CodigoLancamento |
59522 |
NumeroRegistro |
PRJ-144/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESCOLA, CIÊNCIA E CIDADANIA: DESAFIOS E PRÁTICAS. DESCOBRIND... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Meio Ambiente |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
JORGE ABDALA DERGAM DOS SANTOS (Coordenador, 01/08/2018 a 26/10/2018), ANDRÉ LUIZ DA SILVA (Bolsista - Outros, 01/08/2018 a 26/10/2018) |
DataInicio |
2018-08-01 |
DataTermino |
2018-10-26 |
LinhaExtensao |
Questões Ambientais |
Objetivo |
Desenvolver mecanismos de reflexão e fixação de valores e comportamentos sociais do indivíduo, relacionados com os princípios da Biologia da Conservação, Educação Ambiental e práticas ecologicamente corretas através da educação formal, não formal e informal em seus espaços e processos |
PalavrasChave |
Educação, Conservação, Políticas públicas |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Sensibilizar a comunidade local e geral a respeito das interações humanas e destas com os recursos naturais como elementos de subsistência e suporte para o estabelecimento das comunidades humanas. Demonstrar para a comunidade local e geral como a história do desenvolvimento local e as relações sociais e ambientais forjam o ambiente humano e a importância da tomada de conhecimento sobre este processo. Formular conceitos concretos na prática diária que promovam o estabelecimento histórico e social de relações antrópicas de fato sustentáveis. Compor um abaixo assinado a ser encaminhado para a administração pública local solicitando ações de recuperação da área e seu entorno, com a remoção de lixo e entulho e a efetivação de um programa de manejo e uso da área para fins educacionais e de preservação. Compor uma publicação descrevendo as ações realizadas no projeto de extensão e seus resultados para a comunidade e para o processo político e educacional na composição dos elementos formativos da prática cidadã. |
LocalidadeAtendida |
Bairro Silvestre, Novo Silvestre, Amoras., Vau-Açu |
PessoasAtendidas |
700 |
PessoasAtendidasPorMes |
700 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59522 |
CodigoLancamento |
59605 |
NumeroRegistro |
PRJ-154/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
A OLIMPÍADA VIÇOSENSE DE MATEMÁTICA PARA NO ENSINO FUNDAMENT... |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Educação |
AreaTematica2 |
|
Envolvidos |
ANA PAULA JERÔNIMO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), BEATRIZ BARBOSA LOPES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), DIÊGO ARMANDO CAMPOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), GABRIEL RIBEIRO DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), JÁDY KARINA DE VIVEIROS CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), LARISSA APARECIDA SANTANA DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), PAULA FERNANDA RIBAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), LILIANE DE CASTRO FARIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), LINDOVAL RIGUEIRA DE FREITAS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), PAULA ALVES MENEZES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), ROMÁRIO COSTA DA ROCHA JÚNIOR (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), THIAGO RODRIGUES VALVERDE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), VITÓRIA CAROLINA LORÊDO DE SOUZA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), POLIANA ROBERTA ARAUJO DE PAULA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), KELLTON DE OLIVEIRA SABINO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), GUILHERME FLAVIANO PEREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), RODRIGO GONÇALVES FERREIRA SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), IARA RODRIGUES DA CONCEIÇÃO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), LEONAMME VALVIDES DA COSTA TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), MERCIO BOTELHO FARIA (Coordenador, 01/03/2018 a 31/12/2018), MARCOS VINICIUS NUNES DOS SANTOS (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), MATHEUS PINHEIRO BRAZ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), NIVALDO GUILHERME MARTINS SILÁ (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), PATRÍCIA LÚCIO DOS SANTOS BORGES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), JHENIPHER CLEYTON FAGNER TEIXEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), RENATA DOURADO ROQUE (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018), AMANDA MANGIA GOMES (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 31/12/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2018-12-31 |
LinhaExtensao |
Formação Docente |
Objetivo |
Os principais objetivos deste Projeto são os seguintes: 1) Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das redes estaduais e municipais de ensino da cidade de Viçosa-MG, 2) Colaborar na melhoria da qualidade do ensino de Matemática no ensino fundamental do município, 3) Estimular a prática docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFV, 4) Despertar nos alunos do ensino fundamental a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos, 5) Contribuir para a integração das escolas estaduais e municipais de Viçosa-MG com a UFV, 6)Propiciar aos estudantes do curso de licenciatura em Matemática a vivência com a comunidade do município, através de visitas às escolas e dos atendimentos aos alunos em seções de monitoria, 7) Promover a inclusão social através da difusão do conhecimento matemático, 8) Identificar jovens talentos. |
PalavrasChave |
Olimpiada de Matemática, Educação, Desenvolvimento Urbano |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
As atividades a serem desenvolvidas são as seguintes: 1. Atualização e divulgação do Regulamento da Olimpíada Viçosense de Matemática (OVM) nos níveis referentes ao ensino fundamental II. 2. Divulgação do projeto e manutenção da página eletrônica. 3. Busca de recursos e apoios para obtenção de prêmios para a Olimpíada. 4. Implementação das ações de estímulo à olimpíada e elaboração do banco de questões para os níveis I e II. 5. Disponibilização do banco de questões dos níveis I e II e organização das inscrições. 6. Verificação das inscrições, elaboração e disponibilização da lista dos inscritos. 7. Auxilio na elaboração das provas da 1ª fase dos níveis I e II. 8. Organização do material para aplicação da 1ª fase dos níveis I e II. 9. Organização da aplicação da 1ª fase dos níveis I e II nas escolas inscritas. 10. Auxilio na correção das provas da 1ª fase dos níveis I e II. 11. Divulgação do resultado da 1ª fase dos níveis I e II. 12. Elaboração das atividades e aplicação dos atendimentos aos classificados para a 2ª fase dos níveis I e II. 13. Auxilio na elaboração das provas da 2ª fase dos níveis I e II. 14. Auxilio na preparação do material para aplicação da 2ª fase dos níveis I e II da competição. 15. Divulgação do horário e do local de realização das provas aos classificados para a 2ª fase dos níveis I e II. 16. Organização e aplicação da 2ª fase dos níveis I e II na UFV. 17. Auxilio na correção das provas da 2ª fase dos níveis I e II. 18. Divulgação do resultado final e apresentação do diagnóstico do projeto nas escolas. 19. Organização da solenidade de premiação da olimpíada. 20. Avaliação final e conclusão do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Escolas Públicas situadas no Município de Viçosa. |
PessoasAtendidas |
3130 |
PessoasAtendidasPorMes |
313 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59605 |
CodigoLancamento |
56134 |
NumeroRegistro |
PRJ-102/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR PARA A... |
AreaCNPQ |
Ciências Biológicas |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Saúde |
Envolvidos |
AMANDA PIAIA SILVATTI (Coordenador, 05/01/2016 a 31/12/2017), LUCIMARA MATEUS LEANDRO (Bolsista PROEXT, 05/01/2017 a 31/12/2017), CLAUDIO HENRIQUE MENDES MARTINS (Bolsista PROEXT, 05/09/2017 a 30/11/2017), BRUNO DELGADO DA SILVA (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 31/07/2017), FELIPE ALVES DOS REIS SCALDAFERRI (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), FELIPE FERRAZ CASTRO (Bolsista PROEXT, 05/09/2016 a 30/11/2017), PEDRO HENRIQUE BATISTA DE BARROS (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), FERNANDO OLIVEIRA SILVA (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 31/12/2016), IGOR VINICIUS DO VALE DUARTE (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), MATHEUS GOMES DE CAMPOS (Bolsista PROEXT, 05/03/2016 a 30/11/2017), MATHEUS TORRES MEDEIROS (Bolsista PROEXT, 05/01/2017 a 31/05/2017), PABLO VECCHI MOREIRA (Bolsista PROEXT, 05/08/2016 a 30/11/2017), WILLER AFONSO DA SILVA PELUSO (Bolsista PROEXT, 05/09/2017 a 30/09/2017) |
DataInicio |
2016-01-05 |
DataTermino |
2017-12-31 |
LinhaExtensao |
Esporte e lazer |
Objetivo |
Geral: - Implementar um programa que ofereça práticas esportivas de treinamento e atividades física sistematizadas e orientadas à comunidade universitária e viçosense a partir de um olhar multidisciplinar. Específico: - Ampliar o acesso da comunidade universitária e também da comunidade viçosense à práticas de esporte e atividade física sistematizadas e orientadas, - Organizar e gerir as práticas esportivas de treinamento e de atividade física sistematizada como base de preparação para prática esportiva no município de Viçosa entre universitários, docentes, docentes aposentados, funcionários e funcionários aposentados, - Contribuir para conscientização da comunidade universitária e viçosense dos benefícios da prática esportiva e atividade física sistematizada para a qualidade de vida, - Interação entre as disciplinas do departamento de educação física com as atividades práticas que serão oferecidas pelo programa, - A partir das avaliações e testes que serão realizadas tanto nas atividades físicas sistematizadas e atividades esportivas espera-se inserir os alunos no âmbito científico através da publicação dos resultados em comparações em congressos nacionais e publicação de artigos. |
PalavrasChave |
Esporte, atividade sistematizada, comunidade |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
a) Atividades físicas sistematizadas como base de preparação para prática esportiva, divididas em turmas para jovens e adultos/terceira idade, b) Atividades esportivas orientadas duas vezes por semana, divididas em turmas para jovens e adultos/terceira idade, c) Reuniões administrativas gerais, d) Grupos de Estudo, e) Planejamento pedagógico das atividades, f) Aplicação de testes e avaliações para pautar o planejamento das atividades, g) Capacitação dos membros, h) Participação em eventos, |
LocalidadeAtendida |
Viçosa e campus universitário |
PessoasAtendidas |
250 |
PessoasAtendidasPorMes |
250 |
Financiado |
Sim |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=56134 |
CodigoLancamento |
56497 |
NumeroRegistro |
PRJ-032/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
JOGO EM CENA: BRINCADEIRAS POPULARES COMO ESTRATÉGIA METODOL... |
AreaCNPQ |
Linguistica,Letras e Artes |
AreaTematica |
Cultura |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES (Coordenador, 01/03/2018 a 30/11/2018), GABRIELLY DA COSTA NASCIMENTO (Bolsista PROCULTURA, 01/03/2018 a 30/11/2018), EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO (Colaborador(a) Voluntário(a), 01/03/2018 a 30/11/2018), FÁBIO GERALDO DE FREITAS (Estagiário, 01/03/2018 a 29/03/2018) |
DataInicio |
2018-03-01 |
DataTermino |
2019-02-28 |
LinhaExtensao |
Artes Cênicas (dança, teatro, técnicas circenses e performance) |
Objetivo |
Este projeto tem como objetivo utilizar dos jogos populares como estratégia metodológica de vivência, criação e estudo da cena em Dança, direcionado as crianças de escolas municipais e estaduais da comunidade viçosense. |
PalavrasChave |
Dança, Educação Infantil, Jogos Populares |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
O projeto desempenhará suas atividades obedecendo a um ciclo de planejar, agir, descrever e avaliar, este molda-se de acordo com as demandas requeridas, as características específicas e os resultados obtidos. Pretende-se desenvolver uma estratégia que percorra a teoria e a prática ressaltando o diálogo entre ensino-pesquisa-extensão. O caminho metodológico a ser percorrido para que se atinja os objetivos pré-definidos se configurará na organização das seguintes ações: 1) Reuniões semanais (orientadora e bolsista) para organização do cronograma, planejamento das intervenções, discussão de estratégias a serem aplicadas e avaliação do projeto com possíveis reconfigurações, 2) Levantamento das escolas municipais e/ou estaduais de Viçosa que atuem com o primeiro ciclo do ensino fundamental e que não disponham de profissionais de Dança em seu corpo docente, 3) Realização do primeiro contato (e-mail, telefone ou carta) com as instituições de ensino selecionadas, para agendar uma reunião de apresentação do projeto, 4) Com as escolas que demonstrarem interesse na adesão do projeto será feita uma reunião com a equipe da proposta e a comissão coordenadora da escola. Esse momento compreende um espaço para apresentar os objetivos, metas, abordagem e benefícios a serem alcançados com a viabilização da intervenção, além de ser um momento oportuno para conhecer as possibilidades e interesse da instituição, 5) A partir da seleção das escolas participantes, e do conhecimento das características predominantes com relação ao local que se encontra, do perfil dos discentes que a compõe e das propostas pedagógicas nela atribuída poder-se-á elaborar de forma mais específica, as estratégias de intervenção, para que o processo ocorra de forma contextualizada, 6) Efetivar no primeiro contato com os alunos a pré-avaliação do projeto. Trata-se de um diagnóstico a ser realizado por meio da análise (pessoal especializado) do desenho infantil que será criado a partir de uma pergunta norteadora "O que é dança?", busca-se com esse instrumento conhecer a vivência e compreensão dos discentes com a linguagem artística da Dança, 7) Executar no mínimo duas intervenções por semana com cada turma participante. As atividades serão baseadas nos princípios do Laban e de Isabel Marques. Haverá o desenvolvimento de ações que trabalhem com o aprimoramento da: atenção e concentração, memória, raciocínio lógico e senso crítico, criatividade e imaginação, noção espacial e consciência corporal, flexibilidade e equilíbrio, socialização e cooperação, além do autoconhecimento desses indivíduos. Através da ludicidade e principalmente de estímulos para o movimento como: brincadeiras, dinâmicas de grupo, imagens, sons e ritmos. O trabalho com os fatores e aspectos do movimento permite que cada criança crie seu próprio repertório corporal com espontaneidade e liberdade, impulsionando a criatividade por meio de motivações adequadas que proporcionam a sua autonomia. Os exercícios serão aplicados de acordo com o desenvolvimento individual de cada um considerando seus limites. 8) Manter o contato com as instituições de ensino participantes, através de reuniões mensais, para apresentar o andamento do projeto, modificações feitas, resultados alcançados e os desafios estipulados. 9) Investigação e resgate dos jogos populares das comunidades participantes. Após esse processo, será realizada atividades de desconstrução das brincadeiras, visando a formação de cenas de dança, para compor um espetáculo artístico. Portanto, ocorrerá uma busca por novas estratégias de ensino/aprendizagem e criação da cena em dança, através dos jogos tradicionais. Trabalhar-se-á com a arte da dança de maneira saudável, eficiente, atualizada, crítica e criativa, sem tornar as crianças e seus corpos objetos e sem docilizar suas ações, contribuindo positivamente para o desenvolvimento infantil. 10) Apresentação de espetáculo de Dança como produto/processo de todo o trabalho realizado. O projeto conta com uma construção coletiva de um espetáculo de dança, espera-se ter algum resultado em relação aos aspectos trabalhados paulatinamente durante o ano de trabalho e pesquisa em dança com os jogos e as crianças. 11) Reaplicação da avaliação (pós-intervenção) por meio do desenho com o intuito de verificar se houve mudanças ao que tange a compreensão das crianças sobre "O que é dança?". 12) Utilização dos resultados da pré-avaliação na elaboração de 1 (um) resumo a ser apresentado em simpósio/congresso. 13) Produção e submissão de um artigo científico como produto de todo o processo desenvolvido. 14) As instituições de ensino que não aderirem ao projeto por qualquer eventualidade, mas se interessarem pela proposta, será ofertado a essas uma oficia e performance (Clicar ou Pular?) a ser desenvolvida na escola em um evento específico. 15) A bolsista do projeto irá dispor de um Diário de Campo para que seja registrado suas percepções e reflexões. Esse também será um instrumento de registro e avaliação do andamento do projeto. |
LocalidadeAtendida |
Comunidade viçosense |
PessoasAtendidas |
240 |
PessoasAtendidasPorMes |
240 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=56497 |
CodigoLancamento |
59214 |
NumeroRegistro |
PRJ-168/2018 |
Tipo |
Projeto |
Titulo |
ENQ É EMPATIA |
AreaCNPQ |
Ciências Exatas e da Terra |
AreaTematica |
Multidisciplinar |
AreaTematica2 |
Educação |
Envolvidos |
RITA DE CASSIA SUPERBI DE SOUSA (Coordenador, 23/08/2018 a 30/07/2019), RAÍSSA SANTOS CARVALHO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), MARIA GABRIELA QUINTAO NEUBERT FERNANDES (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GABRIELA FIRMIANO RIBEIRO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GUILHERME GABRIEL SOUZA ARTHUSO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANA CAROLINA ALMEIDA ANDRADE (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), THAYNARA ROCHA MENDONÇA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), YASMIN SOUZA MARTINS (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANGÉLICA RIBEIRO DA COSTA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), GUILLERMO VEGA SANABRIA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ÉRICA PELUZIO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ANDREZA CAROLINA DE JESUS FERREIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), YASMIM CANDIDA CAETANO (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), PAOLA VELOSO PAGUNG (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019), ALEX FABRICIO DE OLIVEIRA (Colaborador(a) Voluntário(a), 23/08/2018 a 30/07/2019) |
DataInicio |
2018-08-23 |
DataTermino |
2019-07-30 |
LinhaExtensao |
Saúde Humana |
Objetivo |
Proporcionar aos alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa Campus Viçosa, maior contato com temas referentes a saúde mental e bem- estar universitário, envolvendo nos eventos, palestras, workshops e minicursos realizados, um ambiente no qual sejam discutidos temas atuais de relevância para a sua formação acadêmica e para a sociedade na qual estão inseridos. |
PalavrasChave |
Saúde mental, Engenharia, Educação |
ProjetosVinculados |
|
AtividadesProjeto |
Promoção de eventos periódicos relacionados à saúde mental para os alunos da Universidade Federal de Viçosa, sendo os temas previamente analisados e assumidos como importantes (pesquisa de opinião ou fonte científica), e os eventos ministrados por profissionais especializados no respectivo tema de trabalho. Nesses eventos, ocorrerá o contato e a discussão de assuntos relacionados à saúde mental no ambiente acadêmico, como: ansiedade, transtornos alimentares e vida saudável, prática de esportes e outros. Espera-se fugir do conceito clássico de eventos (slide e aula expositiva), apostando em um modelo mais moderno, prático e aplicado de partilhar conhecimento. Através de estagiários do curso de Psicologia Univiçosa, ocorrerá também o atendimento psicológico gratuito dos alunos do curso de Engenharia Química que se sentirem necessitados desse auxílio. |
LocalidadeAtendida |
Viçosa, Universidade Federal de Viçosa |
PessoasAtendidas |
300 |
PessoasAtendidasPorMes |
50 |
Financiado |
Não |
URL |
https://www2.dti.ufv.br/raex/scripts/dadosAtividadeConsulta.php?tipo=2&codigoLancamento=59214 |
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PWG – Powering Growth é um projeto para facilitar o |
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