade de analisar os parâmetros de qualidade de água fundamentais para criação dos peixes como: temperatura, oxigênio, pH, amônia e nitrito. Será disponibilizada uma cartilha contendo as informações para a realização de boas práticas de manejo e a utilização dos kits colorimétricos para avaliação da qualidade da água. Ao final do encontro esperamos que os produtores estejam familiarizados com os conceitos teóricos e práticos da criação de peixes ornamentais, otimizem o manejo nas pisciculturas e avaliem e interpretem a qualidade da água. Público esperado: 30 produtores. Terceiro encontro Objetivo: apresentar os conceitos básicos de administração rural de modo que os produtores possam organizar sua atividade, otimizar a utilização dos recursos, adequar-se as exigências do mercado consumidor, reduzir custos e obter melhores resultados produtivos e econômicos. Assim, esperamos que os produtores e seus familiares possam permanecer na atividade evitando o êxodo rural e promovendo o crescimento da economia local. %u2022Dinâmica de grupo (carga horária: 1 hora): será feito uma análise de SWOT ou FOFA detectando os pontos fortes, as fraquezas, oportunidades e ameaças a produção. Analisando as forças do ambiente interno perguntaremos aos produtores quais os elementos que trazem benefícios para a produção e para o município, bem como as fraquezas e quais fatores comprometem a produção. Analisando as oportunidades do ambiente externo perguntaremos quais pontos que poderão afetar positivamente a produção e as situações que podem comprometer a continuidade da atividade. Assim, esta atividade torna-se um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico. %u2022Planejamento do sistema de produção (carga horária: 1 hora): apresentar conceitos e exemplos para que os produtores estabeleçam seus objetivos e metas a serem alcançadas na produção, além de definir quais ferramentas serão utilizadas para atingir esses objetivos. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas, como: Quais espécies/variedades de peixes que devem ser produzidas? Qual a quantidade a ser produzida? Como produzir e onde produzir? Como vender? Para quem vender? Com base neste diálogo esperamos que os produtores possam tomar decisões sobre a adequação das espécies a serem produzidas com as características da propriedade atendendo as necessidades do mercado. %u2022Organização do sistema produtivo (carga horária: 1 hora): apresentar conceitos e exemplos de como construir de maneira adequada e ambientalmente correta, os viveiros, tanques, estufas e demais benfeitorias, tipo de alimento e frequência de alimentação dos peixes, armazenamento correto das rações e utilização da mão de obra. %u2022Controle do sistema produtivo teoria (carga horária: 1 hora): apresentar formas de registrar e avaliar os recursos físicos, financeiros e comerciais da propriedade por meio de tabelas apropriadas. Será apresentado o controle produtivo, que se caracteriza pelo registro da quantidade de peixes produzidos, e o controle financeiro, que envolve as despesas referentes e as receitas obtidas com a produção. %u2022Controle do sistema produtivo prática (carga horária: 2 horas): o produtor terá a oportunidade de preencher tabelas referentes ao controle produtivo e realizar o fluxo de caixa da produção de peixes ornamentais, aprendendo assim a estimar o custo de produção e a lucratividade do negócio. Espera-se que no final do minicurso os produtores tenham uma visão empreendedora da atividade, apliquem os conceitos de planejamento, organização e controle da produção e tenham assim conhecimento dos elementos internos e externos ao sistema produtivo. Público esperado: 30 produtores. Quarto encontro Será realizado um dia de campo no município de Patrocínio do Muriaé na propriedade do Gabriel M. Batista, produtor e proprietário da empresa AcquaCel peixes ornamentais. Objetivo: alcançar a integração entre os produtores e a comunidade cientifica, onde serão discutidos os principais problemas relatados durante a oficina tecnológica no início do projeto. Os temas serão abordados através de estações temáticas divididos em: qualidade de água, nutrição e manejo alimentar, prevenção e tratamento de doenças e manejo para comercialização dos peixes. Os produtores serão divididos em grupos onde terão a oportunidade de passar por todas as estações temáticas. O médico veterinário Gabriel M. Batista será o responsável pelo tema prevenção e tratamento de doenças. Os demais temas serão abordados pelos proponentes do projeto. Espera-se que no final do dia de campo os produtores possam colocar em prática nas suas propriedades todos os ensinamentos compartilhados e possam ter uma visão sobre a produção de peixes ornamentais voltada para atender a demanda do mercado consumidor com relação às espécies/variedades a serem produzidas. Público esperado: 30 produtores. |
LocalidadeAtendida |
Município de patrocínio do Muriaé MG |
PessoasAtendidas |
30 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=58335 |
CodigoLancamento |
38196 |
NumeroRegistro |
PRJ-334/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ARQUITETURA EM TERRA: RESGATE CULTURAL DE TÉCNICAS TRADICION... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
LUCIANA BOSCO E SILVA (Coordenador, 20/01/2014 a 20/01/2015), LUCIANA BOSCO E SILVA (Orientador, 20/01/2014 a 20/01/2015), ROBERTO DE ALMEIDA GOULART LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 20/01/2015), CAUAN BITTENCOURT LANA (Bolsista PIBEX, 20/01/2014 a 01/08/2014), LUÍSA COUTO CHAVES SANTOS (Bolsista PIBEX, 01/08/2014 a 20/12/2014), AMANA REDIVO FARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 01/08/2014), RITA LOUREIRO DA SILVA GRAÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 20/12/2014), URIEL LAURENTIZ DE ARAUJO (Colaborador(a) Voluntário(a), 20/01/2014 a 20/12/2014) |
DataInicio |
2014-01-20 |
DataTermino |
2014-12-20 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento tecnológico |
Objetivo |
Pesquisar e documentar técnicas de construções tradicionais na Zona da Mata mineira e promover ações extensionistas visando o resgate e a ampliação do uso de tais técnicas. |
PalavrasChave |
Arquitetura em terra, resgate cultural, meio ambiente |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O método é apresentado para 12 meses. A metodologia utilizada partirá de revisões literárias e compilação bibliográfica baseando-se em algumas categorias de análise que servirão como importantes instrumentos para as reflexões e discussões, direcionando e potencializando as ações e as atividades práticas. %uF0B7 Revisão bibliográfica: Revisão bibliográfica em materiais e processos construtivos ecológicos, participação popular e gestão participativa, mobilização social no campo, meio ambiente e sustentabilidade. %uF0B7 Pesquisa sobre grupos que utilizam técnicas tradicionais de construção em terra, fazer contato com estes grupos e envolvê-los na troca de saberes relacionadas à construção em terra. %uF0B7 Promover reuniões preparatórias dos membros da equipe, para planejamento da atividades didático-metodológicas. %uF0B7 Planejamento.: Desenvolvimento de um Plano de atividades: contém a descrição das atividades que serão realizadas nas comunidades. %uF0B7 Visita e apresentação da proposta para as comunidades. %uF0B7 Contato com profissionais da construção civil especializados em construção em terra. %uF0B7 Produção de material didático-metodológico voltado para a formação profissionalizante. %uF0B7 Promoção de oficinas teóricas e práticas visando a capacitação. %uF0B7 Documentação das ações práticas. %uF0B7 Relatório final. |
LocalidadeAtendida |
Comunidades rurais em Viçosa |
PessoasAtendidas |
100 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=38196 |
CodigoLancamento |
39444 |
NumeroRegistro |
PRJ-191/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROJETO UFV AERODESIGN - EQUIPE SKYWARDS |
AreaCNPQ |
Engenharia/Tecnologia |
AreaTematica |
Tecnologia e Produção |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
ANDRÉ VIANA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), PAULO CEZAR BUCHNER (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), GEICE PAULA VILLIBOR (Orientador, 01/01/2014 a 31/12/2015), CHARLES LUIS DA SILVA (Coordenador, 01/01/2014 a 31/12/2015), ALEXANDRE MARTINS REIS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), LAÍS SILVEIRA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), MARIANE DE PAULA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), PEDRO HENRIQUE CHANCA LOUZADA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), SAMUEL MUCIDA SANTOS LACERDA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), TALITA SUTECAS DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), TIAGO RATES RODRIGUES MOREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), TÚLIO PINTO SILVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), VINICIUS LISBOA SOUZA (Estagiário, 01/01/2014 a 31/12/2015), VÍTOR PAIXÃO FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), WALTER HENRIQUE LELIS DE MIRANDA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), YAN MOURA LIMA (Estagiário, 01/01/2014 a 31/12/2015), LARISSA MARIA DA SILVA (Bolsista Fapemig, 01/01/2014 a 31/12/2015), BETINA PINTO MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), CAMILA MARIA XAVIER DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), CHRISTINA PERPÉTUO MAGALHÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), GABRIEL DE AVILA MAFIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), GYNAKELLEN DE ASSIS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), HENRIQUE GABRIEL DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), HYGOR VAZ DE SOUZA BARBOSA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), ÍTALO NOGUEIRA SOARES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/01/2014 a 31/12/2015), ARYADNE MIRANDA GOMES DE ASSIS (Bolsista CNPq, 01/01/2014 a 31/12/2015), AMANDA GONZAGA BARBOSA (Bolsista Fapemig, 01/01/2014 a 31/12/2015), LUCAS BENINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2015 a 31/12/2015) |
DataInicio |
2014-01-01 |
DataTermino |
2015-12-31 |
LinhaExtensao |
Inovação tecnológica |
Objetivo |
Organizada pela SAE Brasil, a Competição SAE Aerodesign anualmente reúne estudantes de engenharia unidos pelo desafio de desenvolver um avião rádio controlado que opere em velocidades subsônicas e carregue a máxima carga útil possível dentro das limitações de projeto e de competição. Possibilita-se, assim, a vivência e o exercício real da profissão, desenvolvendo a capacidade de aprimoramento no conhecimento aeronáutico, gerenciamento e metodologia de projeto, gestão organizacional, marketing, bem como as habilidades pessoais, como planejamento, liderança e trabalho em equipe. O objetivo principal é Promover o desenvolvimento da equipe, inserindo nela procedimentos, tanto técnicos quanto de gestão, a fim de atingir padrões de qualidade para projetar, produzir e voar uma aeronave, dentro dos requisitos de segurança, eficiência estrutural, estabilidade de voo e desempenho, visando segurança operacional e melhores pontuações, seguindo os requisitos existentes no regulamento. |
PalavrasChave |
Aerodesign, Projetos Aerodinâmicos, Integração acadêmica |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Produzir e voar uma aeronave, dentro dos requisitos de segurança, eficiência estrutural, estabilidade de voo e desempenho, visando segurança operacional e melhores pontuações, seguindo os requisitos existentes no regulamento. Promover a engenharia participando de feiras e palestras em escolas. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa - Minas Gerais |
PessoasAtendidas |
200 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39444 |
CodigoLancamento |
39462 |
NumeroRegistro |
PRJ-013/2015 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DAS ESCOLAS |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Meio Ambiente |
Envolvidos |
IAGO PARMANHANI PIN (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 19/12/2015), DANIEL MEDEIROS ABRANTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), ANDRE LUIS RIBEIRO LIMA (Coordenador, 01/02/2015 a 19/12/2015), ANDREZA CAROLINE DE PAULA OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/02/2015 a 19/12/2015), KÁTIA GOMES DE LAIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), CARLOS GUELTON MARTINS GUIMARÃES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), NATHANNY ROSA DIAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), CYNARA CHRISTINE FERREIRA DUTRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), MARIANA OLIVEIRA SILVA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), DÉBORA JÚLIA RODRIGUES ALVES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), SABRINA LEOCÁDIO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/02/2015), TAYSSA FERREIRA NOGUEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), LETÍCIA CRISTINA SILVA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015), CHARLES LUIS DA SILVA (Orientador, 01/02/2015 a 19/12/2015), MATHEUS BARROS FONSECA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2015 a 19/12/2015) |
DataInicio |
2015-02-01 |
DataTermino |
2015-12-19 |
LinhaExtensao |
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem |
Objetivo |
Trabalhar dinâmicas de educação ambiental, junto aos funcionários das escolas de Viçosa MG, mostrando a importância da preservação ambiental, com enfase no contexto da coleta seletiva de resíduos sólidos no município. |
PalavrasChave |
educação, sensibilização, coleta seletiva |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Revisão bibliográfica, Contato com o SAAE para tratar da coleta seletiva nas escolas, Acompanhamento do caminhão da coleta seletiva, Estudo das situação da coleta seletiva nas escolas e determinação de quais serão atendidas pelo projeto, Realização de atividades nas escolas com a equipe do projeto, Adaptação das atividades, quando necessário ou quando diagnósticados problemas, Sistematização e análise de resultados em conjunto com a equipe do projeto, Elaboração de relatórios. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa- MG |
PessoasAtendidas |
30000 |
PessoasAtendidasPorMes |
2500 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=39462 |
|
PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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