CodigoLancamento |
64699 |
NumeroRegistro |
PRJ-139/2019 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
VIVÊNCIAS CORPORAIS SOBRE A ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO ... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Coordenador, 01/08/2019 a 20/12/2019), JOSIMÁTEUS GERALDO ATAÍDE ROCHA DA SILVA (Bolsista CNPq, 01/08/2019 a 20/12/2019), CRISTOFER PEREIRA MENDES DA SILVA (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), EDSON JÚNIO FERREIRA DA SILVA (Bolsista - Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), ESTÊVÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), GYANMARCO GOYCOCHEA CASAS (Bolsista - Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), LUCAS SÉRGIO RIBEIRO AGRELI (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), NAYARA GONÇALVES LAURIANO (Bolsista - Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), RENAN ELEOTÉRIO FREITAS (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), JONAS RODRIGUES CAETANO (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), GABRIEL JOSÉ SOARES COURA (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019), ARTHUR LOPES DOS REIS (Outros, 01/08/2019 a 20/12/2019) |
DataInicio |
2019-08-01 |
DataTermino |
2019-12-20 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Objetiva-se desenvolver um programa de vivência e diálogos em dança com enfoque artístico e terapêutico entre universitários. Esta pesquisa possui como objetivo aplicar as práticas do Contato e Improvisação (CI) durante doze semanas e veririfcar seu efeito sobre a ansiedade, estresse e depressão em universitários a nível de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do campus de Viçosa. |
PalavrasChave |
Contato Improvisação, Estresse, Ansiedade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Desenvolvimento das vivências em dança jam. A jam de contato e improvisação abordarão os seguintes assuntos: Contato visual, Sensibilização da pele, Massagens e dinâmicas de contato físico, Movimentação nos três planos (alto, médio e baixo), Rolamentos, Ocupação espacial, Imitação (espelho) e ponto negativo (preenchimento do espaço vazio), Contato a nível de pele, carne e osso, Livre improvisação, Partilhas corporais (jam), Feedbacks, Jogos, dinâmicas e rodas de conversa. |
LocalidadeAtendida |
Graduandos e pós-graduandos do campus da UFV |
PessoasAtendidas |
20 |
PessoasAtendidasPorMes |
20 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=64699 |
CodigoLancamento |
69062 |
NumeroRegistro |
PRJ-012/2020 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ESTÍMULO À VALORIZAÇÃO DA RENDA E DO TR... |
AreaCNPQ |
Ciências Sociais Aplicadas |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2021), JOSILENE SERAFIM DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2021) |
DataInicio |
2020-03-01 |
DataTermino |
2020-11-30 |
LinhaExtensao |
Desenvolvimento Regional |
Objetivo |
Objetivo Geral - Sensibilizar a comunidade acima referida (municípios da área geográfica próxima à UFV Campus de Florestal – MG) para aspectos básicos e simples visando mais eficiência e sofisticação na condução de sua vida financeira, entendida aqui como o modo de lidar com a renda (especialmente oriunda do trabalho) e riqueza e com o seu controle financeiro, com o emprego de conhecimentos de finanças. Objetivos Específicos Desenvolver, nos participantes, a partir de seus conhecimentos prévios, a noção de valor temporal do dinheiro, Orientar os participantes a efetuarem planejamento e controles simples do orçamento doméstico e pessoal de forma a equilibrar suas necessidades de consumo com a renda e a poupança, Incorporar conceitos e contribuições de marketing que esclareçam comportamentos de consumo presente que em alguns casos são impulsivos e que geram restrições de consumo futuros em face de endividamento e pagamento de juros sobre financiamentos, Instrumentalizar para cálculos financeiros elementares, Incluir a percepção da importância da preparação para aposentadoria, Mensurar adequadamente o custo financeiro e o retorno financeiro de operações de compra a prazo e de aplicações de recursos. |
PalavrasChave |
Educação financeira, Finanças, Investimentos |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Realização de palestras, oficinas e cursos, na área de educação financeira, em escolas, associações, entidades religiosas e empresas etc. baseado nos problemas e inquietações dos participantes com relação do tema do projeto, visando dar-lhes uma base de aprendizado de longo prazo, Elaboração e distribuição de material com orientações básicas a respeito de cálculos financeiros e orçamento e controle de renda pessoal, Elaboração de avaliações contínuas das ações extensionistas, Elaboração de relatório parcial e final do projeto aqui proposto. |
LocalidadeAtendida |
Florestal, Juatuba e Pará de Minas, MG |
PessoasAtendidas |
900 |
PessoasAtendidasPorMes |
100 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69062 |
CodigoLancamento |
34519 |
NumeroRegistro |
PRJ-072/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE - 2014 |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Trabalho |
Envolvidos |
ALINE PATRÍCIA DO CARMO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), CARLOS DE CASTRO GOULART (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Tecnologia da informação |
Objetivo |
O objetivo geral do projeto é promover a inclusão digital através de cursos gratuitos de introdução a informática e da utilização de softwares específicos no processo de ensino-aprendizagem, todos baseados em software livre. Dentre os objetivos específicos do projeto, os principais são: - ativação de laboratórios de informática em escolas públicas de Viçosa que participam do PIBID-UFV, - capacitação de alunos das escolas públicas pareceiras do PIBID-UFV onde forem ativados os laboratórios de informática, para atuarem como monitores e instrutores dos cursos básicos de informática a serem oferecidos, bem como para manterem os laboratórios em funcionamento quando não estiver tendo aulas, - promover, em parceria com as escolas interessadas, o treinamento de professores das escolas da rede pública (municipal e estadual) de Viçosa em Informática usando Softwares Livres. Nesta capacitação haverá um curso de iniciação à informática para os programas básicos e de uso geral, bem como a capacitação para o uso de softwares específicos para a disciplina do professor, com a parceria de alunos vinculados ao PIBID. |
PalavrasChave |
Inclusão Digital, Software Livre, Linux Educacional |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto de Inclusão Digital usando Software Livre continuará a ser desenvolvido em 2014, de acordo com as etapas listadas a seguir: realizar um diagnóstico da situação atual (hardware e software) do laboratório de informática de algumas escolas públicas de Viçosa participantes do PIBID-UFV, a partir do diagnóstico feito, serão propostas ações para a recuperação de máquinas com problemas de hardware e atualizar o software instalado, como a candidata à bolsa não possui conhecimentos de adminsitração de redes Linux, será necessário realizar uma capacitação para que ela possa executar as duas tarefas anteriores e torná-la uma agente multiplicadora, para capacitar outros voluntários participantes do PIBID e/ou estudantes das escolas municipais para realizarem tais tarefas, juntamente com alunos vinculados ao PIBID serã feita a identificação de softwares instalados na distribuição Linux Educacional relacionados com as áreas de atuação do PIBID da UFV, serão promovidos cursos de capacitação para o uso do sistema operacional Linux e seus principais aplicativos (LibreOffice, Navegador Firefox, Thunderbird, etc), serão promovidos, também, cursos de capacitação para o uso de softwares de áreas específicas (no escopo desse projeto será dada ênfase aos softwares de matemática, em função do curso da bolsista). |
LocalidadeAtendida |
Viçosa-MG |
PessoasAtendidas |
330 |
PessoasAtendidasPorMes |
30 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34519 |
CodigoLancamento |
34553 |
NumeroRegistro |
PRJ-125/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ASSISTÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL HOSPITALAR- PATERNUT - PA... |
AreaCNPQ |
Ciência da Saúde |
AreaTematica |
Saúde |
AreaTematica2 |
Multidisciplinar |
Envolvidos |
CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), PATRÍCIA AMARO ANDRADE (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), HELOISA HELENA FIRMINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SONIA MACHADO ROCHA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SILVIA ELOIZA PRIORE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014) |
DataInicio |
2014-02-01 |
DataTermino |
2014-12-31 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Contribuir para a promoção e a recuperação da saúde de pacientes hospitalizados e dos funcionários do Hospital São Sebastião, com intuito de promover a saúde e contribuir para a qualidade de vida dos mesmos. |
PalavrasChave |
Triagem nutricional, Avaliação Global Subjetiva, Antropometria |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Aplicar estratégias para triagem e vigilância nutricional. Realizar a avaliação do estado nutricional com aplicação da Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), Avaliar e acompanhar o estado nutricional dos pacientes pela avaliação antropométrica, bioquímica e dietética, Estabelecer protocolos, diretrizes e procedimentos, Documentar os resultados da avaliação da terapia nutricional, Proporcionar aos pacientes e/ou seus cuidadores orientações nutricionais e acerca de cuidados essenciais, melhorando as condições de saúde, Determinar o perfil da situação de saúde dos funcionários do HSS, Avaliar individualmente os funcionários do HSS, comunicando-os sobre sua situação de saúde e nutricional, Promover o acompanhamento nutricional para aqueles que apresentarem risco e para aqueles que se interessarem, - Encaminhar ao médico os funcionários portadores de problemas de saúde, Prover programa de educação continuada de alunos graduandos em Nutrição, proporcionando o maior contato desses com a comunidade, Conscientizar os graduandos sobre as desordens nutricionais que ocorrem em pacientes hospitalizados e as implicações/complicações das deficiências e/ou excessos nutricionais, Capacitar o aluno de nutrição a fazer avaliação e intervenção no estado nutricional do paciente, Promover discussões de artigos científicos e estudos de caso, ampliando os conhecimentos dos estudantes e profissionais participantes do projeto, Apresentar os resultados do projeto por meio de artigos científicos e de resumos para congressos, divulgando a experiência e os resultados da intervenção nutricional na prática clínica. Implementar o Instrumento de Avaliação da Alimentação (EAT-10) de modo melhorar a adequação do estado nutricional e qualidade de vida em pacientes com disfagia, |
LocalidadeAtendida |
Indíviduos internados no Hospital São Sebastião e funcionários do referido hospital |
PessoasAtendidas |
2200 |
PessoasAtendidasPorMes |
200 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34553 |
CodigoLancamento |
35086 |
NumeroRegistro |
PRJ-319/2014 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
Tecnologia e Produção |
Envolvidos |
ALEXANDRE ALVARENGA ROCHA (Coordenador, 22/03/2013 a 21/12/2014), SERGIO HENRIQUE NOGUEIRA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), JUSTINO MUNIZ JUNIOR (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCIO PACCORI LIMA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), MEHRAN SABETI (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCAS CARVALHO SILVA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), FRANCIELE BARBOSA DOS SANTOS (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), JOYCE LEANDRO MARTINS (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GUILHERME MARÇAL DE OLIVEIRA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCAS CARVALHO COELHO (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), JULIANA VIEIRA GOMES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), MICHELE CORDEIRO GUIMARÃES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), BRUNA BARBOSA LOPES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), BRUNA DE ARAUJO SILVA MUNGO (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GISELE CAROLINA ALMEIDA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GISELE CAROLINA ALMEIDA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014) |
DataInicio |
2013-03-22 |
DataTermino |
2014-12-21 |
LinhaExtensao |
Educação profissional |
Objetivo |
Os objetivos principais do PIC são: 1) Despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral, 2) Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas, 3) Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, através de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático, 4) Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas, 5) Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas, 6) Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades. |
PalavrasChave |
Iniciação Científica Jr., OBMEP, Regional MG08 |
ProjetosVinculados |
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AtividadesProjeto |
O PIC consta das seguintes atividades: 1) Encontros presenciais e virtuais, 2) Discussões virtuais no fórum da OBMEP denominado Hotel de Hilbert, 3) Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert, 4) Outras atividades virtuais. Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Os professores orientadores são professores de Matemática do campus (descritos acima) e alguns convidados de outras Universidades. Os monitores, que são discentes do curso de Matemática-Licenciatura, auxiliam os professores com suas turmas. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum. |
LocalidadeAtendida |
Cidades próximas a Divinópolis, Pará de Minas e Florestal. |
PessoasAtendidas |
180 |
PessoasAtendidasPorMes |
180 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35086 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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