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gov - CodigoLancamento:69062,NumeroRegistro:PRJ-012/2020,Tipo:Projeto,Titulo:EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ESTÍMULO À VALORIZAÇÃO DA RENDA E DO TR...,AreaCNPQ:Ciências Sociais Aplicadas,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

69062

NumeroRegistro

PRJ-012/2020

Tipo

Projeto

Titulo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ESTÍMULO À VALORIZAÇÃO DA RENDA E DO TR...

AreaCNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

PAULO TIAGO CARDOSO CAMPOS (Coordenador, 01/03/2020 a 30/11/2021), JOSILENE SERAFIM DE OLIVEIRA (Bolsista PIBEX, 01/03/2020 a 30/11/2021)

DataInicio

2020-03-01

DataTermino

2020-11-30

LinhaExtensao

Desenvolvimento Regional

Objetivo

Objetivo Geral - Sensibilizar a comunidade acima referida (municípios da área geográfica próxima à UFV Campus de Florestal – MG) para aspectos básicos e simples visando mais eficiência e sofisticação na condução de sua vida financeira, entendida aqui como o modo de lidar com a renda (especialmente oriunda do trabalho) e riqueza e com o seu controle financeiro, com o emprego de conhecimentos de finanças. Objetivos Específicos Desenvolver, nos participantes, a partir de seus conhecimentos prévios, a noção de valor temporal do dinheiro, Orientar os participantes a efetuarem planejamento e controles simples do orçamento doméstico e pessoal de forma a equilibrar suas necessidades de consumo com a renda e a poupança, Incorporar conceitos e contribuições de marketing que esclareçam comportamentos de consumo presente que em alguns casos são impulsivos e que geram restrições de consumo futuros em face de endividamento e pagamento de juros sobre financiamentos, Instrumentalizar para cálculos financeiros elementares, Incluir a percepção da importância da preparação para aposentadoria, Mensurar adequadamente o custo financeiro e o retorno financeiro de operações de compra a prazo e de aplicações de recursos.

PalavrasChave

Educação financeira, Finanças, Investimentos

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Realização de palestras, oficinas e cursos, na área de educação financeira, em escolas, associações, entidades religiosas e empresas etc. baseado nos problemas e inquietações dos participantes com relação do tema do projeto, visando dar-lhes uma base de aprendizado de longo prazo, Elaboração e distribuição de material com orientações básicas a respeito de cálculos financeiros e orçamento e controle de renda pessoal, Elaboração de avaliações contínuas das ações extensionistas, Elaboração de relatório parcial e final do projeto aqui proposto.

LocalidadeAtendida

Florestal, Juatuba e Pará de Minas, MG

PessoasAtendidas

900

PessoasAtendidasPorMes

100

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=69062


gov - CodigoLancamento:34519,NumeroRegistro:PRJ-072/2014,Tipo:Projeto,Titulo:INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE - 2014,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTematica2:Trabalho,En

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

34519

NumeroRegistro

PRJ-072/2014

Tipo

Projeto

Titulo

INCLUSÃO DIGITAL USANDO SOFTWARE LIVRE - 2014

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Trabalho

Envolvidos

ALINE PATRÍCIA DO CARMO (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), MARLI REGINA DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), CARLOS DE CASTRO GOULART (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Tecnologia da informação

Objetivo

O objetivo geral do projeto é promover a inclusão digital através de cursos gratuitos de introdução a informática e da utilização de softwares específicos no processo de ensino-aprendizagem, todos baseados em software livre. Dentre os objetivos específicos do projeto, os principais são: - ativação de laboratórios de informática em escolas públicas de Viçosa que participam do PIBID-UFV, - capacitação de alunos das escolas públicas pareceiras do PIBID-UFV onde forem ativados os laboratórios de informática, para atuarem como monitores e instrutores dos cursos básicos de informática a serem oferecidos, bem como para manterem os laboratórios em funcionamento quando não estiver tendo aulas, - promover, em parceria com as escolas interessadas, o treinamento de professores das escolas da rede pública (municipal e estadual) de Viçosa em Informática usando Softwares Livres. Nesta capacitação haverá um curso de iniciação à informática para os programas básicos e de uso geral, bem como a capacitação para o uso de softwares específicos para a disciplina do professor, com a parceria de alunos vinculados ao PIBID.

PalavrasChave

Inclusão Digital, Software Livre, Linux Educacional

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O projeto de Inclusão Digital usando Software Livre continuará a ser desenvolvido em 2014, de acordo com as etapas listadas a seguir: realizar um diagnóstico da situação atual (hardware e software) do laboratório de informática de algumas escolas públicas de Viçosa participantes do PIBID-UFV, a partir do diagnóstico feito, serão propostas ações para a recuperação de máquinas com problemas de hardware e atualizar o software instalado, como a candidata à bolsa não possui conhecimentos de adminsitração de redes Linux, será necessário realizar uma capacitação para que ela possa executar as duas tarefas anteriores e torná-la uma agente multiplicadora, para capacitar outros voluntários participantes do PIBID e/ou estudantes das escolas municipais para realizarem tais tarefas, juntamente com alunos vinculados ao PIBID serã feita a identificação de softwares instalados na distribuição Linux Educacional relacionados com as áreas de atuação do PIBID da UFV, serão promovidos cursos de capacitação para o uso do sistema operacional Linux e seus principais aplicativos (LibreOffice, Navegador Firefox, Thunderbird, etc), serão promovidos, também, cursos de capacitação para o uso de softwares de áreas específicas (no escopo desse projeto será dada ênfase aos softwares de matemática, em função do curso da bolsista).

LocalidadeAtendida

Viçosa-MG

PessoasAtendidas

330

PessoasAtendidasPorMes

30

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34519


gov - CodigoLancamento:34553,NumeroRegistro:PRJ-125/2014,Tipo:Projeto,Titulo:ASSISTÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL HOSPITALAR- PATERNUT - PA...,AreaCNPQ:Ciência da Saúde,AreaTematica:Saúde,AreaTematica2:Multid

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Relação dos Projetos e Programas de Extensão

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CodigoLancamento

34553

NumeroRegistro

PRJ-125/2014

Tipo

Projeto

Titulo

ASSISTÊNCIA EM TERAPIA NUTRICIONAL HOSPITALAR- PATERNUT - PA...

AreaCNPQ

Ciência da Saúde

AreaTematica

Saúde

AreaTematica2

Multidisciplinar

Envolvidos

CARLA DE OLIVEIRA BARBOSA ROSA (Coordenador, 01/02/2014 a 31/12/2014), PATRÍCIA AMARO ANDRADE (Bolsista PIBEX, 01/02/2014 a 31/12/2014), HELOISA HELENA FIRMINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SONIA MACHADO ROCHA RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014), SILVIA ELOIZA PRIORE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/02/2014 a 31/12/2014)

DataInicio

2014-02-01

DataTermino

2014-12-31

LinhaExtensao

Saúde Humana

Objetivo

Contribuir para a promoção e a recuperação da saúde de pacientes hospitalizados e dos funcionários do Hospital São Sebastião, com intuito de promover a saúde e contribuir para a qualidade de vida dos mesmos.

PalavrasChave

Triagem nutricional, Avaliação Global Subjetiva, Antropometria

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Aplicar estratégias para triagem e vigilância nutricional. Realizar a avaliação do estado nutricional com aplicação da Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG), Avaliar e acompanhar o estado nutricional dos pacientes pela avaliação antropométrica, bioquímica e dietética, Estabelecer protocolos, diretrizes e procedimentos, Documentar os resultados da avaliação da terapia nutricional, Proporcionar aos pacientes e/ou seus cuidadores orientações nutricionais e acerca de cuidados essenciais, melhorando as condições de saúde, Determinar o perfil da situação de saúde dos funcionários do HSS, Avaliar individualmente os funcionários do HSS, comunicando-os sobre sua situação de saúde e nutricional, Promover o acompanhamento nutricional para aqueles que apresentarem risco e para aqueles que se interessarem, - Encaminhar ao médico os funcionários portadores de problemas de saúde, Prover programa de educação continuada de alunos graduandos em Nutrição, proporcionando o maior contato desses com a comunidade, Conscientizar os graduandos sobre as desordens nutricionais que ocorrem em pacientes hospitalizados e as implicações/complicações das deficiências e/ou excessos nutricionais, Capacitar o aluno de nutrição a fazer avaliação e intervenção no estado nutricional do paciente, Promover discussões de artigos científicos e estudos de caso, ampliando os conhecimentos dos estudantes e profissionais participantes do projeto, Apresentar os resultados do projeto por meio de artigos científicos e de resumos para congressos, divulgando a experiência e os resultados da intervenção nutricional na prática clínica. Implementar o Instrumento de Avaliação da Alimentação (EAT-10) de modo melhorar a adequação do estado nutricional e qualidade de vida em pacientes com disfagia,

LocalidadeAtendida

Indíviduos internados no Hospital São Sebastião e funcionários do referido hospital

PessoasAtendidas

2200

PessoasAtendidasPorMes

200

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=34553


gov - CodigoLancamento:35086,NumeroRegistro:PRJ-319/2014,Tipo:Projeto,Titulo:PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ...,AreaCNPQ:Ciências Exatas e da Terra,AreaTematica:Educação,AreaTem

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

35086

NumeroRegistro

PRJ-319/2014

Tipo

Projeto

Titulo

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ...

AreaCNPQ

Ciências Exatas e da Terra

AreaTematica

Educação

AreaTematica2

Tecnologia e Produção

Envolvidos

ALEXANDRE ALVARENGA ROCHA (Coordenador, 22/03/2013 a 21/12/2014), SERGIO HENRIQUE NOGUEIRA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), JUSTINO MUNIZ JUNIOR (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCIO PACCORI LIMA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), MEHRAN SABETI (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCAS CARVALHO SILVA (Orientador, 22/03/2013 a 21/12/2014), FRANCIELE BARBOSA DOS SANTOS (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), JOYCE LEANDRO MARTINS (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GUILHERME MARÇAL DE OLIVEIRA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), LUCAS CARVALHO COELHO (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), JULIANA VIEIRA GOMES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), MICHELE CORDEIRO GUIMARÃES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), BRUNA BARBOSA LOPES (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), BRUNA DE ARAUJO SILVA MUNGO (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GISELE CAROLINA ALMEIDA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014), GISELE CAROLINA ALMEIDA (Bolsista CNPq, 22/03/2013 a 21/12/2014)

DataInicio

2013-03-22

DataTermino

2014-12-21

LinhaExtensao

Educação profissional

Objetivo

Os objetivos principais do PIC são: 1) Despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral, 2) Motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas, 3) Aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, através de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático, 4) Desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas, 5) Incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas, 6) Estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

PalavrasChave

Iniciação Científica Jr., OBMEP, Regional MG08

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

O PIC consta das seguintes atividades: 1) Encontros presenciais e virtuais, 2) Discussões virtuais no fórum da OBMEP denominado Hotel de Hilbert, 3) Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert, 4) Outras atividades virtuais. Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Os professores orientadores são professores de Matemática do campus (descritos acima) e alguns convidados de outras Universidades. Os monitores, que são discentes do curso de Matemática-Licenciatura, auxiliam os professores com suas turmas. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.

LocalidadeAtendida

Cidades próximas a Divinópolis, Pará de Minas e Florestal.

PessoasAtendidas

180

PessoasAtendidasPorMes

180

Financiado

Não

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35086


gov - CodigoLancamento:35141,NumeroRegistro:PRJ-373/2014,Tipo:Projeto,Titulo:SOLOS E AGROECOLOGIA: TRANSVERSALIDADE E ABORDAGEM SOCIOAMBI...,AreaCNPQ:Ciências Agrárias,AreaTematica:Meio Ambiente,AreaTematic

gov

Relação dos Projetos e Programas de Extensão

texto:
ver Fonte/+info (dt.atualização: 04/11/2020)

CodigoLancamento

35141

NumeroRegistro

PRJ-373/2014

Tipo

Projeto

Titulo

SOLOS E AGROECOLOGIA: TRANSVERSALIDADE E ABORDAGEM SOCIOAMBI...

AreaCNPQ

Ciências Agrárias

AreaTematica

Meio Ambiente

AreaTematica2

Educação

Envolvidos

FERNANDA MÁRCIA SOUZA (Bolsista PROCULTURA, 02/03/2014 a 31/01/2017), MARIANA GOUVEIA ELIAN (Estagiário, 02/03/2014 a 31/01/2017), RENATO MÁRCIO SOUZA VIANNA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/01/2017), WEYDER CRISTIANO SANTANA (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/01/2017), IRENE MARIA CARDOSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/01/2017), CRISTINE CAROLE MUGGLER (Coordenador, 02/03/2014 a 31/01/2017), ANGÉLICA DA SILVA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/01/2017), MARIA OLIVEIRA CORTES (Colaborador(a) Voluntário(a), 02/03/2014 a 31/01/2017), JAQUELINE MEDINA DE CÁSSIA LOPES DA SILVA (Estagiário, 02/03/2014 a 31/01/2017), TALITA DE CÁSSIA FRANCISCO (Bolsista PROEXT, 02/03/2014 a 31/01/2017), ELISA GRAMACHO DE OLIVEIRA (Bolsista PROEXT, 02/03/2014 a 31/01/2017), ANDRÉ LUIZ MIRANDA REIS (Bolsista PIBEX, 02/03/2014 a 31/01/2017)

DataInicio

2014-02-03

DataTermino

2017-01-31

LinhaExtensao

Desenvolvimento rural e questão agrária

Objetivo

Estimular o diálogo de saberes entre estudantes e professores da educação básica e da educação superior ampliando horizontes e espaços de formação em temas de agroecologia, solos e meio ambiente

PalavrasChave

Agroecologia, Apicultura, Educação Ambiental

ProjetosVinculados

AtividadesProjeto

Curso para professores da Educação Básica: Conteúdos e métodos para a abordagem interdisciplinar de temas ambientais. Viagem de visita a museus e espaços de ciência do Rio de Janeiro Formação e aperfeiçoamento de professores: arte-educação ambiental e agroecologia. Abelhas como instrumento de educação ambiental

LocalidadeAtendida

Zona da Mata de Minas Gerais

PessoasAtendidas

180

PessoasAtendidasPorMes

180

Financiado

Sim

URL

https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=35141


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